Simulado AL-PE | Agente Legislativo - Consultoria Administrativa - Administração e Políticas Públicas | CONCURSO
📚 Simulado AL-PE | Agente Legislativo - Consultoria Administrativa - Administração e Políticas Públicas | cód.7199
Desafie-se com o simulado AL-PE e descubra seu nível de preparo! 🥇
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado AL-PE foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: AL-PE
- 👔 Cargo: Agente Legislativo - Consultoria Administrativa - Administração e Políticas Públicas
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: FCC
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado AL-PE e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões AL-PE
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso AL-PE. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre AL-PE
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso AL-PE.
📢 Concursos Abertos para AL-PE
Veja os concursos abertos da instituição AL-PE. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #104436
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- AL-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
A multimidialidade é uma característica fundamental do jornalismo digital, e está relacionada à convergência de várias mídias na elaboração da narrativa jornalística na Web.
Está correto afirmar que,
- a) no Brasil, os portais de conteúdo jornalístico dão preferência à constituição de narrativas multimídias por integração.
- b) por multimidialidade por integração se entende a presença simultânea de diversos conteúdos midiáticos em uma publicação, sem que haja uma relação comunicacional direta entre eles.
- c) a multimidialidade por justaposição apresenta uma narrativa que, além de reunir conteúdos em dois ou mais suportes midiáticos, estabelece uma unidade comunicativa entre eles.
- d) no processo de convergência multimídia, os produtos jornalísticos podem apresentar multimidialidades por justaposição e integração na constituição das narrativas no ciberespaço.
- e) uma reportagem multimídia, por integração na web, precisa apresentar uma narrativa atualizada continuamente.
- #104437
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- AL-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
A evolução do jornalismo online traz reflexões teóricas e práticas sobre a organização dos conteúdos na produção jornalística. Assim, surgem questionamentos sobre a aplicação da tradicional pirâmide invertida, e a definição do conceito de pirâmide deitada.
Assinale a alternativa correta.
- a) A pirâmide deitada utiliza as características hipertextuais do meio digital e aplica as normas redacionais tradicionais, processos que facilitam a decomposição de textos jornalísticos em unidades plenas de sentido.
- b) A técnica da pirâmide invertida é a mais indicada na composição de webnotícias, por condicionar o leitor a rotinas de leituras semelhantes às da imprensa escrita.
- c) O uso da técnica do lead no modelo da pirâmide invertida é eficaz na transmissão rápida e sucinta de notícias. Não transforma o trabalho jornalístico numa rotina, deixando espaço para a criatividade e tornando a leitura das notícias mais atrativas.
- d) Na pirâmide invertida, os jornalistas iniciam a notícia com as informações mais importantes e, depois, elaboram os parágrafos complementares em ordem decrescente de importância.
- e) A pirâmide invertida é considerada uma boa opção para o webjornalismo por permitir que a notícia se desenvolva em níveis que vão desde o que têm pouca informação até os mais aprofundados, sem prejudicar a leitura.
- #104438
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- AL-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
O pesquisador Ramón Salaverría estabeleceu quatro dimensões de convergência no jornalismo digital: a dimensão empresarial, tecnológica, profissional e comunicativa.
Assinale a alternativa correta.
- a) Dentro destas quatro dimensões, a formação do jornalista está baseada nos modos tradicionais de produção de informação, em que o conhecimento e a especialização em determinada área é o diferencial do profissional no mercado de trabalho.
- b) Os sistemas de gestão integrada dos conteúdos (CMS - Content Manager Systems), somados à proliferação de novos dispositivos digitais fazem alusão à dimensão tecnológica.
- c) Na dimensão empresarial, as empresas de comunicação experimentam um processo de diversificação midiática, que corresponde a novos modelos de gestão econômica, sem levar em conta a organização editorial das mídias envolvidas.
- d) Na dimensão profissional, o jornalista passa a ser impulsionado a se especializar no desenvolvimento de rotinas de produção em uma única plataforma midiática.
- e) Na dimensão comunicacional, os códigos textuais são produzidos separadamente dos códigos audiovisuais, para que a coerência entre as mensagens seja potencializada, e não apresentem redundância de conteúdo.
- #104439
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- AL-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
O webdocumentário é um formato que surge com o advento das mídias digitais. São relacionados aos projetos multimídias na internet, desenvolvidos a partir da união de diversas mídias, em especial o vídeo documentário. No webdocumentário,
- a) o usuário pode se relacionar com a imagem de duas maneiras: escópica e manual, como em um video-game que permite a entrada na história por cliques sucessivos.
- b) o jornalista deve saber contar histórias indistintamente com palavras, imagens ou sons, características relativas ao processo de hipertextualidade.
- c) a convergência de formatos e a capacidade, praticamente limitada de armazenamento de dados facilmente recuperáveis, confere a distinção entre um web documentário e um documentário produzido para vídeo, cinema e televisão.
- d) o formato é estabelecido segundo a linearidade da narrativa convencional, que permite a construção de um itinerário próprio segundo os interesses pessoais de cada um.
- e) existe a repetição do modo de fazer da televisão e do cinema, por isto não apresenta uma gramática própria da web. Em conteúdo, aprofunda os temas tratados.
- #104440
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- AL-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
O trabalho de roteirização de uma reportagem multimídia envolve pesquisa para delimitar os desdobramentos do tema principal e definir os meios mais adequados para a produção de determinada abordagem e conteúdo: o que serão as produções fotográficas, textuais, videográficas e sonoras, além de desenvolver a arquitetura de informação (AI) para interconectar os conteúdos complementares da estrutura narrativa. Com relação à arquitetura da informação,
- a) a Barra de Navegação (menu) precisa ser colocada na home do site, podendo ser alterada, ou até mesmo suprimida, nas páginas internas dos portais de informação.
- b) o arquiteto de informação trabalha separado do jornalista, na construção da estrutura da multimídia, dos sistemas de informação, bem como, na organização e distribuição dos conteúdos através de seus hiperlinks.
- c) não precisa indicar os caminhos a serem percorridos pelo receptor na multimídia, visto que ele traça sua própria trajetória discursiva
- d) deve ser estruturada no desenvolvimento de histórias enriquecidas na forma e conteúdo, processo também explorado pelos jornais impressos atuais.
- e) deve auxiliar o trabalho do receptor, que recebe e interpreta as mensagens a fim de torná-las efetivamente informação, recursos com os quais buscarão o conhecimento.