Processando...

Simulado Prefeitura de Campinas - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Campinas - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos

📚 Simulado Prefeitura de Campinas-SP gratuito | cód.9555

Prepare-se com inteligência: resolva o simulado Prefeitura de Campinas-SP agora mesmo! 🧠

 

🔗 Vejam mais simulados Prefeitura de Campinas-SP

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado Prefeitura de Campinas-SP foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado Prefeitura de Campinas-SP e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões Prefeitura de Campinas-SP

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso Prefeitura de Campinas-SP


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Prefeitura de Campinas-SP. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre Prefeitura de Campinas-SP


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Prefeitura de Campinas-SP.

Ver apostilas para Prefeitura de Campinas-SP


📢 Concursos Abertos para Prefeitura de Campinas-SP

Veja os concursos abertos da instituição Prefeitura de Campinas-SP. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para Prefeitura de Campinas-SP


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#138559
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Campinas-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

A participação da comunidade escolar na gestão da escola e a observância dos princípios e finalidades da educação, particularmente o respeito à diversidade e à diferença, são desafios para todos os sujeitos do processo educativo.
Analisando a afirmação acima, do ponto de vista da tradição da gestão/administração, a escola

  • a) sempre foi democrática, na medida em que cumpre o papel de por em funcionamento a instituição, buscando os melhores meios para atingir seus fins, em cada momento histórico e contexto político.
  • b) não precisava ocupar-se de aspectos secundários à finalidade precípua da educação escolar, que é a aprendizagem dos estudantes, enquanto domínio do conhecimento historicamente acumulado.
  • c) sempre foi igualitária, tratando a todos da mesma maneira e garantindo as mesmas oportunidades a todos, em acordo com as normas dos sistemas de ensino.
  • d) sempre teve dificuldades para aceitar a participação e em lidar com a pluralidade e a diferença, tendendo a silenciá-las e neutralizá-las, sentindo-se mais confortável com a uniformidade e a padronização.
  • e) apresentava um contexto diferenciado da escola atual, em que havia qualidade e rigor na organização do trabalho do professor e na avaliação dos estudantes, com clareza sobre os mínimos aceitáveis em cada ano escolar.
#138560
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Campinas-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Da perspectiva da realização do direito humano à educação, o quadro da educação escolar brasileira apresenta desafios tanto do ponto de vista do acesso, quanto da qualidade (...).
Analise os desafios abaixo.
I. Em termos estatísticos, a Educação Básica já está garantida para todos havendo número de vagas suficientes, disponíveis e adequadas a todos.
II. Considerando a composição étnico-racial da população brasileira é possível afirmar que a educação escolar, além de não ser garantida a todos não é distribuída igualmente.
III. O relacionamento entre a escola e a comunidade é marcado pelo autoritarismo das famílias e conflitos entre os projetos pedagógicos e as expectativas das famílias.
IV. Os avanços na escolaridade dos brasileiros mostram que apesar de significativos não chegam a alterar o quadro de desigualdades sociais.
Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) I e II.
  • b) III e IV.
  • c) II e IV.
  • d) II e III.
  • e) I e IV
#138561
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Campinas-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A diferença entre direitos humanos e direitos de cidadania é que os

  • a) direitos de cidadania são sinônimos dos direitos humanos não havendo, portanto, diferenças entre eles.
  • b) direitos humanos são restritos e os direitos de cidadania são amplos envolvendo todos que convivem num mesmo território.
  • c) direitos humanos são direitos assegurados aos cidadãos quando estão fora de seu país, enquanto os direitos de cidadania são garantidos dentro do território de nacionalidade de cada indivíduo.
  • d) direitos humanos pertencem a todos os sujeitos, são universais e naturais, enquanto os direitos de cidadania são próprios aos naturais de um país.
  • e) direitos humanos estão garantidos na Constituição Federal, enquanto os direitos de cidadania constam das Constituições dos Estados e das Leis Orgânicas dos Municípios.
#138562
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Campinas-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Em novembro de 2015, novas regras para o cálculo de aposentadoria entraram em vigor, com a publicação da Lei no 13.183, estipulando um sistema de pontos para que a pessoa possa se aposentar pelo valor integral. Esse sistema soma a idade ao tempo de contribuição.
Considere as afirmativas abaixo.
I. Uma mulher, com 55 anos de idade e 30 anos de contribuição ao INSS, poderá se aposentar, pelo sistema de pontos, por totalizar 85 pontos. Para os homens serão necessários 95 pontos. A regra é válida para ambos até 2018, quando será acrescido um ponto às somas de idade e tempo de contribuição.
II. O tempo mínimo de contribuição ao INSS, necessário para aposentadoria, é de 35 anos para os homens e de 30 anos para as mulheres.
III. O tempo mínimo de contribuição ao INSS do professor e da professora que comprovarem, exclusivamente, tempo de efetivo exercício de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio será de, respectivamente, 30 e 25 anos, acrescentando-se cinco pontos à soma da idade com o tempo de contribuição.
Está correto o que se afirma em

