Processando...

Simulado ISSBLU - SC de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado ISSBLU - SC de Matérias Diversas para Cargos diversos

📚 Simulado ISSBLU-SC gratuito | cód.11331

Estude com estratégia: o simulado ISSBLU-SC foi criado pensando em você! 📘

 

🔗 Vejam mais simulados ISSBLU-SC

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado ISSBLU-SC foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado ISSBLU-SC e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões ISSBLU-SC

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso ISSBLU-SC


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso ISSBLU-SC. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre ISSBLU-SC


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso ISSBLU-SC.

Ver apostilas para ISSBLU-SC


📢 Concursos Abertos para ISSBLU-SC

Veja os concursos abertos da instituição ISSBLU-SC. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para ISSBLU-SC


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#167400
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ISSBLU-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

- “O primeiro reservatório da usina de Belo Monte já começou a ser inundado pelas águas do rio Xingu, no sudoeste do Pará. Depois de anos de polêmica, usina recebe licença do Ibama para operar.” (Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/belo-monte-comeca-a-encher-reservatorios-no-xingu-8169.html. Acesso em: 27 nov. 2015
A respeito da usina de Belo Monte, assinale a alternativa correta:

  • a) A hidrelétrica de Belo Monte está instalada em região de parca sociobiodiversidade
  • b) A usina de Belo Monte está muito distante do Parque Indígena do Xingu e de Altamira.
  • c) A licença concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para operação da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, é válida por 20 anos.
  • d) Belo Monte será a 3ª maior hidrelétrica do mundo.
  • e) A hidrelétrica de Belo Monte foi construída em tempo recorde, apesar de protestos de ecologistas, populações ribeirinhas e 15 etnias indígenas cujo território foi afetado pela construção da usina.
#167401
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ISSBLU-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Hoje, não se vê mais muito sentido em isolar um funcionário para que ele se concentre e desenvolva seu projeto sossegado. Apesar de, em nossa cultura termos privilegiado o aprendizado individual, as experiências mais recentes têm demonstrado que o aprendizado compartilhado produz resultados muito mais duradouros e de fácil assimilação. Não é por acaso que a grande maioria das organizações tem optado por organizar suas atividades em projetos, que são geridos por equipes. Mas, veja bem: uma equipe é maior que um grupo. Seus resultados são muito mais efetivos devido a determinadas características. Analise as características abaixo e identifique as que contribuem para que o trabalho em equipe seja mais efetivo: I- Consciência de propósito. II- Comunicação aberta. III- Feedback contínuo. IV- Excesso de autoconfiança. V- Busca de objetivos individuais. As características são:

  • a) Apenas I, II e IV.
  • b) Apenas I, III e IV.
  • c) Apenas II, III e V.
  • d) Apenas I, II e III.
  • e) Apenas II, IV e V.
#167402
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ISSBLU-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

