Simulado CONTER de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO CONTER DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso CONTER.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da CONTER que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores CONTER, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado CONTER de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso CONTER.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso CONTER. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO CONTER
Para realizar o simulado CONTER você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado CONTER você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para CONTER é aqui!
- #165296
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(1,0) 1 -
A comunicação é o processo por meio do qual há interação com os outros e com o meio e se desenvolve a capacidade de questionar, argumentar, debater, propor ideias e melhorias e criar novas formas de ver e pensar o mundo. Nas instituições, especialmente as governamentais, essa competência se faz cada vez mais necessária, uma vez que será o meio de alcançar e atender devidamente os cidadãos e a sociedade. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta em relação ao papel da comunicação nas instituições públicas.
- a) Quando o usuário envia uma mensagem por qualquer canal, imediatamente o atendente compreende, sem julgar nem avaliar a mensagem.
- b) Para melhorar o nível de comunicação entre os colaboradores, recomenda-se aumentar o controle sobre o que é circulado na instituição.
- c) A comunicação eletrônica tem-se tornado bastante comum, portanto não é necessário acompanhar o andamento de uma mensagem enviada por correio eletrônico.
- d) O atendimento telefônico é uma das formas de comunicação mais práticas para o cidadão, portanto o servidor deverá manter a escuta ativa a fim de evitar que eventuais ruídos prejudiquem a compreensão da informação.
- #165297
- Banca
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(1,0) 2 -
Trabalhar em equipe exige um esforço mútuo de todas as pessoas e a compreensão de que nem todos terão o mesmo tempo de resposta para solucionar os problemas do órgão, especialmente em relação ao atendimento ao público. Nesse contexto, assinale a alternativa correta acerca de relacionamento interpessoal.
- a) Em situações de distorção de informações, o correto é o membro da equipe que se sentir prejudicado solicitar a intervenção da chefia imediata para resolver a situação.
- b) Para que a equipe se mantenha em harmonia e realizando um trabalho que gere resultados positivos para o cidadão, é necessário que os membros desenvolvam empatia, diálogo aberto e motivação.
- c) Um dos fatores que contribuem para o crescimento da equipe é o espírito de competitividade, que faz com que todos possam crescer e se desenvolver mais rapidamente.
- d) Um ambiente adequado ao trabalho em equipe é a instituição que pratique a gestão top down, ou seja, com estrutura tradicional hierarquizada.
- #165298
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(1,0) 3 -
Para que uma equipe de trabalho funcione plenamente, deve-se considerar o esforço mútuo para que a comunicação seja efetiva e transparente, além de manter o compartilhamento de informações e práticas que aprimorem a qualidade do trabalho de todos os que fazem parte da equipe. No que diz respeito a trabalho em equipe e à comunicação, assinale a alternativa correta.
- a) Na equipe, todos devem ter plena consciência dos objetivos a serem alcançados, porém fica facultado o domínio de todas as normas do atendimento.
- b) Para que o trabalho em equipe funcione, pelo menos um dos membros deve possuir uma habilidade inata em relacionamento interpessoal.
- c) Deve-se respeitar as diferenças individuais com tolerância e obedecendo às normas de trabalho, além de compartilhar informações que possam contribuir para a qualidade na prestação do atendimento de todos.
- d) Todos sabem que, na área de atendimento ao público, o clima é tenso e, muitas vezes, conflituoso, portanto é possível prever situações de estresse, o que evita problemas internos na equipe.
- #165299
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(1,0) 4 -
A Administração Pública deve manter relação de cordialidade e respeito com o usuário, por isso, em 2009, foi instituída a Carta de Serviços ao Cidadão, por meio do Decreto n.º 6.932/2009, que dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão e ratifica a dispensa do reconhecimento de firma em documentos produzidos no Brasil. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
- a) Entre as diretrizes nas relações entre os órgãos do Poder Executivo Federal e o cidadão, estão compartilhamento de informações nos termos da Lei e presunção de boa-fé.
- b) Os órgãos e as entidades do Poder Executivo Federal não poderão exigir do cidadão a apresentação de certidões ou documentos expedidos por outro órgão ou entidade do Poder Executivo Federal em nenhuma hipótese.
- c) O órgão ou a entidade deverá, quando necessário, juntar aos autos do respectivo processo administrativo versão impressa da certidão. Não serão aceitos documentos obtidos por meio eletrônico.