  • a) I, II e III.
  • b) I e II, apenas.
  • c) II e III, apenas.
  • d) I e III, apenas.
  • e) II, apenas.
#138563
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Campinas-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Tema do Fórum Econômico Mundial, reunido em Davos, na Suíça, em janeiro de 2016, a chamada Quarta Revolução Industrial corresponde, entre outros fatores,

  • a) ao reconhecimento de que os países mais desenvolvidos devem criar indústrias em regiões mais pobres, para diminuir a desigualdade social.
  • b) aos novos modelos de equipamentos industriais movidos por fontes de energia eólica.
  • c) à necessidade de proibir definitivamente a exploração do trabalho infantil nas indústrias.
  • d) à crescente automação e aos avanços da tecnologia da informação, com grande impacto no mercado de trabalho.
  • e) ao avanço, na maioria dos países, da produção artesanal baseada na transformação de matérias primas renováveis.
#138564
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Campinas-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Com a globalização, aumenta cada vez mais a participação de investidores em países estrangeiros, facilitada pelo desenvolvimento tecnológico da informática, que possibilita a aplicação de capitais até mesmo à distância. Paralelamente, constata-se a ação efetiva de agências especializadas em avaliar as condições econômicas dos países, para informar os investidores: são as chamadas agências de classificação de risco, como a Standard & Poor's, a Fitch e a Moody’s. Tais empresas apresentaram suas avaliações sobre a situação brasileira, em 2015 e 2016. Sobre o tema é correto afirmar:

    • a) As três agências − Standard & Poor's, Fitch e Moody’s − tiraram o grau de investimento na classificação de crédito do Brasil.
    • b) Apenas a Standard & Poor's retirou o grau de investimento, rebaixando o Brasil para o nível especulativo.
    • c) As agências Fitch e Moody’s mantiveram o grau de investimento do Brasil, indicando, entretanto, tendência de rebaixamento para o nível especulativo.
    • d) As três agências mantiveram, para o Brasil, o grau de investimento na classificação de crédito.
    • e) Apenas a Moody’s excluiu o Brasil do rol dos países considerados bons pagadores.
    #138565
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    Prefeitura de Campinas-SP
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 7 - 

    O projeto pedagógico da escola “é o documento que registra o compromisso público da comunidade escolar em aperfeiçoar, continuadamente, a educação ofertada na unidade educacional”. A elaboração coletiva do projeto pedagógico, a sistematização, implementação e avaliação do Projeto Pedagógico na RME é atribuição e responsabilidade

    • a) do Conselho das Escolas Municipais de Educação.
    • b) do orientador pedagógico.
    • c) do Conselho de Escola.
    • d) da Comissão Própria de Avaliação.
    • e) do Diretor.
    #138566
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    Prefeitura de Campinas-SP
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 8 - 

    Apropriar-se dos problemas da escola inclui um apropriar para demandar do Estado as condições necessárias ao funcionamento dela. Mas inclui, igualmente, o compromisso dos que fazem a escola com os resultados de seus alunos, num processo bilateral chamado de qualidade negociada.
    A Política de Avaliação Institucional Participativa da RME de Campinas envolve no âmbito da escola:

    • a) a autoavaliação da Unidade Escolar feita de modo participativo com a liderança do Conselho Escolar.
    • b) o funcionamento da Comissão Própria de Avaliação, responsável por realizar a autoavaliação da Unidade Escolar.
    • c) o diagnóstico da Unidade Escolar realizado para o Projeto de Desenvolvimento Educacional − PDE Escola, que ocorre com ampla participação de todos os segmentos da comunidade.
    • d) o Planejamento Estratégico Situacional, liderado pelo diretor, responsável pela autoavaliação da Unidade Escolar.
    • e) a qualidade negociada com a comunidade escolar e o sistema de ensino associada aos Indicadores de Desenvolvimento da Educação Básica − IDEB.
    #138567
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    Prefeitura de Campinas-SP
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 9 - 

    A mãe de uma criança busca o Conselho Tutelar (CT) de sua região para denunciar profissionais da escola e a diretora, em razão de sua criança de três anos de idade ter sido forçada a alimentar-se na creche, restando, além da narrativa da criança, sinais de agressão no braço e na boca. Relativamente ao procedimento da mãe, a responsabilidade da creche e ao que cabe ao Conselho Tutelar, está correto afirmar que

    • a) a mãe não poderia procurar o CT antes de informar a escola sobre o ocorrido e dar conhecimento à diretora sobre o fato, que então faria a averiguação e o comunicaria ao CT, se necessário.
    • b) o problema diz respeito a assunto que não é pertinente ao tratamento de casos pelo CT e nem tem previsão de abordagem no Estatuto da Criança e do Adolescente, por envolver questão alimentar.
    • c) a mãe agiu de forma incorreta, dentro do que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente − ECA, para os casos de suspeita ou confirmação de castigo; tendo a suspeita ocorrido na escola, a comunicação obrigatoriamente deve ser feita pelo diretor da escola.
    • d) a mãe agiu dentro do que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente − ECA para os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante contra criança, que devem ser obrigatoriamente comunicados ao CT.
    • e) não cabe às mães buscarem o CT para denunciarem as escolas, sendo o procedimento correto reportar o fato à Ouvidoria da Secretaria Municipal de Educação que buscaria apurar e esclarecer o caso.
    #138568
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    Prefeitura de Campinas-SP
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 10 - 

