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Simulado Prefeitura de José Gonçalves de Minas - MG | CONCURSO

Simulado Prefeitura de José Gonçalves de Minas - MG

SIMULADO PREFEITURA DE JOSÉ GONÇALVES DE MINAS - MG

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Prefeitura de José Gonçalves de Minas-MG.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de José Gonçalves de Minas-MG que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores Prefeitura de José Gonçalves de Minas-MG, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de José Gonçalves de Minas - MG contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Prefeitura de José Gonçalves de Minas-MG.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Prefeitura de José Gonçalves de Minas-MG. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de José Gonçalves de Minas-MG
Para realizar o simulado Prefeitura de José Gonçalves de Minas-MG você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de José Gonçalves de Minas-MG você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de José Gonçalves de Minas-MG é aqui!


#197231
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(1,0) 1 - 

Vários estudiosos sinalizam que chegamos ao ápice do processo de financeirização mundial. Se outrora a ênfase estava somente nos processos de industrialização e urbanização, desde a década de 1970, tem-se a defesa de um capital fetichizado que, mais do que nunca, “vivifica” a mercadoria, “coisifica” o homem e o impede de ter acesso a direitos historicamente conquistados. Esses fatores estruturais, por sua vez determinantes, são direcionados pelas lógicas capitalistas de mercado que também incitam certas posturas e intervenções do Estado. Nesse sentido, sob influencia de um conjunto de ideias políticas e econômicas neoliberais, o Estado tende a

  • a) se recompor, em termos organizacionais, por ser cotidianamente pressionado a criar novas leis para regular as relações econômicas e sociais que, por sua vez, podem contribuir significativamente para a melhoria das condições de vida das pessoas.
  • b) criar e ampliar programas de redistribuição e transferência de renda, considerando que somente com a melhoria das condições de vida dos indivíduos é que se consegue fomentar o crescimento econômico e social.
  • c) ser desburocratizado, para que tenha um melhor controle de taxas, da inflação, e também de preços e produtos. Essa ação favorece, inclusive, a ampliação da lei de oferta e demanda e a ampliação do acesso populacional a bens, direitos e serviços públicos de maior qualidade.
  • d) intervir minimamente na economia, favorecendo o livre mercado e o crescimento econômico que, não necessariamente, promove o desenvolvimento humano e social de um país.
#197232
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(1,0) 2 - 

De acordo com Iamamoto (2007), são consideradas expressões da questão social emergentes a partir da década de 1990, EXCETO:

  • a) Refilantropização da questão social.
  • b) Densa mobilização política dos trabalhadores e fortalecimento de suas organizações representativas.
  • c) Banalização da vida humana e reificação de todas as esferas da vida social.
  • d) Criminalização dos movimentos sociais.
#197233
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(1,0) 3 - 

Em todo o território nacional, o acesso à Política de Assistência Social ainda é considerado “um direito”, para quem dela necessitar. Com base nas legislações vigentes, indique a única alternativa abaixo que apresenta conteúdo não condizente com as previsões nacionais desse direito.

  • a) Tal política tem destaque pela primazia da sua defesa à vida e à prevenção de vulnerabilidades, prioritariamente a jovens desempregados, acautelados, pessoas com deficiências e mulheres vítimas de violências sexuais.
  • b) Ao se materializar, por meio das ações e políticas de proteção social, prevê a garantia de determinadas “seguranças”, tais como a segurança de sobrevivência (rendimento e autonomia), acolhida, convívio ou vivência familiar.
  • c) Sinaliza a universalização dos direitos sociais, como um dos seus princípios, e a participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis, como uma de suas diretrizes organizacionais.
  • d) Trata-se de uma Política de Seguridade Social não contributiva, responsável pelo provimento de mínimos sociais, através de um conjunto integrado de iniciativa pública e da sociedade.
#197234
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(1,0) 4 - 

Ao se considerar as previsões do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária (2006), faça as correlações entre a coluna I e a coluna II:

Coluna I

I – Direitos e deveres.

II – Medidas de proteção.

III – Violências, crimes e violações de direitos.

IV – Medidas socioeducativas.

Coluna II

( ) Privar a criança ou o adolescente de sua liberdade, procedendo à sua apreensão, sem estar em flagrante de ato infracional ou inexistindo ordem escrita da autoridade judiciária competente.

( ) Defende-se a convivência familiar como uma referência de proteção e cuidado. Entretanto, não se descarta a possibilidade de esse ambiente ser um lugar de conflito e de violação de direitos.

( ) Incumbe ao orientador, com o apoio e a supervisão da autoridade competente, a supervisão da frequência e o aproveitamento escolar do adolescente assistido.

( ) Colocação em família substituta.

( ) Participação da vida familiar e comunitária, sem discriminação.

