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Prova de Administração Pública 9 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Administração Pública 9 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca ESAF, tanto para nível médio como superior da matéria Administração Pública. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Administração Burocrática E Administração Gerencial.
  2. Administração De Materiais.
  3. Administração De Recursos Humanos.
  4. Administração Direta.
  5. Administração Indireta.
  6. Administração Orçamentária.
  7. Administração Pública: Do Modelo Racional-Legal Ao Paradigma Pós-Burocrático.
  8. Agências Executivas.
  9. Agências Reguladoras.
  10. Agentes Públicos.
  11. Análise E Desenvolvimento Organizacional.
  12. Análise Swot.
  13. Anulação E Revogação Dos Atos Administrativos.
  14. Atendimento Ao Público.
  15. Atos Administrativos - Conceito, Requisitos, Elementos, Atributos, Classificação, Espécies.
  16. Auditoria E Fiscalização.
  17. Avaliação De Desempenho Funcional.
  18. Balanced Scorecard.
  19. Bens Público.
  20. Burocracia Ocidental Moderna.
  21. Capital Social.
  22. Características Básicas Das Organizações Formais Modernas: Tipos De Estrutura Organizacional, Natureza, Finalidades E Critérios De Departamentalização.
  23. Cartão De Pagamentos Do Governo Federal (Cpgf).
  24. Ciclo De Gestão Do Governo Federal.
  25. Ciclo PDCA.
  26. Ciência Política.
  27. Clima Organizacional.
  28. Código Civil.
  29. Código De Conduta Da Alta Administração Federal.
  30. Código De Ética Do Servidor Público Federal.
  31. Comunicação.
  32. Comunicacao Institucional.
  33. Comunicação Na Gestão Pública E Gestão De Redes Organizacionais.
  34. Comunicação No Serviço Público.
  35. Conceitos, Elementos E Poderes Do Estado.
  36. Contratos Administrativos: Conceito, Características E Formalização - Requisição.
  37. Controle Da Administração Pública - Tipos E Formas De Controle - Controle Interno E Externo - Controle Pelos Tribunais De Contas - Controle Judiciário.
  38. Convergências E Diferenças Entre A Gestão Pública E A Gestão Privada.
  39. Cultura Organizacional.
  40. Decreto 0027-2005.
  41. Decreto Nº 2.271-1997.
  42. Departamentalização.
  43. Descentralização Administrativa.
  44. Desconcentração.
  45. Desestatização.
  46. Despesas Públicas.
  47. Empreendedorismo Governamental.
  48. Empreendedorismo Governamental E Novas Lideranças No Setor Público.
  49. Entidades Políticas E Administrativas - Natureza Jurídica E Características.
  50. Entidades Políticas E Administrativas.
  51. Espécies Da Administração Indireta ? Características - Regime Jurídico, Classificação E Espécies.
  52. Estratégia De Crescimento.
  53. Estratégia De Sobrevivência.
  54. Estratégia Organizacional.
  55. Estrutura Administrativa: Conceito, Elementos, Poderes Do Estado.
  56. Estrutura Organizacional.
  57. Estruturação Da Máquina Administrativa No Brasil Desde 1930: Dimensões Estruturais E Culturais.
  58. Ética No Exercício Da Função Pública.
  59. Ética, Públicidade Da Administração Pública.
  60. Evolução Dos Modelos/Paradigmas De Gestão: A Nova Gestão Pública.
  61. Excelência Nos Serviços Públicos.
  62. Execução Do Contrato Administrativo: Direito E Obrigação Das Partes, Acompanhamento, Inexecução Do Contrato: Causas Justificadoras, Conseqüências Da Inexecução, Revisão, Rescisão E Suspensão Do Contrato.
  63. Experiências De Reformas Administrativas.
  64. Funçoes Do Governo.
  65. Fundamentos Do Setor De Telecomunicacoes.
  66. Garantia Contratual.
  67. Gerenciamento De Projetos.
  68. Gestão De Conflitos.
  69. Gestão De Conhecimento.
  70. Gestão De Contratos.
  71. Gestão De Processos.
  72. Gestão De Qualidade.
  73. Gestão De Resultados Na Produção De Serviços Públicos.
