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Prova de Administração Financeira e Orçamentária 7 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Administração Financeira e Orçamentária 7 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca CESGRANRIO, tanto para nível médio como superior da matéria Administração Financeira e Orçamentária - AFO. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Ações E Debêntures.
  2. Administração Do Capital De Giro.
  3. Administração Financeira - Conceito E Objetivos.
  4. Administração Financeira No Setor Público.
  5. Alavancagem E Endividamento.
  6. Análise De Balanços.
  7. Análise De Investimentos.
  8. Apreciação De Matérias Em Regime De Urgência.
  9. Apt (Arbitrage Pricing Theory).
  10. Aro (Antecipação De Receita Orçamentária).
  11. Auditoria.
  12. Balanço Financeiro.
  13. Balanço Orçamentário.
  14. Balanço Patrimonial.
  15. Bens Públicos.
  16. Ciclo Orçamentário.
  17. Classificação Da Receita E Da Despesa Orçamentária Brasileira.
  18. Classificação De Gastos Públicos.
  19. Classificação Orçamentária De Receita Pública Por Categoria Econômica No Brasil.
  20. Conceitos E Normas Da Afo.
  21. Conceituação E Classificação De Receita Pública.
  22. Conta Única Do Tesouro Nacional.
  23. Contabilidade Pública: Conceito, Objetivo E Regime; Campo De Aplicação; Legislação Básica (Lei N 4.320, De 17 De Março De 1964 E Decreto N 93.872, De 23 De Dezembro De 1986, Legislação Complementar E Suas Alterações, Se Houver).
  24. Controle Da Execução Orçamentária.
  25. Controle Externo.
  26. Controle Interno.
  27. Convênios.
  28. Créditos Adicionais.
  29. Créditos Orçamentários.
  30. Custos E Despesas.
  31. Decisões De Investimentos.
  32. Decreto 93.872-86.
  33. Descentralização De Créditos Orçamentários E Recursos Financeiros.
  34. Despesa Extra-Orçamentária.
  35. Despesa Pública: Categorias, Estágios.
  36. Despesas De Exercícios Anteriores.
  37. Diretrizes Orçamentárias.
  38. Dívida Ativa.
  39. Dívida Pública Brasileira.
  40. Dotações Orçamentárias.
  41. Elaboração Da Programação Financeira.
  42. Elaboração De Orçamento Empresarial.
  43. Emendas E Alterações A Loa.
  44. Empenho Da Despesa.
  45. Estágios Da Receita E Da Despesa Orçamentária.
  46. Execução Da Receita E Da Despesa Orçamentária.
  47. Falhas De Mercado.
  48. Finanças Públicas.
  49. Fiscalização Contábil E Financeira.
  50. Fluxo De Caixa.
  51. Fontes De Financiamento A Longo Prazo.
  52. Função Financeira Nas Organizações.
  53. Gru.
  54. Instrumentos De Planejamento.
  55. Intervenção Na Atividade Econômica.
  56. Inversões Financeiras.
  57. Lei De Diretrizes Orçamentárias ? Ldo.
  58. Lei De Responsabilidade Fiscal.
  59. Lei Nº 10.028-2000 - Infrações Administrativas À Lei De Finanças Públicas.
  60. Lei Nº 10.180-2001.
  61. Lei Nº 4.320-1964.
  62. Lei Nº 6.404-1976.
  63. Lei Nº 9.430-1996.
  64. Lei Orçamentária Anual ? Loa.
  65. Limites Constitucionais E Legais.
  66. Liquidez X Rentabilidade.
  67. Método Capm (Capital Asset Pricing Model).
  68. Métodos, Técnicas E Instrumentos Do Orçamento Público; Normas Legais Aplicáveis.
  69. Modelos Econômicos.
  70. O Ciclo Orçamentário.
  71. Obz (Orçamento Base Zero).
  72. Orçamento De Custeio.
  73. Orçamento De Investimento.
  74. Orçamento Empresarial ? Conceitos.
  75. Orçamento Empresarial ? Finalidade.
  76. Orçamento Na Constituição Federal.
  77. Orçamento Participativo.
  78. Orçamento Programa.
  79. Orçamento Público No Brasil.
  80. Orçamento-Programa.
  81. PIB.
  82. Planejamento E Orçamento Governamental.
  83. Planejamento No Orçamento-Programa.
  84. Plano Plurianual ? Ppa.
  85. Pnd.
  86. Política Fiscal.
  87. Políticas.
  88. Portaria Mpog 42.
  89. Princípios Orçamentários.
  90. Processo Orçamentário.
  91. Programação Orçamentária E Financeira.
  92. Projeto De Lei De Crédito Adicional.
  93. Projetos E Programas.
  94. Proposta Orçamentária.
  95. Receita Extraorçamentária
  96. Receita Orçamentária
  97. Receita Pública: Categorias, Fontes, Estágios E Dívida Ativa.
  98. Receitas E Despesas Orçamentárias E Extra-Orçamentárias: Interferências Passivas E Mutações Ativas; Plano De Contas Da Administração Federal; Sistemática Dos Eventos.
  99. Regime De Caixa.
  100. Rentabilidade E Liquidez.
  101. Responsabilidade Fiscal.
  102. Restos A Pagar.
  103. Resultado Do Exercício.
  104. Siafi.
  105. Sidor.
  106. Sistema Federativo.
  107. Suprimento De Fundos.
  108. Teorias Orçamentárias.
  109. Tipos De Créditos Orçamentários.
  110. Tipos Ou Técnicas De Orçamento.
  111. Transferência Correntes E Transferência De Capital.
  112. Tribunais De Contas.
  113. Tributos.
  114. Valor Do Dinheiro No Tempo E Risco X Retorno.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#6183
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
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Múltipla escolha
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1
médio

