Simulado Prefeitura de Goianira - GO de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
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🧪 Este Simulado Prefeitura de Goianira-GO foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Goianira-GO
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
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- #159968
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(1,0) 1 -
A Lei n. 12.319/2010 reconhece o exercício da profissão dos Intérpretes de Libras no Brasil. O decreto n. 5.626/2005 regulamenta a Lei n. 10.436/2002 ao dispor sobre o ensino, a formação e a difusão da Libras. Quanto à formação dos Intérpretes de Libras, qual é a discrepância que há entre a Lei n. 12.319/2010 e o Decreto n. 5.626/2005?
- a) A lei exige formação em nível médio para atuação em geral, enquanto o decreto exige formação superior para atuação no nível superior de ensino.
- b) A lei exige certificação PROLIBRAS para atuação em qualquer área, enquanto o decreto exige certificação por banca avaliativa em instituições locais credenciadas pelo MEC.
- c) A lei exige que docentes surdos atuem na formação de tradutores, enquanto o decreto exige que pessoas surdas tenham preferência na formação para o ensino da Libras.
- d) A lei exige formação generalista de tradutores, enquanto o decreto exige que o intérprete de Libras tenha formação específica na área educacional.
- #159969
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(1,0) 2 -
A análise de traduções indica que, ao transpor um texto para outro, requer-se que o profissional realize escolhas e decisões sobre estratégias utilizadas para o percurso do texto fonte para o texto alvo. Francis Albert (1998) identificou treze estratégias, as quais ele denomina modalidades. Na modalidade decalque, o intérprete realiza
- a) melhoramentos no texto alvo em relação ao texto fonte, para minimizar erros no texto fonte.
- b) aproximação entre os aspectos culturais do texto fonte para tornar confortável a recepção no texto alvo.
- c) modificação ou restrição ao termo ou expressão emprestada da língua fonte para trazê-la à expressão sob as convenções da língua alvo.
- d) complementos informacionais no texto alvo para esclarecer por conta própria o leitor.
- #159970
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(1,0) 3 -
O intérprete de libras educacional precisa conhecer a história da educação de surdos para situar sua prática e avaliar como suas decisões interpretativas afetam o modelo de educação estabelecido na instituição de trabalho. As teorias educacionais para o ensino de surdos em ordem cronológica são:
- a) Ouvintismo, Segregação, Oralismo, Bilinguismo.
- b) Surdismo, Oralismo, Inclusão, Bilinguismo.
- c) Oralismo, Comunicação Total, Inclusão, Bilinguismo.
- d) Integração, Comunicação Total, Oralismo, Bilinguismo.
- #159971
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(1,0) 4 -
Fernandes (2007) diz que no processo de avaliação educacional de alunos surdos destaca-se a necessidade de uma avaliação alternativa que considere os aspectos da gramática de Libras e sua influência na aprendizagem da língua portuguesa escrita. Neste momento, o intérprete de libras
- a) realiza a elaboração da avaliação, determinando os critérios a serem considerados, se condizentes com os objetivos de aprendizagem do conteúdo selecionado pelo professor, pois o intérprete acompanha a aprendizagem e possui as condições para realizar a elaboração de uma atividade avaliativa.
- b) colabora com a interpretação de libras para o português das respostas dos alunos surdos a fim de que o professor possa avaliar primeiro os conhecimentos e conteúdos adquiridos e, em um segundo momento, avaliar a capacidade de leitura, interpretação e expressão do aluno por meio da escrita na língua portuguesa.
- c) identifica a educação inclusiva como proposta insuficiente para atender as necessidades educativas do aluno surdo e propõe atividade avaliativa alternativa adaptada às necessidades educacionais do aluno surdo, pois o intérprete é responsável pela aprendizagem dos alunos surdos da escola.
- d) abdica de participar no momento de avaliação para evitar acusações de cola ou auxílio ao aluno surdo, uma vez que é na avaliação que o aluno deve demonstrar o que aprendeu e o professor é o responsável por detectar as incoerências e propor novas formas de ensino a fim de efetivar a aprendizagem.
