Processando...

Prova de Administração 26 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Administração 26 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca FCC, tanto para nível médio como superior da matéria Administração. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. A Organização Como Um Sistema Social.
  2. Abordagem Sistêmica Da Administração.
  3. Abordagens Contingenciais Da Eficácia Organizacional.
  4. Acompanhamento Fisico-Financeiro De Projetos.
  5. Adaptação.
  6. Adhocracia.
  7. Administração Da Produção.
  8. Administração De Operações E Da Qualidade.
  9. Administração De Pessoal E Recursos Humanos.
  10. Administração De Vendas.
  11. Administração Do Desempenho.
  12. Administração Estratégica.
  13. Administração Financeira.
  14. Administração Geral.
  15. Agente Administrativo.
  16. Ambiente Organizacional.
  17. Análise De Processos De Trabalho.
  18. Análise Dos Ambientes Interno E Externo.
  19. Análise Ou Descrição Do Trabalho.
  20. Aprendizagem Organizacional.
  21. As Novas Tecnologias E Seus Impactos Na Administração Organizacional.
  22. Avaliação De Desempenho.
  23. Avaliação De Documentos.
  24. Avaliação De Produtividade.
  25. Balanced Scorecard (Bsc).
  26. Benchmarking.
  27. Boa Governança E Accountability.
  28. Brainstorming.
  29. Burocracia.
  30. Cálculos.
  31. Capm.
  32. Características Básicas Das Organizações Formais Modernas: Tipos De Estrutura Organizacional, Natureza, Finalidades E Critérios De Departamentalização.
  33. Características, Técnicas, Ferramentas.
  34. Cargos E Salários.
  35. Clima Organizacional.
  36. Comércio Eletrônico.
  37. Comércio Exterior.
  38. Comportamento Humano Nas Organizações.
  39. Comportamento Organizacional: Motivação E Desempenho.
  40. Comunicação Interpessoal E Intergrupal.
  41. Comunicação.
  42. Conceito De Empregado E Empregador, Contrato Individual De Trabalho, Interrupção, Suspensão E Extinção De Contrato De Trabalho, Trabalho Em Condições Insalubre E Periculosas.
  43. Conceitos E Aplicações Gerais Da Administração.
  44. Conhecimentos De Administração E De Administração Gerencial.
  45. Conhecimentos De Processos De Iso 9000 ? Sistemas De Qualidade.
  46. Construção De Indicadores De Desempenho.
  47. Consumerismo.
  48. Contrato Administrativo.
  49. Contrato De Gestão.
  50. Controladoria.
  51. Controle - Importância E Fundamentos.
  52. Controle Administrativo.
  53. Cronograma Financeiro.
  54. Cultura Brasileira.
  55. Cultura Organizacional.
  56. Decisões Programadas.
  57. Delegação.
  58. Departamentalização.
  59. Descentralização E Desconcentração.
  60. Desenvolvimento De Rh.
  61. Desenvolvimento Organizacional.
  62. Desenvolvimento Sustentável.
  63. Dinâmica Das Organizações.
  64. Downsizing.
  65. Eficiência, Eficácia E Efetividade.
  66. Eliminação De Desperdícios.
  67. Empreendedorismo.
  68. Ênfase No Cliente.
  69. Equipes.
  70. Estatística.
  71. Estratégia Empresarial.
  72. Estratégias De Marketing.
  73. Estratégias De Rh.
  74. Estrutura E Estratégia Organizacional.
  75. Estrutura E Projeto Organizacional.
  76. Estrutura Organizacional.
  77. Estruturas E Modelos De Controle.
  78. Ética E Responsabilidade.
  79. Execução Das Atividades.
  80. Ferramentas Da Qualidade.
  81. Flexibilidade Organizacional.
  82. Fluxograma.
  83. Forças Competitivas.
  84. Funções (Planejamento, Organização, Direção E Controle).
  85. Funções Administrativas.
  86. Funções E Habilidades Do Administrador.
  87. Fundamentos E Evolução Da Administração.
  88. Gerenciamento De Desempenho.
  89. Gestão Ambiental.
  90. Gestão Contemporânea.
  91. Gestão Da Informação E Do Conhecimento.
  92. Gestão Da Produção.
  93. Gestão Da Qualidade.
  94. Gestão De Contratos.
  95. Gestão De Custos.
  96. Gestão De Documentos - O Ciclo Vital Dos Documentos: Arquivos Correntes, Intermediários E Permanentes.
  97. Gestão De Documentos - Organização E Métodos - Administração De Processos.
  98. Gestão De Processos.
  99. Gestão De Recursos.
  100. Gestão Do Conhecimento.
  101. Gestão Do Relacionamento Com Clientes.
  102. Gestão Estratégica.
  103. Gestão Participativa.
  104. Gestão Por Desempenho.
  105. Governança.
  106. Habilidades Interpessoais.
  107. História Da Administração.
  108. Impacto Do Ambiente Nas Organizações ? Visão Sistêmica.
  109. Indicadores De Produtividade.
  110. Inovação Incremental.
  111. Instituição, Organização E Empresa.
  112. Instrumentos E Ferramentas De Controle Do Desempenho Da Organização.
  113. Iso 9000.
  114. Liderança.