  74. Gestão Do Desempenho.
  75. Gestão Estratégica.
  76. Gestão Publica.
  77. Gestão Pública Empreendedora.
  78. Gestão Pública Versus Gestão Privada.
  79. Governabilidade, Governança E Accountability.
  80. Governo E Administração Pública.
  81. Governo Eletrônico E Transparência.
  82. Implementação De Políticas Públicas.
  83. Improbidade Administrativa.
  84. Lei Complementar Nº 123-2006 - Estatuto Da Micro E Pequena Empresa.
  85. Lei N° 9.790-99 - Organizações Da Sociedade Civil De Interesse Público.
  86. Lei Nº 0811-04.
  87. Lei Nº 101-2000 - Lei De Responsabilidade Fiscal.
  88. Lei Nº 8666-93.
  89. Lei Nº 9.637-1998.
  90. Lei Nº 9.784-1999.
  91. Lei Nº 9.873-1999.
  92. Licitação.
  93. Liderança.
  94. Modelos Teóricos De Administração Pública: Patrimonialista, Burocrático E Gerencial.
  95. Motivação.
  96. Mudanças Institucionais: Conselhos, Organizações Sociais E Oscip.
  97. Natureza Jurídica E Características.
  98. Noções De Cidadania.
  99. Noções De Processos Licitatórios.
  100. Novas Tecnologias Gerenciais E Organizacionais E Sua Aplicação Na Administração Pública.
  101. O Paradigma Do Cliente Na Gestão Pública.
  102. O Processo De Modernização Da Administração Pública.
  103. Orçamento Participativo.
  104. Orçamento Programa.
  105. Organização Administrativa Brasileira.
  106. Organização Administrativa Da União.
  107. Organização Administrativa: Centralização, Descentralização, Concentração E Desconcentração.
  108. Organização Do Estado E Da Administração Pública.
  109. Órgãos E Entidades Da Administração Federal - Natureza E Competências - Reformas Do Estado - Princípios E Instrumentos.
  110. Oscips.
  111. Parcerias Publico-Privadas.
  112. Planejamento Estratégico.
  113. Planejamento Organzacional.
  114. Plano Diretor Para A Reforma Do Aparelho Do Estado.
  115. Poder E Dominação.
  116. Poderes Administrativos (Vinculado, Discricionário, Hierárquico, Disciplinar, Regulamentar E De Polícia) - Características E Formas De Atuações.
  117. Poderes E Deveres Do Administrador Público.
  118. Polítca Nacional De Meio Ambiente.
  119. Política Fiscal; Contratos E Convênios; Plano De Contas.
  120. Políticas Públicas E Desenvolvimento Sustentável.
  121. Princípios Da Administração Pública.
  122. Princípios Fundamentais Da Administração Pública.
  123. Princípios Orçamentários.
  124. Procedimentos Com Correspondência.
  125. Processo Administrativo.
  126. Processo Administrativo No Âmbito Da Administração Pública Federal: Lei N.º 9.784/99.
  127. Processo Organizacional: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle E Avaliação.
  128. Programa Nacional De Gestão Pública E Desburocratização.
  129. Projetos.
  130. Protocolo E Correspondência.
  131. Qualidade Na Administração Pública.
  132. Qualidade Total.
  133. Recursos Humanos.
  134. Redação.
  135. Reengenharia.
  136. Reforma Administrativa.
  137. Reforma E Revitalizacao Do Estado.
  138. Regime Dos Servidores Públicos Federais: Admissão, Demissão, Concurso Público, Estágios Probatórios, Vencimento Básico, Licença, Aposentadoria.
  139. Relações Públicas.
  140. Resoluções.
  141. Resoluções Do Cnj.
  142. Responsabilidade Civil Da Administração Pública.
  143. Responsabilidade Socioambiental.
  144. Servidores Públicos - Regime Jurídico ? Características - Direitos E Deveres - Responsabilidades.
  145. Siape.
  146. Sistema Integrado De Administração De Serviços Gerais (Siasg).
  147. Tecnologia Da Informacao Na Administracao Publica.
  148. Transparência.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#10065
Banca
ESAF
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
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Múltipla escolha
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médio

