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Questões de Direitos Básicos do Consumidor para Concursos Diversos | CONCURSO

Questões de Direitos Básicos do Consumidor para Concursos Diversos

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#137690
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Direitos Básicos do Consumidor
Concurso
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(1,0) 1 - 

O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 6°, diz que, São direitos básicos do consumidor, exceto:

    • a) Manutenção de assistência jurídica, integral e gratuita para o consumidor carente;
    • b) A efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos;
    • c) A adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral;
    • d) o acesso aos órgãos judiciários e administrativos com vistas â prevenção ou reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos, assegurada a proteção Jurídica, administrativa e técnica aos necessitados.
    #137692
    Banca
    . Bancas Diversas
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    Direitos Básicos do Consumidor
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    (1,0) 2 - 

    De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90), é possível a inversão do ônus da prova em favor do consumidor:

    • a) Em qualquer demanda, sendo o único requisito a condição de consumidor do reclamante/autor;
    • b) A critério do juiz, no processo civil, quando for verossímil a alegação do consumidor ou quando este for hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências;
    • c) A critério do juiz, no processo civil ou penal, quando for verossímil a alegação do consumidor ou quando este for hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências;
    • d) Apenas quando o consumidor comprovadamente demonstrar hipossuficiência econômica.
    #137694
    Banca
    . Bancas Diversas
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    (1,0) 3 - 

    Sobre o que dispõe a Lei 8.078/90 sobre a facilitação da defesa do consumidor em juízo assinale a opção correta

    • a) a inversão do ônus da prova é automática, sendo que em todas as ações relativas aos direitos do consumidor o juiz tem a obrigação de concedê-la.
    • b) para que haja a inversão do ônus da prova, o juiz deve se basear nos termos da lei, sem levar em consideração as suas máximas de experiência.
    • c) ficará a critério do juiz deferir a inversão do ônus da prova exclusivamente ao consumidor, sempre que o direito debatido for verossímil ou o consumidor hipossuficiente, levando-se em consideração as suas máximas de experiência.
    • d) a inversão do ônus da prova poderá favorecer o fornecedor, dado o princípio da isonomia aplicado às relações de consumo que forem abordadas em juízo.
    #137696
    Banca
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    (1,0) 4 - 

    Após ter os documentos pessoais furtados, José é surpreendido com a inclusão de seus dados pessoais em órgão de proteção ao crédito, em razão do inadimplemento de contrato bancário de financiamento de automóvel celebrado por terceiro em seu nome. Ostentando prévia e legítima negativação anterior à acima referida, José propõe ação contra a instituição financeira com a qual foi celebrado o contrato de financiamento de automóvel. Pleiteia a declaração de inexistência de relação jurídica e o recebimento de indenização por danos morais. A petição inicial é instruída com documento comprobatório da inclusão feita a requerimento do réu. Em contestação, o banco alega que tomou todas as providências que estavam ao seu alcance no momento da contratação e que não pode ser responsabilizado por fraude praticada por terceiro. Por sua vez, José informa que não tem provas a produzir, além dos documentos que já apresentou.

    De acordo com a orientação sumulada do Superior Tribunal de Justiça, assinale a alternativa correta.

    • a) Os pedidos devem ser julgados procedentes, pois a instituição financeira responde objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes praticadas por terceiros, estando demonstrada a inexistência de relação jurídica entre as partes; a simples inscrição indevida do nome do consumidor em órgão de proteção ao crédito é suficiente para a caracterização do dano moral, reconhecido na jurisprudência como in re ipsa.
    • b) O pedido de indenização deve ser julgado improcedente, pois o banco agiu no exercício regular de direito, o que exclui a ilicitude de sua conduta, cabendo a José se voltar contra o terceiro que utilizou seus dados para celebrar o contrato; o pedido declaratório deve ser julgado procedente, considerando que Arlindo não deu causa ao fato.
    • c) O pedido declaratório deve ser acolhido, pois a instituição financeira responde objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes praticadas por terceiros, estando demonstrada a inexistência de relação jurídica entre as partes; o pedido de indenização por danos morais deve ser julgado improcedente em razão da prévia existência de legítima inscrição do nome de José em órgão de proteção ao crédito.
    • d) Os pedidos devem ser julgados procedentes, pois, embora a instituição financeira responda subjetivamente, foi comprovada sua culpa pela ineficiência na verificação da documentação apresentada por terceiro, estando demonstrada a inexistência de relação jurídica entre as partes; a simples inscrição indevida do nome do consumidor em órgão de proteção ao crédito é suficiente para a caracterização do dano moral, reconhecido na jurisprudência como in re ipsa.
    #137697
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    (1,0) 5 - 