  115. Liderança: Tipos De Abordagens.
  116. Logística E Transportes.
  117. Macroeconomia.
  118. Marketing.
  119. Marketing De Serviços.
  120. Marketing Internacional.
  121. Matriz Bcg.
  122. Meio Ambiente.
  123. Método Gerencial.
  124. Métodos De Classificação Dos Documentos.
  125. Modelo Contingencial De Administração.
  126. Modelo De Gestão.
  127. Modelos Organizacionais.
  128. Motivação E Liderança.
  129. Mudança E Inovação.
  130. Mudança Organizacional.
  131. Nível De Serviço: Atendimento, Pontualidade E Flexibilidade.
  132. Noções De Elaboração, Análise, Avaliação E Gerenciamento De Projetos.
  133. Noções De Estatística Descritiva.
  134. Noções De Psicologia E Sociologia Organizacional.
  135. Noções De Recursos Humanos: Clt, Benefícios, Higiene, Segurança E Qualidade De Vida.
  136. Normas E Procedimentos.
  137. Novas Tecnologias Gerenciais: Reengenharia E Qualidade; Impactos Sobre A Configuração Das Organizações Públicas E Sobre Os Processos De Gestão.
  138. Ongs.
  139. Orçamento Público.
  140. Organização E Métodos: Análise Organizacional; Instrumentos De Pesquisa; Layout; Análise De Processos; Distribuição Do Trabalho; Fluxogramas; Formulários; Anuais; Estruturas Organizacionais E Departamentalização; Organogramas; Sistemas De Informações Gerenciais.
  141. Organização No Trabalho.
  142. Organização, Sistemas E Métodos.
  143. Organizações.
  144. Organizações De Aprendizagem.
  145. Organizações Formais Modernas.
  146. Organograma.
  147. Paradigmas.
  148. Payback.
  149. PDCA.
  150. Pensamento Econômico.
  151. Pesquisa De Mercado.
  152. Planejamento.
  153. Planejamento Baseado Em Cenários.
  154. Planejamento Estratégico.
  155. Planejamento Estratégico Empresarial.
  156. Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
  157. Planejamento Organizacional.
  158. Planejamento Organizacional: Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
  159. Plano De Carreira.
  160. Plano De Remuneração.
  161. Plano Diretor De Reforma Do Aparelho Do Estado.
  162. Poder E Influência. Comunicação.
  163. Política De Compras.
  164. Política Salarial.
  165. Pregão Eletrônico.
  166. Preocupação Com A Qualidade.
  167. Preservação De Documentos.
  168. Principais Ferramentas Da Qualidade.
  169. Princípio De Deming.
  170. Princípios E Sistemas De Administração Federal.
  171. Processo Administrativo.
  172. Processo De Controle.
  173. Processo De Negociação.
  174. Processo Decisório.
  175. Processo Grupal Nas Organizações.
  176. Processo Organizacional: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle E Avaliação.
  177. Produtividade, Eficiência, Eficácia E Efetividade.
  178. Projetos.
  179. Projetos De Investimentos Nas Empresas.
  180. Qualidade E Produtividade Nas Organizações.
  181. Qualidade Total.
  182. Recrutamento E Seleção De Pessoal.
  183. Reengenharia.
  184. Reforma Do Estado.
  185. Relação Chefe/Subordinado.
  186. Relação Cliente/Fornecedor.
  187. Relação Organização ? Ambiente.
  188. Relações Com Empregados.
  189. Relações Humanas.
  190. Remuneração E Benefícios.
  191. Remuneração Por Competências.
  192. Repouso Semanal, Férias, Licença Paternidade E Maternidade, Repouso Semanal Remunerado, 13º Salário, Encargos Sociais E Previdenciários , Imposto De Renda, Etc.
  193. Responsabilidade Social.
  194. Responsabilidade Sócio-Ambiental.
  195. Riscos.
  196. Segmentação De Mercado.
  197. Segurança Da Informação.
  198. Serviços.
  199. Sistema De Gestão Ambiental (Sga).
  200. Sistemas De Informação Gerencial.
  201. Sociedades Anonimas.
  202. Técnica Gut.
  203. Tecnologia Da Informação (Ti).
  204. Tecnologia Da Informação, Organização E Cidadania Da Administração.
  205. Temas Contemporâneos Da Administração.
  206. Teoria Da Contingência.
  207. Teoria Da Hierarquia Das Necessidades De Maslow.
  208. Teoria Dos Dois Fatores.
  209. Teoria Dos Sistemas.
  210. Teoria Estruturalista Da Administração.
  211. Teoria Geral De Administração.
  212. Teorias Administrativas: Principais Escolas.
  213. Terceirização (Outsourcing).
  214. Tomada De Decisão.
  215. Trabalho Em Equipe.
  216. Trabalho Noturno, Jornada De Trabalho.
  217. Treinamento E Desenvolvimento.
  218. Treinamento, Desenvolvimento E Educação: Conceitos E Importância, Operacionalização E Rotinas.
  219. Turbulência.
  220. Unidade Organizacional.
  221. Valor Econômico Agregado.
  222. Vendas.
  223. Vpl Valor Presente Líquido.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#11223
Banca
FCC
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 - 

