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Simulado ISSBLU - SC de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado ISSBLU - SC de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO ISSBLU - SC DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso ISSBLU - SC.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da ISSBLU - SC que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores ISSBLU - SC, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado ISSBLU - SC de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso ISSBLU - SC.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso ISSBLU - SC. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO ISSBLU - SC
Para realizar o simulado ISSBLU - SC você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado ISSBLU - SC você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para ISSBLU - SC é aqui!


#167400
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(1,0) 1 - 

- “O primeiro reservatório da usina de Belo Monte já começou a ser inundado pelas águas do rio Xingu, no sudoeste do Pará. Depois de anos de polêmica, usina recebe licença do Ibama para operar.” (Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/belo-monte-comeca-a-encher-reservatorios-no-xingu-8169.html. Acesso em: 27 nov. 2015
A respeito da usina de Belo Monte, assinale a alternativa correta:

  • a) A hidrelétrica de Belo Monte está instalada em região de parca sociobiodiversidade
  • b) A usina de Belo Monte está muito distante do Parque Indígena do Xingu e de Altamira.
  • c) A licença concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para operação da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, é válida por 20 anos.
  • d) Belo Monte será a 3ª maior hidrelétrica do mundo.
  • e) A hidrelétrica de Belo Monte foi construída em tempo recorde, apesar de protestos de ecologistas, populações ribeirinhas e 15 etnias indígenas cujo território foi afetado pela construção da usina.
#167401
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(1,0) 2 - 

Hoje, não se vê mais muito sentido em isolar um funcionário para que ele se concentre e desenvolva seu projeto sossegado. Apesar de, em nossa cultura termos privilegiado o aprendizado individual, as experiências mais recentes têm demonstrado que o aprendizado compartilhado produz resultados muito mais duradouros e de fácil assimilação. Não é por acaso que a grande maioria das organizações tem optado por organizar suas atividades em projetos, que são geridos por equipes. Mas, veja bem: uma equipe é maior que um grupo. Seus resultados são muito mais efetivos devido a determinadas características. Analise as características abaixo e identifique as que contribuem para que o trabalho em equipe seja mais efetivo: I- Consciência de propósito. II- Comunicação aberta. III- Feedback contínuo. IV- Excesso de autoconfiança. V- Busca de objetivos individuais. As características são:

  • a) Apenas I, II e IV.
  • b) Apenas I, III e IV.
  • c) Apenas II, III e V.
  • d) Apenas I, II e III.
  • e) Apenas II, IV e V.
#167402
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(1,0) 3 - 

SOLIDARIEDADE O gesto não precisa ser grandioso nem público, não é necessário pertencer a uma ONG ou fazer uma campanha. Sobretudo, convém não aparecer. O gesto primeiro devia ser natural, e não decorrer de nenhum lema ou imposição, nem convite nem sugestão vinda de fora. Assim devíamos ser habitualmente, e não somos, ou geralmente não somos: cuidar do que está do nosso lado. Cuidar não só na doença ou na pobreza, mas no cotidiano, em que tantas vezes falta a delicadeza, a gentileza, a compreensão; esquecidos os pequenos rituais de respeito, de preservação do mistério, e igualmente da superação das barreiras estéreis entre pessoas da mesma casa, da família, das amizades mais próximas. Dentro de casa, onde tudo deveria começar, onde se deveria fazer todo dia o aprendizado do belo, do generoso, do delicado, do respeitoso, do agradável e do acolhedor, mal passamos, correndo, tangidos pelas obrigações. Tão fácil atualmente desculpar-se com a pressa: o trânsito, o patrão, o banco, a conta, a hora extra... Tudo isso é real, tudo isso acontece e nos enreda e nos paralisa. Mas, por outro lado, se a gente parasse (mas parar pra pensar pode ser tão ameaçador...) e fizesse um pequeno cálculo, talvez metade ou boa parte desses deveres aparecesse como supérfluo, frívolo, dispensável. Uma hora a mais em casa não para se trancar no quarto, mas para conviver. Não com obrigação, sermos felizes com hora marcada e prazo pra terminar, mas promover desde sempre a casa como o lugar do encontro, não da passagem; a mesa como lugar do diálogo, não do engolir quieto e apressado; o quarto como o lugar do afeto, não do cansaço. Pois se ainda não começamos a ser solidários dentro de nós mesmos e dentro de nossa casa ou do nosso círculo de amigos, como querer fazer campanhas, como pretender desfraldar bandeiras, como desejar salvar o mundo − se estamos perdidos no nosso cotidiano? Como dizer a palavra certa se estamos mudos, como escutar se estamos surdos, como abraçar se estamos congelados? Para mim, a solidariedade precisa ser antes de tudo o aprendizado da humanidade pessoal. Depois de sermos gente, podemos − e devemos − sair dos muros e tentar melhorar o mundo. Que anda tão, tão precisado. (LUFT Lya. São Paulo, 2001.) Em “O gesto primeiro devia ser natural, e não decorrer de nenhum lema ou imposição, [...]” (segundo parágrafo), a vírgula colocada antes do “e” se justifica pelo mesmo motivo que a(s) colocada(s) no seguinte período: (Assinale a alternativa correta.)