    Quais são os direitos básicos do consumidor, conforme o art. 6° da Lei n. 8.078/90? Analise as afirmativas a seguir.

    I – “a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos” e, ainda, “a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações”;

    II – “a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, indiferente dos riscos que apresentem” e, ainda, "a facilitação da defesa de seus direitos, sendo obrigatória, em qualquer caso, a inversão do ônus da prova’’;

    III – “a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços” e, ainda, “a modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas”;

    IV – “a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos” e, ainda, “o acesso aos órgãos judiciários e administrativos com vistas à prevenção ou reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos, assegurada a proteção Jurídica, administrativa e técnica aos necessitados”;

    V – “a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências” e, ainda, “a adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral”.

    Assinale:

    • a) se somente a afirmativa II estiver incorreta.
    • b) se somente as afirmativas I, II, IV e V estiverem corretas.
    • c) se somente as afirmativas I, III, IV e V estiverem incorretas.
    • d) se todas as afirmativas estiverem corretas.
    #137699
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    (1,0) 6 - 

    As questões de 46 a 48 tratam do Código de Defesa do Consumidor.

    Leia e analise as proposições abaixo.

    I. Os produtos e serviços colocados no mercado de consumo não acarretarão riscos à saúde ou segurança dos consumidores, exceto os considerados normais e previsíveis em decorrência de sua natureza e fruição, obrigando-se os fornecedores, em qualquer hipótese, a dar as informações necessárias e adequadas a seu respeito.

    II. O fornecedor de produtos e serviços potencialmente nocivos ou perigosos à saúde ou segurança deverá informar, de maneira ostensiva e adequada, a respeito da sua nocividade ou periculosidade, sem prejuízo da adoção de outras medidas cabíveis em cada caso concreto.

    III. O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentam deverá omitir o fato imediatamente se abstendo de anúncios publicitários.

    Tratando da Qualidade de Produtos e Serviços, da Prevenção e da Reparação dos Danos, podemos afirmar que somente

    • a) I e II estão corretas.
    • b) I e III são falsas.
    • c) III está correta.
    • d) II e III estão corretas.
    #137701
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    (1,0) 7 - 

    As questões de 46 a 48 tratam do Código de Defesa do Consumidor.

    Pode-se classificar como direitos básicos do Consumidor:

    I. a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações.

    II. a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos.

    III. a modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas.

    Assinale a alternativa que apresenta as proposições que se enquadram como direitos básicos.

    • a) I, apenas.
    • b) I e II, apenas.
    • c) II e III, apenas.
    • d) I, II e III.
    #137703
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    (1,0) 8 - 

    Os serviços fornecidos por órgãos públicos serão objeto do Código de Defesa do Consumidor:

    • a) apenas quando prestados por concessionárias ou permissionárias;
    • b) apenas em caráter excepcional;
    • c) quando prestados por si, suas empresas, concessionárias ou permissionárias;
    • d) quando prestados por suas próprias empresas;
    #137704
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    (1,0) 9 - 

    Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), acerca da Política Nacional de Relações de Consumo, dos direitos básicos do consumidor, da qualidade de produtos e serviços, da prevenção e reparação de danos, das sanções administrativas, das infrações penais, da convenção de consumo e do entendimento dos tribunais superiores nas relações de consumo, assinale a alternativa correta.

