Processando...

Simulado ISSBLU - SC de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado ISSBLU - SC de Matérias Diversas para Cargos diversos

📚 Simulado ISSBLU-SC gratuito | cód.11331

Estude com estratégia: o simulado ISSBLU-SC foi criado pensando em você! 📘

 

🔗 Vejam mais simulados ISSBLU-SC

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado ISSBLU-SC foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado ISSBLU-SC e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões ISSBLU-SC

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso ISSBLU-SC


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso ISSBLU-SC. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre ISSBLU-SC


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso ISSBLU-SC.

Ver apostilas para ISSBLU-SC


📢 Concursos Abertos para ISSBLU-SC

Veja os concursos abertos da instituição ISSBLU-SC. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para ISSBLU-SC


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#167415
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ISSBLU-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

Assinale a alternativa correta de acordo com o que dispõe a Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15) – Atividades e Operações Insalubres, Portaria MTb nº 3.214, de 08 de junho de 1978:

  • a) O exercício de trabalho em condições de insalubridade, de acordo com os subitens do item anterior, assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente a: 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau máximo; 10% (dez por cento), para insalubridade de grau médio; 5% (cinco por cento), para insalubridade de grau mínimo.
  • b) Quanto aos Limites de Tolerância para ruído contínuo ou intermitente, com nível de ruído de 95 dB, a máxima exposição diária permissível é de 03 horas e 30 minutos.
  • c) Trabalho ou operações, em contato permanente com pacientes em isolamento por doenças infecto-contagiosas, bem como objetos de seu uso, não previamente esterilizados, infere grau médio de insalubridade.
  • d) Entende-se por "Limite de Tolerância", para os fins dessa Norma, a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.
  • e) Atividades laborativas de aplicação a pistola de tintas de alumínio, fabricação e manipulação de ácido oxálico, nítrico e sulfúrico, bromídrico, fosfórico, pícrico inferem grau máximo de insalubridade.
#167416
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ISSBLU-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

Arritmia cardíaca refere-se à presença de qualquer distúrbio fisiológico ou patológico que deprime ou exacerbe, por alterações no automatismo e/ou condutividade, a formação e/ou condução do estímulo elétrico do coração. Representam emergência/urgência médica quando produzem ou agravam distúrbios hemodinâmicos, prenunciando risco real de morte: I- A exposição ao monóxido de carbono provoca hipóxia tissular que, além de isquemia ou infarto do miocárdio, causam vários tipos de arritmias, como fibrilação atrial ou contrações atriais e ventriculares prematuras. II- A exposição ao gás arsina, além do efeito hemolítico, provoca vasodilatação generalizada com consequente hipotensão e taquicardia reflexa, podendo ocorrer isquemia miocárdica. III- Os solventes, entre eles os fluorcarbonos, clorofórmio, tetracloroetileno, tricloroetileno, diclorometano, produzem efeitos cardiotóxicos quando em baixas doses, eles produzem os efeitos arritmogênicos das catecolaminas. Em doses altas, podem causar bradicardia sinusal, graus variados de bloqueio atrioventricular e parada cardíaca. IV- As intoxicações por antimônio, arsênio, cobalto e mercúrio podem cursar com uma variedade de distúrbios de condução, podendo ocorrer taquicardia (por estimulação de receptores nicotínicos) e bradicardia (por estimulação de receptores muscarínicos), além de fibrilação atrial e arritmias ventriculares do tipo torsade de pointes.
Estão corretas:

  • a) Apenas os itens II e IV estão corretos.
  • b) Apenas os itens III e IV estão corretos.
  • c) Apenas os itens I e IV estão corretos.
  • d) Apenas os itens II e III estão corretos.
  • e) Apenas os itens I e III estão corretos.
#167417
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ISSBLU-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

