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Simulado IAPEN-AP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado IAPEN-AP de Matérias Diversas para Cargos diversos

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(1,0) 1 - 

Incumbe ao Conselho da Comunidade

  • a) emitir parecer sobre indulto e comutação de pena.
  • b) supervisionar os patronatos.
  • c) elaborar programa nacional penitenciário de formação e aperfeiçoamento do servidor.
  • d) visitar, pelo menos mensalmente, os estabelecimentos penais existentes na comarca.
#163188
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(1,0) 2 - 

O Conselho da Comunidade

  • a) é formado apenas por membros da comunidade sem formação jurídica.
  • b) é composto e instalado pelo juiz da execução penal.
  • c) destina-se à realização de exame criminológico.
  • d) deve abrigar os presos em saída temporária.
#163189
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(1,0) 3 - 

Incumbe ao Conselho Penitenciário

  • a) supervisionar a assistência aos egressos.
  • b) decidir sobre faltas disciplinares na execução da pena.
  • c) prestar assistência material e psicológica aos presos.
  • d) conceder indulto e progressão de regime.
#163190
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(1,0) 4 - 

O Conselho Penitenciário é

  • a) integrado por membros nomeados pelo Presidente da República.
  • b) órgão executivo e exerce o controle sobre os diretores de presídios.
  • c) composto por juízes de execução penal da comarca.
  • d) órgão consultivo e fiscalizador da execução da pena.
#163191
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(1,0) 5 - 

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária é

  • a) integrado por 13 membros, dentre os quais professores da área do Direito Penal e representantes da comunidade.
  • b) subordinado ao Ministério Público e seus membros têm mandato de 3 anos.
  • c) composto por agentes penitenciários e funciona na área administrativa de cada unidade prisional.
  • d) órgão auxiliar e vinculado ao Conselho Nacional de Justiça e tem renovação de metade de seus membros anualmente.
#163192
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(1,0) 6 - 

Incumbe ao Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária

  • a) aplicar aos casos julgados lei posterior que de qualquer modo favorecer o condenado.
  • b) emitir anualmente atestado de pena a cumprir.
  • c) interpor recursos de decisões proferidas pela autoridade judiciária, durante a execução.
  • d) estimular e promover a pesquisa criminológica.
#163193
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(1,0) 7 - 

Segundo expressamente previsto na Resolução Conjunta n° 1/2014 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e do Conselho Nacional LGBT − Acolhimento LGBT, a pessoa travesti ou transexual em privação de liberdade no Brasil tem direito

  • a) de ser chamada pelo seu nome social, mas não tem direito à visita íntima.
  • b) à visita íntima, mas não tem direito ao uso de roupas masculinas ou femininas conforme o gênero.
  • c) ao uso de roupas masculinas ou femininas conforme o gênero, mas não tem direito a cumprir pena em unidade prisional especializada para pessoas LGBT.
  • d) tem direito a cumprir pena em unidade prisional especializada para pessoas LGBT, mas não tem direito a manter seu tratamento hormonal.
#163194
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(1,0) 8 - 

O Estado deverá garantir a capacitação continuada aos profissionais dos estabelecimentos penais em relação à orientação sexual e identidade de gênero. A identidade de gênero diz respeito

  • a) ao conjunto de preferências sexuais da pessoa considerado a partir de sua maior ou menor adequação às formas predominantes de relacionamento em determinada sociedade.
  • b) às características corporais presentes no momento do nascimento que permitem identificar uma pessoa como homem ou mulher
  • c) à ideologia segundo a qual a pessoa deve escolher sua identidade de homem ou mulher de acordo com o tipo de órgão genital que possui
  • d) à forma como a pessoa se relaciona com as representações de masculinidade e feminilidade e como isso se traduz em sua prática social, sem guardar relação necessária com o sexo atribuído no nascimento.
#163195
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(1,0) 9 - 

A Resolução Conjunta n° 1/2014 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e do Conselho Nacional LGBT − Acolhimento LGBT considera, expressamente, como tratamento desumano ou degradante

