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Simulado FATEC de Matemática para Vestibular | VESTIBULAR

Simulado FATEC de Matemática para Vestibular

SIMULADO FATEC DE MATEMÁTICA PARA VESTIBULAR

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Vestibular do País, através de simulados para Vestibular, provas e questões de Vestibular.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Vestibular FATEC.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da FATEC que foi organizado pela FATEC. Estas questões são de Matemática, contendo os assuntos de Geometria Plana ,Triângulos ,
Áreas e Perímetros, Álgebra Linear - Equações Lineares, Espaço Vetorial e Transformações Lineares e Matrizes ,
Álgebra Linear, Aritmética e Problemas ,
Porcentagem,
Polígonos, Análise de Tabelas e Gráficos, Geometria Espacial ,
Poliedros,
Análise de Tabelas e Gráficos, Geometria Plana ,
Ângulos - Lei Angular de Thales ,
Análise de Tabelas e Gráficos, Análise de Tabelas e Gráficos, Geometria Plana ,
Triângulos ,
Áreas e Perímetros, Probabilidade, Aritmética e Problemas ,
Razão e Proporção; e Números Proporcionais,
Álgebra ,
Problemas, Análise de Tabelas e Gráficos, Análise de Tabelas e Gráficos, Aritmética e Problemas, Análise de Tabelas e Gráficos, Prismas, Funções Trigonométricas e Funções Trigonométricas Inversas, orcentagem. que foram extraídas dos Vestibular anteriores FATEC, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado FATEC de Matemática para Vestibular contém um total de 20 questões de Vestibular com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matemática, Geometria Plana ,Triângulos ,
Áreas e Perímetros, Álgebra Linear - Equações Lineares, Espaço Vetorial e Transformações Lineares e Matrizes ,
Álgebra Linear, Aritmética e Problemas ,
Porcentagem,
Polígonos, Análise de Tabelas e Gráficos, Geometria Espacial ,
Poliedros,
Análise de Tabelas e Gráficos, Geometria Plana ,
Ângulos - Lei Angular de Thales ,
Análise de Tabelas e Gráficos, Análise de Tabelas e Gráficos, Geometria Plana ,
Triângulos ,
Áreas e Perímetros, Probabilidade, Aritmética e Problemas ,
Razão e Proporção; e Números Proporcionais,
Álgebra ,
Problemas, Análise de Tabelas e Gráficos, Análise de Tabelas e Gráficos, Aritmética e Problemas, Análise de Tabelas e Gráficos, Prismas, Funções Trigonométricas e Funções Trigonométricas Inversas, orcentagem. para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Vestibular FATEC.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Vestibular FATEC. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Vestibular. Se você esta estudando para ser aprovado para Vestibular não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO FATEC
Para realizar o simulado FATEC você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado FATEC você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para FATEC é aqui!


#122111
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FATEC
Matéria
Matemática
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FATEC
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(1,0) 1 - 

A sistematização das notas musicais permitiu a padronização dos instrumentos e, com isso, a universalização da composição musical desde o período renascentista. O método adotado para a criação das notas foi o de construir uma sequência de frequências de sons conforme uma Progressão Geométrica. Um músico adota a frequência de Dó (1º termo) em 261 Hz, e após 12 intervalos, obtém o próximo Dó (13º termo) em 522 Hz, como vemos na tabela.