(1,0) 1 - 

Os créditos abertos durante o exercício para amparar novos programas e despesas que não figuram no orçamento são:

  • a) suplementares, somente
  • b) especiais, somente
  • c) extraordinários, somente
  • d) suplementares e extraordinários
  • e) todos os créditos adicionais
#6184
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 2 - 

Dentre as várias áreas que proporcionam o funcionamento das organizações governamentais, o orçamento configura-se como aquela que pode gerar uma melhora qualitativa da gestão pública. Contudo, segundo Cunha e Rezende (in Cavalcanti, Ruediger e Sobreira, 2005), a lógica que caracteriza a elaboração do orçamento obedece:

  • a) distribuição eqüitativa de recursos federais a estados e municípios, eliminando assimetrias na disponibilidade de recursos orçamentários por habitante.
  • b) a mecanismos financeiros que suportam a ação coordenada entre governo federal, estados e municípios, atendendo às demandas sociais.
  • c) a um processo participativo que envolve a sociedade e os agentes públicos, formando um quadro de referência para as decisões orçamentárias.
  • d) ao princípio do incrementalismo, pelo qual o orçamento de um ano é sempre elaborado com base no do ano anterior, reforçando a rigidez.
  • e) ao equilíbrio entre o longo e o curto prazos e a processos capazes de manter permanente o foco em problemas da sociedade.
#6185
Banca
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Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
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Múltipla escolha
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1
fácil

(1,0) 3 - 

Os estágios da receita pública são:

  • a) deliberação, estruturação, recebimento e utilização.
  • b) previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.
  • c) fixação, empenho, arrecadação e recebimento.
  • d) fixação, aprovação, recolhimento e liquidação.
  • e) provisão, alocação, recolhimento e distribuição.
#6186
Banca
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Concurso
. Concursos Diversos
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1
médio

(1,0) 4 - 

A dívida pública pode ser dividida em flutuante e fundada. A dívida flutuante compreende os seguintes itens:

  • a) restos a pagar, serviço da dívida a pagar, depósitos e débitos de tesouraria.
  • b) restos a pagar, créditos de tesouraria, consignações e transferências correntes.
  • c) inventários físicos, imóveis sem uso, créditos de financiamento e fluxos dominiais.
  • d) ébitos bancários, refluxo de caixa, débitos de funcionamento e créditos suplementares.
  • e) débitos de tesouraria, serviço da dívida a pagar, débitos de funcionamento e empenhos transferidos.
#6187
Banca
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Concurso
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fácil

(1,0) 5 - 

O prazo para a Lei Orçamentária Anual ser encaminhada pelo Poder Executivo ao Poder Legislativo é de:

  • a) quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro (31 de agosto).
  • b) cinco meses antes do encerramento do mandato presidencial (31 de julho).
  • c) seis meses antes do encerramento do exercício financeiro (30 de junho).
  • d) oito meses e meio antes do reinício das funções legislativas (15 de junho).
  • e) nove meses após a aprovação da Lei orçamentária em vigor (30 de setembro).
#6188
Banca
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médio

(1,0) 6 - 

O Brasil utiliza, atualmente, modelo orçamentário denominado Orçamento-Programa. Esse modelo orçamentário pode ser definido como um:

  • a) plano de trabalho constituído de sistema rígido de fixação de metas traduzidas em termos financeiros que deverão ser cumpridas pelo gestor de recursos, segundo o estabelecido em lei.
  • b) plano de trabalho expresso por um conjunto de ações a realizar e pela identificação dos recursos necessários à sua execução.
  • c) processo ascendente de objetivos estabelecidos pelos órgãos inferiores da hierarquia que são analisados e aprovados pela cúpula.
  • d) processo que indica as unidades operacionais e programas de trabalho a serem desenvolvidas, discriminando: funções, subfunções, programas, projetos, atividades e operações especiais.
  • e) instrumento de consolidação de propostas setoriais nas quais são formuladas as propostas que serão aprovadas pelo Chefe do Poder Executivo.
#6189
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(1,0) 7 - 

O orçamento público determina as diretrizes de despesas e investimentos públicos. Sobre o orçamento público, é correto afirmar que a(o):

  • a) votação do orçamento pelos deputados federais pode ser substituída por medida provisória de competência do Poder Judiciário.
  • b) função alocativa do orçamento determina como o governo deve tornar menos desigual a distribuição de renda e riqueza dentro da sociedade.
  • c) determinação dos gastos no orçamento é feita pelo Poder Judiciário, para impedir que o Executivo detenha excessivo poder discricionário.
  • d) orçamento público envolve não somente previsões de receita e despesas, mas é, também, parte do processo de planejamento público.
  • e) orçamento público determina qual a participação dos investimentos privados e públicos no total dos investimentos da sociedade.
#6190
Banca
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3
difícil

(1,0) 8 - 

A Constituição de 1988 trouxe diversas mudanças na formulação do orçamento público. Em relação às novas leis que surgiram para definir planejamento e execução do orçamento público, é correto afirmar que o(a):

  • a) plano plurianual contém as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes.
  • b) Lei Orçamentária anual determina que as despesas de juros da dívida pública não devem ultrapassar 5% das despesas correntes.
  • c) Lei de Diretrizes Orçamentárias surgiu em 1988 para substituir a Lei Orçamentária na execução e planejamento do orçamento plurianual.
  • d) Lei de Diretrizes Orçamentárias tem o papel de determinar o percentual de impostos a serem cobrados de empresas estrangeiras no exercício atual.
  • e) Comissão Mista de Orçamentos e Planos é responsável pela redação do orçamento que é, então, encaminhado para o veto do Ministro da Fazenda.
#6191
Banca
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1
difícil

(1,0) 9 - 

Segundo o sítio do Ministério da Fazenda: 'Receitas Públicas são todos os ingressos de caráter não devolutivo auferidas pelo poder público, em qualquer esfera governamental, para alocação e cobertura das despesas públicas'. Sobre o conceito de receitas públicas são feitas as afirmações a seguir. I - Os ingressos extra-orçamentários, por não fazerem parte do orçamento, não podem ser recebidos legalmente por entes públicos. II - No orçamento público são determinadas as expectativas de receitas públicas. III - O fluxo financeiro de ingressos das receitas públicas contém o pagamento de taxas e tributos. Pode-se afirmar que é(são) correta(s), apenas, a(s) afirmação(ões):

  • a) I
  • b) II
  • c) I e II
  • d) I e III
  • e) II e III
#6192
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4
difícil

(1,0) 10 - 

As receitas de capital do setor público envolvem receitas derivadas da obtenção de recursos mediante a constituição de dívidas, amortização de empréstimos e financiamentos e/ou alienação de componentes do Ativo Permanente. Em relação às receitas de capital, assinale a afirmação correta.

