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Simulado Prefeitura de Goianira - GO de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Goianira - GO de Matérias Diversas para Cargos diversos

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#159983
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Matérias Diversas
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(1,0) 16 - 

Conforme o Artigo 59 da LDB, Lei n. 9394/1996, os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência uma série de condições. Dentre elas, está:

  • a) organização curricular diferenciada, conforme a deficiência de cada aluno.
  • b) acesso prioritário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para a etapa do ensino regular.
  • c) professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado.
  • d) produção de material pedagógico adaptado às deficiências de cada aluno.
#159984
Banca
. Bancas Diversas
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Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Goianira-GO
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(1,0) 17 - 

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, para atuar na educação especial, cabe ao professor:

  • a) ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área.
  • b) possuir graduação em pedagogia e curso de especialização na área de educação especial.
  • c) apresentar graduação em qualquer licenciatura e certificado de conclusão de curso de pós-graduação em educação especial.
  • d) ter formação voltada para atendimento educacional especializado ou para pessoas com deficiência, ofertada por instituições de ensino superior ou secretarias municipais ou estaduais de educação.
#159985
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Goianira-GO
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(1,0) 18 - 

O Artigo 30 da Lei n. 13.146/2015 assegura o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologias assistivas nos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos ofertados por instituições de ensino superior e educação profissional e tecnológica. Esses recursos podem ser

  • a) disponibilizados para uso do candidato preferencialmente com deficiência, mesmo sem solicitação prévia, desde que a instituição disponha de tais recursos.
  • b) providenciados para candidatos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, em conformidade com a solicitação e disponibilidade da instituição, desde que previamente solicitados.
  • c) providenciados desde que previamente solicitados e escolhidos pelo candidato com deficiência.
  • d) disponibilizados, conforme escolha, para candidatos com deficiência ou mobilidade reduzida, mesmo sem solicitação prévia.
#159986
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. Bancas Diversas
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Matérias Diversas
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(1,0) 19 - 

Tendo por base o estatuto da pessoa com deficiência (Lei n. 13.146/2015), a educação é um direito da pessoa com deficiência, com educação inclusiva assegurada

  • a) na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas regulares e especiais.
  • b) em todo ensino fundamental, sendo garantido o atendimento educacional especializado como suplemento ao processo ensino-aprendizagem.
  • c) em toda educação básica, em escolas regulares nas redes públicas e privadas do sistema de ensino.
  • d) em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida.
#159987
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(1,0) 20 - 

De acordo com a Lei n. 13.146/2015, que institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência, o profissional de apoio escolar é aquele que:

  • a) articula o processo ensino-aprendizagem em conjunto com o professor titular ou de referência, auxiliando em atividades de cunho educativo-pedagógico de suporte às pessoas com deficiência, no contexto da educação regular ou especial, em todos os níveis e etapas da educação básica.
  • b) exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados a profissões legalmente estabelecidas.
  • c) auxilia educandos com deficiência ou mobilidade reduzida em suas atividades pedagógicas, no âmbito da escola pública ou privada da rede regular de ensino, articulando suas ações com docentes e familiares.
  • d) proporciona ações específicas de apoio, suporte e cuidados no campo da saúde aos educandos com deficiência ou transtornos, no âmbito da educação básica em escolas regulares ou especiais.