Simulado Prefeitura de Cariacica - ES de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
📚 Simulado Prefeitura de Cariacica-ES gratuito | cód.10095
Estude com estratégia: o simulado Prefeitura de Cariacica-ES foi criado pensando em você! 📘
🔗 Vejam mais simulados Prefeitura de Cariacica-ES
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado Prefeitura de Cariacica-ES foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Cariacica-ES
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado Prefeitura de Cariacica-ES e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões Prefeitura de Cariacica-ES
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso Prefeitura de Cariacica-ES
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Prefeitura de Cariacica-ES. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre Prefeitura de Cariacica-ES
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Prefeitura de Cariacica-ES.
Ver apostilas para Prefeitura de Cariacica-ES
📢 Concursos Abertos para Prefeitura de Cariacica-ES
Veja os concursos abertos da instituição Prefeitura de Cariacica-ES. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para Prefeitura de Cariacica-ES
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #147778
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cariacica-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Considere a seguinte sequência numérica de nove termos, em que são conhecidos alguns de seus termos:
(1,_,_,2,_,_,√7,_,3).
Sabendo que os termos dessa sequência foram obtidos seguindo um determinado padrão, então o seu termo central, ou seja, o quinto termo dessa sequência, é igual a
- a) √9
- b) 3,75.
- c) √5
- d) 3,25.
- #147779
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cariacica-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Acerca da tipologia seita-igreja e da carga ideológica que muitas vezes essa tipologia portou em sua utilização pelo senso comum e pelas religiões hegemônicas, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O termo “seita” foi utilizado como qualificação negativa dos grupos religiosos minoritários, oriundos do cristianismo ou de outras matrizes religiosas, por aqueles que zelavam pela legitimidade e hegemonia das grandes tradições religiosas ocidentais, de modo particular nas chamadas Igrejas históricas. II. Seita e igreja são conceitos utilizados sociologicamente como modos de organização religiosa que podem concretizar-se de duas maneiras. Primeiro, em grupos religiosos concretos, caracterizados predominantemente pelos aspectos sectários no seu modo de se organizar. Em segundo lugar, para caracterizar posturas religiosas que podem marcar grupos e indivíduos, mesmo que dentro de um grupo maior, que não tenham em seu conjunto traços sectários. III. As noções de igreja e seita são correlacionadas: uma é formulada em relação à outra. Por outro lado, pode ocorrer um gradiente entre os tipos bipolares seita-igreja, de forma que podemos detectar os comportamentos sectários que gradativamente vão adquirindo características eclesiais e vice-versa.
- a) Apenas I e II.
- b) Apenas II e III.
- c) Apenas I e III.
- d) I, II e III.
- #147780
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cariacica-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Uma experiência religiosa tende a estruturar-se para que possa continuar subsistindo historicamente; deve institucionalizar sua oferta de salvação. A sequência desse percurso de institucionalização religiosa pode ser traçada, segundo a tipologia weberiana, como:
- a) institucionalização – rotina – carisma.
- b) carisma – rotina – institucionalização.
- c) carisma – institucionalização – rotina.
- d) rotina – institucionalização – carisma.
- #147781
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cariacica-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. Segundo Max Weber, o cristianismo não só passou por um processo interno de racionalização, mas forneceu elementos éticos importantes para a racionalização da sociedade ocidental de um modo geral. O resultado dessa história de racionalização virou, de certa forma, contra a própria religião, na medida em que provocou aquilo que Weber chamou de _______________, isto é, a morte da visão mágica do mundo.
- a) Reavivamento do Sagrado
- b) Era da Secularização
- c) Triunfo do Ateísmo
- d) Desencantamento do Mundo
- #147782
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cariacica-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Assinale a alternativa que apresenta a experiência religiosa tão cara aos fenomenólogos – como Rudolf Otto, Roger Caillois, Mircea Eliade, Aldo Natale Terrin e tantos outros – ao caracterizarem o fenômeno religioso e sua inseparabilidade dessa experiência religiosa fontal que, segundo eles, é o fulcro da religião.
- a) Criaturalidade.
- b) Comunhão.
- c) Humildade.
- d) Hierofania.
- #147790
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cariacica-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Tendo como eixo aglutinador o princípio da finalidade do ritual, assinale a alternativa que apresenta apenas ritos expiatórios.
- a) Tabus, expiação, jejum.
- b) Oferendas, oração.
- c) Expiação, propiciação.
- d) Comunhão, propiciação, ascese.
- #147793
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cariacica-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Em cada tradição religiosa, existem crenças e rituais diferenciados, tanto na compreensão de se viver quanto na celebração do nascimento e da morte. Em relação ao assunto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Os budistas acreditam em um ciclo de reencarnação em que a pessoa morre e renasce até atingir a iluminação. Segundo essa crença, são os atos praticados por cada pessoa que vão determinar a vida que ela terá ou o que será quando reencarnar. As ilusões e os apegos fazem com que as pessoas permaneçam aprisionadas ao ciclo de nascimentos e mortes. ( ) Os cristãos acreditam no dia do juízo final, que seria um ajuste de contas de toda a humanidade. A doutrina dessa religião baseia-se na crença de que todo ser humano é eterno. A morte é uma passagem dessa vida para outra e, dependendo de seus atos em vida, o indivíduo alcançará o céu e, se for condenado, irá para o inferno. ( ) Os hindus acreditam que haverá o dia do juízo final, no qual as pessoas serão julgadas. Para eles, não existe a reencarnação e sim uma vida no paraíso para os fiéis, justos e esforçados. O corpo após a morte não significa mais nada, portanto a morte acontece quando a alma se separa do corpo e é levada por anjos da morte que ajudam a realizar essa tarefa. ( ) Os islâmicos acreditam na reencarnação, isto é, que a alma não morre com a pessoa, mas volta em outro corpo para pagar pelos erros acumulados em vidas passadas até purificar-se. A crença na reencarnação contém a ideia do karma que determina a sucessão de nascimentos e mortes pelos quais o ser humano tem que passar. ( ) Para os judeus, a vida é sagrada, a morte não é o final da vida, apenas o fim do corpo ou da matéria. Creem na ressurreição da carne no final dos tempos, mas também existe a possibilidade de reencarnação. Acreditam que existe outro mundo para onde as almas vão. No entanto, a alma pode voltar para a terra em outro corpo para completar a sua missão.
