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Simulado AL-PE | Agente Legislativo - Consultoria Administrativa - Administração e Políticas Públicas | CONCURSO

Simulado AL-PE | Agente Legislativo - Consultoria Administrativa - Administração e Políticas Públicas

SIMULADO AL-PE | AGENTE LEGISLATIVO - CONSULTORIA ADMINISTRATIVA - ADMINISTRAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso AL-PE para o cargo de Agente Legislativo - Consultoria Administrativa - Administração e Políticas Públicas .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso AL-PE. Estas questões são especificamente para o cargo de Agente Legislativo - Consultoria Administrativa - Administração e Políticas Públicas , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado AL-PE | Agente Legislativo - Consultoria Administrativa - Administração e Políticas Públicas contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso AL-PE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#104421
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-PE
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(1,0) 1 - 

Na primeira dimensão (a histórica), múltiplas e sucessivas miscigenações, bem como a grande diversidade de influências que sofremos durante a industrialização e depois durante a internacionalização da economia, provocam um efeito de complexa hibridização no interior de nossas organizações. Ao refletir as influências − muitas vezes contraditórias − dessa diversidade, que interagem e se interpenetram, nossas empresas acabam gerando modelos diversos entre si e diversos das categorias ideais normalmente aceitas nos países de onde foram importadas ou nas culturas que nos inspiraram.

(CALDAS, M.P. Cultura organizacional e cultura brasileira. São Paulo: Atlas, 1997. p.88)

Do fragmento acima, apreende-s

  • a) a forte influência exercida pelas teorias administrativas estrangeiras, na prática organizacional do Brasil
  • b) a tendência à resistência à mudança organizacional presente em nossa cultura empresarial.
  • c) a capacidade da organização brasileira para exportar modelos próprios de gestão.
  • d) o mimetismo entre os modelos públicos e privados de gestão, em nosso país.
  • e) a natureza instrumental do conhecimento gerencial instalado na Administração pública brasileira.
#104422
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-PE
Tipo
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(1,0) 2 - 

As redes e mídias sociais digitais podem ajudar o trabalho jornalístico na seleção de pautas e informações sobre determinados assuntos. Além disso,

I. se utilizadas de maneira adequada, podem construir uma reputação independente para o jornalista e reforçar sua posição no mercado, mesmo desvinculado de uma corporação midiática.
II. jornalistas que produzem conteúdos para sites e blogs, em diversos suportes como texto, foto e vídeo, têm dificuldades de reconhecimento do seu trabalho, caso não esteja vinculado à um portal corporativo de comunicação.
III. surge o conceito de mass self communication, referente à produção individual de jornalistas independentes.
IV. as redes sociais enfraquecem a ligação entre os leitores e as mídias corporativas tradicionais.
V. as redes sociais são consideradas as ferramentas mais utilizadas para pedido de participação e colaboração do público na construção da notícia.

Está correto o que se afirma em

  • a) I, II, III, IV e V.
  • b) I, apenas.
  • c) IV, apenas.
  • d) I, II e III, apenas.
  • e) II, III e V, apenas.
#104423
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-PE
Tipo
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(1,0) 3 - 

Com a popularização dos smartphones, os telefones celulares tornaram-se equipamentos eficientes para o trabalho jornalístico. Esses dispositivos móveis apresentam uma série de funções e aplicativos, os quais permitem noticiar os fatos no momento em que acontecem, em vários formatos midiáticos.

Está correto afirmar que

  • a) a cobertura de vídeo em tempo real (por streaming) através de celulares significará a potencialização do jornalismo participativo com cidadãos produzindo, mas ainda com a dependência da mídia massiva corporativa no processo.
  • b) os dispositivos móveis instauram novas formas de geração de transmissão em tempo real, que são adotadas apenas pelo jornalismo na internet.
  • c) o live stream é considerado uma tecnologia de transmissão de vídeo ou áudio em tempo real e de forma contínua, possíveis apenas por meio dos dispositivos móveis aliados às conexões sem fio como Wi-Fi, WiMax, Bluetooth, 3G e 4G.
  • d) quando se utiliza um dispositivo móvel em uma cobertura jornalística em live stream, o mais indicado aos jornalistas é colher o máximo de informações em vídeos, fotos e textos, para depois organizá-los segundo a melhor angulação da notícia.
  • e) este fenômeno é uma prática jornalística que se utiliza da web móvel e de aparelhos como o celular em condições de mobilidade.
#104424
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-PE
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(1,0) 4 - 

O JC Online do Jornal do Comércio de Recife foi um dos primeiros sites do Brasil a colocar online o conteúdo de um jornal impresso, em 1994. Hoje, o portal JC investe em projetos multimídias que executam novas narrativas jornalísticas na web.

Assinale a alternativa correta.