SOLIDARIEDADE O gesto não precisa ser grandioso nem público, não é necessário pertencer a uma ONG ou fazer uma campanha. Sobretudo, convém não aparecer. O gesto primeiro devia ser natural, e não decorrer de nenhum lema ou imposição, nem convite nem sugestão vinda de fora. Assim devíamos ser habitualmente, e não somos, ou geralmente não somos: cuidar do que está do nosso lado. Cuidar não só na doença ou na pobreza, mas no cotidiano, em que tantas vezes falta a delicadeza, a gentileza, a compreensão; esquecidos os pequenos rituais de respeito, de preservação do mistério, e igualmente da superação das barreiras estéreis entre pessoas da mesma casa, da família, das amizades mais próximas. Dentro de casa, onde tudo deveria começar, onde se deveria fazer todo dia o aprendizado do belo, do generoso, do delicado, do respeitoso, do agradável e do acolhedor, mal passamos, correndo, tangidos pelas obrigações. Tão fácil atualmente desculpar-se com a pressa: o trânsito, o patrão, o banco, a conta, a hora extra... Tudo isso é real, tudo isso acontece e nos enreda e nos paralisa. Mas, por outro lado, se a gente parasse (mas parar pra pensar pode ser tão ameaçador...) e fizesse um pequeno cálculo, talvez metade ou boa parte desses deveres aparecesse como supérfluo, frívolo, dispensável. Uma hora a mais em casa não para se trancar no quarto, mas para conviver. Não com obrigação, sermos felizes com hora marcada e prazo pra terminar, mas promover desde sempre a casa como o lugar do encontro, não da passagem; a mesa como lugar do diálogo, não do engolir quieto e apressado; o quarto como o lugar do afeto, não do cansaço. Pois se ainda não começamos a ser solidários dentro de nós mesmos e dentro de nossa casa ou do nosso círculo de amigos, como querer fazer campanhas, como pretender desfraldar bandeiras, como desejar salvar o mundo − se estamos perdidos no nosso cotidiano? Como dizer a palavra certa se estamos mudos, como escutar se estamos surdos, como abraçar se estamos congelados? Para mim, a solidariedade precisa ser antes de tudo o aprendizado da humanidade pessoal. Depois de sermos gente, podemos − e devemos − sair dos muros e tentar melhorar o mundo. Que anda tão, tão precisado. (LUFT Lya. São Paulo, 2001.) Em “O gesto primeiro devia ser natural, e não decorrer de nenhum lema ou imposição, [...]” (segundo parágrafo), a vírgula colocada antes do “e” se justifica pelo mesmo motivo que a(s) colocada(s) no seguinte período: (Assinale a alternativa correta.)

  • a) Encontrou a pessoa especial de sua vida, e a deixou escapar.
  • b) Vida é agitação, e anda, e corre, e vira, e mexe.
  • c) Às vezes, não paramos para refletir, e não discutimos os problemas do dia a dia.
  • d) E homens, e mulheres, e crianças, e todos, enfim, devem se distinguir por seu ideal humanitário.
  • e) Tinha atitude é nobre, e meus atos advêm da fé.
#167403
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ISSBLU-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

SOLIDARIEDADE O gesto não precisa ser grandioso nem público, não é necessário pertencer a uma ONG ou fazer uma campanha. Sobretudo, convém não aparecer. O gesto primeiro devia ser natural, e não decorrer de nenhum lema ou imposição, nem convite nem sugestão vinda de fora. Assim devíamos ser habitualmente, e não somos, ou geralmente não somos: cuidar do que está do nosso lado. Cuidar não só na doença ou na pobreza, mas no cotidiano, em que tantas vezes falta a delicadeza, a gentileza, a compreensão; esquecidos os pequenos rituais de respeito, de preservação do mistério, e igualmente da superação das barreiras estéreis entre pessoas da mesma casa, da família, das amizades mais próximas. Dentro de casa, onde tudo deveria começar, onde se deveria fazer todo dia o aprendizado do belo, do generoso, do delicado, do respeitoso, do agradável e do acolhedor, mal passamos, correndo, tangidos pelas obrigações. Tão fácil atualmente desculpar-se com a pressa: o trânsito, o patrão, o banco, a conta, a hora extra... Tudo isso é real, tudo isso acontece e nos enreda e nos paralisa. Mas, por outro lado, se a gente parasse (mas parar pra pensar pode ser tão ameaçador...) e fizesse um pequeno cálculo, talvez metade ou boa parte desses deveres aparecesse como supérfluo, frívolo, dispensável. Uma hora a mais em casa não para se trancar no quarto, mas para conviver. Não com obrigação, sermos felizes com hora marcada e prazo pra terminar, mas promover desde sempre a casa como o lugar do encontro, não da passagem; a mesa como lugar do diálogo, não do engolir quieto e apressado; o quarto como o lugar do afeto, não do cansaço. Pois se ainda não começamos a ser solidários dentro de nós mesmos e dentro de nossa casa ou do nosso círculo de amigos, como querer fazer campanhas, como pretender desfraldar bandeiras, como desejar salvar o mundo − se estamos perdidos no nosso cotidiano? Como dizer a palavra certa se estamos mudos, como escutar se estamos surdos, como abraçar se estamos congelados? Para mim, a solidariedade precisa ser antes de tudo o aprendizado da humanidade pessoal. Depois de sermos gente, podemos − e devemos − sair dos muros e tentar melhorar o mundo. Que anda tão, tão precisado. (LUFT Lya. São Paulo, 2001.) No texto “Solidariedade”, em alguns períodos, a conjunção “se” introduz orações subordinadas adverbiais condicionais. Identifique-as nos trechos a seguir: I- “[...] onde tudo deveria começar, onde se deveria fazer todo dia o aprendizado do belo [...], mal passamos, correndo [...]. (quarto parágrafo) II- “Mas [...] se a gente parasse [...] e fizesse um pequeno cálculo, talvez metade ou boa parte desses deveres aparecesse como supérfluo, frívolo, dispensável.” (quinto parágrafo) III- “[...] como desejar salvar o mundo − se estamos perdidos no nosso cotidiano?” (sétimo parágrafo) IV- “[...] como abraçar se estamos congelados?” (oitavo parágrafo) Assinale a alternativa correta:

  • a) Apenas I, III e IV estão corretas.
  • b) Apenas II, III e IV estão corretas.
  • c) Apenas II e III estão corretas.
  • d) Apenas III e IV estão corretas.
  • e) Apenas I está correta.
#167404
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ISSBLU-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os indicadores são úteis para apontar tendências e chamar atenção para determinadas questões; também podem ser úteis na definição de prioridades políticas, bem como na aferição ou monitorização do desempenho. (MARTINS e CÂNDIDO, 2015). Nesse sentido, analise cada afirmação e escreva V, para a que for verdadeira, e F, para a que for falsa: ( ) A 1ª cidade do Brasil em longevidade, segundo a ONU, é Florianópolis. ( ) Entre os municípios brasileiros, Blumenau tem o melhor índice de Desenvolvimento Humano Municipal, segundo a ONU. ( ) Em 10 anos, Santa Catarina reduziu a zero o número de municípios em situação de alta vulnerabilidade. ( ) A região Sul é a região que apresenta a maior quantidade de municípios na faixa de muito baixa vulnerabilidade social. Santa Catarina tem mais de 40% dos municípios inseridos nessa faixa. Assinale a sequência correta:

  • a) V – V – V – V.
  • b) F – V – V – V.
  • c) F – F – F – V.
  • d) F – F – V – V.
  • e) V – F – F – F.
#167405
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ISSBLU-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Microcefalia, diagnosticada no começo da vida, é uma condição neurológica rara em que a cabeça da pessoa é significativamente menor do que a de outros da mesma idade e sexo. A esse respeito, assinale a alternativa correta:

  • a) O Brasil não cogita declarar emergência internacional de saúde pública, pois o surto de microcefalia é comum no mundo
  • b) Desde o surgimento dos primeiros casos de microcefalia em Pernambuco, houve confirmação de que os casos tinham relação com o Zika vírus.
  • c) O Zika vírus, de origem africana, é da mesma família do vírus da dengue, mas é inofensivo
  • d) As formas de prevenção da microcefalia incluem a luta contra o acúmulo de água e lixo que atraem mosquitos, colocação de tela na casa, uso de mosquiteiro e repelente.
  • e) Um balanço divulgado pelo Ministério da Saúde (julho 2015) mostra que já foram notificados 900 casos suspeitos de microcefalia em 160 cidades de nove estados do país.
#167406
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ISSBLU-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A evolução histórica de mortes por violência no Brasil impressiona pelos quantitativos implicados. Entre 1980 e 2011 no Brasil: • Morreram 1.145.908 pessoas vítimas de homicídio. • Morreram 995.284 vítimas de acidentes de transporte. • 205.890 suicidaram-se. • As três causas somadas totalizam 2.347.082 vítimas. (http://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2014/Mapa2014_JovensBrasil_Preliminar.pdf). Acesso em: 20 nov.2015.
A respeito da violência, analise as afirmações que seguem e identifique a(s) correta(s):
I- Pesquisa feita em 2013 pela Secretaria Nacional de Juventude aponta que 51% dos jovens ouvidos, em todos os estados, em cidades de pequeno, médio e grande porte, e em todos os estratos sociais, já perderam uma pessoa próxima de forma violenta. II- Os jovens negros no Brasil são duas vezes e meia mais vítimas de homicídio do que o jovem branco, isto é, para cada jovem branco que morre assassinado, morrem 2,5 jovens negros. III- Nos acidentes de transporte, a vitimização prioritária também acontece na faixa jovem e idosa. No caso dos jovens, esse fato explica-se pela crescente e elevada mortalidade de motociclistas, veículo mais utilizado por jovens. No caso dos idosos, deve-se fundamentalmente à elevada vulnerabilidade de pedestres com mais de 65 anos.
Assinale a alternativa correta:

  • a) As afirmações I, II e III estão corretas
  • b) Apenas a afirmação I está correta
  • c) Apenas a afirmação III está correta.
  • d) Apenas as afirmações I e II estão corretas.
  • e) Apenas as afirmações II e III estão corretas.
#167407
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ISSBLU-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

SOLIDARIEDADE O gesto não precisa ser grandioso nem público, não é necessário pertencer a uma ONG ou fazer uma campanha. Sobretudo, convém não aparecer. O gesto primeiro devia ser natural, e não decorrer de nenhum lema ou imposição, nem convite nem sugestão vinda de fora. Assim devíamos ser habitualmente, e não somos, ou geralmente não somos: cuidar do que está do nosso lado. Cuidar não só na doença ou na pobreza, mas no cotidiano, em que tantas vezes falta a delicadeza, a gentileza, a compreensão; esquecidos os pequenos rituais de respeito, de preservação do mistério, e igualmente da superação das barreiras estéreis entre pessoas da mesma casa, da família, das amizades mais próximas. Dentro de casa, onde tudo deveria começar, onde se deveria fazer todo dia o aprendizado do belo, do generoso, do delicado, do respeitoso, do agradável e do acolhedor, mal passamos, correndo, tangidos pelas obrigações. Tão fácil atualmente desculpar-se com a pressa: o trânsito, o patrão, o banco, a conta, a hora extra... Tudo isso é real, tudo isso acontece e nos enreda e nos paralisa. Mas, por outro lado, se a gente parasse (mas parar pra pensar pode ser tão ameaçador...) e fizesse um pequeno cálculo, talvez metade ou boa parte desses deveres aparecesse como supérfluo, frívolo, dispensável. Uma hora a mais em casa não para se trancar no quarto, mas para conviver. Não com obrigação, sermos felizes com hora marcada e prazo pra terminar, mas promover desde sempre a casa como o lugar do encontro, não da passagem; a mesa como lugar do diálogo, não do engolir quieto e apressado; o quarto como o lugar do afeto, não do cansaço. Pois se ainda não começamos a ser solidários dentro de nós mesmos e dentro de nossa casa ou do nosso círculo de amigos, como querer fazer campanhas, como pretender desfraldar bandeiras, como desejar salvar o mundo − se estamos perdidos no nosso cotidiano? Como dizer a palavra certa se estamos mudos, como escutar se estamos surdos, como abraçar se estamos congelados? Para mim, a solidariedade precisa ser antes de tudo o aprendizado da humanidade pessoal. Depois de sermos gente, podemos − e devemos − sair dos muros e tentar melhorar o mundo. Que anda tão, tão precisado. (LUFT Lya. São Paulo, 2001.) De acordo com o Dicionário Antônio Houaiss, “alegação” significa: 1 aquilo que se alega, que se apresenta como argumento, razão [...]. 2 explicação que justifica ou procura justificar alguma coisa (atitude, ideia, etc.). Assinale a alternativa em que o período transcrito do texto exemplifica as definições acima:

  • a) “[...] esquecidos os pequenos rituais de respeito, de preservação do mistério, e igualmente da superação das barreiras estéreis entre pessoas da mesma casa, da família, das amizades mais próximas.”
  • b) “Depois de sermos gente, podemos − e devemos − sair dos muros e tentar melhorar o mundo. Que anda tão, tão precisado.”
  • c) “[...] onde se deveria fazer todo dia o aprendizado do belo, do generoso, do delicado, do respeitoso, do agradável e do acolhedor, mal passamos, correndo, tangidos pelas obrigações.”
  • d) “Assim devíamos ser habitualmente, e não somos, ou geralmente não somos: cuidar do que está do nosso lado.”
  • e) “Tão fácil atualmente desculpar-se com a pressa: o trânsito, o patrão, o banco, a conta, a hora extra...”
#167408
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ISSBLU-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

