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Prova de CAIXA (CEF) - Português 2 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de CAIXA (CEF) - Português 2 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da CESPE, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Acentuação Gráfica
  2. Coesão e Coerência
  3. Compreensão e Interpretação de Textos
  4. Concordância Nominal e Verbal
  5. Conjunções - Português
  6. Crase
  7. Emprego das Classes de Palavras
  8. Emprego dos Tempos e Modos Verbais
  9. Figuras de Linguagem
  10. Flexão Nominal e Verbal
  11. Fonologia
  12. Funções Morfossintáticas da Palavra SE
  13. Interpretação de Textos - Português
  14. Literatura - Português
  15. Ortografia e Semântica
  16. Pontuação
  17. Português
  18. Português - Geral
  19. Pronomes - Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
  20. Redação
  21. Redação Oficial
  22. Reescritura de Texto
  23. Regência Nominal e Verbal
  24. Relação de Causa e Consequência
  25. Significação das Palavras
  26. Sintaxe da Oração e do Período
  27. Tipologia Textual
  28. Vozes do verbo
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#18909
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
CAIXA-CEF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 1 - 

Assinale a opção correta no que se refere a aspectos gramaticais e à tipologia do texto.

 

  • a) Na oração 'é preciso ensinar as crianças a pensar e a se adequar a novas realidades' (L.18-19), o sujeito é indeterminado.
  • b) O texto caracteriza-se, essencialmente, como dissertativo, uma vez que há exposição de argumentos que sustentam a ideia nele defendida.
  • c) Na linha 8, a supressão dos dois-pontos e a inserção do termo se após a forma verbal "é" mantêm a correção gramatical do período e o seu sentido.
  • d) O emprego da primeira pessoa do plural no pronome "nossas" (L.8) prejudica a objetividade do texto e deve, portanto, ser evitado em textos dissertativos.
  • e) O vocábulo 'segmentado' (L.14) apresenta dupla grafia, podendo ser grafado também seguimentado, tal como ocorre com segmento e seguimento.
#18910
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
CAIXA-CEF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

Considerando que as opções abaixo apresentam propostas de reescrita de trechos do texto indicados entre aspas, assinale a opção que, além de estar gramaticalmente correta, mantém o sentido original do texto.

  • a) 'as escolas são desmotivadoras, oferecendo conteúdos específicos para que os alunos estejam preparados para o vestibular' (L.37-39): as escolas de ensino médio desestimulam os alunos porque não priorizam tão somente a preparação para o vestibular.
  • b) 'Todos os profissionais precisam saber resolver problemas, falar em público e trabalhar em equipe' (L.44-45): São necessários aos profissionais saber resolver problemas, falar em público e trabalhar em equipe.
  • c) "Então, a dúvida que permanece é: nossas escolas de fato cumprem essa tarefa?" (L.8-9): Sendo assim, permanece a dúvida em relação ao cumprimento efetivo dessa tarefa por parte das escolas.
  • d) 'Nosso modelo educacional é muito segmentado, e os conhecimentos de línguas e matemática, por exemplo, são muito diferentes dos valores compreendidos durante a vida profissional' (L.13-16): Nosso modelo educacional é deveras, fragmentado e os conhecimentos diferem bastante do que encontra-se na vida profissional.
  • e) "O despreparo dos jovens, portanto, é patente" (L.17): Entretanto, o despreparo dos jovens é patente.
#18911
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
CAIXA-CEF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 3 - 

No que tange à concordância e ao emprego do sinal indicativo de crase no texto, assinale a opção correta.

 

  • a) Em "conjunto de normas que dá o norte ao sistema educacional brasileiro" (L.27-28), o verbo dar pode ser flexionado tanto no singular, concordando com "conjunto", quanto no plural, concordando com "normas".
  • b) A oração "tal tarefa cabe a todos os níveis do ensino básico" (L.29) poderia ser corretamente reescrita da seguinte forma: a todos os níveis do ensino básico cabem tal tarefa.
  • c) Caso fosse empregado o sinal indicativo de crase em 'as', no trecho 'ensinar as crianças a pensar' (L.18), seriam mantidos a correção gramatical do período e seu sentido original.
  • d) Em 'abertas a novas tecnologias' (L.21), se o termo 'a' fosse flexionado no plural, o emprego do sinal indicativo de crase seria obrigatório.
  • e) O uso do sinal indicativo de crase em "com vistas à sua colocação" (L.25) é obrigatório.
#18912
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
CAIXA-CEF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 4 - 

Com relação ao vocabulário empregado no texto e à grafia de palavras desse texto, assinale a opção correta.