  • a) As ferramentas digitais utilizadas para criar narrativas são desenvolvidas pelos programadores e designers do JC, que preferem não utilizarem recursos gratuitos fornecidos pela web.
  • b) Os projetos multimídia do JC Online apresentam uma interface fechada, que não permitem a participação do internauta.
  • c) Os projetos multimídias são desenvolvidos, concomitantemente, com a produção para o jornal impresso sobre o tema abordado, o que resulta em um trabalho que se estrutura conforme as narrativas em vários suportes que são produzidas.
  • d) A produção de reportagens multimídia se adequa melhor ao hard news, principalmente, por serem notícias que precisam ser produzidas e publicadas com agilidade e precisão.
  • e) Em 2004, o JC Online estreia o site “Luta pela Terra”, e cria um novo conceito de reportagem multimídia, apostando ainda mais nas riquezas de detalhes, navegabilidade e design.
#104425
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-PE
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(1,0) 5 - 

A reportagem multimídia intitulada "Snowfall", desenvolvida pelo The New York Times, conta a história de uma avalanche que matou três dos 16 atletas profissionais, que praticavam snowboard nas encostas nevadas do vale Tunnel Creek, nas montanhas Cascade, no Estado de Washington, nos Estados Unidos, em fevereiro de 2012. Esta produção é considerada uma referência para novas gestões de negócio e formatos no jornalismo digital porque

  • a) foi a primeira vez que o Times optou pela produção audiovisual no jornalismo online.
  • b) a estratégia editorial não valorizou o uso do vídeo e do slideshow na produção jornalística.
  • c) é um produto de mídia absolutamente novo, especialmente criado para o mundo das telas de múltiplos dispositivos.
  • d) a reportagem multimídia representou um prejuízo para a empresa por não atrair visitantes para o site do Times.
  • e) seguiu os moldes das empresas jornalísticas tradicionais de primeiro publicar o conteúdo na edição impressa para depois adaptá-lo para a versão online, mesmo sendo um projeto inovador.
#104426
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-PE
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(1,0) 6 - 

A colaboração do público em produtos jornalísticos desenvolvidos para as redes digitais está em significativa expansão. Com relação ao processo de participação da audiência

  • a) os usuários possuem conhecimentos de informática e da utilização de softwares específicos para poderem colaborar com a produção das notícias.
  • b) tem ligação com a terceira geração da internet, embasada no princípio da construção coletiva, propulsora da colaboração social do conhecimento e da livre produção, troca e circulação de informações.
  • c) é um fenômeno que possui como um dos principais motivos propulsores o desenvolvimento da web 2.0.
  • d) refere-se ao contexto dos warblogs, sites jornalísticos que relatam fatos de interesse público, escritos exclusivamente por jornalistas, que conseguem gerir conteúdo fora das grandes corporações midiáticas.
  • e) mostra a ideia de posicionamento ativo dos receptores na Web. Porém, como define o pesquisador dos processos interativos por computador, Alex Primo (2003), ainda posicionado como um usuário que lê, ouve e assiste notícias na internet.
#104427
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-PE
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(1,0) 7 - 

O uso de tecnologias de informação e comunicação no radiojornalismo se intensifica em algumas emissoras que têm a notícia como conteúdo principal. Isto é exemplificado tanto pela aplicação da convergência de mídias nas rotinas produtivas como pela ampliação dos canais que potencializam a participação da audiência no incremento das informações.

Está correto afirmar que,

  • a) nos sites e nas programações das emissoras de rádio no Brasil, percebe-se uma tendência de um jornalismo que privilegia as notícias diretas e concisas, sem que ocorra a participação significativa de comentaristas e analistas de assuntos específicos ou mesmo da produção de reportagens especiais.
  • b) as rádios virtuais dependem de autorização ou concessão oficial, precisam de poucos recursos de custeio e se beneficiam da cultura criativa e colaborativa dos internautas.
  • c) com a expansão da web, o rádio passou a contar com plataforma multimídia complementar, o que restringiu seu alcance de sintonia e personalizou sua audiência.
  • d) uma das maneiras de ampliar a participação dos ouvintes é por meio das redes sociais, como Facebook, Twitter e YouTube, utilizadas pelas emissoras de rádio para indicar atualizações de notícias, além de distribuir conteúdos que complementam as informações sonoras.
  • e) a tradição de sintonia em tempo real, que sempre foi apontada como uma das principais vantagens do rádio, nunca poderá ser superada pela internet. Na web, o conteúdo pode ser disponibilizado por demanda e o ouvinte pode acessar qualquer conteúdo a qualquer hora, mesmo que já tenha sido veiculado ao vivo.
#104428
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-PE
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(1,0) 8 - 

A informação e o conteúdo jornalístico online são elaborados de maneira diferente, se comparados a outros veículos de comunicação. O texto formatado para a internet tem muitas características do rádio e da televisão.

