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Simulado Prefeitura de José Gonçalves de Minas - MG | CONCURSO

Simulado Prefeitura de José Gonçalves de Minas - MG

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(1,0) 1 - 

Vários estudiosos sinalizam que chegamos ao ápice do processo de financeirização mundial. Se outrora a ênfase estava somente nos processos de industrialização e urbanização, desde a década de 1970, tem-se a defesa de um capital fetichizado que, mais do que nunca, “vivifica” a mercadoria, “coisifica” o homem e o impede de ter acesso a direitos historicamente conquistados. Esses fatores estruturais, por sua vez determinantes, são direcionados pelas lógicas capitalistas de mercado que também incitam certas posturas e intervenções do Estado. Nesse sentido, sob influencia de um conjunto de ideias políticas e econômicas neoliberais, o Estado tende a

  • a) se recompor, em termos organizacionais, por ser cotidianamente pressionado a criar novas leis para regular as relações econômicas e sociais que, por sua vez, podem contribuir significativamente para a melhoria das condições de vida das pessoas.
  • b) criar e ampliar programas de redistribuição e transferência de renda, considerando que somente com a melhoria das condições de vida dos indivíduos é que se consegue fomentar o crescimento econômico e social.
  • c) ser desburocratizado, para que tenha um melhor controle de taxas, da inflação, e também de preços e produtos. Essa ação favorece, inclusive, a ampliação da lei de oferta e demanda e a ampliação do acesso populacional a bens, direitos e serviços públicos de maior qualidade.
  • d) intervir minimamente na economia, favorecendo o livre mercado e o crescimento econômico que, não necessariamente, promove o desenvolvimento humano e social de um país.
#197232
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(1,0) 2 - 

De acordo com Iamamoto (2007), são consideradas expressões da questão social emergentes a partir da década de 1990, EXCETO:

  • a) Refilantropização da questão social.
  • b) Densa mobilização política dos trabalhadores e fortalecimento de suas organizações representativas.
  • c) Banalização da vida humana e reificação de todas as esferas da vida social.
  • d) Criminalização dos movimentos sociais.
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(1,0) 3 - 

Em todo o território nacional, o acesso à Política de Assistência Social ainda é considerado “um direito”, para quem dela necessitar. Com base nas legislações vigentes, indique a única alternativa abaixo que apresenta conteúdo não condizente com as previsões nacionais desse direito.

  • a) Tal política tem destaque pela primazia da sua defesa à vida e à prevenção de vulnerabilidades, prioritariamente a jovens desempregados, acautelados, pessoas com deficiências e mulheres vítimas de violências sexuais.
  • b) Ao se materializar, por meio das ações e políticas de proteção social, prevê a garantia de determinadas “seguranças”, tais como a segurança de sobrevivência (rendimento e autonomia), acolhida, convívio ou vivência familiar.
  • c) Sinaliza a universalização dos direitos sociais, como um dos seus princípios, e a participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis, como uma de suas diretrizes organizacionais.
  • d) Trata-se de uma Política de Seguridade Social não contributiva, responsável pelo provimento de mínimos sociais, através de um conjunto integrado de iniciativa pública e da sociedade.
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(1,0) 4 - 

Ao se considerar as previsões do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária (2006), faça as correlações entre a coluna I e a coluna II:

Coluna I

I – Direitos e deveres.

II – Medidas de proteção.

III – Violências, crimes e violações de direitos.

IV – Medidas socioeducativas.

Coluna II

( ) Privar a criança ou o adolescente de sua liberdade, procedendo à sua apreensão, sem estar em flagrante de ato infracional ou inexistindo ordem escrita da autoridade judiciária competente.

( ) Defende-se a convivência familiar como uma referência de proteção e cuidado. Entretanto, não se descarta a possibilidade de esse ambiente ser um lugar de conflito e de violação de direitos.

( ) Incumbe ao orientador, com o apoio e a supervisão da autoridade competente, a supervisão da frequência e o aproveitamento escolar do adolescente assistido.

( ) Colocação em família substituta.

( ) Participação da vida familiar e comunitária, sem discriminação.

Com base nas correlações realizadas, indique a alternativa CORRETA, de cima para baixo:

  • a) IV, I, II, II, III .
  • b) II, II, I, I, III.
  • c) III, IV, II, IV, II.
  • d) III, I, IV, II, I.
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(1,0) 5 - 

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), é INCORRETO atribuir ao Ministério Público a responsabilidade de

  • a) expedir notificações para colher depoimentos ou esclarecimentos e, em caso de não comparecimento injustificado, requisitar condução coercitiva, inclusive pela polícia civil ou militar.
  • b) zelar pelo efetivo respeito aos direitos e garantias legais assegurados às crianças e adolescentes, promovendo as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.
  • c) rever as decisões dos Conselheiros Tutelares e providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, entre as previstas no Art. 101, de I a VI, para o adolescente autor de ato infracional.
  • d) efetuar recomendações visando à melhoria dos serviços públicos e de relevância pública afetos à criança e ao adolescente, fixando prazo razoável para sua perfeita adequação.
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(1,0) 6 - 

A pesquisa é um recurso indispensável no processo de trabalho dos assistentes sociais. Ela fundamenta e qualifica as dimensões constitutivas do Serviço Social e permite que esses profissionais conheçam e compreendam melhor a realidade dinâmica que o circunda. Partindo dessas premissas, indique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A pesquisa sempre esteve presente na atuação dos profissionais do Serviço Social. A preocupação com a produção de conhecimentos, para uma prática mais qualificada, fundamentou a formação profissional que, no Brasil, começou a partir de 1936, com a Escola do Rio de Janeiro.