- d) No atendimento ao requerimento dos cidadãos, aos órgãos é facultada a padronização de procedimentos referentes à utilização de formulários, guias e outros documentos.
- #165300
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(1,0) 5 -
O atendimento ao público é pautado também pela legislação que protege o direito de algumas pessoas serem atendidas prioritariamente. Apesar do amparo legal, muitas vezes a demora e a formação de longas filas em órgão de atendimento ao público provocam confusão e tensão entre os usuários em geral. Nesse contexto, assinale a alternativa correta a respeito do atendimento prioritário no Brasil.
- a) A infração à Lei sujeitará o servidor responsável por repartições públicas e instituições financeiras.
- b) Os logradouros e sanitários públicos, bem como os edifícios de uso público, deverão facilitar o acesso a pessoas com dificuldade de locomoção, porém sem normas previamente estabelecidas.
- c) É assegurada, em todas as instituições financeiras, a prioridade de atendimento a pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos e deficientes.
- d) As empresas públicas de transporte e as concessionárias de transporte coletivo não são obrigadas a reservar assentos a idosos, gestantes, lactantes, pessoas com deficiência e pessoas acompanhadas por crianças de colo.
- #165301
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(1,0) 6 -
O profissional de atendimento ao público precisa atender alguns requisitos básicos de relacionamento e comportamento em meio social. Saber conduzir situações de tensão e conflito com equilíbrio e calma é um exemplo de atitude esperada do servidor que precise atender ao público. Nesse contexto, considerando as características do relacionamento interpessoal aplicadas à prática de atendimento ao público, assinale a alternativa correta.
- a) A empatia é uma das competências mais demandadas no atendimento ao público. Ela significa que o servidor deva ser agradável e sorrir durante seu atendimento a fim de causar uma boa impressão no usuário.
- b) A empatia é uma das competências mais demandadas no atendimento ao público. Ela significa que o servidor deva ser agradável e sorrir durante seu atendimento a fim de causar uma boa impressão no usuário.
- c) Depois de algumas horas atendendo ao público, é justificável que o servidor demonstre irritação, cansaço e contrariedade ao usuário.
- d) O usuário considera o serviço de atendimento ao público como excelente quando o serviço realizado supera suas expectativas.
- #165302
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(1,0) 7 -
Uma das maiores queixas com relação ao serviço público no Brasil refere-se à qualidade no atendimento ao público. O atendimento ao público é uma importante ferramenta na rotina de serviços administrativos das esferas governamentais. As pessoas, ao buscarem informação, esperam resolver problemas, que podem ser maiores que o que elas demonstrem ser. No que se refere ao comportamento que deve ser adotado pelo agente público, assinale a alternativa correta.
- a) Deve-se tratar com cuidado e respeito os usuários dos serviços, aperfeiçoando continuamente o processo de comunicação a fim de atendê-los plenamente.
- b) A bem da Administração Pública, é facultado ao servidor público omitir informações ao usuário em casos de conflito de interesses.
- c) O servidor público não tem responsabilidade sobre problemas dos usuários cuja resolução compita diretamente a seu setor, a exemplo da formação de longas filas.
- d) O atendimento ao público é uma função estressante. Eventualmente conflitos ocorrerão entre o servidor e o usuário. Dessa forma, a alteração de comportamento por parte do servidor é justificável.
- #165303
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(1,0) 8 -
Os arquivos possuem uma importância inestimável para a memória e construção histórica de um país. Dessa forma, deve-se preservar e acondicionar corretamente os documentos ao longo dos anos para que possam servir de consulta conforme a necessidade da Administração Pública e da sociedade. Nesse contexto, acerca das condições ambientais de armazenamento dos documentos, assinale a alternativa correta.
- a) Um funcionário do órgão deverá monitorar as condições de temperatura e umidade relativa do ar, a cada seis meses, a partir de metodologia a ser definida por especialista.
- b) Deve-se buscar preferencialmente soluções de custo mais alto direcionadas à obtenção de níveis de temperatura e umidade relativa adequados a fim de promover maior qualidade.
- c) Índices muito elevados e variações bruscas de temperatura e umidade relativa do ar e falta de ventilação promovem a ocorrência de infestações de insetos e o desenvolvimento de microrganismos.