Esse músico deseja afinar seu instrumento utilizando a frequência da nota Lá (10º termo). A frequência que ele deverá utilizar, em hertz, é igual a

  • a) 261 4√4.
  • b) 261 12√8.
  • c) 261 10√4.
  • d) 261 4√8.
  • e) 261 4√12.
#122112
Banca
FATEC
Matéria
Matemática
Concurso
FATEC
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(1,0) 2 - 

A fachada do Partenon, famoso templo em Atenas, foi construída segundo o conceito de secção áurea, que consiste na divisão de um segmento em duas partes: a maior de 61,8% e a menor de 38,2%. A altura das colunas corresponde à maior parte da secção áurea em relação à altura da fachada dessa edificação. Admitindo-se que a altura de cada coluna meça 10,5 m, a altura da fachada do Partenon é, em metros, mais próxima de
FACHADA DO PARTENON

(fotos.sapo.pt/asergio/pic/00029e3c. Acesso em: 05.10.2013. Original colorido)

  • a) 15,8.
  • b) 16,1.
  • c) 16,5.
  • d) 17,0.
  • e) 17,4.
#122113
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FATEC
Matéria
Matemática
Concurso
FATEC
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(1,0) 3 - 

Em toda produção industrial é comum que alguns itens fabricados estejam fora dos padrões estabelecidos e tenham que ser descartados. Uma fábrica de pregos e parafusos calcula que 5% dos pregos produzidos são menores que o tamanho padronizado e que 3% dos parafusos produzidos são mais finos que a espessura padronizada. O restante da produção atende aos padrões estabelecidos. Do total da produção, 60% são pregos e 40% são parafusos. Escolhe-se aleatoriamente um item produzido por essa fábrica. A probabilidade de ser um item de tamanho e espessura padronizados é de

    • a) 95,4%.
    • b) 95,6%.
    • c) 95,8%.
    • d) 96,0%.
    • e) 96,2%.
    #122114
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    FATEC
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    Matemática
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    FATEC
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    (1,0) 4 - 

    Analise o gráfico a seguir.

    Com base nos dados apresentados nesse gráfico, podemos afirmar corretamente que

    • a) houve crescimento aproximado de 30% no faturamento líquido da indústria de automóveis de 2005 a 2010, enquanto a participação no PIB industrial passou de, aproximadamente, 14% para 19% nesse mesmo período.
    • b) houve queda aproximada de 5 bilhões de dólares no faturamento líquido da indústria de máquinas agrícolas de 1985 a 1995, acompanhada por uma queda constante da participação no PIB industrial nesse mesmo período.
    • c) a participação no PIB industrial passou de, aproximadamente, 21% para 11% de 1975 a 1990, devido à queda constante no faturamento líquido da indústria de automóveis e de máquinas agrícolas nesse mesmo período.
    • d) houve crescimento aproximado de 57 bilhões de dólares no faturamento líquido da indústria de automóveis de 1990 a 2010, enquanto a participação no PIB industrial passou de, aproximadamente, 11% para 19% nesse mesmo período.
    • e) houve crescimento aproximado de 6 bilhões de dólares no faturamento líquido da indústria de máquinas agrícolas de 2000 a 2010, enquanto a participação no PIB industrial passou de, aproximadamente, 48% para 69% nesse mesmo período.
    #122115
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    FATEC
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    Matemática
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    FATEC
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    (1,0) 5 - 

    Há seis anos, os nanotubos eram utilizados em laboratórios acadêmicos ou industriais interessados em nanociência e nanotecnologia. O preço comercial dos nanotubos era, então, extremamente elevado. Enquanto uma empresa belga vendia o grama de nanotubos por 500 euros, uma empresa americana vendia por 500 dólares. (www.inovacao.unicamp.br – Acesso em 13.03.2010.)
    Considere as informações apresentadas e faça a conversão em reais, admitindo a cotação do dólar em 1,76 reais e a do euro em 2,43 reais. Nestas condições, você conclui que, para cada grama, o preço da empresa belga é superior, em reais, a um valor igual a

    • a) 335.
    • b) 380.
    • c) 425.
    • d) 487.
    • e) 530.
    #122116
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    (1,0) 6 - 

    As funções reais f(x) = sen x e g(x) = cos x têm seus gráficos representados no intervalo 0 ≤ x ≤ 2π.