- #159972
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(1,0) 5 -
O espaço de sinalização é um dos aspectos contrastivos entre línguas de sinais e línguas orais. Segundo Liddell (2008), há três tipos de espaço de sinalização em relação ao uso de referentes, os quais são:
- a) espaço aproximado, espaço real, espaço distante.
- b) espaço sub-rogado, espaço sobre-rogado, espaço rogado.
- c) espaço ideal, espaço referente, espaço representativo.
- d) espaço real, espaço token, espaço sub-rogado.
- #159973
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(1,0) 6 -
A Escrita das Línguas de Sinais (ELiS) é uma das propostas de registro escrito da libras e de outras línguas de sinais. O processo de alfabetização e letramento de alunos surdos deve considerar
- a) a libras escrita e a língua portuguesa escrita como processos de aquisição bilíngue, uma vez que são dois sistemas de escrita visuais.
- b) a língua portuguesa escrita como processo de aquisição natural do aluno surdo e a libras escrita como entretenimento.
- c) a libras escrita em detrimento da língua portuguesa escrita, uma vez que o aluno surdo se baseia na visualidade do sistema.
- d) a língua portuguesa escrita como processo de aquisição primário e a libras escrita como processo de aquisição secundário.
- #159974
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(1,0) 7 -
O status de língua aplicada à forma de comunicação das comunidades surdas no mundo só teve reconhecimento científico na década de 1960. Segundo Quadros (2004), os linguistas conseguiram constatar que as Línguas de Sinais se caracterizam por serem
- a) raras e baseadas na expressão corporal, diferenciando-se das demais línguas como instrumento de acesso aos conhecimentos de mundo pelos deficientes auditivos.
- b) complexas e apresentam todos os níveis de análise linguística, diferenciando-se das demais línguas pelo canal de produção e compreensão: gesto-visual-espacial.
- c) facilitadoras da comunicação entre pessoas surdas, diferenciando-se das demais línguas como interlíngua que possibilitará a aquisição da língua oficial do país.
- d) pioneiras da comunicação humana e foram desenvolvidas por pessoas surdas, diferenciando-se das demais línguas pela constituição baseada no movimento dos lábios.
- #159975
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(1,0) 8 -
Rosa (2008) afirma que para o exercício da profissão de intérprete de libras são necessários três requisitos básicos: conhecimento sobre surdez, domínio da língua de sinais e da língua portuguesa e bom nível de cultura. No quesito conhecimento sobre a surdez, o intérprete deve ser capaz de
- a) compreender todas as causas e consequências da surdez no indivíduo surdo a fim de indicar o melhor tratamento de saúde para recuperar ou reparar os efeitos da surdez durante toda a vida da pessoa surda.
- b) entender seu papel social de garantir aos indivíduos surdos o desenvolvimento cognitivo, emocional, físico e social da pessoa surda, uma vez que a família e o Estado não detêm este conhecimento sobre a surdez.
- c) avaliar que tipo de surdo será seu cliente potencial, uma vez que determinados tipos de surdez podem ser ignorados no atendimento, pois apresentam quadro clínico complexo em que a interpretação é dispensável.
- d) identificar e analisar sua forma de ver o surdo, se o vê sob a perspectiva da deficiência ou se o vê como indivíduo com língua e cultura diferentes, o que resultará em distintas abordagens de atuação.
- #159976
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(1,0) 9 -
Leia o excerto a seguir e responda à questão.
Os intérpretes existem desde a antiguidade, assim como os tradutores, com quem são frequentemente confundidos; o tradutor trabalha com a palavra escrita, o intérprete com a palavra falada.
PAGURA, Reynaldo. A interpretação de conferências: interfaces com a tradução escrita e implicações para a formação de intérpretes e tradutores. DELTA, São Paulo, v.19, n.spe, p. 209-236, 2003. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.ph... arttext&pid=S010244502003000300013&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 maio 2019.
O intérprete de libras que atua no contexto educacional intermedia a comunicação de sujeitos surdos e não surdos. Considerando o excerto e as atividades exercidas pelo intérprete de libras na escola, qual é o termo adequado para nomeá-lo?
- a) Intérprete e Mediador de Libras.
