Simulado Prefeitura de Francisco Morato - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
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🧪 Este Simulado Prefeitura de Francisco Morato-SP foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Francisco Morato-SP
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
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- #158028
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- 1
(1,0) 1 -
Com relação às noções de primeiros socorros, assinale a alternativa que contém corretamente dois sintomas de pessoas em estado de choque:
- a) sangramento pelas vias aéreas e pulso lento.
- b) tremores e febre.
- c) pele pálida e sangramento pelas vias aéreas.
- d) respiração rápida e agitações.
- e) pulso lento e respiração lenta e ofegante.
- #158029
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- 1
(1,0) 2 -
Propagação do fogo por meio de massas de ar quente (a fumaça pode chegar a 1000 ºC).
É correto afirmar que o enunciado se refere ao meio de propagação do fogo denominado
- a) acidental.
- b) convecção.
- c) areação.
- d) irradiação.
- e) condução.
- #158030
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(1,0) 3 -
É correto afirmar que, no combate a incêndios em materiais elétricos energizados (Ex.: instalação elétrica, eletrodomésticos etc), deve-se utilizar o método de
- a) resfriamento com os seguintes agentes extintores: gás carbônico e pó químico seco.
- b) abafamento com os seguintes agentes extintores: espuma mecânica e pó químico seco
- c) resfriamento e apenas o pó químico seco como agente extintor.
- d) isolamento com os seguintes agentes extintores: gás carbônico e pó químico seco.
- e) abafamento com os seguintes agentes extintores: gás carbônico e pó químico seco.
- #158031
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(1,0) 4 -
A _____________________ pode ser entendida como o conjunto de medidas adotadas, visando _________ os _____________________, ____________________, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho das pessoas envolvidas.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.
- a) Segurança do trabalho … minimizar … acidentes de trabalho … doenças ocupacionais
- b) Segurança patrimonial … minimizar … incidentes de trabalho … furtos
- c) Segurança do trabalho … minimizar … crimes … contravenções penais
- d) Segurança patrimonial … maximizar … crimes … contravenções penais
- e) Segurança do trabalho … maximizar … incidentes de trabalho … doenças
- #158032
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(1,0) 5 -
Com relação à prevenção de incêndios, é correto afirmar que
- a) são consideradas, entre outras, causas naturais de incêndios o curto-circuito e o acidente de trânsito.
- b) o ato incendiário, em razão de sua origem criminosa, não poderá ser considerado uma causa de incêndio.
- c) o curto-circuito é considerado uma causa acidental de incêndios, em razão de ser provocado pelo homem por imprudência, negligência ou imperícia.
- d) a sabotagem, em razão de sua origem criminosa, não poderá ser considerada uma causa de incêndio.
- e) o terremoto é considerado uma causa acidental de incêndios, pois é provocado por agentes da natureza.
- #158033
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(1,0) 6 -
É correto afirmar que a queimadura de
- a) primeiro grau é identificada pelo aparecimento de bolhas na derme.
- b) segundo grau pode atingir a derme, possuindo como característica a formação de bolhas.
- c) primeiro grau atinge apenas a hipoderme, provocando coceira e o aparecimento de bolhas.
- d) terceiro grau atinge a epiderme, provocando uma vermelhidão difusa com dor e ardor.
- e) quarto grau é identificada pelo aparecimento de bolhas na epiderme.
- #158034
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(1,0) 7 -
Conforme a Lei Federal n° 9.394/96, art. 12, notificar ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% (trinta por cento) do percentual permitido em lei é uma incumbência dos
- a) docentes e auxiliares.
- b) orientadores educacionais.
- c) estabelecimentos de ensino.
- d) coordenadores pedagógicos.
- e) dirigentes regionais de ensino.
- #158035
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(1,0) 8 -
Em uma escola pública do Município de Francisco Morato, um Professor Auxiliar do Desenvolvimento Infantil ausentou-se uma única vez do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do superior imediato. Conforme a Lei no 1.527/1994, artigos 196 e 207, como forma de penalidade, esse professor deve ser
- a) multado.
- b) demitido.
- c) suspenso.
- d) advertido.
- e) transferido.
- #158036
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(1,0) 9 -
No Município de Francisco Morato, conforme a Lei n° 2.233/2006, art. 106, os Professores Auxiliares do Desenvolvimento Infantil, além de outras previstas na legislação municipal, têm a atribuição de
- a) acompanhar e conferir mensalmente os controles de estoques referentes a gêneros alimentícios, utensílios, equipamentos e outros materiais utilizados na merenda escolar
- b) aplicar instrumentos de análise para avaliar o desempenho do pessoal envolvido no processo ensino-aprendizagem, de acordo com as diretrizes propostas
- c) difundir diretrizes para a avaliação de técnicas, recursos e materiais didáticos, especialmente de material de apoio e multimeios para a educação municipal.
- d) implementar as diretrizes propostas para a elaboração, execução, coordenação, controle e avaliação do Plano de Gestão da Unidade Escolar Municipal.
- e) responsabilizar-se pela utilização, manutenção, higiene e conservação de equipamentos, acessórios e instrumentos, em uso nos diversos ambientes escolares.
- #158037
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(1,0) 10 -
Conforme a Resolução CNE/CEB n° 5/09, art. 6° , as propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os princípios éticos, estéticos e políticos. E os princípios políticos referem-se
- a) à autonomia, à responsabilidade, à solidariedade e ao respeito ao bem comum.
