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Prova PETROBRAS - Governança de TI 2 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova PETROBRAS - Governança de TI 2 - Questões e Simulados

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#32652
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Governança de TI
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 1 - 

Segundo o Cobit 4.1, tratar com informação relevante e pertinente ao processo de negócio, entregando-a a seus clientes em tempo, de maneira correta, consistente e utilizável, refere-se a qual critério da informação?

  • a) Confiabilidade
  • b) Disponibilidade
  • c) Eficiência
  • d) Excelência
  • e) Efetividade
#32653
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Governança de TI
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 2 - 

Um usuário identificou uma falha no funcionamento de um sistema e ligou para reportar ao Service Desk. O atendente do Service Desk, que está em contato com o usuário, já havia recebido outras chamadas acerca da mesma situação. 

O que deve fazer o atendente primeiramente, nesse caso, segundo as recomendações do ITIL v2?

  • a) Verificar as outras ocorrências, registrá-las como problema vinculado e encaminhar para a gerência de problemas para buscar uma solução definitiva.
  • b) Verificar se o tratamento de incidentes já prevê um RFC para tratar esse problema e informar ao usuário sobre as medidas em andamento.
  • c) Registrar, verificar se o problema está cadastrado como erro conhecido e se há workaround para ele.
  • d) Evitar a interrupção dos serviços de TI que afetam o negócio, resolvendo o problema rapidamente.
  • e) Encaminhar ao segundo nível de atendimento rapida- mente e registrar na base de dados que um item de configuração apresenta falhas.
#32654
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Governança de TI
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 3 - 

Com relação às influências organizacionais nos projetos, verifica-se que as organizações matriciais 

  • a) fracas mantêm idênticas características de organizações funcionais e organizações projetizadas.
  • b) fracas possuem mais características de uma organização projetizada. 
  • c) fortes mantêm mais características de uma organização funcional. 
  • d) balanceadas desconhecem a necessidade de um gerente de projetos.
  • e) são uma combinação de características de organizações funcionais e projetizadas. 
#32655
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Governança de TI
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 4 - 

Entre os fatores críticos de sucesso para o gerenciamento do nível de serviço, segundo o ITIL v2, incluem-se:

  • a) aderir aos níveis de serviço, controlar a entrega de serviços e manter uma cultura de serviços de TI.
  • b) definir metas de níveis de serviço com cliente, prover serviços que agreguem valor ao negócio e oferecer suporte no horário compatível com o negócio.
  • c) manter um service desk único, manter inventário de TI e prover manutenção evolutiva e corretiva.
  • d) garantir aderência aos níveis de serviço, atender às necessidades dos clientes e manter a base de clientes atualizada.
  • e) definir o catálogo de serviços, fazer levantamento de contratos e validar requisitos na entrega de sistemas.
#32656
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Governança de TI
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 5 - 

De acordo com a ISO 9001:2008, as informações recebidas como entradas para a revisão do sistema de gerenciamento de qualidade pela gerência de alto nível, incluem

  • a) mudanças no desempenho do processo e nas recomendações de auditoria
  • b) recomendações de melhorias e status das auditorias
  • c) resultado das auditorias e necessidades de recursos
  • d) status das ações de auditoria e recomendações de mudanças no sistema de gerência de qualidade
  • e) status das ações preventivas e corretivas e resultado das auditorias
#32657
Banca
CESGRANRIO
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Governança de TI
Concurso
PETROBRAS
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difícil

(1,0) 6 - 

Em relação aos conceitos utilizados nos processos do ITIL, analise as afirmativas a seguir. 

I - Um erro conhecido, uma chamada realizada para a central de serviços e um manual técnico de um software são exemplos de itens de configuração.
II - Garantir a segurança dos empregados e visitantes, assegurar a rápida ativação dos processos de negócio críticos, minimizar os danos imediatos e perdas em uma situação de emergência são objetivos de um Plano de Continuidade do Negócio. 
III - CAPEX é todo o dinheiro que a área de TI gasta transformando o seu inventário (infraestrutura de TI) em ganho, item no qual são incorporados gastos como salários dos diretores, mão de obra direta, luz, água, impostos, depreciação e seguros. 

Está correto o que se afirma em

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) I e II, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#32658
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Governança de TI
Concurso
PETROBRAS
Tipo
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(1,0) 7 - 

Ao apresentar o resultado de sua consultoria para uma empresa que está implantando um modelo baseado no CobiT, um consultor destacou a necessidade de a empresa ter um sistema justo e equitativo de alocação de custo de TI para o negócio, o que requer avaliação precisa dos custos de TI e acordo com os usuários do negócio sobre uma alocação razoável. Segundo o relatório, um sistema de alocação justo permite à empresa tomar decisões mais embasadas sobre o uso dos serviços. Qual domínio do CobiT contém processos que podem contribuir para a construção e a operação de um sistema para capturar, alocar e reportar os custos de TI aos usuários dos serviços?

  • a) Entregar e Suportar.
  • b) Planejar e Organizar.
  • c) Monitorar e Avaliar.
  • d) Gerenciar e Operar.
  • e) Adquirir e Implementar.
#32659
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Governança de TI
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 8 - 

Ao apresentar o cronograma de um projeto à diretoria da empresa, o gerente foi informado de que a data de término do projeto deverá ser antecipada em 3 meses. Esta exigência implicará, necessariamente, em

  • a) refazer as estimativas de esforço para uma ou mais tarefas do projeto.
  • b) reduzir a duração do caminho crítico do projeto.
  • c) alocar mais recursos ao projeto.
  • d) fazer entregas diferentes das especificadas.
  • e) aumentar o custo do projeto.
#32660
Banca
CESGRANRIO
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Governança de TI
Concurso
PETROBRAS
Tipo
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(1,0) 9 - 

A Estrutura Analítica do Projeto - EAP (em Inglês Work Breakdown Structure - WBS) inclui

  • a) estimativas de prazos.
  • b) estimativas de custos.
  • c) entregas internas e externas.
  • d) alocação dos recursos às tarefas.
  • e) estratégias para mitigação dos riscos.
#32661
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Governança de TI
Concurso
PETROBRAS
Tipo
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(1,0) 10 - 

São enumeradas a seguir algumas métricas colhidas para determinado intervalo de tempo ao longo da vida de um projeto. 

I - Custo orçado do trabalho previsto. 

II - Custo orçado do trabalho realizado. 

III - Custo real do trabalho previsto. 

IV - Custo real do trabalho realizado. 

A técnica de Gerenciamento de Valor Agregado - GVA (em Inglês, Earned Value Management - EVM) se baseia nas métricas

  • a) I e II, apenas.
  • b) I e III, apenas.
  • c) II e IV, apenas.
  • d) I, II e IV, apenas.
  • e) I, II, III e IV.