Com base nas correlações realizadas, indique a alternativa CORRETA, de cima para baixo:

  • a) IV, I, II, II, III .
  • b) II, II, I, I, III.
  • c) III, IV, II, IV, II.
  • d) III, I, IV, II, I.
#197235
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(1,0) 5 - 

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), é INCORRETO atribuir ao Ministério Público a responsabilidade de

  • a) expedir notificações para colher depoimentos ou esclarecimentos e, em caso de não comparecimento injustificado, requisitar condução coercitiva, inclusive pela polícia civil ou militar.
  • b) zelar pelo efetivo respeito aos direitos e garantias legais assegurados às crianças e adolescentes, promovendo as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.
  • c) rever as decisões dos Conselheiros Tutelares e providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, entre as previstas no Art. 101, de I a VI, para o adolescente autor de ato infracional.
  • d) efetuar recomendações visando à melhoria dos serviços públicos e de relevância pública afetos à criança e ao adolescente, fixando prazo razoável para sua perfeita adequação.
#197236
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(1,0) 6 - 

A pesquisa é um recurso indispensável no processo de trabalho dos assistentes sociais. Ela fundamenta e qualifica as dimensões constitutivas do Serviço Social e permite que esses profissionais conheçam e compreendam melhor a realidade dinâmica que o circunda. Partindo dessas premissas, indique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A pesquisa sempre esteve presente na atuação dos profissionais do Serviço Social. A preocupação com a produção de conhecimentos, para uma prática mais qualificada, fundamentou a formação profissional que, no Brasil, começou a partir de 1936, com a Escola do Rio de Janeiro.

( ) A teoria que deu sustentação aos métodos de caso e grupo do Serviço Social foi a fenomenologia, que permitiu aos profissionais valorizar a dimensão subjetiva dos indivíduos e de suas relações familiares e sociais.

( ) Foi a partir da década de 1980 que o Serviço Social foi reconhecido como uma área do saber por agências de fomento à pesquisa brasileira, tal como a CAPES.

( ) A metodologia mais apropriada para o Serviço Social é a qualitativa, visto que ela lida com o subjetivo, permite a realização de deduções mais generalistas e viabiliza a análise da realidade a partir da totalidade social.

( ) Projetos de intervenção elaborados por assistentes sociais devem sustentar-se em estudos, diagnósticos e demais procedimentos investigativos que permitem a compreensão e o “descortinar” das agravadas expressões da questão social.

( ) Sem conhecimento, o trabalho dos assistentes sociais tende a reproduzir o imediato, as práticas assistemáticas, paliativas, moralistas e conservadoras.

Considerando as afirmativas, de cima para baixo, assinale a alternativa CORRETA:

  • a) V, V, F, V, V, V.
  • b) V, V, V, F, F, V.
  • c) F, F, V, F, V, V.
  • d) F, F, F, V, F, V.
#197237
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(1,0) 7 - 

O conservadorismo moral, presente nos marcos originários do Serviço Social, só NÃO pode ser evidenciado no(a)

  • a) trabalho profissional que se atenta aos princípios da profissão, vai além das demandas imediatas e não reproduz as lógicas institucionais de dominação e/ou precarização das condições de vida dos indivíduos. Faz-se presente no trabalho de quem se identifica como um trabalhador que reconhece o usuário como sujeito de direitos a ter direitos.
  • b) formação profissional, no projeto social da Igreja Católica e na cultura brasileira que, inclusive, demarcou o ideário da mulher como “virtuosa” para o desempenho de determinadas funções.
  • c) influência do pensamento positivista sobre a origem da profissão e atuação dos primeiros assistentes sociais.
  • d) vivência cotidiana, orientada pelos seus pressupostos valorativos, que tende a reproduzir a alienação moral, a repetição acrítica dos valores e a prática sustentada em preconceitos, conformismo e discriminação.
#197238
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(1,0) 8 - 

Argumentos de autores como Maria Lúcia Barroco (2010) sinalizam que as bases ontológico-sociais da ética são:

  • a) A perspectiva filosófica, que permite analisar a ética para além da classificação dos comportamentos humanos.
  • b) O trabalho e as capacidades humanas desenvolvidas: a sociabilidade, a universalidade, a consciência e a liberdade.
  • c) A teoria estrutural-funcionalista e o neotomismo, por estimularem uma compreensão mais apurada sobre a moral e o ethos profissional.
  • d) A normatividade filosófica e jurídica somadas às concepções pós-modernas, que permitem compreender a moral e a ética como instrumentos indispensáveis para uma intervenção profissional não conservadora e crítica.
#197239
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(1,0) 9 - 

A Resolução n.º 273 do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), de 13 de março de 1993, que institui o Código de Ética do assistente social, regulamenta as suas relações com outros profissionais. Com base nessas previsões, considera-se, EXCETO

  • a) O trabalho interdisciplinar deve ser incentivado, sempre que possível, respeitando as normas e os princípios éticos das outras profissões.
  • b) Os assistentes sociais não podem prevalecer-se de cargo de chefia para atos discriminatórios e de abuso de autoridade.
  • c) Os profissionais do Serviço Social devem ser solidários com outros profissionais, mas não podem eximir-se de denunciar atos que contrariem os postulados éticos contidos neste Código.
  • d) Os profissionais, sempre que forem demandados, devem repassar todas as informações relacionadas ao trabalho.
#197240
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(1,0) 10 - 

Pega é o termo utilizado para descrever o enrijecimento da pasta do cimento. Considerando esse assunto, todas as afirmativas abaixo são verdadeiras, EXCETO

  • a) Em temperaturas baixas, a pega é retardada.
  • b) Falsa pega é a denominação dada ao enrijecimento prematuro anormal do cimento em poucos minutos, após a adição de água, não havendo liberação de calor importante.
  • c) No fim da pega, ocorre uma queda brusca de condutividade elétrica da pasta do cimento.
  • d) O tempo de pega do cimento aumenta com a elevação da temperatura, mas acima de 30°C pode ser observado um efeito contrário.