Prova PETROBRAS - Governança de TI 2 - Questões e Simulados | CONCURSO
📚 Simulado PETROBRAS | CESGRANRIO | cód.2698
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🧪 Este Simulado PETROBRAS foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: PETROBRAS
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Governança de TI
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: CESGRANRIO
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
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Questões do concurso PETROBRAS
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Concursos abertos para PETROBRAS
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- #32652
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Governança de TI
- Concurso
- PETROBRAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 1 -
Segundo o Cobit 4.1, tratar com informação relevante e pertinente ao processo de negócio, entregando-a a seus clientes em tempo, de maneira correta, consistente e utilizável, refere-se a qual critério da informação?
- a) Confiabilidade
- b) Disponibilidade
- c) Eficiência
- d) Excelência
- e) Efetividade
- #32653
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Governança de TI
- Concurso
- PETROBRAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 2 -
Um usuário identificou uma falha no funcionamento de um sistema e ligou para reportar ao Service Desk. O atendente do Service Desk, que está em contato com o usuário, já havia recebido outras chamadas acerca da mesma situação.
O que deve fazer o atendente primeiramente, nesse caso, segundo as recomendações do ITIL v2?
- a) Verificar as outras ocorrências, registrá-las como problema vinculado e encaminhar para a gerência de problemas para buscar uma solução definitiva.
- b) Verificar se o tratamento de incidentes já prevê um RFC para tratar esse problema e informar ao usuário sobre as medidas em andamento.
- c) Registrar, verificar se o problema está cadastrado como erro conhecido e se há workaround para ele.
- d) Evitar a interrupção dos serviços de TI que afetam o negócio, resolvendo o problema rapidamente.
- e) Encaminhar ao segundo nível de atendimento rapida- mente e registrar na base de dados que um item de configuração apresenta falhas.
- #32654
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Governança de TI
- Concurso
- PETROBRAS
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
Com relação às influências organizacionais nos projetos, verifica-se que as organizações matriciais
- a) fracas mantêm idênticas características de organizações funcionais e organizações projetizadas.
- b) fracas possuem mais características de uma organização projetizada.
- c) fortes mantêm mais características de uma organização funcional.
- d) balanceadas desconhecem a necessidade de um gerente de projetos.
- e) são uma combinação de características de organizações funcionais e projetizadas.
- #32655
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Governança de TI
- Concurso
- PETROBRAS
- Tipo
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(1,0) 4 -
Entre os fatores críticos de sucesso para o gerenciamento do nível de serviço, segundo o ITIL v2, incluem-se:
- a) aderir aos níveis de serviço, controlar a entrega de serviços e manter uma cultura de serviços de TI.
- b) definir metas de níveis de serviço com cliente, prover serviços que agreguem valor ao negócio e oferecer suporte no horário compatível com o negócio.
- c) manter um service desk único, manter inventário de TI e prover manutenção evolutiva e corretiva.
- d) garantir aderência aos níveis de serviço, atender às necessidades dos clientes e manter a base de clientes atualizada.
- e) definir o catálogo de serviços, fazer levantamento de contratos e validar requisitos na entrega de sistemas.
- #32656
- Banca
- CESGRANRIO
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(1,0) 5 -
De acordo com a ISO 9001:2008, as informações recebidas como entradas para a revisão do sistema de gerenciamento de qualidade pela gerência de alto nível, incluem
- a) mudanças no desempenho do processo e nas recomendações de auditoria
- b) recomendações de melhorias e status das auditorias
- c) resultado das auditorias e necessidades de recursos
- d) status das ações de auditoria e recomendações de mudanças no sistema de gerência de qualidade
- e) status das ações preventivas e corretivas e resultado das auditorias
- #32657
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(1,0) 6 -
Em relação aos conceitos utilizados nos processos do ITIL, analise as afirmativas a seguir.
I - Um erro conhecido, uma chamada realizada para a central de serviços e um manual técnico de um software são exemplos de itens de configuração.
II - Garantir a segurança dos empregados e visitantes, assegurar a rápida ativação dos processos de negócio críticos, minimizar os danos imediatos e perdas em uma situação de emergência são objetivos de um Plano de Continuidade do Negócio.
III - CAPEX é todo o dinheiro que a área de TI gasta transformando o seu inventário (infraestrutura de TI) em ganho, item no qual são incorporados gastos como salários dos diretores, mão de obra direta, luz, água, impostos, depreciação e seguros.
Está correto o que se afirma em
- a) I, apenas.
- b) II, apenas.
- c) I e II, apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III.
- #32658
- Banca
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(1,0) 7 -
Ao apresentar o resultado de sua consultoria para uma empresa que está implantando um modelo baseado no CobiT, um consultor destacou a necessidade de a empresa ter um sistema justo e equitativo de alocação de custo de TI para o negócio, o que requer avaliação precisa dos custos de TI e acordo com os usuários do negócio sobre uma alocação razoável. Segundo o relatório, um sistema de alocação justo permite à empresa tomar decisões mais embasadas sobre o uso dos serviços. Qual domínio do CobiT contém processos que podem contribuir para a construção e a operação de um sistema para capturar, alocar e reportar os custos de TI aos usuários dos serviços?
- a) Entregar e Suportar.
- b) Planejar e Organizar.
- c) Monitorar e Avaliar.
- d) Gerenciar e Operar.
- e) Adquirir e Implementar.
- #32659
- Banca
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- PETROBRAS
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(1,0) 8 -
Ao apresentar o cronograma de um projeto à diretoria da empresa, o gerente foi informado de que a data de término do projeto deverá ser antecipada em 3 meses. Esta exigência implicará, necessariamente, em
- a) refazer as estimativas de esforço para uma ou mais tarefas do projeto.
- b) reduzir a duração do caminho crítico do projeto.
- c) alocar mais recursos ao projeto.
- d) fazer entregas diferentes das especificadas.
- e) aumentar o custo do projeto.
- #32660
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(1,0) 9 -
A Estrutura Analítica do Projeto - EAP (em Inglês Work Breakdown Structure - WBS) inclui
- a) estimativas de prazos.
- b) estimativas de custos.
- c) entregas internas e externas.
- d) alocação dos recursos às tarefas.
- e) estratégias para mitigação dos riscos.
- #32661
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(1,0) 10 -
São enumeradas a seguir algumas métricas colhidas para determinado intervalo de tempo ao longo da vida de um projeto.
I - Custo orçado do trabalho previsto.
II - Custo orçado do trabalho realizado.
III - Custo real do trabalho previsto.
IV - Custo real do trabalho realizado.
A técnica de Gerenciamento de Valor Agregado - GVA (em Inglês, Earned Value Management - EVM) se baseia nas métricas
- a) I e II, apenas.
- b) I e III, apenas.
- c) II e IV, apenas.
- d) I, II e IV, apenas.
- e) I, II, III e IV.