A Simulação motivada pelo que se chama de Indenisiofilia ou sinistrose trata-se de uma luta desonesta pela vida, fazendo concorrência com a luta honesta. Trata-se de uma situação na qual as queixas não guardam correlação com o exame físico e complementares. É considerada uma fraude no sistema de saúde e previdência. Diante do exposto, analise as situações abaixo:

I- METASSIMULAÇÃO: O paciente adiciona ao quadro existente, sinais e sintomas de outras doenças.

II- SIMULAÇÃO: Segundo a Organização Mundial de Saúde, a produção intencional ou invenção de sintomas ou incapacidades tanto físicas quanto psicológicas, motivadas por estresse ou incentivos externos.

III- DISSIMULAÇÃO: O indivíduo doente tenta dar a impressão que é perfeitamente saudável, ocultando sinais importantes para que se chegue a um diagnóstico.

IV- PARASSIMULAÇÃO OU SUPERSIMULAÇÃO: O indivíduo está realmente doente, mas, por diversos motivos, exagera nos sintomas da doença, fazendo com que o quadro pareça mais grave e preocupante.

Assinale a alternativa correta:

  • a) V – V – F – F.
  • b) F – V – V – F.
  • c) V – F – V – F.
  • d) F – F – V– V.
  • e) F –V – F – V.
#167409
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ISSBLU-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Avalie as afirmativas descritas abaixo acerca da Síndrome de Burnout e assinale V, às assertivas que são verdadeiras, e F, às assertivas que são falsas:

( ) É consequente a prolongados níveis de estresse no trabalho e compreende exaustão emocional, distanciamento das relações pessoais e diminuição do sentimento de realização pessoal.

( ) Sentimentos de justiça e de equidade nas relações laborais estão associados a índices superiores da síndrome de Burnout. Salários semelhantes para o mesmo cargo e ascensão profissional de colega por merecimento.

( ) Para enumeração dos fatores de risco para o seu desenvolvimento, são considerados 4 dimensões: a organização; o indivíduo; o trabalho e a sociedade.

( ) A exaustão emocional abrange sentimentos de desesperança, solidão, depressão, raiva, impaciência, tensão e diminuição de empatia.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • a) F – V – F – F.
  • b) V – V – F – V.
  • c) F – F – V – V.
  • d) V – F – V – V.
  • e) F – V – F – V.
#167410
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ISSBLU-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

A perda auditiva neurossensorial por exposição continuada a níveis elevados de pressão sonora relacionada ao trabalho é uma diminuição gradual da acuidade auditiva, decorrente da exposição. Ao encontro dessa temática, assinale a alternativa correta:

  • a) É comum a coexistência de vários fatores que podem agredir diretamente o órgão auditivo e influir no desenvolvimento da perda auditiva, por meio de interação com níveis de pressão sonora ocupacional, ou não ocupacional.
  • b) O trauma acústico pode ser definido como perda progressiva da acuidade auditiva, decorrente de uma exposição continuada à pressão sonora intensa ou devido à trauma físico do ouvido, crânio ou coluna cervical.
  • c) Alterações na concentração de oxigênio e no metabolismo de glicose, em geral, não resultarão em mau funcionamento do ouvido interno e subsequentes alterações na audição.
  • d) As PAIR, independente do grau de incapacidade funcional e laborativa que produza, se relacionadas com o trabalho, devem ser enquadradas no Grupo III de Schilling.
  • e) São considerados sugestivos de perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados os casos cujos audiograma isolado ou de referência ou basais, nas frequências de 3.000 e/ou 4.000 e/ou 6.000Hz, apresentam limiares auditivos acima de 15 dB (NA).
#167411
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ISSBLU-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

Pneumoconiose é uma doença pulmonar ocupacional, com padrão restritivo, causada pela inalação de poeiras inorgânicas, geralmente associada a trabalho em metalúrgicas, construtoras, mecânicas ou minas. São importantes causas de absenteísmo, benefícios previdenciário, indenizações trabalhistas, invalidez e morte precoce. Com relação às pneumoconioses, é correto afirmar:

I- Antracose é a pneumoconiose associada à poeira do carvão.