- d) As medidas das caixas de arquivos, dos envelopes ou das pastas devem respeitar formatos padronizados e ser exatamente da dimensão dos documentos que irão abrigar.
- #165304
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(1,0) 9 -
O Arquivo Nacional, criado em 1838, é o órgão central do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos (SIGA) da Administração Pública Federal, integrante da estrutura do Ministério da Justiça. Tem por finalidade implementar e acompanhar a política nacional de arquivos, garantindo pleno acesso à informação e apoiando as decisões governamentais de caráter político-administrativo e o cidadão, na defesa de seus direitos, e incentivar a produção de conhecimento científico e cultural. Com relação à organização e à administração de instituições arquivísticas públicas, assinale a alternativa correta.
- a) Toda documentação pública e privada compete às instituições arquivísticas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais.
- b) Compete ao Arquivo Nacional a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda.
- c) Não compete ao Arquivo Nacional a criação de unidades regionais, uma vez que cada unidade federativa terá autonomia para administrar seu arquivo.
- d) Não compete ao Arquivo Nacional a criação de unidades regionais, uma vez que cada unidade federativa terá autonomia para administrar seu arquivo.
- #165305
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(1,0) 10 -
Os padrões normativos para o atendimento ao público permitem, no mínimo, que sejam cumpridas regras básicas para a manutenção da qualidade no atendimento. O nível dessa qualidade influencia na opinião pública e na forma como a sociedade recebe e concebe o tipo de serviço prestado no âmbito da Administração Pública. No que se refere a esse assunto, assinale a alternativa correta.
- a) O atendente deverá receber o usuário com cuidado e atenção, mas tendo a consciência de que não sofrerá sanções caso o atendimento não seja feito com os critérios mínimos de qualidade.
- b) O atendente deverá fazer perguntas de caráter pessoal e íntimo ao cidadão como forma de estabelecer empatia com ele.
- c) A imagem do servidor não influenciará na opinião que o cidadão irá formar dele em relação a seu atendimento.
- d) Tratar o cidadão com atenção direcionada e demonstrar real interesse em resolver seu problema é uma das razões pelas quais um atendimento pode ser considerado como de qualidade.
- #165306
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(1,0) 11 -
Assinale a alternativa que apresenta a correta definição de sazonalidade na gestão patrimonial.
- a) resultado de qualquer acontecimento inesperado que perturbe o desempenho do sistema
- b) processo metodológico para a determinação de dados futuros com base em modelos estatísticos
- c) conjunto de estágios que, direta ou indiretamente, afetem o atendimento de um pedido do cliente
- d) conjunto de flutuações sistemáticas, mas não necessariamente regulares, que ocorram em uma série temporal
- #165307
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(1,0) 12 -
Se um órgão público estabelecer a distribuição de determinado material por meio de processo facultativo, pelo qual se entregue material mediante tabelas de provisão previamente estabelecidas e nas épocas fixadas, independentemente de qualquer solicitação posterior do usuário, ocorrerá o fornecimento por pressão. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta os materiais que podem ser objeto dessa modalidade de distribuição.
- a) combustível e lubrificantes automotivos
- b) vestuário, uniforme, tecidos e aviamentos
- c) gêneros alimentícios
- d) medicamentos de farmácia básica
- #165308
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(1,0) 13 -
O giro do estoque constitui uma das variáveis mais importantes para o controle da armazenagem. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a fórmula correta para cálculo do giro do estoque
- a) valor consumido no período dividido pelo valor inicial do estoque
- b) valor final do estoque subtraído pelo valor inicial do estoque
- c) valor do estoque médio do período dividido pelo valor consumido no período
- d) valor consumido no período dividido pelo valor do estoque médio do período
- #165309
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(1,0) 14 -
Se uma empresa utilizar um sistema de estoque estruturado para mapear o relacionamento de estoques entre as várias operações dentro da cadeia de suprimentos, então a empresa estará utilizando o sistema
- a) de um estágio.
- b) de dois estágios.
- c) multiestágio.
- d) multiescalonado.
- #165310
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(1,0) 15 -
Um sistema eficaz de classificação de materiais deve ser abrangente, flexível e prático, mas também deve seguir determinadas etapas que, por sua própria natureza, precisem de ser executadas na ordem correta. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta a última etapa a ser executada para a classificação de materiais.
- a) padronização
- b) codificação
- c) normalização
- d) identificação