( ) A teoria que deu sustentação aos métodos de caso e grupo do Serviço Social foi a fenomenologia, que permitiu aos profissionais valorizar a dimensão subjetiva dos indivíduos e de suas relações familiares e sociais.

( ) Foi a partir da década de 1980 que o Serviço Social foi reconhecido como uma área do saber por agências de fomento à pesquisa brasileira, tal como a CAPES.

( ) A metodologia mais apropriada para o Serviço Social é a qualitativa, visto que ela lida com o subjetivo, permite a realização de deduções mais generalistas e viabiliza a análise da realidade a partir da totalidade social.

( ) Projetos de intervenção elaborados por assistentes sociais devem sustentar-se em estudos, diagnósticos e demais procedimentos investigativos que permitem a compreensão e o “descortinar” das agravadas expressões da questão social.

( ) Sem conhecimento, o trabalho dos assistentes sociais tende a reproduzir o imediato, as práticas assistemáticas, paliativas, moralistas e conservadoras.

Considerando as afirmativas, de cima para baixo, assinale a alternativa CORRETA:

  • a) V, V, F, V, V, V.
  • b) V, V, V, F, F, V.
  • c) F, F, V, F, V, V.
  • d) F, F, F, V, F, V.
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(1,0) 7 - 

O conservadorismo moral, presente nos marcos originários do Serviço Social, só NÃO pode ser evidenciado no(a)

  • a) trabalho profissional que se atenta aos princípios da profissão, vai além das demandas imediatas e não reproduz as lógicas institucionais de dominação e/ou precarização das condições de vida dos indivíduos. Faz-se presente no trabalho de quem se identifica como um trabalhador que reconhece o usuário como sujeito de direitos a ter direitos.
  • b) formação profissional, no projeto social da Igreja Católica e na cultura brasileira que, inclusive, demarcou o ideário da mulher como “virtuosa” para o desempenho de determinadas funções.
  • c) influência do pensamento positivista sobre a origem da profissão e atuação dos primeiros assistentes sociais.
  • d) vivência cotidiana, orientada pelos seus pressupostos valorativos, que tende a reproduzir a alienação moral, a repetição acrítica dos valores e a prática sustentada em preconceitos, conformismo e discriminação.
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(1,0) 8 - 

Argumentos de autores como Maria Lúcia Barroco (2010) sinalizam que as bases ontológico-sociais da ética são:

  • a) A perspectiva filosófica, que permite analisar a ética para além da classificação dos comportamentos humanos.
  • b) O trabalho e as capacidades humanas desenvolvidas: a sociabilidade, a universalidade, a consciência e a liberdade.
  • c) A teoria estrutural-funcionalista e o neotomismo, por estimularem uma compreensão mais apurada sobre a moral e o ethos profissional.
  • d) A normatividade filosófica e jurídica somadas às concepções pós-modernas, que permitem compreender a moral e a ética como instrumentos indispensáveis para uma intervenção profissional não conservadora e crítica.
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(1,0) 9 - 

A Resolução n.º 273 do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), de 13 de março de 1993, que institui o Código de Ética do assistente social, regulamenta as suas relações com outros profissionais. Com base nessas previsões, considera-se, EXCETO

  • a) O trabalho interdisciplinar deve ser incentivado, sempre que possível, respeitando as normas e os princípios éticos das outras profissões.
  • b) Os assistentes sociais não podem prevalecer-se de cargo de chefia para atos discriminatórios e de abuso de autoridade.
  • c) Os profissionais do Serviço Social devem ser solidários com outros profissionais, mas não podem eximir-se de denunciar atos que contrariem os postulados éticos contidos neste Código.
  • d) Os profissionais, sempre que forem demandados, devem repassar todas as informações relacionadas ao trabalho.
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(1,0) 10 - 

Pega é o termo utilizado para descrever o enrijecimento da pasta do cimento. Considerando esse assunto, todas as afirmativas abaixo são verdadeiras, EXCETO

  • a) Em temperaturas baixas, a pega é retardada.
  • b) Falsa pega é a denominação dada ao enrijecimento prematuro anormal do cimento em poucos minutos, após a adição de água, não havendo liberação de calor importante.
  • c) No fim da pega, ocorre uma queda brusca de condutividade elétrica da pasta do cimento.
  • d) O tempo de pega do cimento aumenta com a elevação da temperatura, mas acima de 30°C pode ser observado um efeito contrário.