Simulado MPE-RS | Agente Administrativo | CONCURSO
📚 Simulado Prefeitura de Teresina-PI | Professor - Educação Física | cód.7562
A melhor forma de estudar é praticando. O simulado Prefeitura de Teresina-PI está pronto para você! 📚
🔗 Vejam mais simulados Prefeitura de Teresina-PI
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado Prefeitura de Teresina-PI foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Teresina-PI
- 👔 Cargo: Professor - Educação Física
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: NUCEPE
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado Prefeitura de Teresina-PI e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões Prefeitura de Teresina-PI
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso Prefeitura de Teresina-PI
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Prefeitura de Teresina-PI. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre Prefeitura de Teresina-PI
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Prefeitura de Teresina-PI.
Ver apostilas para Prefeitura de Teresina-PI
📢 Concursos Abertos para Prefeitura de Teresina-PI
Veja os concursos abertos da instituição Prefeitura de Teresina-PI. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para Prefeitura de Teresina-PI
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #111527
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Teresina-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Com o passar do tempo, a Educação Física sofreu grandes alterações por conta das modificações sociais, econômicas e políticas no mundo. Sendo assim, pode-se afirmar que, nos diferentes períodos históricos, a educação física defende o seguinte pensamento:
- a) na Antiguidade Clássica (Grécia e Roma) o exercício físico era muito valorizado.
- b) na Idade Média a prática da atividade física era desprestigiada, mas valorizamse as danças coletivas ritualísticas.
- c) na Idade Moderna o exercício físico foi fundamentado pelos teóricos da época, com interesse no desenvolvimento dos esportes de alto rendimento.
- d) na Antiguidade Clássica o exercício físico era desprestigiado, havendo abominação ao corpo.
- e) na Idade Média a prática da atividade física era defendida pela igreja católica.
- #111528
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Teresina-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Durante o período pré-histórico pode-se afirmar que houve poucos registros históricos das práticas desenvolvidas na Educação Física, porém os poucos registros de que se dispõem permitem afirmar que nesse período ela assumia os seguintes tipos de caráter:
- a) sociais, políticos, ritualísticos, recreativos.
- b) econômicos, ritualísticos, recreativos, sexuais, naturais.
- c) políticos, ritualísticos, recreativos, naturais.
- d) econômicos, políticos, recreativos, utilitários.
- e) ritualísticos, utilitários, naturais, recreativos.
- #111529
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Teresina-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Na Grécia Antiga, várias cidades estados se revezaram no poder, mas apenas duas obtiveram grandes conquistas e importância política, social e econômica durante muito tempo. Por conta disso, a educação em ambas era bastante diferenciada, inclusive a maneira pela qual os exercícios físicos eram encarados e desenvolvidos. Uma pensava o desenvolvimento holístico do indivíduo, valorizando os exercícios como complemento, mas sem muito apelo bélico, a outra percebia os exercícios como a única maneira de se conseguir preparar o indivíduo para o conflito e para a vida, falase, respectivamente, de
- a) Atenas e Esparta.
- b) Esparta e Atenas.
- c) Esparta e Jônios.
- d) Esparta e Minus.
- e) Jônios e Esparta.
- #111530
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Teresina-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
De todos os períodos da história o que mais desenvolveu aspectos que valorizaram o corpo e, por conseguinte, os procedimentos corporais, deixando um grande legado para as gerações futuras foi a
- a) Idade Média.
- b) Idade Antiga
- c) Antiguidade Clássica (Grécia e Roma).
- d) Idade Moderna.
- e) Pré-História.
- #111531
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Teresina-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Considerando-se o período da história conhecido como Antiguidade, correspondendo aos países do crescente fértil e adjacências, pode-se afirmar que os diferentes povos que estavam desenvolvendo-se nessa época, deram as seguintes contribuições para a educação física
- a) Egípcios (hipismo), Hititas (as bases do “interval-training”), Persas, Chineses e Japoneses (preparação para a guerra).
- b) Egípcios (preparação para qualidade de vida), Hititas (as bases do “intervaltraining), Persas, Chineses e Japoneses (natação,remo).
- c) Egípcios (natação e o remo), Hititas (as bases do “interval-training”), Persas, Chineses e Japoneses (preparação para a qualidade de vida)
- d) Egípcios (treino resistido), Hititas (as bases do “interval-training”), Persas, Chineses e Japoneses (preparação para guerra).
- e) Egípcios (natação e o remo), Hititas (as bases do “treinamento de força), Persas, Chineses e Japoneses (preparação para a qualidade de vida).
- #111532
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Teresina-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A Educação Física passa por dois tipos básicos de organização para a prática de exercícios, que correspondem, respectivamente, à
- a) preparação pedagógica e o ocasional.
- b) preparação social e ocasional.
- c) preparação psicomotora e obrigatória.
- d) preparação pedagógica e natural.
- e) preparação pedagógica e convencional.
- #111533
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Teresina-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Durante a dominação Romana do território europeu, as práticas da Educação Física foram resumidas às lutas de gladiadores, esporte sangrento e bastante violento, apreciado pela comunidade romana pagã.