    Se a função h(x) = f(x) + g(x) tem período p e valor máximo h, então o produto p·h é igual a

      • a) 4π.
      • b) 2√2 π.
      • c) 2π.
      • d) √2 π.
      • e) √2/4 π.
      #122117
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      (1,0) 7 - 

      Considere as funções f e g, de IR em IR, definidas por f(x) = −x2 + px e g(x) = k, com p e k constantes reais. Representando-as graficamente no sistema de coordenadas cartesianas ortogonais, obtém-se a reta da função g tangenciando a parábola da função f, no vértice de abscissa 3. Nestas condições, o valor de k é

      • a) 1.
      • b) 3.
      • c) 5.
      • d) 7.
      • e) 9.
      #122118
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      (1,0) 8 - 

      No cubo ABCDEFGH, M o ponto médio da aresta

      . Sabe-se que o volume da pirâmide ABMF é igual a 9/4 cm3 . Então, a área total do cubo, em centímetros quadrados, é

      • a) 27.
      • b) 36.
      • c) 54
      • d) 63.
      • e) 72.
      #122119
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      (1,0) 9 - 

      No plano cartesiano representado a seguir, o coeficiente angular da reta

      é 1, e a área do losango ABCO é 8√2. Portanto, o valor de p é

      • a) 2.
      • b) 4.
      • c) 6.
      • d) 8.
      • e) 10.
      #122120
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      1
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      (1,0) 10 - 

      Considere a figura que representa • o triângulo ABC inscrito na semicircunferência de centro O e raio 2; • o lado

      , de medida igual a 2; • o diâmetro

      perpendicular à reta

      ; • o ponto C pertencente à reta

      .


      Nestas condições, no triângulo ABD, a medida do lado

      é

      • a) 4√3/3.
      • b) 5√3/3.
      • c) 2√3
      • d) 7√3/3.
      • e) 3√3.
      #122121
      Banca
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      (1,0) 11 - 

      Segundo a Sabesp, para se produzir mil quilogramas de papel é necessária a utilização de 380 000 litros de água. Sendo assim, para se produzir um quilograma de papel são utilizados x metros cúbicos de água. O valor de x é

      • a) 3 800.
      • b) 380.
      • c) 3,8.
      • d) 0,38.
      • e) 0,038.
      #122122
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      (1,0) 12 - 

      Em uma urna há dezoito bolas amarelas, algumas bolas vermelhas e outras bolas brancas, todas indistinguíveis pelo tato, e sabe-se que a quantidade de bolas brancas é igual ao dobro das vermelhas.
      Se a probabilidade de se retirar, ao acaso, uma bola amarela da urna é 2/5, a quantidade de bolas vermelhas que há na urna é

      • a) 8.
      • b) 9.
      • c) 12.
      • d) 18.
      • e) 24.
      #122123
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      (1,0) 13 - 

      Parte do gráfico de uma função real f, do 1° grau, está representada na figura a seguir.



      Sendo g a função real definida por g(x) = x3 + x, o valor de f −1(g(1)) é

        • a) -3/2.
        • b) -1/3.
        • c) 1/3.
        • d) 2/3.
        • e) 3/2.
        #122124
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        (1,0) 14 - 

        No plano cartesiano da figura, estão representados a circunferência trigonométrica e o triângulo OPQ tal que:
        • os pontos P e Q pertencem à circunferência trigonométrica e são simétricos em relação ao eixo Oy, e
        • P é a extremidade do arco de medida 75° .
        Nessas condições, a área do triângulo POQ é

        • a) 2.
        • b) √6 - √2
        • c)
        • d) 1/2.
        • e) 1/4.
        #122125
        Banca
        FATEC
        Matéria
        Matemática
        Concurso
        FATEC
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        (1,0) 15 - 

        Considere a equação polinomial x3 − 9x2 + kx + 21 = 0, com k real. Se suas raízes estão em progressão aritmética, o valor de log2 (3k − 1)2 é

        • a) 8.
        • b) 10.
        • c) 12.
        • d) 16.
        • e) 20.