Simulado Autorregulação bancária | CONCURSO
Simulado Autorregulação bancária
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Este Simulado Autorregulação bancária foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Autorregulação bancária
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
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Questões Autorregulação bancária
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #236303
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Autorregulação Bancária
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
O Sistema de Autorregulação Bancária da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) dispõe que
- a) as normas do seu código abrangem produtos destinados a pessoas jurídicas.
- b) comunicação eficiente e respeito ao consumidor são princípios a serem observados.
- c) sua administração é feita em conjunto com representantes dos clientes.
- d) suas regras são revisadas semestralmente pelo Banco do Brasil.
- e) suas regras conflitam com os princípios do Código de Defesa do Consumidor.
- #236304
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- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
O acordo da Basileia tem sido um importante instrumento de regulação bancária prudencial, visando especialmente fazer frente ao risco do sistema financeiro mundial. Inicialmente, o Basileia I, divulgado em 1988, teve como objetivo criar exigências mínimas de capital para instituições financeiras como forma de fazer face ao risco de crédito. Em 2004, foi revisto e divulgado o Basileia II, com o objetivo de buscar uma medida mais precisa dos riscos incorridos pelos bancos internacionalmente ativos. A partir de 2010, os países passaram a implementar o Basileia III, como parte de um movimento contínuo de aprimoramento da estrutura prudencial aplicável às instituições financeiras.
Sobre o Basileia III, analise as afirmativas a seguir.
I. Procura reduzir o risco das variações dos preços dos títulos, e consequentemente o risco de mercado, mediante o controle das bolhas especulativas pelos Bancos Centrais.
II. Busca ampliar a qualidade do capital regulatório, além de requerer montantes superiores de capital, principalmente das parcelas com maior capacidade de absorver perdas.
III. Introduziu na regulação os pilares de definição do capital mínimo para bancar o risco de crédito, de mercado e operacional, aprimorou a supervisão bancária e estabeleceu regras para disciplina de mercado.
IV. Visa ao aperfeiçoamento da capacidade das instituições financeiras absorverem choques provenientes do próprio sistema financeiro ou dos demais setores da economia, reduzindo o risco de transferência de crises financeiras para a economia real.
Está correto somente o que se afirma em:
- a) I e III;
- b) I e IV;
- c) II e III;
- d) II e IV;
- e) II, III e IV.
- #236305
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(1,0) 3 -
O Código de conduta ética do Banrisul prevê expressamente como conduta esperada dos empregados:
- a) manter comportamento irrepreensível na vida pública e particular.
- b) assumir a integral responsabilidade decorrente dos atos praticados no exercício do cargo ou da função.
- c) garantir a impessoalidade no atendimento dos clientes, abstendo-se de executar operações e transações que envolvam parentes ou amigos próximos.
- d) zelar, no exercício do direito de greve, pela garantia de funcionamento mínimo de sua área de atuação.
- e) observar a prioridade de atendimento dos clientes correntistas em relação aos não correntistas.
- #236306
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(1,0) 4 -
No tocante aos Princípios Éticos Funcionais dispostos no Guia de Conduta Ética do Sistema Financeiro Banestes, o profissional que presta serviços a essa instituição deve capacitar-se para desempenhar as suas atribuições, mantendo-se atualizado (...). De acordo com o guia, o profissional pode manter-se atualizado pela:
I Leitura dos normativo internos;
II leitura de matérias especializadas;
III participação em treinamentos ofertados pelo Sistema Financeiro Banestes;
IV participação em treinamentos não necessariamente ofertados pelo Sistema Financeiro Banestes.
Está DE ACORDO com o Guia o exposto em:
- a) I, II e III, apenas.
- b) III e IV, apenas.
- c) I, II e IV, apenas.
- d) I, II, III e IV.
- e) II, III e IV, apenas.
- #236307
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(1,0) 5 -
Com base no Guia de Conduta Ética do Sistema Financeiro Banestes, pode-se afirmar que são padrões de conduta no Relacionamento com os Clientes os dispostos a seguir, COM EXCEÇÃO DE:
- a) Receptividade às opiniões dos clientes para a melhoria do atendimento, dos produtos e serviços.
- b) Atendimento digno, com cortesia, eficiência e respeito, oferecendo informações claras, precisas e transparentes.
- c) Satisfação dos clientes e respeito aos seus direitos, buscando soluções que atendam aos interesses e necessidades, sempre em conformidade com os objetivos de desenvolvimento, segurança e rentabilidade da Instituição.
- d) Tratamento preferencial a quem quer que seja, sempre por sentimento pessoal, mas nunca por interesse.
- e) Ausência de atitudes que estimulam a transferência de contas de clientes por motivo de o relacionamento Gerente x Cliente se sobrepor ao relacionamento Banestes x Cliente.