(1,0) 1 - 

Um dos objetos de grande atenção do pensamento e da teoria política moderna é a constituição da ordem política. Sobre essa temática, uma das tradições de reflexão mais destacadas sustenta que a ordem tem origem contratual. Todos os elementos abaixo são comuns a todos os pensadores da matriz contratualista da ordem política, exceto:

  • a) o estado de natureza.
  • b) a existência de direitos previamente à ordem política.
  • c) a presença de sujeitos capazes de fazer escolhas racionais.
  • d) um pacto de associação.
  • e) um pacto de subordinação.
#10066
Banca
ESAF
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 2 - 

Embora não seja a única abordagem sobre a origem do Estado moderno, o contratualismo tem destacada importância para a refl exão sobre a ordem democrática. Examine os enunciados abaixo sobre essa corrente da ciência política e marque a resposta correta. 1. Todos os contratualistas vêem no pacto um instrumento de emancipação do indivíduo e de sua transformação de súdito em cidadão. 2. Todos os contratualistas apontam a obediência como elemento central para a manutenção da ordem política, mas também reconhecem o direito de rebelião contra o poder tirânico. 3. Do mesmo modo que consideram o contrato uma relação obrigatória entre as partes, todos os contratualistas também indicam as sanções para quem o infringe. 4. Para os contratualistas, a constituição da ordem política não altera a estrutura social, nem a racionalidade individual, nem a sociabilidade da sociedade civil.

  • a) Todos os enunciados estão corretos.
  • b) Somente o enunciado 4 está correto.
  • c) Somente o enunciado 1 está correto.
  • d) Somente o enunciado 2 está correto.
  • e) Estão corretos os enunciados 1, 3 e 4.
#10067
Banca
ESAF
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
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Múltipla escolha
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médio

(1,0) 3 - 

Poder e dominação são alguns conceitos centrais da Ciência Política. Analise os enunciados abaixo sobre tais conceitos e assinale a resposta correta. 1. Todas as qualidades imagináveis de uma pessoa e todas as espécies de constelações possíveis podem pôr alguém em condições de impor sua vontade, em uma dada situação. 2. Dominação é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, entre determinadas pessoas indicáveis. 3. A situação de dominação está ligada à presença efetiva de alguém mandando eficazmente em outros, mas não necessariamente à existência de um quadro administrativo nem à de uma associação. 4. Uma associação de dominação política ocorre quando a sua subsistência e a vigência de suas ordens, dentro de determinado território, estão garantidas de modo contínuo mediante ameaça e aplicação de coação física por parte do seu quadro administrativo.

  • a) Todos os enunciados estão corretos.
  • b) Estão incorretos os enunciados 1 e 3.
  • c) Estão incorretos os enunciados 1, 3 e 4.
  • d) Somente o enunciado 1 está incorreto.
  • e) Todos os enunciados estão incorretos.
#10068
Banca
ESAF
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
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difícil

(1,0) 4 - 

Assinale a opção correta.

  • a) Por determinação constitucional, o orçamento participativo, como instrumento de soberania popular, visa à ampliação da democracia direta.
  • b) O objeto da Administração Pública Gerencial é o desenvolvimento dos processos participativos de gestão pública.
  • c) O exercício da Governança Pública, a exemplo do que ocorre no orçamento participativo, implica o aumento da importância do uso de critérios técnicos nos processos de decisão.
  • d) A ascensão de valores neoliberais e o chamado esvaziamento do Estado são considerados forças propulsoras do movimento da Governança Pública.
  • e) Os processos participativos de gestão pública representam uma completa ruptura em relação ao modelo tradicional burocrático.
#10069
Banca
ESAF
Matéria
Administração Pública
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fácil

(1,0) 5 - 

Acerca dos modelos de gestão patrimonialista, burocrática e gerencial, no contexto brasileiro, é correto afirmar:

  • a) cada um deles constituiu-se, a seu tempo, em movimento administrativo autônomo, imune a injunções políticas, econômicas e culturais.
  • b) com a burocracia, o patrimonialismo inicia sua derrocada, sendo fi nalmente extinto com a implantação do gerencialismo.
  • c) o caráter neoliberal da burocracia é uma das principais causas de sua falência.
  • d) fruto de nossa opção tardia pela forma republicana de governo, o patrimonialismo é um fenômeno administrativo sem paralelo em outros países.
  • e) com o gerencialismo, a ordem administrativa se reestrutura, porém sem abolir o patrimonialismo e a burocracia que, a seu modo e com nova roupagem, continuam existindo.
#10070
Banca
ESAF
Matéria
Administração Pública
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médio

(1,0) 6 - 

A correta análise da modernização da Administração Pública brasileira, havida nas últimas décadas, permite chegar às seguintes conclusões, exceto:

  • a) despeito de tudo, a administração pública ainda carrega tradições seculares de características semifeudais e age como um instrumento de manutenção do poder tradicional.
  • b) não obstante as qualidades das medidas em prol da profi ssionalização do serviço público, previstas na Constituição de 1988, parte dessa legislação resultou, na verdade, em aumento do corporativismo estatal.
  • c) uma das ações mais signifi cativas na gestão pública foi a incorporação do governo eletrônico.
  • d) constituiu-se uma coalizão em torno do Plano Purianual - PPA e da ideia de planejamento, com a retomada e o reforço de sua versão centralizadora e tecnocrática adotada no regime militar.
  • e) os programas de renda mínima acoplados a instrumentos criadores de capacidade cidadã, política das mais interessantes na área social, tiveram origem nos governos subnacionais e não na União.
#10071
Banca
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Administração Pública
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fácil

(1,0) 7 - 

Sobre as experiências de reformas administrativas em nosso país, é correto afirmar:

  • a) implantação do DASP e a expedição do Decreto-Lei n. 200/67 são exemplos de processos democráticos de reformismo baseados no debate, na negociação e em um modelo decisório menos concentrador.
  • b) ainda que o formalismo e a rigidez burocrática sejam atacados como males, alguns alicerces do modelo weberiano podem constituir uma alavanca para a modernização, a exemplo da meritocracia e da clara distinção entre o público e o privado.
  • c) o caráter 'neoliberal' do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado foi a mola propulsora de seu amplo sucesso e da irrestrita adesão pelo corporativismo estatal.
  • d) já nos anos 1980, o Programa Nacional de Desburocratização propunha uma engenharia institucional capaz de estabelecer um espaço público não-estatal, com a incorporação das Organizações Sociais.
  • e) desde os anos 1990, a agenda da gestão pública tem sido continuamente enriquecida, sendo hoje mais importante que as agendas fiscal ou econômica.
#10072
Banca
ESAF
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médio

(1,0) 8 - 

Para ser eficaz, uma política de promoção da ética no serviço público deve enfocar as seguintes ações, exceto:

  • a) identificação pormenorizada de padrões éticos a serem observados por detentores de cargos de confiança.
  • b) criação de regras de quarentena extremamente rígidas.
  • c) riação de instrumentos institucionais pedagógicos de esclarecimento sobre o conteúdo de normas éticas.
  • d) acompanhamento sistemático, por meio de instrumentos próprios de auditoria e da observância de regras de conduta.
  • e) stabelecimento de regras flexíveis para o trato de transgressões de menor potencial.
#10073
Banca
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médio

(1,0) 9 - 

A compreensão adequada do ciclo de gestão do governo federal implica saber que:

  • a) no último ano de um mandato presidencial qualquer, à lei de diretrizes orçamentárias compete balizar a elaboração do projeto de lei do plano plurianual subsequente.
  • b) a função controle precede à execução orçamentária.
  • c) a não-aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias impede o recesso parlamentar.
  • d) a votação do plano plurianual segue o rito de lei complementar.
  • e) com o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o orçamento de investimento das empresas estatais passou a integrar o plano plurianual.
#10074
Banca
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Administração Pública
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médio

(1,0) 10 - 

No âmbito da administração pública, o empreendedorismo pressupõe a incorporação dos seguintes comportamentos, exceto:

  • a) participação dos cidadãos nos momentos de tomada de decisão.
  • b) substituição do foco no controle dos inputs pelo controle dos outputs e seus impactos.
  • c) riação de mecanismos de competição dentro das organizações públicas e entre organizações públicas e privadas.
  • d) adoção de uma postura reativa, em detrimento da proativa, e elaboração de planejamento estratégico, de modo a antever problemas potenciais.
  • e) aumento de ganhos por meio de aplicações financeiras e ampliação da prestação de serviços remunerados.
#10075
Banca
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médio

(1,0) 11 - 

Sob o ponto de vista do cidadão, podemos afirmar que os seguintes mecanismos, todos acessíveis pela Internet, são mantidos pelo governo federal como instrumentos de transparência, exceto:

  • a) ComprasNet.
  • b) SIAFI.
  • c) Portal Brasil.
  • d) Portal da Transparência.
  • e) Portal de Convênios.
#10076
Banca
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(1,0) 12 - 

Sobre o tema 'governabilidade, governança e accountability', assinale a opção incorreta.

  • a) A accountability visa a fortalecer o controle social e político, em detrimento do controle burocrático.
  • b) Governança pode ser entendida como um modelo horizontal de relação entre atores públicos e privados no processo de elaboração de políticas públicas.
  • c) O conceito de governança possui um caráter mais amplo que o conceito de governabilidade.
  • d) As parcerias público-privadas (PPPs) constituem um exemplo de coordenação de atores estatais e não estatais, típico da governança.
  • e) A governabilidade refere-se mais à dimensão estatal do exercício do poder.
#10077
Banca
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(1,0) 13 - 

Uma correta análise da adoção da chamada Nova Gestão Pública, pelo Brasil, revela que:

  • a) em sua forma original, a Constituição Federal de 1988 já disponibilizava a base legal sufi ciente para a implementação daquele novo modelo de gestão, sem a necessidade de reformas.
  • b) toda a máquina pública passou a adotar o controle por resultados, razão pela qual foram descontinuados alguns mecanismos de controle financeiro e orçamentário até então existentes.
  • c) om o aumento da descentralização, visava-se reduzir o nível de accountability a que se submeteriam os órgãos reguladores.
  • d) no plano federal, a implementação das Organizações Sociais sagrou-se vitoriosa, havendo, hoje, milhares delas espalhadas pelo país, prestando serviços públicos essenciais.
  • e) o Estado tinha por objetivo atuar mais como regulador e promotor dos serviços públicos, buscando, preferencialmente, a descentralização, a desburocratização e o aumento da autonomia de gestão.
#10078
Banca
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(1,0) 14 - 

O estudo das experiências de reformas administrativas havidas em nosso país permite concluir, acertadamente, que:

  • a) retórica da reforma dos anos 1930 avançou do ponto de vista dos princípios políticos que a orientaram, a sa- ber: participação, accountability e controle social.
  • b) a tentativa de modernização do aparelho de Estado, especialmente a da década de 1960, teve como consequência o fortalecimento da administração direta, em detrimento da administração indireta.
  • c) no sentido weberiano do termo, o Brasil nunca chegou a ter um modelo de burocracia pública consolidada.
  • d) ao contrário de outros países, o modelo de nova gestão pública, adotado a partir dos anos 1990, possuiu inspiração autóctone e em nada se valeu das experiências britânica e estadunidense.
  • e) a partir da década de 1990, caminhamos rumo a uma nova administração pública, de caráter gerencialista, visando consolidar o ideário keynesiano e o estado do bem-estar social.
#10079
Banca
ESAF
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(1,0) 15 - 

Considerando os modelos teóricos de Administração Pública, é incorreto afirmar que, em nosso país:

  • a) o maior trunfo do gerencialismo foi fazer com que o modelo burocrático incorporasse valores de eficiência, eficácia e competitividade.
  • b) o patrimonialismo pré-burocrático ainda sobrevive, por meio das evidências de nepotismo, gerontocracia e designações para cargos públicos baseadas na lealdade política.
  • c) a abordagem gerencial foi claramente inspirada na teoria administrativa moderna, trazendo, para os administradores públicos, a linguagem e as ferramentas da administração privada.
  • d) no Núcleo Estratégico do Estado, a prevalência do modelo burocrático se justifica pela segurança que ele proporciona.
  • e) tal como acontece com o modelo burocrático, o modelo gerencial adotado também se preocupa com a função controle.