  • a) Encontrou a pessoa especial de sua vida, e a deixou escapar.
  • b) Vida é agitação, e anda, e corre, e vira, e mexe.
  • c) Às vezes, não paramos para refletir, e não discutimos os problemas do dia a dia.
  • d) E homens, e mulheres, e crianças, e todos, enfim, devem se distinguir por seu ideal humanitário.
  • e) Tinha atitude é nobre, e meus atos advêm da fé.
#167403
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(1,0) 4 - 

SOLIDARIEDADE O gesto não precisa ser grandioso nem público, não é necessário pertencer a uma ONG ou fazer uma campanha. Sobretudo, convém não aparecer. O gesto primeiro devia ser natural, e não decorrer de nenhum lema ou imposição, nem convite nem sugestão vinda de fora. Assim devíamos ser habitualmente, e não somos, ou geralmente não somos: cuidar do que está do nosso lado. Cuidar não só na doença ou na pobreza, mas no cotidiano, em que tantas vezes falta a delicadeza, a gentileza, a compreensão; esquecidos os pequenos rituais de respeito, de preservação do mistério, e igualmente da superação das barreiras estéreis entre pessoas da mesma casa, da família, das amizades mais próximas. Dentro de casa, onde tudo deveria começar, onde se deveria fazer todo dia o aprendizado do belo, do generoso, do delicado, do respeitoso, do agradável e do acolhedor, mal passamos, correndo, tangidos pelas obrigações. Tão fácil atualmente desculpar-se com a pressa: o trânsito, o patrão, o banco, a conta, a hora extra... Tudo isso é real, tudo isso acontece e nos enreda e nos paralisa. Mas, por outro lado, se a gente parasse (mas parar pra pensar pode ser tão ameaçador...) e fizesse um pequeno cálculo, talvez metade ou boa parte desses deveres aparecesse como supérfluo, frívolo, dispensável. Uma hora a mais em casa não para se trancar no quarto, mas para conviver. Não com obrigação, sermos felizes com hora marcada e prazo pra terminar, mas promover desde sempre a casa como o lugar do encontro, não da passagem; a mesa como lugar do diálogo, não do engolir quieto e apressado; o quarto como o lugar do afeto, não do cansaço. Pois se ainda não começamos a ser solidários dentro de nós mesmos e dentro de nossa casa ou do nosso círculo de amigos, como querer fazer campanhas, como pretender desfraldar bandeiras, como desejar salvar o mundo − se estamos perdidos no nosso cotidiano? Como dizer a palavra certa se estamos mudos, como escutar se estamos surdos, como abraçar se estamos congelados? Para mim, a solidariedade precisa ser antes de tudo o aprendizado da humanidade pessoal. Depois de sermos gente, podemos − e devemos − sair dos muros e tentar melhorar o mundo. Que anda tão, tão precisado. (LUFT Lya. São Paulo, 2001.) No texto “Solidariedade”, em alguns períodos, a conjunção “se” introduz orações subordinadas adverbiais condicionais. Identifique-as nos trechos a seguir: I- “[...] onde tudo deveria começar, onde se deveria fazer todo dia o aprendizado do belo [...], mal passamos, correndo [...]. (quarto parágrafo) II- “Mas [...] se a gente parasse [...] e fizesse um pequeno cálculo, talvez metade ou boa parte desses deveres aparecesse como supérfluo, frívolo, dispensável.” (quinto parágrafo) III- “[...] como desejar salvar o mundo − se estamos perdidos no nosso cotidiano?” (sétimo parágrafo) IV- “[...] como abraçar se estamos congelados?” (oitavo parágrafo) Assinale a alternativa correta:

  • a) Apenas I, III e IV estão corretas.
  • b) Apenas II, III e IV estão corretas.
  • c) Apenas II e III estão corretas.
  • d) Apenas III e IV estão corretas.
  • e) Apenas I está correta.
#167404
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(1,0) 5 - 

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os indicadores são úteis para apontar tendências e chamar atenção para determinadas questões; também podem ser úteis na definição de prioridades políticas, bem como na aferição ou monitorização do desempenho. (MARTINS e CÂNDIDO, 2015). Nesse sentido, analise cada afirmação e escreva V, para a que for verdadeira, e F, para a que for falsa: ( ) A 1ª cidade do Brasil em longevidade, segundo a ONU, é Florianópolis. ( ) Entre os municípios brasileiros, Blumenau tem o melhor índice de Desenvolvimento Humano Municipal, segundo a ONU. ( ) Em 10 anos, Santa Catarina reduziu a zero o número de municípios em situação de alta vulnerabilidade. ( ) A região Sul é a região que apresenta a maior quantidade de municípios na faixa de muito baixa vulnerabilidade social. Santa Catarina tem mais de 40% dos municípios inseridos nessa faixa. Assinale a sequência correta:

  • a) V – V – V – V.
  • b) F – V – V – V.
  • c) F – F – F – V.
  • d) F – F – V – V.
  • e) V – F – F – F.
#167405
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(1,0) 6 - 

Microcefalia, diagnosticada no começo da vida, é uma condição neurológica rara em que a cabeça da pessoa é significativamente menor do que a de outros da mesma idade e sexo. A esse respeito, assinale a alternativa correta:

  • a) O Brasil não cogita declarar emergência internacional de saúde pública, pois o surto de microcefalia é comum no mundo
  • b) Desde o surgimento dos primeiros casos de microcefalia em Pernambuco, houve confirmação de que os casos tinham relação com o Zika vírus.
  • c) O Zika vírus, de origem africana, é da mesma família do vírus da dengue, mas é inofensivo
  • d) As formas de prevenção da microcefalia incluem a luta contra o acúmulo de água e lixo que atraem mosquitos, colocação de tela na casa, uso de mosquiteiro e repelente.
  • e) Um balanço divulgado pelo Ministério da Saúde (julho 2015) mostra que já foram notificados 900 casos suspeitos de microcefalia em 160 cidades de nove estados do país.
#167406
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(1,0) 7 - 

A evolução histórica de mortes por violência no Brasil impressiona pelos quantitativos implicados. Entre 1980 e 2011 no Brasil: • Morreram 1.145.908 pessoas vítimas de homicídio. • Morreram 995.284 vítimas de acidentes de transporte. • 205.890 suicidaram-se. • As três causas somadas totalizam 2.347.082 vítimas. (http://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2014/Mapa2014_JovensBrasil_Preliminar.pdf). Acesso em: 20 nov.2015.
A respeito da violência, analise as afirmações que seguem e identifique a(s) correta(s):
I- Pesquisa feita em 2013 pela Secretaria Nacional de Juventude aponta que 51% dos jovens ouvidos, em todos os estados, em cidades de pequeno, médio e grande porte, e em todos os estratos sociais, já perderam uma pessoa próxima de forma violenta. II- Os jovens negros no Brasil são duas vezes e meia mais vítimas de homicídio do que o jovem branco, isto é, para cada jovem branco que morre assassinado, morrem 2,5 jovens negros. III- Nos acidentes de transporte, a vitimização prioritária também acontece na faixa jovem e idosa. No caso dos jovens, esse fato explica-se pela crescente e elevada mortalidade de motociclistas, veículo mais utilizado por jovens. No caso dos idosos, deve-se fundamentalmente à elevada vulnerabilidade de pedestres com mais de 65 anos.
Assinale a alternativa correta:

  • a) As afirmações I, II e III estão corretas
  • b) Apenas a afirmação I está correta
  • c) Apenas a afirmação III está correta.
  • d) Apenas as afirmações I e II estão corretas.
  • e) Apenas as afirmações II e III estão corretas.
#167407
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(1,0) 8 - 

SOLIDARIEDADE O gesto não precisa ser grandioso nem público, não é necessário pertencer a uma ONG ou fazer uma campanha. Sobretudo, convém não aparecer. O gesto primeiro devia ser natural, e não decorrer de nenhum lema ou imposição, nem convite nem sugestão vinda de fora. Assim devíamos ser habitualmente, e não somos, ou geralmente não somos: cuidar do que está do nosso lado. Cuidar não só na doença ou na pobreza, mas no cotidiano, em que tantas vezes falta a delicadeza, a gentileza, a compreensão; esquecidos os pequenos rituais de respeito, de preservação do mistério, e igualmente da superação das barreiras estéreis entre pessoas da mesma casa, da família, das amizades mais próximas. Dentro de casa, onde tudo deveria começar, onde se deveria fazer todo dia o aprendizado do belo, do generoso, do delicado, do respeitoso, do agradável e do acolhedor, mal passamos, correndo, tangidos pelas obrigações. Tão fácil atualmente desculpar-se com a pressa: o trânsito, o patrão, o banco, a conta, a hora extra... Tudo isso é real, tudo isso acontece e nos enreda e nos paralisa. Mas, por outro lado, se a gente parasse (mas parar pra pensar pode ser tão ameaçador...) e fizesse um pequeno cálculo, talvez metade ou boa parte desses deveres aparecesse como supérfluo, frívolo, dispensável. Uma hora a mais em casa não para se trancar no quarto, mas para conviver. Não com obrigação, sermos felizes com hora marcada e prazo pra terminar, mas promover desde sempre a casa como o lugar do encontro, não da passagem; a mesa como lugar do diálogo, não do engolir quieto e apressado; o quarto como o lugar do afeto, não do cansaço. Pois se ainda não começamos a ser solidários dentro de nós mesmos e dentro de nossa casa ou do nosso círculo de amigos, como querer fazer campanhas, como pretender desfraldar bandeiras, como desejar salvar o mundo − se estamos perdidos no nosso cotidiano? Como dizer a palavra certa se estamos mudos, como escutar se estamos surdos, como abraçar se estamos congelados? Para mim, a solidariedade precisa ser antes de tudo o aprendizado da humanidade pessoal. Depois de sermos gente, podemos − e devemos − sair dos muros e tentar melhorar o mundo. Que anda tão, tão precisado. (LUFT Lya. São Paulo, 2001.) De acordo com o Dicionário Antônio Houaiss, “alegação” significa: 1 aquilo que se alega, que se apresenta como argumento, razão [...]. 2 explicação que justifica ou procura justificar alguma coisa (atitude, ideia, etc.). Assinale a alternativa em que o período transcrito do texto exemplifica as definições acima:

  • a) “[...] esquecidos os pequenos rituais de respeito, de preservação do mistério, e igualmente da superação das barreiras estéreis entre pessoas da mesma casa, da família, das amizades mais próximas.”
  • b) “Depois de sermos gente, podemos − e devemos − sair dos muros e tentar melhorar o mundo. Que anda tão, tão precisado.”
  • c) “[...] onde se deveria fazer todo dia o aprendizado do belo, do generoso, do delicado, do respeitoso, do agradável e do acolhedor, mal passamos, correndo, tangidos pelas obrigações.”
  • d) “Assim devíamos ser habitualmente, e não somos, ou geralmente não somos: cuidar do que está do nosso lado.”
  • e) “Tão fácil atualmente desculpar-se com a pressa: o trânsito, o patrão, o banco, a conta, a hora extra...”
#167408
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(1,0) 9 - 

A Simulação motivada pelo que se chama de Indenisiofilia ou sinistrose trata-se de uma luta desonesta pela vida, fazendo concorrência com a luta honesta. Trata-se de uma situação na qual as queixas não guardam correlação com o exame físico e complementares. É considerada uma fraude no sistema de saúde e previdência. Diante do exposto, analise as situações abaixo:

I- METASSIMULAÇÃO: O paciente adiciona ao quadro existente, sinais e sintomas de outras doenças.