Analise as proposições abaixo.

I. O redator de notícias para a internet deve produzir um texto claro, conciso e objetivo. Para isto, deve evitar palavras desnecessárias, longas e com significados complexos e abstratos.
II. Pesquisas indicam que a fisiologia da visão humana se adapta à leitura em tela de monitores ou dispositivos móveis, da mesma maneira que o texto escrito para papel.
III. O texto jornalístico na internet, as notícias e reportagens, como no jornal impresso, no rádio e na TV, têm começo, meio e fim. Essa lógica formal e linear, mesmo com o uso de hipertexto e da multimidialidade, prevalece na maioria das páginas noticiosas na rede.
IV. O hipertexto é uma das principais características da internet. Quanto maior o número de interligações aleatórias houver em um texto na internet para outras páginas, mais completa é a informação gerada ao usuário.
V. Existem padrões de leitura dos internautas que indicam a melhor maneira de se escrever para a Web. Mesmo percorrendo rapidamente a página na internet, os usuários normalmente leem palavra por palavra, para verificar a relevância do material para suas necessidades.

Está correto o que se afirma em

  • a) I, II, III, IV e V.
  • b) I, apenas.
  • c) III, apenas.
  • d) I e II, apenas.
  • e) III, IV e V, apenas.
#104429
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-PE
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(1,0) 9 - 

A arquitetura de informação é a estrutura de um site em termos de navegação, hierarquia do conteúdo e disposição dos elementos interativos. Sua essência é projetar a organização e o sistema de navegação com o propósito de ajudar os usuários a encontrar o que procuram.

Para isso,

  • a) testes de usabilidade não precisam envolver usuários verdadeiros, já que existem programas de computadores que executam tarefas que fornecem medidas concretas e objetivas quanto à usabilidade de uma ferramenta, um sistema ou um site.
  • b) a interface de sistemas digitais são representadas pela facilidade que o usuário tem em navegar por um determinado contexto informativo.
  • c) uma boa arquitetura de informação é aquela que fornece ao usuário o que procura já no primeiro clique.
  • d) é responsabilidade do arquiteto de informação especificar como os usuários encontram a informação, e planejar como o site irá se adaptar ao crescimento futuro e eventuais mudanças necessárias.
  • e) a utilidade de uma ferramenta em um site noticioso refere-se ao canal de comunicação do usuário final com o conteúdo de um sistema de computador.
#104430
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-PE
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(1,0) 10 - 

Aplicativos para dispositivos móveis, como tablets e celulares, servem de ferramentas para a experimentação de novas rotinas de produção do trabalho jornalístico

Os aplicativos,

  • a) podem mostrar o que os usuários estão lendo em determinada localidade. Essas informações podem ser relevantes para indicar tendências e comportamentos dos usuários, mas não servem como índices comparativos de audiência.
  • b) com o aumento da oferta de ferramentas com geolocalização, são diversas as opções do seu uso para jornalistas. Podem ajudar repórteres a encontrarem pautas relevantes, entrar em contato com fontes, e rastrear eventos por meio de pessoas que estão postando do local.
  • c) como fontes de informação são limitados para se ter acesso à uma localização específica. Para isso, é necessário que o jornalista esteja próximo ao local do fato com o seu celular conectado à internet.
  • d) para dispositivos móveis permitem que os jornalistas chequem postagens apenas de uma única localização. Isso pode ser eticamente preocupante, principalmente, por permitir rastrear os movimentos das pessoas envolvidas em determinado fato noticioso.
  • e) podem verificar a confiabilidade das fontes e, dependendo de suas funções, podem substituir a ida dos repórteres às ruas.
#104431
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-PE
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 11 - 

A elaboração de um website noticioso envolve a execução de cinco etapas, na prática estágios nem sempre consecutivos: análise e planejamento, design, implementação, teste e suporte. Com relação à estas etapas,

    • a) o último estágio - suporte - consiste em garantir uma adequada manutenção do site e oferecer apoio constante para as necessidades de atualização técnica e de conteúdo.
    • b) a análise e planejamento envolvem o desenvolvimento das estruturas e formas funcionais do site, do seu inter- relacionamento e dos seus aspectos visuais e comunicacionais.
    • c) a do design consiste em produzir o site e providenciar a sua publicação, por meio de um provedor, na internet.
    • d) na implementação, verifica-se o correto funcionamento das páginas do site e dos seus recursos, procedendo aos acertos dos erros que eventualmente se manifestem.
    • e) durante os testes são definidos o que se pretende comunicar, e o conteúdo potencial do site.
    #104432
    Banca
    FCC
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    AL-PE
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    (1,0) 12 - 

    A evolução tecnológica e o aumento do uso de dispositivos móveis de informação e de comunicação, em especial os celulares como equipamentos multifuncionais, permitem o aumento do registro, da publicação e do consumo de informações. Neste cenário, o jornalismo precisa se adaptar às novas demandas de uma sociedade conectada à internet, cuja comunicação que se estabelece é ubíqua.