  • a) A categoria Serviços é parte das receitas de capital e se refere ao recebimento de parcelas de empréstimos ou financiamentos concedidos em títulos ou contratos.
  • b) A categoria Transferências de Capital é parte das receitas de capital e inclui o ingresso proveniente da amortização e do recebimento de juros.
  • c) A categoria Alienação de Bens é parte das receitas de capital e constitui o ingresso proveniente da alienação de componentes do Ativo Permanente.
  • d) A categoria Receitas Industriais é parte das receitas de capital e constitui a alienação patrimonial para subsídio direto às indústrias.
  • e) As receitas de capital podem ser divididas em receitas tributárias, industriais e de serviços.
#6193
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difícil

(1,0) 11 - 

O orçamento-programa foi introduzido no Brasil através da Lei nº 4.320/64 e do Decreto Lei nº 200/67. Do orçamentoprograma faz parte o(a):

  • a) plano de trabalho operacional e não financeiro, cabendo o planejamento da parte financeira ao grupo de trabalho da Lei de Responsabilidade Fiscal.
  • b) orçamento-programa trianual, que define as despesas continuadas, como obras rodoviárias, que não podem ultrapassar os três anos máximos determinados.
  • c) discriminação das despesas públicas, mas não das receitas, dado que existem várias diferentes fontes de receita pública.
  • d) ligação entre o processo de planejamento e de finanças públicas, além da manutenção do aspecto legal do orçamento.
  • e) determinação do limite a ser dispendido pelo governo nas esferas federal e estadual, sendo o orçamento participativo o plano de orçamento dos municípios.
#6194
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difícil

(1,0) 12 - 

O conjunto de créditos orçamentários contém as seguintes categorias de créditos:

  • a) iniciais, especiais, ordinários e de autógrafos.
  • b) iniciais, especiais, extraordinários e de antecipação da LDO.
  • c) especiais, industriais, de serviços e informais.
  • d) especiais, municipais, extraordinários e industriais.
  • e) formais, informais, iniciais e extraordinários.
#6195
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3
difícil

(1,0) 13 - 

O orçamento do governo consiste num sumário dos planos de receita e gastos para determinado exercício financeiro. O processo orçamentário envolve quatro fases distintas, caracterizando o denominado ciclo orçamentário. Aponte o item NÃO pertencente ao processo orçamentário governamental brasileiro.

  • a) Execução orçamentária.
  • b) Exposição das técnicas da análise custo-benefício.
  • c) Elaboração da proposta orçamentária.
  • d) Controle de avaliação da execução orçamentária.
  • e) Discussão, votação e aprovação da lei orçamentária.
#6196
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médio

(1,0) 14 - 

As receitas correntes do setor público são recursos financeiros oriundos das atividades operacionais do setor público. Fazem parte do conjunto de receitas correntes as receitas: (A) tributárias, de juros e alocativas.

  • a) tributárias, de juros e alocativas.
  • b) tributárias, de contribuições e patrimoniais.
  • c) de juros, industriais e de operações de crédito.
  • d) e alienação de bens, patrimoniais e transferências de capital.
  • e) de contribuições, amortização de empréstimos e industriais.
#6197
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médio

(1,0) 15 - 

Na formulação do orçamento-programa, a fase de apreciação, adequação e autorização legislativa subdivide-se em diversas etapas. Fazem parte dessas etapas:

  • a) recepção e divulgação do projeto; votação do projeto pela comissão de orçamento; e votação das emendas redigidas pelo Poder Judiciário.
  • b) apreciação pelas relatorias parciais e setoriais; compatibilização e consolidação dos relatórios setoriais; e decisão pelo Congresso Nacional.
  • c) execução dos orçamentos; estabelecimento de objetivos e metas; e definição do orçamento de base zero.
  • d) iscussão e votação do projeto e dos destaques pelos congressos estaduais; montagem do projeto de lei pelo plenário municipal; e remessa do projeto de lei à Chefia do Poder Executivo.
  • e) laboração, apreciação e aprovação do parecer preliminar; votação para escolha do deputado a ser apontado como Relator-Setorial do Decreto Orçamentário Plurianual; e apreciação pelas relatorias parciais e setoriais.