II- SIMULAÇÃO: Segundo a Organização Mundial de Saúde, a produção intencional ou invenção de sintomas ou incapacidades tanto físicas quanto psicológicas, motivadas por estresse ou incentivos externos.

III- DISSIMULAÇÃO: O indivíduo doente tenta dar a impressão que é perfeitamente saudável, ocultando sinais importantes para que se chegue a um diagnóstico.

IV- PARASSIMULAÇÃO OU SUPERSIMULAÇÃO: O indivíduo está realmente doente, mas, por diversos motivos, exagera nos sintomas da doença, fazendo com que o quadro pareça mais grave e preocupante.

Assinale a alternativa correta:

  • a) V – V – F – F.
  • b) F – V – V – F.
  • c) V – F – V – F.
  • d) F – F – V– V.
  • e) F –V – F – V.
#167409
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(1,0) 10 - 

Avalie as afirmativas descritas abaixo acerca da Síndrome de Burnout e assinale V, às assertivas que são verdadeiras, e F, às assertivas que são falsas:

( ) É consequente a prolongados níveis de estresse no trabalho e compreende exaustão emocional, distanciamento das relações pessoais e diminuição do sentimento de realização pessoal.

( ) Sentimentos de justiça e de equidade nas relações laborais estão associados a índices superiores da síndrome de Burnout. Salários semelhantes para o mesmo cargo e ascensão profissional de colega por merecimento.

( ) Para enumeração dos fatores de risco para o seu desenvolvimento, são considerados 4 dimensões: a organização; o indivíduo; o trabalho e a sociedade.

( ) A exaustão emocional abrange sentimentos de desesperança, solidão, depressão, raiva, impaciência, tensão e diminuição de empatia.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • a) F – V – F – F.
  • b) V – V – F – V.
  • c) F – F – V – V.
  • d) V – F – V – V.
  • e) F – V – F – V.
#167410
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(1,0) 11 - 

A perda auditiva neurossensorial por exposição continuada a níveis elevados de pressão sonora relacionada ao trabalho é uma diminuição gradual da acuidade auditiva, decorrente da exposição. Ao encontro dessa temática, assinale a alternativa correta:

  • a) É comum a coexistência de vários fatores que podem agredir diretamente o órgão auditivo e influir no desenvolvimento da perda auditiva, por meio de interação com níveis de pressão sonora ocupacional, ou não ocupacional.
  • b) O trauma acústico pode ser definido como perda progressiva da acuidade auditiva, decorrente de uma exposição continuada à pressão sonora intensa ou devido à trauma físico do ouvido, crânio ou coluna cervical.
  • c) Alterações na concentração de oxigênio e no metabolismo de glicose, em geral, não resultarão em mau funcionamento do ouvido interno e subsequentes alterações na audição.
  • d) As PAIR, independente do grau de incapacidade funcional e laborativa que produza, se relacionadas com o trabalho, devem ser enquadradas no Grupo III de Schilling.
  • e) São considerados sugestivos de perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados os casos cujos audiograma isolado ou de referência ou basais, nas frequências de 3.000 e/ou 4.000 e/ou 6.000Hz, apresentam limiares auditivos acima de 15 dB (NA).
#167411
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(1,0) 12 - 

Pneumoconiose é uma doença pulmonar ocupacional, com padrão restritivo, causada pela inalação de poeiras inorgânicas, geralmente associada a trabalho em metalúrgicas, construtoras, mecânicas ou minas. São importantes causas de absenteísmo, benefícios previdenciário, indenizações trabalhistas, invalidez e morte precoce. Com relação às pneumoconioses, é correto afirmar:

I- Antracose é a pneumoconiose associada à poeira do carvão.