 

  • a) O termo "patente" (L.17) significa, no texto, questionável.
  • b) Na linha 18, o acento que distingue a forma verbal 'é' da conjunção 'e' estabelece diferença morfológica, gráfica e fonética, tal como ocorre com pôr e por.
  • c) A forma verbal "empreender" (L.6) poderia ser substituída por realizar, preservando-se a ideia original do texto e sua correção gramatical.
  • d) Os vocábulos "negócio", 'matemática' e 'acadêmico' recebem acento gráfico com base na mesma regra de acentuação.
  • e) No texto, os vocábulos "abismo" (L.12) e "norte" (L.28) estão empregados em sentido literal.
#18913
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
CAIXA-CEF
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 5 - 

Em relação ao sentido do texto e aos seus aspectos linguísticos, assinale a opção correta.

 

  • a) A expressão "tal tarefa" (L.29) refere-se a "o dever das escolas" (L.24).
  • b) O sujeito de 'preparam' (L.40) refere-se a "as escolas de ensino infantil e fundamental" (L.32).
  • c) O sujeito de "Requer" (L.6) retoma "o processo de formação dos futuros profissionais" (L.3-4).
  • d) O pronome "lhes" (L.6) refere-se a "jovens estudantes" (L.5).
  • e) O vocábulo 'isso' (L.20) retoma "O despreparo dos jovens" (L.17).
#18914
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
CAIXA-CEF
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 6 - 

No que concerne à pontuação empregada no texto, assinale a opção correta.

 

  • a) Na linha 37, o emprego da vírgula é obrigatório na primeira ocorrência e facultativo na segunda.
  • b) O emprego da vírgula imediatamente após o vocábulo 'aprendizado' (L.46) preserva o sentido e a correção gramatical do texto.
  • c) O emprego de vírgulas imediatamente antes e depois da expressão "por exemplo", em ambas as suas ocorrências, nas linhas 7 e 15, é facultativo.
  • d) A substituição da vírgula logo após o vocábulo 'segmentado' (L.14) por ponto e vírgula não prejudica a correção gramatical e a coerência do texto.
  • e) O emprego de dois-pontos na linha 20 justifica-se por introduzir, no período, uma explicação.
#18915
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
CAIXA-CEF
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 7 - 

No que se refere a aspectos linguísticos do texto, assinale a opção correta.

 

  • a) Na linha 28, o emprego da preposição a, em "ao", é exigência sintática do substantivo "norte".
  • b) No texto, há elipse do objeto direto exigido pela forma verbal "oferecem" (L.32).
  • c) O vocábulo "jovens" (L.5) é empregado, no texto, como substantivo.
  • d) O sujeito da forma verbal "identifica" (L.12) é "Carlos Alberto Ramos" (L.10).
  • e) A expressão "a despeito de" (L.23) é sinônima de apesar de.
#18916
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
CAIXA-CEF
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 8 - 

Seriam mantidos o sentido original do texto e sua correção gramatical caso fosse

 

  • a) substituída a preposição "a" por em logo após a forma verbal "cabe" (L.29).
  • b) substituído o termo "aos" (L.33) por para os.
  • c) substituída a expressão "com o" (L.3) por ao.
  • d) inserida a preposição em imediatamente após a forma verbal "implica" (L.4).
  • e) suprimida a preposição 'a' que aparece logo após a conjunção 'e', na linha 18.
#18917
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
CAIXA-CEF
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 9 - 

No que se refere à concordância e à regência verbal e nominal das estruturas linguísticas do texto, assinale a opção correta.

 

  • a) A forma verbal "alimentam" (L.7) pode ser flexionada no singular, já que os núcleos de seu sujeito são expressões sinônimas.
  • b) A forma verbal "torna" (L.13) deve ser flexionada no plural caso se deseje enfatizar a expressão "agregado ao preconceito" (L.12).
  • c) Na expressão "do sistema penitenciário" (L.26-27), o vocábulo "do" pode ser substituído por pelo sem que isso acarrete prejuízo ao sentido original do texto e à correção gramatical.
  • d) Em "sensibilizar a população para a necessidade da recolocação" (L.30-31), a substituição de "para" por com mantém a correção gramatical e o sentido original do texto.
  • e) A flexão de plural no vocábulo "veio" (L.34) prejudicaria a correção gramatical e a coerência do texto.
#18918
Banca
CESPE
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Português
Concurso
CAIXA-CEF
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 10 - 

Assinale a opção correta no que tange a aspectos linguísticos do texto.

 

  • a) O termo "isso" (L.8) refere-se a "altas taxas de delinquência e criminalidade" (L.7).
  • b) A expressão "Esse fato" (L.12) refere-se à ideia de que o sistema carcerário brasileiro acolhe 470 mil pessoas, embora só tenha capacidade para 299 mil detentos.
  • c) A expressão "Tal fato" (L.23-24) refere-se a "ações do Estado em conjunto com a iniciativa privada" (L.23).
  • d) A expressão "uma das primeiras ações" (L.33) retoma "uma parceria entre o setor privado e os governos estaduais" (L.25).
  • e) Ao se substituir o termo "esse" (L.35) por aquele, a correção gramatical e a coerência do texto são mantidas.