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Prova Polícia Civil-SP - Criminologia 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova Polícia Civil-SP - Criminologia 1 - Questões e Simulados

📚 Simulado Polícia Civil-SP | Papiloscopista Policial | cód.2177

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#28041
Banca
VUNESP
Matéria
Criminologia
Concurso
Polícia Civil-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 1 - 

Contemporaneamente, a criminologia é conceituada como

  • a) uma ciência empírica e social que estuda o criminoso, a pena e o controle social.
  • b) uma ciência empírica e multidisciplinar que estuda as formas como os crimes são cometidos.
  • c) uma ciência empírica e interdisciplinar que estuda o crime, o criminoso, a vítima e o controle social.
  • d) uma ciência jurídica e interdisciplinar que estuda as formas como os crimes são cometidos.
  • e) uma ciência jurídica e multidisciplinar que estuda o crime, o criminoso, a pena e a vítima.
#28042
Banca
VUNESP
Matéria
Criminologia
Concurso
Polícia Civil-SP
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 2 - 

Os métodos científicos utilizados pela criminologia são

  • a) métodos experimental e dedutível, como ciência jurídica que são.
  • b) métodos psicológico e sociológico, como ciências empírica e exata que são.
  • c) métodos físico e individual, como ciências social e dedutível que são.
  • d) métodos físico e biológico, como ciência jurídica que são.
  • e) métodos biológico e sociológico, como ciências empírica e experimental que são.
#28043
Banca
VUNESP
Matéria
Criminologia
Concurso
Polícia Civil-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
3
fácil

(1,0) 3 - 

Este autor foi o criador da chamada “sociologia criminal”. Para ele, a criminalidade derivava de fenômenos antropológicos, físicos e culturais. Trata-se de

  • a) Francesco Carrara.
  • b) Cesare Lombroso.
  • c) Rafael Garófalo.
  • d) Enrico Ferri.
  • e) Franz von Lizst.
#28044
Banca
VUNESP
Matéria
Criminologia
Concurso
Polícia Civil-SP
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 4 - 

Uma das mais importantes teorias do conflito; surgiu nos Estados Unidos nos anos de 1960, e seus principais expoentes foram Erving Goffman e Howard Becker. Trata-se da

  • a) Teoria do labelling approach.
  • b) Teoria da subcultura delinquente.
  • c) Teoria da desorganização social.
  • d) Teoria da anomia.
  • e) Teoria das zonas concêntricas.
#28045
Banca
VUNESP
Matéria
Criminologia
Concurso
Polícia Civil-SP
Tipo
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1
fácil

(1,0) 5 - 

De acordo com Benjamim Mendelsohn, as vítimas são classificadas em:

  • a) vítimas primárias, vítimas secundárias e vítimas terciárias.
  • b) vítimas ideais, vítimas menos culpadas que os criminosos, vítimas tão culpadas quanto os criminosos, vítimas mais culpadas que os criminosos e vítimas como únicas culpadas.
  • c) vítimas desatentas, vítimas desinformadas, vítimas descuidadas, vítimas inocentes, vítimas provocativas e vítimas participativas.
  • d) vítimas perfeitas, vítimas participativas, vítimas concorrentes, vítimas imperfeitas e vítimas contumazes.
  • e) vítimas inocentes, vítimas conscientes e vítimas culpadas.
#28046
Banca
VUNESP
Matéria
Criminologia
Concurso
Polícia Civil-SP
Tipo
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(1,0) 6 - 

O estudo da vitimologia atual, baseada numa tendência política criminal eficiente, privilegia

  • a) a assistência social ao delinquente, bem como um atendimento eficiente do poder público.
  • b) a assistência psicológica à vítima e tratamento adequado ao delinquente, para sua recuperação.
  • c) uma pena que recupere o delinquente, sociabilizando-o, com trabalho e educação.
  • d) uma punição exemplar para o delinquente, de forma que se cumpra a função retributiva da pena.
  • e) a reparação dos danos e indenização dos prejuízos da vítima.
#28047
Banca
VUNESP
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Criminologia
Concurso
Polícia Civil-SP
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(1,0) 7 - 

A prevenção criminal secundária é aquela que atua

  • a) na recuperação do recluso, visando a sua socialização por meio do trabalho e estudo, evitando sua reincidência.
  • b) em setores específicos ou de maior vulnerabilidade da sociedade, por meio de ação policial, programas de apoio e controle das comunicações.
  • c) na qualidade de vida de um povo, na proteção aos bens patrimoniais e nos direitos individuais e sociais.
  • d) nos direitos sociais universalmente conhecidos, como educação, moradia e segurança.
  • e) na reparação do dano causado em razão da delinquência, assistindo o recluso com programas psicológicos e de assistência social.
#28048
Banca
VUNESP
Matéria
Criminologia
Concurso
Polícia Civil-SP
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(1,0) 8 - 

Umas das formas que o Estado Democrático de Direito possui para prevenir o crime é a pena. De acordo com a teoria mista que estuda as penas, estas têm a finalidade de

  • a) punir o delinquente de forma proporcional ao mal praticado.
  • b) trazer mais tranquilidade para a sociedade, uma vez que o criminoso não estará mais nas ruas.
  • c) retomar a tranquilidade e a paz pública.
  • d) prevenção geral e prevenção especial.
  • e) afastar o delinquente da sociedade, para evitar novos crimes.
#28049
Banca
VUNESP
Matéria
Criminologia
Concurso
Polícia Civil-SP
Tipo
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(1,0) 9 - 

De acordo com a Sociologia Criminal, pode-se citar como exemplo da Teoria de Consenso:

  • a) a Teoria crítica.
  • b) a Teoria radical.
  • c) a Teoria das janelas quebradas.
  • d) a Teoria da associação diferencial.
  • e) a Teoria do conflito.
#28050
Banca
VUNESP
Matéria
Criminologia
Concurso
Polícia Civil-SP
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 10 - 

Pode-se afirmar que estão entre os princípios fundamentais da escola clássica da criminologia:

  • a) o crime, na escola clássica, é um ente jurídico, não é uma ação, mas sim uma infração; a punibilidade deve ser baseada no livre-arbítrio; adota-se o método e raciocínio lógico-dedutivo.
  • b) a pena, que é um instrumento de defesa social; a escola clássica, que se utiliza do método indutivo-experimental; os objetos de estudo da ciência penal, que são o crime, o criminoso, a pena e o processo.
  • c) o crime é visto como um fenômeno social e individual na escola clássica; a pena tem caráter aflitivo, cuja finalidade é a defesa social.
  • d) o direito penal, que é uma obra humana; a responsabilidade social que decorre do determinismo social; o delito, que é um fenômeno natural e social.
  • e) a distinção entre imputáveis e inimputáveis existente na escola clássica; a responsabilidade moral baseada no determinismo (quem não tiver a capacidade de se levar pelos motivos deverá receber uma medida de segurança).