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Simulado Prefeitura de Campinas - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Campinas - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos

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#138574
Banca
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Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Campinas-SP
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(1,0) 16 - 

Em uma comunidade de moradores, x pessoas se inscreveram para formar uma comissão de estudos dos problemas mais urgentes a serem debatidos. Destas x pessoas, 32 não puderam participar por problemas com os horários das reuniões. Dos restantes, 2/5 foram designados para estudos teóricos e os demais foram separados em dois grupos para realizarem visitas aos locais com problemas. O primeiro grupo das pessoas que realizarão visitas, e que correspondem a 3/7 do total de visitadores, irá verificar as condições de saneamento básico da comunidade. O segundo grupo irá visitar as condições das escolas de educação infantil. Sabendo que são 24 as pessoas que visitarão as escolas de educação infantil, pode-se calcular que o número x de pessoas inscritas é igual a

  • a) 85.
  • b) 102.
  • c) 93.
  • d) 115.
  • e) 84.
#138575
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Campinas-SP
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(1,0) 17 - 

Professora Maria usava cerca de 20 minutos iniciais de sua aula para fazer pregações evangélicas e orar. A turma, ao notar que o colega de sala, filho de sacerdote da religião de matriz africana, não acompanhava a pregação, passou a persegui-lo na escola. A direção chegou a mudá-lo de sala, mas não adiantou.
O caso relatado pode ser classificado como um desafio para o diretor e seu vice, e aponta a necessidade de

  • a) discutir o fato de apesar da escola brasileira ser declarada laica, não ser proibido ao professor, se convicto, incentivar manifestações religiosas próprias em sala de aula.
  • b) orientar os professores a respeito da necessidade de não utilizar o tempo das aulas com pregações e doutrinações, sejam elas religiosas ou políticas, a fim de não criarem situações de conflito entre os estudantes.
  • c) tratar da diversidade cultural em todas as suas formas como parte do currículo escolar, das práticas de gestão, do convívio na escola e da formação continuada dos professores.
  • d) levantar a diversidade religiosa presente entre professores e alunos e organizar as manifestações, reservando horário semanal para encontros dos diferentes grupos religiosos.
  • e) editar norma que proíba terminantemente manifestações religiosas nas aulas e no espaço da escola, por qualquer membro da comunidade escolar para impedir a ocorrência de perseguição.
#138576
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. Bancas Diversas
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Concurso
Prefeitura de Campinas-SP
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(1,0) 18 - 

Relatório da ONU mostra que 121 milhões de crianças e adolescentes, na faixa de 6 a 15 anos, estavam fora da escola em 2012, ano de referência das estimativas utilizadas no estudo. (ONU, 2015) Com quase 13 milhões de analfabetos com 15 anos ou mais, o Brasil é o oitavo país do mundo com maior taxa de analfabetismo entre adultos (UNESCO, 2014)
Esses dados confirmam que o reconhecimento do direito à educação nos sistemas jurídicos internacional e de cada país é

  • a) condição suficiente para a organização de sistemas de ensino que adotem a aprovação automática, como pressuposto e expressão desse direito.
  • b) dimensão fundante da cidadania de cada indivíduo na sociedade e que, para isto aconteça, deve ser de decisão das famílias a escolha do projeto educativo adequado para a formação de seus filhos.
  • c) consequência da conquista de um Estado de direitos que tem por obrigação propiciar os meios e recursos financeiros para que a escola pública e a escola privada possam oferecer uma educação de qualidade.
  • d) fundamental para a garantia ao acesso à escola, à necessária educação de qualidade, obedecidas a condição social e econômica de cada cidadão, em função das necessidades do mercado de trabalho.
  • e) condição necessária, mas insuficiente para a garantia desse direito, que depende da forma como a cidadania se realiza em cada contexto, como resultado dos conflitos e consensos sociais que se estabelecem em cada momento histórico determinado.
#138577
Banca
. Bancas Diversas
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(1,0) 19 - 

Durante o turno de trabalho do vice-diretor, a secretaria da escola atende a uma solicitação de matrícula para a Educação de Jovens e Adultos de um adolescente de 17 anos, identificado como um caso de Liberdade Assistida. Na condição de vice-diretor como você encaminha o atendimento?

  • a) Dá imediato atendimento à matrícula, tendo em vista as medidas de proteção previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • b) Anota os dados do adolescente, o contato da família e pede para a mãe que aguarde a consulta ao Conselho Tutelar sobre o caso.
  • c) Pede para a mãe que retorne no dia seguinte no horário de trabalho do diretor para tratar do assunto.
  • d) Em dúvida sobre o tipo de problema envolvido na Liberdade Assistida, informa que não existe vaga para o adolescente e que ele vai ficar em lista de espera.
  • e) Condiciona a matrícula do adolescente à assinatura da mãe em termo de responsabilidade registrado em cartório.
#138578
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(1,0) 20 - 

“Toda moral pede disciplina, mas toda disciplina não é moral”.

Considerando que no espaço escolar existe um vínculo entre disciplina em sala de aula e moral, dada a relação do(s) indivíduo(s) com um conjunto de normas, é correto afirmar sobre a frase acima que

  • a) toda indisciplina que ocorre na escola é imoral por princípio.
  • b) pode haver atos de indisciplina escolar genuinamente morais.
  • c) toda imoralidade resulta em indisciplina.
  • d) toda indisciplina é resultante da ausência de valores morais
  • e) toda disciplina resulta de um valor moral por princípio.