  • a) a transferência compulsória entre celas e alas ou quaisquer outros castigos ou sanções em razão da condição de pessoa LGBT.
  • b) oferecer tratamento psicológico para conversão de reeducandos que apresentem distúrbios de identidade sexual.
  • c) deixar, em qualquer caso, de transferir pessoa travesti ou gay presa em unidades prisionais masculinas para espaços de vivência específicos.
  • d) qualquer referência discriminatória, preconceituosa e pejorativa dirigida aos detentos gays ou travestis em razão de sua opção sexual ou forma de se comportar.
#163196
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(1,0) 10 - 

Segundo define a Resolução Conjunta n° 1/2014 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e do Conselho Nacional LGBT − Acolhimento LGBT, travestis são

  • a) homens que se relacionam sexualmente com outros homens e se apresentam socialmente vestidos como mulher.
  • b) homens ou mulheres que rejeitam o próprio órgão sexual biológico e se relacionam com pessoas do mesmo sexo.
  • c) pessoas que pertencem ao sexo masculino na dimensão fisiológica, mas que socialmente se apresentam no gênero feminino, sem rejeitar o sexo biológico.
  • d) pessoas que trabalham no mercado do sexo, assumindo identidade sexual oposta às suas características fisiológicas de nascimento.
#163197
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(1,0) 11 - 

Se condenada à prisão, segundo regra da Resolução Conjunta n° 1/2014 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e do Conselho Nacional LGBT − Acolhimento LGBT, a pessoa transexual masculina

  • a) deve ser encaminhada para unidade prisional feminina.
  • b) deve ser encaminhada para cela comum de unidade prisional masculina.
  • c) tem o direito de escolher para qual tipo de unidade prisional deseja ser encaminhada.
  • d) deve ser encaminhada para unidade prisional federal exclusiva para privação de liberdade de transgêneros.
#163198
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(1,0) 12 - 

A remição pelo estudo

  • a) é vedada no cumprimento de pena em regime aberto.
  • b) prevalece sobre a remição pelo trabalho, pois são incompatíveis entre si.
  • c) é contada em dobro para presos primários e de bons antecedentes que tenham bom comportamento prisional.
  • d) é acrescida de um terço no caso de conclusão do ensino fundamental durante o cumprimento da pena.
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(1,0) 13 - 

NÃO constitui princípio da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional

  • a) equidade, em virtude de reconhecer as diferenças e singularidades dos sujeitos de direitos.
  • b) promoção de iniciativas de ambiência humanizada e saudável com vistas à garantia da proteção dos direitos dessas pessoas.
  • c) relativização dos direitos humanos em face das peculiaridades de cada unidade prisional, de modo a priorizar aquelas com maiores probabilidades de ressocialização.
  • d) valorização de mecanismos de participação popular e controle social nos processos de formulação e gestão de políticas para atenção à saúde das pessoas privadas de liberdade.
#163200
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(1,0) 14 - 

Constitui objetivo do Plano Estratégico de Educação no âmbito do Sistema Prisional

  • a) concentrar esforços para que a educação seja prestada aos presos, excetuando-se os egressos e reincidentes.
  • b) fortalecer a integração da educação profissional e tecnológica com a educação de jovens e adultos no sistema prisional.
  • c) prevenir a criminalidade causada por falta de educação, humanizando a vida das pessoas que não estão socializadas devidamente.
  • d) ampliar o acesso à educação como forma de punição aos presos condenados por crimes graves e hediondos.
#163201
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(1,0) 15 - 

Compete ao Ministério da Educação, na execução do Plano Estratégico de Educação no âmbito do Sistema Prisional

  • a) conceder apoio financeiro para construção, ampliação e reforma dos espaços destinados à educação nos estabelecimentos penais.
  • b) orientar os gestores do sistema prisional para a importância da oferta de educação nos estabelecimentos penais.
  • c) equipar e aparelhar os espaços destinados às atividades educacionais nos estabelecimentos penais.
  • d) escolher o perfil da população prisional que terá acesso aos serviços de assistência educacional.