    • a) A inversão do ônus da prova nas relações de consumo é automática (ope legis).
    • b) As sanções administrativas postas no CDC não podem ser aplicadas de forma cumulativa.
    • c) No processo penal atinente aos crimes previstos no CDC, assim como em relação aos outros crimes e a outras contravenções que envolvam relações de consumo, poderão intervir, como assistentes do Ministério Público, a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal, sendo-lhes facultado propor demanda penal subsidiária, se a denúncia não for oferecida no prazo legal.
    • d) A abusividade de encargos acessórios do contrato bancário não descaracteriza a mora.
    #137706
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    (1,0) 10 - 

    Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), acerca das características e dos princípios, da qualidade de produtos e serviços, da prevenção e reparação de danos, da proteção contratual, da defesa do consumidor em juízo e do entendimento dos tribunais superiores nas relações de consumo, assinale a alternativa correta.

      • a) O Ministério Público tem legitimidade ativa para atuar na defesa de direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos dos consumidores, salvo os advindos da prestação de serviço público.
      • b) A recusa de cobertura securitária, sob a alegação de doença preexistente, é lícita, mesmo que não tenha havido a exigência de exames médicos prévios à contratação ou a demonstração de má-fé do segurado.
      • c) A inversão do ônus da prova do CDC não se aplica aos casos de degradação ambiental.
      • d) A embriaguez do segurado não exime a seguradora do pagamento da indenização prevista em contrato de seguro de vida.
      #137708
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      (1,0) 11 - 

      Determinado consumidor adquiriu um produto por R$ 1.000. O credor, entretanto, cobrou indevidamente o valor de R$ 1.500.

      Nessa situação hipotética, o consumidor terá direito à repetição de indébito no valor de

      • a) R$ 2.000, acrescido de correção monetária e juros legais, se credor não provar engano justificável.
      • b) R$ 1.000, acrescido de correção monetária e juros legais, se credor não provar engano justificável.
      • c) R$ 3.000, acrescido de correção monetária e juros legais, se provar a má-fé do credor.
      • d) R$ 3.000, acrescido de correção monetária e juros legais, se o credor não provar erro justificável.
      #137709
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      (1,0) 12 - 

      Perante o artigo 6° do Código de Defesa do Consumidor, são direitos básicos do consumidor, EXCETO:

      • a) A educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações.
      • b) A instituição de Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor, no âmbito do Ministério Público.
      • c) A informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem.
      • d) A proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços.
      #137711
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      (1,0) 13 - 

      De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a garantia legal de adequação do produto

      • a) sempre depende de termo expresso, podendo ser excluída ou atenuada contratualmente, mediante desconto do preço, desde que isso não coloque o consumidor em situação de exagerada desvantagem.
      • b) depende de termo expresso apenas no caso de produtos duráveis, sendo vedada, em qualquer hipótese, a exoneração contratual do fornecedor.
      • c) independe de termo expresso, podendo ser excluída ou atenuada contratualmente, mediante desconto do preço, desde que isso não coloque o consumidor em situação de exagerada desvantagem.
      • d) independe de termo expresso, sendo vedada, em qualquer hipótese, a exoneração contratual do fornecedor.
      #137713
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      (1,0) 14 - 

      Quanto à responsabilidade pelos vícios dos produtos e serviços, assinale a alternativa correta.

      • a) A ignorância do fornecedor sobre os vícios de qualidade por inadequação dos produtos e serviços o exime de responsabilidade.
      • b) A garantia legal de adequação do produto ou serviço depende de termo expresso, vedada a exoneração contratual do fornecedor.
      • c) Havendo mais de um responsável pela causação do dano, todos responderão solidariamente pela reparação.
      • d) É permitida a estipulação contratual de cláusula que atenue a obrigação de indenizar do fornecedor.
      #137716
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      (1,0) 15 - 

      O fiscal de defesa do consumidor, para executar as tarefas de fiscalização do cumprimento do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, deve ter pleno conhecimento dos direitos básicos do consumidor.

      Entre tais direitos, não está incluído(a) o(a)

      • a) proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços.
      • b) modificação das cláusulas contratuais escritas que estabeleçam prestações onerosas ou sua revisão em razão de fatos concomitantes que as tornem excessivamente desproporcionais.
      • c) efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos.
      • d) acesso aos órgãos judiciários e administrativos com vistas à prevenção ou reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos, assegurada a proteção jurídica, administrativa e técnica aos necessitados