Processando...

Questões de Didática e Prática no Ensino Superior para Concursos Diversos | CONCURSO

Questões de Didática e Prática no Ensino Superior para Concursos Diversos

📚 Simulado Didática e Prática No Ensino Superior gratuito | cód.9437

Estude com estratégia: o simulado . Concursos Diversos foi criado pensando em você! 📘

 

🔗 Vejam mais simulados . Concursos Diversos

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado . Concursos Diversos foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado . Concursos Diversos e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões . Concursos Diversos

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso . Concursos Diversos


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso . Concursos Diversos. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre . Concursos Diversos


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso . Concursos Diversos.

Ver apostilas para . Concursos Diversos


📢 Concursos Abertos para . Concursos Diversos

Veja os concursos abertos da instituição . Concursos Diversos. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para . Concursos Diversos


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#136779
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Didática e Prática No Ensino Superior
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 1 - 

Sobre a gestão universitária de instituições federais de educação superior, é INCORRETO afirmar:

  • a) É um fenômeno cultural, produzido pela linguagem, pelos discursos e um fenômeno político de construção de projetos e ideias que implica fazer opções, decidir quanto a regras de convivência e, portanto, um fenômeno político de relações humanas.
  • b) É consubstanciada na organização acadêmica, no seu quadro de docentes, técnicos e estudantes e na ação acadêmica formalizada em programas, projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão.
  • c) Diz respeito ao pensar e fazer a universidade, no sentido da sua finalidade precípua, qual seja, ciência e educação, a qual lhe confere condição peculiar como instituição social.
  • d) Compreende o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborado exclusivamente pelo reitor com vigência para o período do seu mandato e aprovado pelo Ministro da Educação, autoridade máxima do Sistema Federal de Ensino.
#136780
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Didática e Prática No Ensino Superior
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 2 - 

No planejamento do professor, a organização da sala de aula e os diferentes agrupamentos dos estudantes são relevantes. Em Alfabetização Matemática na Perspectiva do Letramento, são propostos quatro modos de organização da atividade do professor.
Sobre essa organização, relacione a COLUNA I com a COLUNA II associando o tipo de agrupamento às suas respectivas características.

COLUNA I 1. Grande grupo 2. Pequenos grupos 3. Duplas 4. Individualmente
COLUNA II
( ) O professor realiza uma única atividade, tendo por objetivo desenvolver determinados conhecimentos. ( ) Cada grupo pode trabalhar de forma independente, realizando a mesma tarefa, ou propor atividades diversificadas, em que cada grupo tem uma tarefa a ser cumprida. ( ) Têm a possibilidade de levantar hipóteses e de discutir e argumentar suas ideias de forma mais intensa, sem precisar disputar a fala com o grande grupo. ( ) O aluno tem a possibilidade de refletir e sistematizar os seus próprios saberes e coordenar as suas ações.

Assinale a sequência correta.

  • a) 1 2 3 4
  • b) 4 3 2 1
  • c) 1 2 4 3
  • d) 3 2 1 4
#136781
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Didática e Prática No Ensino Superior
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 3 - 

No exercício de sua autonomia, são asseguradas às universidades algumas atribuições. NÃO é uma dessas atribuição:

  • a) Fixar os currículos dos seus cursos e programas, observadas as diretrizes gerais pertinentes.
  • b) Fixar o número de vagas de acordo com a capacidade institucional e as exigências do seu meio.
  • c) Informar o número de vagas por curso independentemente de sua capacidade institucional.
  • d) Conferir graus, diplomas e outros títulos.
#136782
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Didática e Prática No Ensino Superior
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional, de acordo com Ministério da Educação, assinale a alternativa correta.

  • a) É um documento que define a missão, as metas e os objetivos de instituições públicas.
  • b) É um documento que deverá definir a missão; as estratégias para atingir metas e objetivos; cronograma e metodologia de implementação dos objetivos; metas e ações do Plano da IES.
  • c) As instituições de ensino superior devem fazer o PDI a cada 2 anos e mantê-lo guardado sob a responsabilidade do reitor e/ou diretor.
  • d) Nos momentos de reconhecimento de cursos, não é necessário a instituição apresentar o PDI, uma vez que houve a autorização anteriormente.
#136783
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Didática e Prática No Ensino Superior
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

A articulação indissociável entre o ensino, a pesquisa e a extensão é um princípio para o ensino superior brasileiro. Assinale a alternativa que apresenta a definição para esses papéis que a instituição de ensino superior tem.

  • a) A pesquisa produz o conhecimento científico; o ensino transmite o conhecimento produzido pela pesquisa e pela extensão aos alunos; a extensão divulga o conhecimento produzido pela pesquisa para a comunidade externa à universidade.
  • b) A pesquisa produz e reavalia o conhecimento científico, produzindo novas descobertas; o ensino divulga o conhecimento produzido pela ciência aos alunos, mas ao fazê-lo também produz novas sínteses; a extensão socializa o conhecimento produzido pela ciência e busca novas leituras e compreensões sobre esse conhecimento na sociedade.
  • c) A pesquisa produz o conhecimento científico; o ensino transmite o conhecimento produzido pela ciência aos alunos; a extensão divulga o conhecimento produzido pela pesquisa e experienciado pelo ensino para a comunidade externa à universidade.
  • d) A pesquisa produz e reavalia o conhecimento científico, produzindo novas sínteses; o ensino usa essa síntese para a formação profissional; a extensão é a prestação de serviço da universidade, atendendo as demandas da sociedade por produtos derivados daquelas pesquisas.