- b) aos direitos de cidadania, ao exercício da criticidade e ao respeito à ordem democrática.
- c) à sensibilidade, à criatividade, à ludicidade e à liberdade de expressão.
- d) ao meio ambiente e sua proteção e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
- e) à participação em movimentos sociais e às diferentes manifestações artísticas e culturais.
- #158038
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(1,0) 11 -
A proposta pedagógica, ou projeto pedagógico, é o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para o desenvolvimento dos meninos e meninas que nela são educados e cuidados, as aprendizagens que se quer promovidas. Conforme o Parecer CNE/CEB no 20/2009, na sua execução, a instituição de Educação Infantil organiza seu currículo, que pode ser entendido como
- a) os conhecimentos produzidos pelos homens em diferentes épocas e culturas, que chegaram a nós como legado que deve ser preservado e reproduzido como garantia de uma sociedade melhor.
- b) o conjunto de componentes ou disciplinas ensinados às crianças desde a infância, separados para facilitar sua abordagem e aprendizagem, mas ligados em sua condição essencial de patrimônio histórico- -cultural.
- c) as práticas educacionais organizadas em torno do conhecimento e em meio às relações sociais que se travam nos espaços institucionais, e que afetam a construção das identidades das crianças.
- d) as informações e os ensinamentos eleitos pela sociedade como indispensáveis para a formação plena de um cidadão consciente e reflexivo, em uma sociedade pautada pelo respeito às normas sociais vigentes.
- e) as experiências vividas por cada indivíduo e sua transmissão aos demais participantes da sociedade, seja por meio do registro escrito ou pela comunicação em áudio ou vídeo, com a finalidade de se construir um país justo.
- #158039
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(1,0) 12 -
Todos os mecanismos cognitivos, segundo Piaget, assentam e emergem da motricidade, tanto mais que esta é o meio e instrumento facilitador de todas as formas de expressão verbal e não verbal. Na teoria desenvolvida por Piaget, segundo Fonseca (2008), em uma criança com idade entre 18 e 24 meses,
- a) aparecem a linguagem e a função simbólica e tem início a interiorização de ação em representação de objetos da realidade.
- b) há coordenação de ações que já exigem uma sequência espaço-temporal (inteligência da ação).
- c) iniciam-se os processos de generalização e de abstração, e o pensamento já se apoia em enunciados verbais.
- d) surgem as operações concretas, isto é, ações interiorizadas, do tipo combinações e grupos de movimentos.
- e) tem origem o pensamento lógico, e ocorre a integração lógico-matemática das ações, ainda um pouco incipiente.
- #158040
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(1,0) 13 -
Em relação ao desenvolvimento moral, Piaget adota a posição que destaca tanto o papel ativo da criança na construção de formas mais complexas de pensamento e de conduta moral quanto a importância da interação social nessa construção. Conforme Formosinho (2007), para Piaget, a criança que age com autonomia moral obedece às regras porque
- a) acredita que está sendo vigiada e pode, a qualquer momento, ser acusada de ter feito algo muito errado.
- b) aprendeu a imitar os mais velhos e a reproduzir o modelo deles em seu comportamento do dia a dia em sociedade.
- c) espera ser recompensada por seu bom comportamento, sobretudo pelos professores em ambiente escolar.
- d) tem receio das penalidades que os pais costumam impor àqueles que transgridem as normas dentro do lar.
- e) utiliza sua responsabilidade subjetiva, centrando-se nos motivos e nas intenções que subjazem às condutas de transgressão.
- #158041
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(1,0) 14 -
O desenvolvimento da pessoa, na perspectiva walloniana, é uma construção progressiva, na qual se sucedem fases com predominância alternadamente afetiva e cognitiva. Conforme Wallon, no estágio sensório-motor e projetivo,
- a) o desenvolvimento da função simbólica e da linguagem ocorre, predominando as relações cognitivas com o meio (inteligência prática e simbólica).
- b) a predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê às pessoas, as quais intermedeiam e orientam sua relação com o mundo físico.
- c) o instrumento privilegiado de interação da criança com o adulto e com a realidade exterior é a emoção, por meio da qual ela procura estabelecer vínculos e “comunicação”.
- d) a tarefa central é o processo de formação da personalidade, a construção da consciência de si, a qual se dá por meio das interações sociais, que reorientam o interesse da criança para as pessoas.
- e) os progressos intelectuais, com a consolidação da função simbólica, dirigem o interesse da criança para as coisas, para o conhecimento e conquista do mundo exterior.
- #158042
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(1,0) 15 -
No livro As cem linguagens da criança, os autores mencionam os “projetos de estudos em profundidade”, desenvolvidos no Programa para crianças de dois anos na Escola-Laboratório do Desenvolvimento Humano. Segundo os autores, nos projetos, diferentes componentes podem ser necessários para provocar ainda mais as questões das crianças ou para gerar um novo subgrupo de estudo. Entre esses componentes, está ____________, quando o projeto é introduzido com uma provocação, um evento ou uma atividade estimulante que faz com que as crianças pensem sobre o tópico. Durante esse período, tanto as crianças quanto os professores devem estar abertos a novas ideias.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.
- a) a discussão
- b) a exploração
- c) a organização
- d) a representação
- e) o desenvolvimento