Um trabalhador da indústria de couro e derivados foi encaminhado pelo médico do trabalho da empresa em que trabalha, para a perícia médica, com quadro clínico de astenia, mialgia, sonolência e tonturas. Apresentou laudo de hemograma, recente, que revelava neutropenia, leucopenia, eosinofilia, linfocitopenia e plaquetopenia. Com esses dados clínicos e laboratoriais e exame físicos, o perito pode concluir tratar-se de intoxicação por:

  • a) Chumbo e seus derivados inorgânicos
  • b) Tolueno
  • c) Arsênico e seus compostos
  • d) Mercúrio orgânico
  • e) Benzeno
#167418
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ISSBLU-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

As neuropatias periféricas designam um conjunto de alterações que se traduzem em sintomas variados como a sensação de formigamento e entorpecimento, que podem progredir para uma disestesia até a perda da sensibilidade. Fraqueza muscular e eventual atrofia podem resultar do dano das fibras nervosas motoras. De acordo com o nervo envolvido, as polineuropatias tóxicas podem ser classificadas em axonopatias, que se apresentam como perda sensório-motora distal (mais evidente nas extremidades inferiores, onde os axônios são mais longos), mielinopatias, quando ocorre a desmielinização, e as neuronopatias. Em relação às Polineuropatias, afirma-se:

  • a) Para a avaliação da disfunção e deficiência causadas pelas polineuropatias, podem ser úteis os indicadores e parâmetros semelhantes aos utilizados para o parkinsonismo, baseados na hierarquização das deficiências ou disfunções da postura e da marcha.
  • b) Entre as causas ocupacionais, estão doenças genéticas, nutricionais, infecções e pós-infecções, tumores malignos e doenças metabólicas (diabetes e deficiência de tiamina). Outras causas importantes são alcoolismo, uremia, paraproteinemia, amiloidose e sarcoidose.
  • c) Em trabalhadores expostos a produtos químicos neurotóxicos, como chumbo e seus derivados, compostos organofosforados, arsênio e seus compostos, as polineuropatias, excluídas outras causas não ocupacionais, devem ser consideradas como doença do trabalho, do grupo I da classificação de Schilling.
  • d) O exame eletromiográfico pode revelar alteração da velocidade de condução nervosa e redução da amplitude sensitiva ou motora do potencial obtido. A velocidade de condução nervosa motora ou sensitiva mais lenta está, geralmente, associada às polineuropatias axonais, enquanto que valores normais na presença de diminuição da amplitude motora e sensitiva relacionam-se à desmielinização das fibras nervosas.O exame eletromiográfico pode revelar alteração da velocidade de condução nervosa e redução da amplitude sensitiva ou motora do potencial obtido. A velocidade de condução nervosa motora ou sensitiva mais lenta está, geralmente, associada às polineuropatias axonais, enquanto que valores normais na presença de diminuição da amplitude motora e sensitiva relacionam-se à desmielinização das fibras nervosas.
  • e) Normas de higiene e segurança rigorosas, incluindo sistemas de ventilação exaustora adequados, monitoramento sistemático das concentrações no ar ambiente e enclausuramento de processos e isolamento de setores de trabalho, não são medidas de controle ambiental que visem à eliminação ou à redução da exposição, a níveis considerados aceitáveis.
#167419
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ISSBLU-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 20 - 

Com relação aos estudos epidemiológicos, é correto afirmar:

  • a) O mascaramento da exposição, no estudo de caso-controle, é importante para mitigar o viés de aferição.
  • b) Nos ensaios clínicos, o número de componentes dos grupos randomizados devem ser o mesmo para evitar o viés da perda seletiva.
  • c) Para minimizar o viés de aferição nos ensaios clínicos randomizados, é importante fazer o ocultamento da sequência randomizada.
  • d) Para minimizar o viés de seleção, em estudo duplo cego que estuda diferentes técnicas neurocirúrgicas, é importante cegar quem avalia o desfecho.
  • e) Pode aparecer viés de aferição em estudo de corte quando elementos expostos-doentes saem do estudo, pois não será possível fazer o diagnóstico.