- b) Tradutor ou Intérprete de Libras.
- c) Tradutor e Intérprete de Libras.
- d) Mediador ou Intérprete de Libras.
- #159977
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(1,0) 10 -
Leia o excerto a seguir e responda à questão.
Os intérpretes existem desde a antiguidade, assim como os tradutores, com quem são frequentemente confundidos; o tradutor trabalha com a palavra escrita, o intérprete com a palavra falada.
PAGURA, Reynaldo. A interpretação de conferências: interfaces com a tradução escrita e implicações para a formação de intérpretes e tradutores. DELTA, São Paulo, v.19, n.spe, p. 209-236, 2003. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.ph... arttext&pid=S010244502003000300013&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 maio 2019.
O traduzir e o interpretar, o tradutor e o intérprete e a tradução e a interpretação são polos que se entrelaçam, ao mesmo tempo em que se distinguem. No excerto apresentado, o autor argumenta que a distinção reside entre
- a) o texto escrito e o texto falado.
- b) o discurso sinalizado e o discurso oralizado.
- c) a palavra dita e a palavra pensada.
- d) a língua fonte e a língua alvo.
- #159978
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(1,0) 11 -
Observe a imagem a seguir.

Foto: Fernando Tabagiba. Publicado no UOL Notícias em 25 out. 2017.
O incêndio mostrado na foto destruiu 65 mil hectares de terra de um parque natural localizado na região nordeste do estado de Goiás, em outubro de 2017. Que parque é esse?
- a) Parque Estadual da Serra de Caldas.
- b) Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
- c) Parque Estadual da Serra dos Pireneus.
- d) Parque Nacional das Emas.
- #159979
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(1,0) 12 -
Para Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), o exercício profissional do professor compreende ao menos três atribuições: a docência, a atuação na organização e na gestão da escola e a produção de conhecimento pedagógico. Assim, no âmbito da docência, é necessário que o docente
- a) produza conhecimento sobre seu trabalho e desenvolva projetos de investigação sobre a prática pedagógica.
- b) domine conhecimentos relacionados à organização e gestão escolar e desenvolva capacidades de tomada de decisões coletivas.
- c) possua preparo específico para ensinar conteúdos, dar acompanhamento individual e avaliar as aprendizagens.
- d) saiba gerir a sala de aula, evitar conflitos e ensinar conteúdos que estejam de acordo com as posições dos pais.
- #159980
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(1,0) 13 -
A tecnologia assistiva é um recurso ou uma estratégia utilizada para ampliar ou possibilitar a execução de uma atividade necessária e pretendida por uma pessoa com deficiência. Na perspectiva da educação inclusiva, o uso desta tecnologia tem como objetivo:
- a) perpassar todos os níveis e etapas de educação básica como uma modalidade.
- b) favorecer a participação do aluno com deficiência nas diversas atividades do cotidiano escolar.
- c) assegurar que os alunos com deficiência realizem atividades voltadas às suas deficiências.
- d) viabilizar espaços físicos localizados nas escolas públicas onde se realiza o atendimento educacional especializado.
- #159981
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(1,0) 14 -
De acordo com o Artigo 13 das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial, Resolução CNE/CEB n. 02/2001, os sistemas de ensino, mediante ação integrada com os sistemas de saúde, devem
- a) organizar atendimento educacional especializado a alunos impossibilitados de frequentar as aulas em razão de tratamento de saúde.
- b) criar, na rede de educação, instituições especializadas com a presença de equipe multidisciplinar para atender os alunos com deficiência.
- c) elaborar protocolo de diagnóstico e encaminhamento dos alunos com deficiência para atendimento na rede de saúde pública.
- d) desenvolver programas de saúde coletiva, combate a doenças e inclusão de pessoas com deficiência nas escolas.
- #159982
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(1,0) 15 -
No paragrafo único do Artigo 60 da LDB, Lei n. 9394/1996, está previsto que “o poder público adotará, como alternativa preferencial, a ampliação do atendimento aos educandos com deficiência” na rede de ensino
- a) confessional pública de ensino.
- b) pública especial de ensino.
- c) privada especial de ensino.
- d) pública regular de ensino.