II- Siderose é a pneumoconiose associada à poeira do ferro.

III- Biriliose é a pneumoconiose associada à poeira da fibra do algodão.

IV- Asbestose é a pneumoconiose associada à poeira do amianto.

V- Bissinose é a pneumoconiose associada à poeira do jato de areia.

Estão corretos:

  • a) Apenas os itens III e V estão corretos.
  • b) Apenas os itens I, II e IV estão corretos.
  • c) Apenas os itens II, III e V estão corretos.
  • d) Apenas os itens III, IV e V estão corretos.
  • e) Apenas os itens I e II estão corretos.
#167412
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(1,0) 13 - 

As doenças ortopédicas são uma das causas mais comuns de afastamento do trabalho tanto por traumas, quanto por doenças crônico-degenerativas. A finalidade da perícia é dimensionar o estado de saúde do periciado, reconhecendo e quantificando suas limitações, tais como atrofias, perda de segmentos, limitações articulares, força muscular, aplicando testes específicos, já que muitas vezes as queixas são subjetivas. Em relação aos testes específicos, assinale a afirmativa correta:

I- Teste de Spurling – é utilizada para identificar a Síndrome do desfiladeiro torácico.

II- Teste de Thompson – é utilizado para identificar ruptura do tendão de Aquiles.

III- Teste de Lachmann – é utilizado para verificar a integridade dos ligamentos cruzados anterior.

IV- Teste de Adson – é utilizado para identificar compressões de raízes nervosas da coluna cervical.

Estão corretos:

  • a) Apenas os itens I e IV estão corretos.
  • b) Apenas os itens II e IV estão corretos.
  • c) Apenas os itens II e III estão corretos.
  • d) Apenas os itens I e II estão corretos.
  • e) Apenas os itens III e IV estão corretos.
#167413
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(1,0) 14 - 

A toxicologia ocupacional é a área da toxicologia que trata da identificação, análise e mecanismo de ação das substâncias químicas presentes nos processos produtivos, bem como da prevenção e tratamento dos efeitos tóxicos no trabalhador. A respeito das intoxicações ocupacionais, numere a coluna da esquerda com o correspondente à direita:
( ) Mesotelioma maligno de Pleura 1- Intoxicação por benzeno ( ) Linha de Aldrich Mee 2- Intoxicação por arsênico ( ) Anemia aplástica 3- Intoxicação por chumbo ( ) Linha de Burton 4- Intoxicação por amianto
Assinale a alternativa que indica a associação correta das colunas:

  • a) 3 – 1 – 2 – 4.
  • b) 4 – 2 – 1 – 3.
  • c) 4 – 3 – 1 – 2.
  • d) 3 – 1 – 4 – 2.
  • e) 3 – 4 – 1 – 2.
#167414
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(1,0) 15 - 

De acordo com as orientações da Norma Regulamentadora nº 32 – NR 32, Portaria MTE n.º 485, de 11 de novembro de 2005, que trata da Segurança e Saúde no Trabalho em serviços de Saúde, é correto afirmar:

  • a) Os trabalhadores que utilizarem objetos perfuro-cortantes não devem ser os responsáveis pelo seu descarte.
  • b) Os quartos ou enfermarias destinados ao isolamento de pacientes portadores de doenças infecto-contagiosas não necessitam conter lavatório em seu interior.
  • c) Os produtos químicos, inclusive intermediários e resíduos que impliquem riscos à segurança e saúde do trabalhador, não necessitam ter uma ficha descritiva contendo informações como: características, forma de utilização, riscos individuais e coletivos, etc.
  • d) Toda trabalhadora gestante só será liberada para o trabalho em áreas com possibilidade de exposição a gases ou vapores anestésicos após autorização por escrito da sua chefia imediata.
  • e) O empregador deve assegurar que os trabalhadores sejam informados das vantagens e dos efeitos colaterais, assim como dos riscos a que estarão expostos por falta ou recusa de vacinação, devendo, nesses casos, guardar documento comprobatório e mantê-lo disponível à inspeção do trabalho.