Processando...

Simulado Prefeitura de Cariacica - ES de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Cariacica - ES de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE CARIACICA - ES DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Cariacica - ES.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Cariacica - ES que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Cariacica - ES, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Cariacica - ES de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Cariacica - ES.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Cariacica - ES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Cariacica - ES
Para realizar o simulado Prefeitura de Cariacica - ES você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Cariacica - ES você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Cariacica - ES é aqui!


#147778
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cariacica-ES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Considere a seguinte sequência numérica de nove termos, em que são conhecidos alguns de seus termos:
(1,_,_,2,_,_,√7,_,3).
Sabendo que os termos dessa sequência foram obtidos seguindo um determinado padrão, então o seu termo central, ou seja, o quinto termo dessa sequência, é igual a

  • a) √9
  • b) 3,75.
  • c) √5
  • d) 3,25.
#147779
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cariacica-ES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Acerca da tipologia seita-igreja e da carga ideológica que muitas vezes essa tipologia portou em sua utilização pelo senso comum e pelas religiões hegemônicas, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O termo “seita” foi utilizado como qualificação negativa dos grupos religiosos minoritários, oriundos do cristianismo ou de outras matrizes religiosas, por aqueles que zelavam pela legitimidade e hegemonia das grandes tradições religiosas ocidentais, de modo particular nas chamadas Igrejas históricas. II. Seita e igreja são conceitos utilizados sociologicamente como modos de organização religiosa que podem concretizar-se de duas maneiras. Primeiro, em grupos religiosos concretos, caracterizados predominantemente pelos aspectos sectários no seu modo de se organizar. Em segundo lugar, para caracterizar posturas religiosas que podem marcar grupos e indivíduos, mesmo que dentro de um grupo maior, que não tenham em seu conjunto traços sectários. III. As noções de igreja e seita são correlacionadas: uma é formulada em relação à outra. Por outro lado, pode ocorrer um gradiente entre os tipos bipolares seita-igreja, de forma que podemos detectar os comportamentos sectários que gradativamente vão adquirindo características eclesiais e vice-versa.

  • a) Apenas I e II.
  • b) Apenas II e III.
  • c) Apenas I e III.
  • d) I, II e III.
#147780
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cariacica-ES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Uma experiência religiosa tende a estruturar-se para que possa continuar subsistindo historicamente; deve institucionalizar sua oferta de salvação. A sequência desse percurso de institucionalização religiosa pode ser traçada, segundo a tipologia weberiana, como:

  • a) institucionalização – rotina – carisma.
  • b) carisma – rotina – institucionalização.
  • c) carisma – institucionalização – rotina.
  • d) rotina – institucionalização – carisma.
#147781
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cariacica-ES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. Segundo Max Weber, o cristianismo não só passou por um processo interno de racionalização, mas forneceu elementos éticos importantes para a racionalização da sociedade ocidental de um modo geral. O resultado dessa história de racionalização virou, de certa forma, contra a própria religião, na medida em que provocou aquilo que Weber chamou de _______________, isto é, a morte da visão mágica do mundo.

  • a) Reavivamento do Sagrado
  • b) Era da Secularização
  • c) Triunfo do Ateísmo
  • d) Desencantamento do Mundo
#147782
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cariacica-ES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Assinale a alternativa que apresenta a experiência religiosa tão cara aos fenomenólogos – como Rudolf Otto, Roger Caillois, Mircea Eliade, Aldo Natale Terrin e tantos outros – ao caracterizarem o fenômeno religioso e sua inseparabilidade dessa experiência religiosa fontal que, segundo eles, é o fulcro da religião.

  • a) Criaturalidade.
  • b) Comunhão.
  • c) Humildade.
  • d) Hierofania.
#147790
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cariacica-ES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Tendo como eixo aglutinador o princípio da finalidade do ritual, assinale a alternativa que apresenta apenas ritos expiatórios.

  • a) Tabus, expiação, jejum.
  • b) Oferendas, oração.
  • c) Expiação, propiciação.
  • d) Comunhão, propiciação, ascese.
#147793
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cariacica-ES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Em cada tradição religiosa, existem crenças e rituais diferenciados, tanto na compreensão de se viver quanto na celebração do nascimento e da morte. Em relação ao assunto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Os budistas acreditam em um ciclo de reencarnação em que a pessoa morre e renasce até atingir a iluminação. Segundo essa crença, são os atos praticados por cada pessoa que vão determinar a vida que ela terá ou o que será quando reencarnar. As ilusões e os apegos fazem com que as pessoas permaneçam aprisionadas ao ciclo de nascimentos e mortes. ( ) Os cristãos acreditam no dia do juízo final, que seria um ajuste de contas de toda a humanidade. A doutrina dessa religião baseia-se na crença de que todo ser humano é eterno. A morte é uma passagem dessa vida para outra e, dependendo de seus atos em vida, o indivíduo alcançará o céu e, se for condenado, irá para o inferno. ( ) Os hindus acreditam que haverá o dia do juízo final, no qual as pessoas serão julgadas. Para eles, não existe a reencarnação e sim uma vida no paraíso para os fiéis, justos e esforçados. O corpo após a morte não significa mais nada, portanto a morte acontece quando a alma se separa do corpo e é levada por anjos da morte que ajudam a realizar essa tarefa. ( ) Os islâmicos acreditam na reencarnação, isto é, que a alma não morre com a pessoa, mas volta em outro corpo para pagar pelos erros acumulados em vidas passadas até purificar-se. A crença na reencarnação contém a ideia do karma que determina a sucessão de nascimentos e mortes pelos quais o ser humano tem que passar. ( ) Para os judeus, a vida é sagrada, a morte não é o final da vida, apenas o fim do corpo ou da matéria. Creem na ressurreição da carne no final dos tempos, mas também existe a possibilidade de reencarnação. Acreditam que existe outro mundo para onde as almas vão. No entanto, a alma pode voltar para a terra em outro corpo para completar a sua missão.