    Assim sendo,

    • a) o jornalismo móvel mantém o papel do jornalista como mediador das informações, independente das circunstâncias de urgência das notícias.
    • b) os dispositivos móveis auxiliam o trabalho jornalístico com a divulgação de informações provenientes de usuários das redes sociais, como Twitter e Facebook, mas não chegam a servir como fontes utilizadas nas matérias jornalísticas.
    • c) o jornalismo móvel torna o cidadão um produtor de informação ao oferecer ferramentas que o permitem executar um trabalho equiparado ao de um jornalista profissional.
    • d) a mobilidade oferecida pelos celulares remete ao chamado jornalismo móvel, que permitem transmissões in loco e em tempo real das cenas dos acontecimentos. Este conteúdo apresenta cuidados editoriais como os apresentados em uma notícia ao vivo na televisão.
    • e) à medida que os aparelhos começam a incorporar mais funcionalidades, tornam-se mais parecidos com computadores.
    #104433
    Banca
    FCC
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    AL-PE
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    (1,0) 13 - 

    Segundo Fábio Malini (2008), a partir de 1999, inicia-se o que se denominou de “napsterização da rede”, um processo em que os usuários passam a fazer escolhas e a se comportarem livremente na internet, sem intermédios de centros de difusão de informação, reforçado pelos meios sociais online baseados na lógica peer-to-peer.

    Está correto afirmar que,

    • a) o chamado jornalismo participativo provoca no cidadão uma ação por intermédio da informação, recurso que se potencializa muito mais na esfera global do que na local.
    • b) o peer-to-peer passou a designar múltiplos processos e práticas sociais relacionadas com a livre possibilidade de construção autônoma de novos meios.
    • c) o termo peer-to-peer se refere aos computadores abertos, mas que não compartilham informações entre eles
    • d) mesmo com a existência de sites e sistemas de informação populares, as corporações midiáticas ainda são primordiais para que exista a colaboração dos usuários na publicação, troca e avaliação dos conteúdos.
    • e) a cultura da colaboração em rede tece uma comunicação vertical, sem passar pelos poderes e pelas hierarquias dos detentores dos meios de comunicação de massa.
    #104434
    Banca
    FCC
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    AL-PE
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 14 - 

    O jornalismo online se apropria de formatos consolidados nas mídias tradicionais e os reconfigura a partir das características inerentes às mídias digitais. O áudio slideshow é um destes modelos, composto por imagens estáticas, texto e áudio, e

      • a) é constituído pela produção de um conteúdo que funde as linguagens fotográfica, radiofônica e textual, gerando uma espécie de nova linguagem, um modelo narrativo multimidiático particular.
      • b) pode ser visto como um exemplo de “multimidialidade por justaposição”, que tem como característica central a articulação de um discurso único, coerente, com uma unidade comunicativa entre os seus elementos.
      • c) é um exemplo que potencializa uma das características fundamentais do jornalismo online: a memória.
      • d) não precisa manter uma coerência narrativa informativa, por se tratar de uma sequência de fotografias estáticas.
      • e) tem um forte vínculo com a linguagem audiovisual, por ter o som como fio condutor da história.
      #104435
      Banca
      FCC
      Matéria
      Matérias Diversas
      Concurso
      AL-PE
      Tipo
      Múltipla escolha
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      (1,0) 15 - 

      O jornalismo online se consolida quando é possível diferenciá-lo dos meios tradicionais. Para tanto, pesquisadores tentam estabelecer características próprias do meio digital, as quais implicam em novas rotinas de produção jornalística.

      Está correto afirmar que

      • a) a memória, relacionada à capacidade de provimento e acesso a banco de dados informacionais, é outra característica pertencente, apenas, às mídias digitais.
      • b) a hipertextualidade tem a ver com a conexão de uma informação à subsequente, uma particularidade somente das mídias digitais. O uso do link nas mídias digitais permite ao usuário realizar um percurso de maneira não-linear.
      • c) a multimidialidade, a hipertextualidade e a interatividade são características próprias das mídias digitais, e se potencializam com as ferramentas que a rede oferece para a produção noticiosa.
      • d) a capacidade de transmitir instantaneamente um fato só foi possível por meio das mídias digitais.
      • e) as mídias tradicionais são fechadas em si mesmo e não permitem a interação com o receptor. Já as mídias digitais têm como característica a interatividade, que se estabelece com os usuários como, por exemplo, pelos comentários na rede.