Com o passar do tempo, alguns fatores levaram essa sociedade a desprestigiar essas práticas. Quais foram esses fatores?
- a) Cristianismo, interesse por danças circulares e a diminuição da renda da população.
- b) Cristianismo, as lutas políticas e o aumento da renda da população.
- c) Cristianismo, esportes de inverno e o aumento da renda da população.
- d) Cristianismo, interesse por esportes náuticos e diminuição de renda da população.
- e) Cristianismo, interesse por lutas orientais e o aumento da quantidade de gladiadores.
- #111534
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Teresina-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Durante a Idade Moderna houve o aparecimento de algumas escolas de ginástica para o desenvolvimento da Educação Física. Dentre elas, a que pregava a necessidade de extirpar os vícios da sociedade moderna, denominava-se escola de ginástica
- a) sueca.
- b) alemã.
- c) francesa.
- d) inglesa.
- e) americana.
- #111535
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Teresina-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A importância das escolas de ginástica desenvolvidas na Idade Moderna foram importantes para o melhoramento dessa disciplina em todo o mundo moderno. Pensando-se assim, dentre todas as escolas de ginástica, qual delas teve seus procedimentos mais bem aceitos no Brasil do século XIX e de que ainda hoje restam resquícios em nossas escolas?
- a) Sueca.
- b) Alemã.
- c) Francesa.
- d) Inglesa.
- e) Americana.
- #111536
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Teresina-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
O pensamento médico higienista desenvolvido no século XIX irá influenciar diversas áreas do conhecimento humano, dentre elas a Educação Física que era uma extensão desse pensamento médico. É nessa perspectiva que os higienistas propõem
- a) a educação física moral, intelectual e social.
- b) a manutenção dos hábitos e costumes, melhoria da vida econômica.
- c) a melhora do comércio, desenvolvimento dos aspectos sexuais.
- d) a educação física moral, intelectual e sexual.
- e) a manutenção dos hábitos e costumes, melhoria da vida política.
- #111537
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Teresina-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
As escolas de ginástica, apesar de terem se desenvolvido em diferentes países da Europa, possuíam algumas finalidades comuns, visto terem sido fruto de um pensamento científico vigente na época histórica. São finalidades comuns a todas as escolas de ginástica
- a) regenerar a raça, promover a saúde, desenvolver a sexualidade.
- b) regenerar a raça, promover o hábito, desenvolver a força física.
- c) regenerar a raça, promover a saúde, desenvolver a política.
- d) regenerar a raça, promover a educação, desenvolver a sexualidade.
- e) regenerar a raça, promover a saúde, desenvolver a moral.
- #111538
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Teresina-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
As escolas de ginástica, apesar de terem algumas finalidades em comum, obedeciam ao desenvolvimento característico de seus países de origem e, principalmente, sofriam influência desses pensamentos. Assim, a Escola Alemã de Ginástica se caracteriza por
- a) espírito socialista, corpos robustos e saudáveis, bases científicas (biologia, fisiologia e anatomia).
- b) espírito fascista, corpos frágeis e intelectuais, bases científicas (biologia, fisiologia e anatomia).
- c) espírito nacionalista, corpos robustos e saudáveis, bases científicas (biologia, fisiologia e anatomia ).
- d) espírito neo-fascista, corpos robustos e saudáveis, bases científicas (biologia, fisiologia e anatomia ).
- e) espírito nazista, corpos frágeis, bases científicas (sociologia).
- #111539
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Teresina-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Dentre as escolas de ginástica, a escola sueca foi a mais bem estruturada do ponto de vista pedagógico. Dessa forma, possui quatro divisões:
- a) ginástica pedagógica, militar, médica e estética.
- b) ginástica pedagógica, recreativa militar e econômica.
- c) ginástica pedagógica, ergométrica, recreativa e médica.
- d) ginástica pedagógica, ergométrica, recreativa e estética.
- e) ginástica pedagógica, ergométrica, recreativa e econômica.
- #111540
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Teresina-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
O processo de introdução da Educação Física no Brasil aconteceu através das instituições médico-militares. Por conta disso, o pensamento médico-militar desenvolvido na Educação Física brasileira no século XIX baseava-se na moralidade sanitária que pregava o desenvolvimento
- a) da eugenia e do fator anatômico.
- b) do fator anatômico e da moral.
- c) da fisiologia e da moral.
- d) da eugenia e do fator recreativo.
- e) da eugenia e da moral.
- #111541
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Teresina-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
As escolas militares foram as responsáveis por desenvolver a disciplina de Educação Física para a sociedade em geral, por isso, sofreu influência do pensamento higienista. Assim, os procedimentos da Educação Física desenvolvidos no início do século XIX dentro das escolas militares deveria ter a função social de
- a) Disciplinar a mente, desenvolver a ordem e posicionar-se contra as ideias liberalistas.
- b) Disciplinar o corpo, desenvolver a ordem e posicionar-se contra as ideias familiares.
- c) Disciplinar o corpo, desenvolver a anarquia e posicionar-se contra as ideias familiares.
- d) Disciplinar o corpo, desenvolver a ordem e apoiar as ideias familiares.
- e) Disciplinar a mente, desenvolver a ordem e posicionar-se contra as ideias familiares.