  • a) F – F – F – V – V.
  • b) V – V – F – F – V.
  • c) V – F – V – V – F.
  • d) F – V – F – V – F.
#147805
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cariacica-ES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Os ritos são classificados pelas finalidades, sendo ações que têm a intenção de conseguir algo, um bem sagrado. Nesse sentido, os ritos chamados de propiciatórios

  • a) fazem referência a momentos decisivos em que o indivíduo não somente nasce, mas renasce ou se inicia em uma nova forma de ser e de agir.
  • b) tentam expressar a passagem a uma nova forma de vida, religiosa e social.
  • c) são ações simbólicas para significar a passagem dessa vida para outro modo de ser.
  • d) têm a função de atrair ou readquirir o favor ou a boa vontade de um ser sobrenatural.
#147806
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cariacica-ES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Para as religiões e para as pessoas religiosas, existem diferenças entre o tempo sagrado e o tempo profano. Aponte, dentre as seguintes alternativas, aquela que melhor define o tempo sagrado.

  • a) Passagem do ser do passado para o presente e para o futuro.
  • b) Relação temporal ligada ao cotidiano.
  • c) Momento memorável da criação ou origem.
  • d) Conjunto de movimentos dos corpos no espaço.
#147811
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cariacica-ES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Acerca das possíveis leituras interpretativas dos livros sagrados, a fim de evitar interpretações fundamentalistas, deve-se

  • a) buscar o significado do texto a partir do estudo da história da composição dos próprios textos.
  • b) ver o conteúdo do texto em uma totalidade de sentido objetiva.
  • c) considerar o texto como independente da conjuntura específica de onde surgiu e como portador de uma mensagem que pode ser adaptada aos novos tempos.
  • d) julgar possível deduzir do texto um modelo de sociedade ideal que precisa ser concretizado.
#147828
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cariacica-ES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

As tradições religiosas se valem de suas histórias sagradas para transmitir mensagens profundas aos seus seguidores. Na busca pela totalidade, pela integração, os mitos religiosos cumprem um papel fundamental. Sobre os mitos religiosos, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) Eles organizam e apresentam aos seres humanos possibilidades de superação e de maior contato consigo mesmo, com o outro, com a natureza e com o sagrado.
  • b) Pelos mitos, tanto o indivíduo quanto o grupo podem ter acesso e compreensão total do mistério que lhes é revelado.
  • c) O mito é essencialmente simbólico e cumpre a tarefa de enviar mensagens que atingem os planos conscientes e inconscientes dos seres humanos.
  • d) O mito organiza entendimentos de mundo e fornece a inspiração necessária para dar sentido para a vida e conduzi-la conforme um plano, muitas vezes, considerado divino.
#147829
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cariacica-ES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

Os mitos fazem parte da cultura e da religião de todos os povos. Diferentemente das fábulas, dos contos e das lendas, o mito é uma narrativa

  • a) sobre a origem do mundo, dos homens e das coisas, por meio das relações entre Deuses e forças sobrenaturais.
  • b) que mistura fatos, lugares reais e históricos com acontecimentos que são fruto da fantasia.
  • c) que acontece em qualquer lugar e tempo (presente, passado ou futuro) e não se aprofunda nas características físicas e nas ações dos personagens.
  • d) com fundamentação filosófica e científica sobre a origem do universo.
#147830
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cariacica-ES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

A organização religiosa vai se instituindo como uma burocracia à medida que define e fundamenta seus papéis e estruturas a partir de três dinamismos básicos, que são:

    • a) oração, revelação e milagres.
    • b) fundamentação, preservação e funcionamento.
    • c) intimidação, perseguição e violência.
    • d) organização, carisma e liderança.
    #147831
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    Prefeitura de Cariacica-ES
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 14 - 

    Uma aprendizagem significativa e contextualizada deve ser orientada para o uso das TIC, que têm subsidiado uma metodologia na qual o estudante é protagonista do saber, orientado e mediado por um professor. Essa metodologia tem sido denominada

    • a) Progressista.
    • b) Ativa.
    • c) Racionalista.
    • d) Tecnológica.
    #147832
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    Prefeitura de Cariacica-ES
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 15 - 

    A mediação do professor no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno está relacionada, principalmente

    • a) a teorias e práticas preestabelecidas, de forma a construir sua própria maneira de observar o problema.
    • b) à prática que deve ser valorizada, visto que o conhecimento advém dessa dimensão.
    • c) a sua formação continuada como uma contínua e dinâmica construção do conhecimento profissional, concebendo as contribuições teóricas como subsídios que possibilitem a reflexão e a orientação da prática.
    • d) ao domínio de técnicas baseadas em concepções pedagógicas.