Compete à Comissão de Ética dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou de qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público: I. Orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura. II. Comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis. III. Fornecer aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público. IV. Ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal. V. Zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva. É correto o que consta APENAS em

  • a) II, III e IV.
  • b) I, II e V.
  • c) III e IV.
  • d) II e V.
  • e) I e III.
#11224
Banca
FCC
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Tratando-se de eficiência, eficácia e efetividade, analise: I. Eficácia é fazer as atividades ou desenvolver ações de forma correta para atingir os meios. Tem vínculo estreito com o planejamento estratégico da organização. II. Eficiência é fazer as atividades ou desenvolver ações da maneira correta. Está relacionada com o método de execução. III. Efetividade é satisfazer as necessidades dos clientes com os produtos e serviços da organização. IV. Efetividade é o valor social ou medida de utilidade, que deve ser atribuído ao produto ou serviço considerando-se a sociedade como um todo. V. Eficácia é a relação entre os produtos obtidos e os fatores de produção empregados na sua obtenção. É correto o que consta APENAS em

  • a) I e II.
  • b) III e V.
  • c) IV e V.
  • d) I, II e III.
  • e) II, III e IV.
#11225
Banca
FCC
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Na aplicação da análise de campo de forças ao desenvolvimento de uma estratégia de mudança, se: I. as forças impulsoras e as forças restritivas forem mais ou menos equilibradas numa situação de mudança, os gestores começarão favorecendo as forças restritivas, e ao mesmo tempo tentarão converter ou imobilizar as forças impulsoras. II. as forças impulsoras forem muito mais poderosas que as forças restritivas em poder e em frequência, os gerentes interessados em promover uma mudança poderão enfrentar e vencer as forças restritivas. III. as forças restritivas forem muito mais poderosas que as impulsoras, os gerentes interessados na implantação de uma mudança podem desistir da mudança, considerando-se o grau de dificuldade. IV. as forças restritivas forem muito mais poderosas que as impulsoras, os gerentes interessados na implantação de uma mudança podem empreendê-la, concentrando-se na conservação das forças impulsoras presentes na situação e, ao mesmo tempo, transformar cada força restritiva em força impulsora. V. as forças impulsoras e as forças restritivas forem mais ou menos equilibradas numa situação de mudança, os gestores tentarão apenas imobilizar as forças impulsoras para facilitar o ciclo de mudanças possíveis. É correto o que consta APENAS em

  • a) I e II.
  • b) IV e V.
  • c) I, II e V.
  • d) II, III e IV.
  • e) III, IV e V.
#11226
Banca
FCC
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

A definição: Capacidade de uma corporação como um todo de reunir informação, inovar, criar conhecimento e atuar efetivamente baseada no conhecimento que ela gerou refere-se

  • a) o valor agregado da informação.
  • b) ao capital intelectual.
  • c) ao conhecimento tático.
  • d) vantagem competitiva.
  • e) inteligência organizacional.
#11227
Banca
FCC
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 5 - 