II- Siderose é a pneumoconiose associada à poeira do ferro.

III- Biriliose é a pneumoconiose associada à poeira da fibra do algodão.

IV- Asbestose é a pneumoconiose associada à poeira do amianto.

V- Bissinose é a pneumoconiose associada à poeira do jato de areia.

Estão corretos:

  • a) Apenas os itens III e V estão corretos.
  • b) Apenas os itens I, II e IV estão corretos.
  • c) Apenas os itens II, III e V estão corretos.
  • d) Apenas os itens III, IV e V estão corretos.
  • e) Apenas os itens I e II estão corretos.
#167412
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ISSBLU-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

As doenças ortopédicas são uma das causas mais comuns de afastamento do trabalho tanto por traumas, quanto por doenças crônico-degenerativas. A finalidade da perícia é dimensionar o estado de saúde do periciado, reconhecendo e quantificando suas limitações, tais como atrofias, perda de segmentos, limitações articulares, força muscular, aplicando testes específicos, já que muitas vezes as queixas são subjetivas. Em relação aos testes específicos, assinale a afirmativa correta:

I- Teste de Spurling – é utilizada para identificar a Síndrome do desfiladeiro torácico.

II- Teste de Thompson – é utilizado para identificar ruptura do tendão de Aquiles.

III- Teste de Lachmann – é utilizado para verificar a integridade dos ligamentos cruzados anterior.

IV- Teste de Adson – é utilizado para identificar compressões de raízes nervosas da coluna cervical.

Estão corretos:

  • a) Apenas os itens I e IV estão corretos.
  • b) Apenas os itens II e IV estão corretos.
  • c) Apenas os itens II e III estão corretos.
  • d) Apenas os itens I e II estão corretos.
  • e) Apenas os itens III e IV estão corretos.
#167413
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ISSBLU-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

A toxicologia ocupacional é a área da toxicologia que trata da identificação, análise e mecanismo de ação das substâncias químicas presentes nos processos produtivos, bem como da prevenção e tratamento dos efeitos tóxicos no trabalhador. A respeito das intoxicações ocupacionais, numere a coluna da esquerda com o correspondente à direita:
( ) Mesotelioma maligno de Pleura 1- Intoxicação por benzeno ( ) Linha de Aldrich Mee 2- Intoxicação por arsênico ( ) Anemia aplástica 3- Intoxicação por chumbo ( ) Linha de Burton 4- Intoxicação por amianto
Assinale a alternativa que indica a associação correta das colunas:

  • a) 3 – 1 – 2 – 4.
  • b) 4 – 2 – 1 – 3.
  • c) 4 – 3 – 1 – 2.
  • d) 3 – 1 – 4 – 2.
  • e) 3 – 4 – 1 – 2.
#167414
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ISSBLU-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

De acordo com as orientações da Norma Regulamentadora nº 32 – NR 32, Portaria MTE n.º 485, de 11 de novembro de 2005, que trata da Segurança e Saúde no Trabalho em serviços de Saúde, é correto afirmar:

  • a) Os trabalhadores que utilizarem objetos perfuro-cortantes não devem ser os responsáveis pelo seu descarte.
  • b) Os quartos ou enfermarias destinados ao isolamento de pacientes portadores de doenças infecto-contagiosas não necessitam conter lavatório em seu interior.
  • c) Os produtos químicos, inclusive intermediários e resíduos que impliquem riscos à segurança e saúde do trabalhador, não necessitam ter uma ficha descritiva contendo informações como: características, forma de utilização, riscos individuais e coletivos, etc.
  • d) Toda trabalhadora gestante só será liberada para o trabalho em áreas com possibilidade de exposição a gases ou vapores anestésicos após autorização por escrito da sua chefia imediata.
  • e) O empregador deve assegurar que os trabalhadores sejam informados das vantagens e dos efeitos colaterais, assim como dos riscos a que estarão expostos por falta ou recusa de vacinação, devendo, nesses casos, guardar documento comprobatório e mantê-lo disponível à inspeção do trabalho.