- a) F – F – F – V – V.
- b) V – V – F – F – V.
- c) V – F – V – V – F.
- d) F – V – F – V – F.
- #147805
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cariacica-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Os ritos são classificados pelas finalidades, sendo ações que têm a intenção de conseguir algo, um bem sagrado. Nesse sentido, os ritos chamados de propiciatórios
- a) fazem referência a momentos decisivos em que o indivíduo não somente nasce, mas renasce ou se inicia em uma nova forma de ser e de agir.
- b) tentam expressar a passagem a uma nova forma de vida, religiosa e social.
- c) são ações simbólicas para significar a passagem dessa vida para outro modo de ser.
- d) têm a função de atrair ou readquirir o favor ou a boa vontade de um ser sobrenatural.
- #147806
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cariacica-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Para as religiões e para as pessoas religiosas, existem diferenças entre o tempo sagrado e o tempo profano. Aponte, dentre as seguintes alternativas, aquela que melhor define o tempo sagrado.
- a) Passagem do ser do passado para o presente e para o futuro.
- b) Relação temporal ligada ao cotidiano.
- c) Momento memorável da criação ou origem.
- d) Conjunto de movimentos dos corpos no espaço.
- #147811
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cariacica-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Acerca das possíveis leituras interpretativas dos livros sagrados, a fim de evitar interpretações fundamentalistas, deve-se
- a) buscar o significado do texto a partir do estudo da história da composição dos próprios textos.
- b) ver o conteúdo do texto em uma totalidade de sentido objetiva.
- c) considerar o texto como independente da conjuntura específica de onde surgiu e como portador de uma mensagem que pode ser adaptada aos novos tempos.
- d) julgar possível deduzir do texto um modelo de sociedade ideal que precisa ser concretizado.
- #147828
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cariacica-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
As tradições religiosas se valem de suas histórias sagradas para transmitir mensagens profundas aos seus seguidores. Na busca pela totalidade, pela integração, os mitos religiosos cumprem um papel fundamental. Sobre os mitos religiosos, assinale a alternativa INCORRETA.
- a) Eles organizam e apresentam aos seres humanos possibilidades de superação e de maior contato consigo mesmo, com o outro, com a natureza e com o sagrado.
- b) Pelos mitos, tanto o indivíduo quanto o grupo podem ter acesso e compreensão total do mistério que lhes é revelado.
- c) O mito é essencialmente simbólico e cumpre a tarefa de enviar mensagens que atingem os planos conscientes e inconscientes dos seres humanos.
- d) O mito organiza entendimentos de mundo e fornece a inspiração necessária para dar sentido para a vida e conduzi-la conforme um plano, muitas vezes, considerado divino.
- #147829
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cariacica-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Os mitos fazem parte da cultura e da religião de todos os povos. Diferentemente das fábulas, dos contos e das lendas, o mito é uma narrativa
- a) sobre a origem do mundo, dos homens e das coisas, por meio das relações entre Deuses e forças sobrenaturais.
- b) que mistura fatos, lugares reais e históricos com acontecimentos que são fruto da fantasia.
- c) que acontece em qualquer lugar e tempo (presente, passado ou futuro) e não se aprofunda nas características físicas e nas ações dos personagens.
- d) com fundamentação filosófica e científica sobre a origem do universo.
- #147830
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cariacica-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
A organização religiosa vai se instituindo como uma burocracia à medida que define e fundamenta seus papéis e estruturas a partir de três dinamismos básicos, que são:
- a) oração, revelação e milagres.
- b) fundamentação, preservação e funcionamento.
- c) intimidação, perseguição e violência.
- d) organização, carisma e liderança.
- #147831
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cariacica-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Uma aprendizagem significativa e contextualizada deve ser orientada para o uso das TIC, que têm subsidiado uma metodologia na qual o estudante é protagonista do saber, orientado e mediado por um professor. Essa metodologia tem sido denominada
- a) Progressista.
- b) Ativa.
- c) Racionalista.
- d) Tecnológica.
- #147832
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cariacica-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
A mediação do professor no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno está relacionada, principalmente
- a) a teorias e práticas preestabelecidas, de forma a construir sua própria maneira de observar o problema.
- b) à prática que deve ser valorizada, visto que o conhecimento advém dessa dimensão.
- c) a sua formação continuada como uma contínua e dinâmica construção do conhecimento profissional, concebendo as contribuições teóricas como subsídios que possibilitem a reflexão e a orientação da prática.
- d) ao domínio de técnicas baseadas em concepções pedagógicas.