Bioma localizado em área subtropical e tropical, caracterizado por apresentar alta biodiversidade, ecossistemas representados, entre outros, por vários tipos florestais e campos de altitude, com status de reserva da biosfera. O texto trata da

  • a) Mata de Araucária.
  • b) Mata Atlântica.
  • c) Floresta Amazônica.
  • d) Floresta Latifoliada Perenifólia.
  • e) Floresta Ombrófila Densa.
#11228
Banca
FCC
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 6 - 

atributo comum a todos os ecossistemas

  • a) o fluxo de energia, caracterizado por perda progressiva ao longo da cadeia trófica.
  • b) o fluxo de energia, caracterizado por elevada eficiência energética.
  • c) a ciclagem de nutrientes, caracterizada por ausência de exportação.
  • d) o compartimento biótico, caracterizado por alta biodiversidade.
  • e) a presença de produtores primários autotróficos.
#11229
Banca
FCC
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A gestão da mudança da cultura organizacional de uma empresa é

  • a) difícil, pois implica modificar coisas que são implícitas no pensamento e no comportamento das pessoas.
  • b) impossível, pois a cultura não se refere aos produtos, às estruturas e aos sistemas da empresa, que podem ser modificados.
  • c) muito difícil, pois a cultura da organização se forma apenas em pressupostos cognitivos que não podem ser alterados.
  • d) impossível, pois aqueles que detém o poder na organização nunca se interessam pela mudança.
  • e) difícil, pois a necessidade da mudança depende do consenso de todos os setores.
#11230
Banca
FCC
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Na busca por melhorias estruturais e consistentes, as empresas modernas estão abandonando suas antigas estruturas e aderindo à estrutura por

  • a) funções.
  • b) reas de atividade.
  • c) processos de trabalho.
  • d) custos dos produtos.
  • e) nível de produtividade.
#11231
Banca
FCC
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

O método do Ciclo PDCA está associado ao conceito de

  • a) nálise do ambiente concorrencial.
  • b) job enrichment.
  • c) planejamento estratégico.
  • d) benchmarking.
  • e) melhoria contínua de processos.
#11232
Banca
FCC
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

A área de gerenciamento de projetos que garante que o projeto inclui todo e somente o trabalho requerido, para que seja completado com sucesso, é a de

  • a) integração.
  • b) tempo.
  • c) usto.
  • d) escopo.
  • e) comunicações.
#11233
Banca
FCC
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 11 - 

Empresas inovadoras utilizam o Balanced Scorecard como

  • a) um sistema de indicadores do próprio desempenho financeiro.
  • b) um processo contínuo de medição de produtos, serviços ou processos com relação aos concorrentes mais fortes ou líderes do setor.
  • c) um recurso de TI especializado em planejamento estratégico situacional.
  • d) um método de implementação de estratégia de redução dos níveis hierárquicos.
  • e) a estrutura organizacional básica dos seus processos gerenciais.
#11234
Banca
FCC
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 12 - 

Agrupar num mesmo órgão as atividades afins ou de mesma natureza ou especialidade é o processo de departamentalização

  • a) por produto ou serviço.
  • b) por processo.
  • c) por área geográfica.
  • d) funcional.
  • e) matricial.
#11235
Banca
FCC
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 13 - 

A estratégia de desenvolvimento de uma organização com a qual buscam-se oportunidades no ambiente em que está inserida por meio da diversificação da linha de produtos, com aproveitamento da mesma tecnologia ou força de vendas, oferecendo-se uma quantidade maior de produtos no mesmo mercado, é denominada diversificação

  • a) interna.
  • b) horizontal.
  • c) onglomerativa.
  • d) concêntrica.
  • e) mista.
#11236
Banca
FCC
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 14 - 

No processo de gestão das organizações, a abordagem que parte do princípio que as pessoas são motivadas para a realização de suas atividades, esperando que certas ações auxiliarão a alcançar os resultados desejados, refere- se à teoria

  • a) da hierarquia de necessidades.
  • b) X e Y.
  • c) da expectância.
  • d) comportamental.
  • e) da administração por objetivos.
#11237
Banca
FCC
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

A visão mecanicista de Frederick Taylor sobre as pessoas e as organizações era essencialmente uma perspectiva de sistema

  • a) quantitativo.
  • b) aberto.
  • c) ontigencial.
  • d) sistêmico.
  • e) fechado.