    O trecho abaixo é parte de uma crítica à crise da educação americana nos anos de 1950. Basicamente discute as funções da educação.
    [...] a tarefa educacional é intrinsecamente complexa, pois educar é simultaneamente proteger a criança das pressões do mundo e proteger o mundo contra as pressões e transformações que advêm da capacidade humana para a ação e para o discurso em comum, própria dos recém-chegados. [...] essas duas responsabilidades de modo algum coincidem; com efeito, podem entrar em mútuo conflito. A responsabilidade pelo desenvolvimento da criança volta-se em certo sentido contra o mundo: a criança requer cuidado e proteção especiais para que nada de destrutivo lhe aconteça da parte do mundo. Porém também o mundo necessita de proteção, para que não seja derrubado e destruído pelo assédio do novo que irrompe sobre ele a cada nova geração.
    Traduzem o texto acima, as expressões:

    • a) socialização e escolarização.
    • b) conservação e transformação.
    • c) reprodução e revolução.
    • d) exploração e dominação.
    • e) normalização e moralização.
    #138569
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    Prefeitura de Campinas-SP
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 11 - 

    O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova é um documento histórico que

    • a) serve de base às considerações do texto Pátria Educadora que apresenta a qualificação do ensino básico como obra de reconstrução nacional.
    • b) dá origem à primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que o cita no preâmbulo.
    • c) propõe a organização de um plano geral de educação, defendendo uma escola única, pública, laica, obrigatória e gratuita.
    • d) foi inspirado na Declaração Universal dos Direitos do Homem.
    • e) resume o capítulo Da Educação, constante da Constituição da República do Brasil, de 1932.
    #138570
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    Prefeitura de Campinas-SP
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 12 - 

    Em um sorteio de prêmios na festa de funcionários de uma empresa, serão sorteadas 10 bicicletas. O número de participantes nesse sorteio é de 60 pessoas. Quando uma pessoa é sorteada seu nome é retirado da lista para os sorteios seguintes. Foram sorteadas 9 bicicletas e nenhuma pessoa do setor de informática havia sido sorteada. Sabendo que esse setor estava representado por 17 pessoas, a probabilidade de uma dessas pessoas ganhar a última bicicleta é igual a

    • a) 17%.
    • b) 3/5
    • c) 25%
    • d) 1/4.
    • e) 1/3 .
    #138571
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    Prefeitura de Campinas-SP
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 13 - 

    A coordenação pedagógica de uma escola pretende comparar os resultados, em Ciências, de três turmas do 9o ano do ensino fundamental. Para isso é necessário calcular a média aritmética ponderada dos resultados obtidos pelos alunos em cada uma dessas turmas. Na turma A os resultados individuais são: 7 alunos com nota 5; 5 alunos com nota 6 e 8 alunos com nota 7. Na turma B os resultados individuais são: 10 alunos com nota 5; 12 alunos com nota 6 e 3 alunos com nota 8. Na turma C os resultados individuais são: 12 alunos com nota 5; 13 alunos com nota 6 e 5 alunos com nota 7. Ordenando as médias obtidas por essas turmas, é correto afirmar que

    • a) nenhuma dessas turmas obteve média inferior a 6.
    • b) apenas uma dessas turmas obteve média inferior a 5.
    • c) a diferença entre a maior média e a menor média é maior do que 1.
    • d) a média intermediária está mais próxima da menor média do que da maior.
    • e) todas as médias são maiores que 5,8.
    #138572
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    Prefeitura de Campinas-SP
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 14 - 

    O preço de um produto sofreu um desconto de 10%. Por motivo de baixa demanda por esse produto, o comerciante desconta 15% do preço já com o desconto anterior. Mesmo assim a demanda pelo produto continuava baixa. Pela terceira vez o comerciante desconta 10%, do último preço vigente. Em relação ao preço inicial, esse último preço apresenta um desconto total equivalente a

    • a) 35%.
    • b) 27,45%.
    • c) 31,15%.
    • d) 37,25%.
    • e) 29,85%.
    #138573
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    Prefeitura de Campinas-SP
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 15 - 

    O projeto de reforma de um posto de saúde estabelecia que com 15 operários era possível executar a reforma em 90 dias. A reforma foi iniciada e após 10 dias de trabalho o secretário de obras determinou a contratação de outros y operários para, juntamente com os outros, acelerarem a obra. A ideia do secretário é terminar a obra com um total de 60 dias de trabalho nessa reforma. Considerando que o ritmo de trabalho de todos os operários é igual, o número de operários y a serem contratados é igual a

    • a) 12.
    • b) 9.
    • c) 20.
    • d) 18.
    • e) 6.