Prova FUNDAP - Português 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
📚 Simulado FUNDAP | VUNESP | cód.2676
Seu futuro começa com uma escolha: treinar de verdade. E o simulado FUNDAP é o primeiro passo! 🏁
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado FUNDAP foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: FUNDAP
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Português
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: VUNESP
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado FUNDAP e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões FUNDAP
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso FUNDAP. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre FUNDAP
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso FUNDAP.
📢 Concursos Abertos para FUNDAP
Veja os concursos abertos da instituição FUNDAP. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #32423
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Português
- Concurso
- FUNDAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
É correto afirmar que o autor defende o ponto de vista, segundo o qual
- a) a comunicação é resultado da imagem do poder exercido pela empresa sobre seus colaboradores.
- b) a imagem e o poder na empresa são desvinculados do possível sucesso desta no meio em que atua.
- c) a imagem supera a comunicação e o poder quando se trata de organizações muito complexas.
- d) empregar a comunicação para agir sobre o outro constitui uma das formas de poder adotadas nas organizações.
- e) comunicar o poder da empresa sobre seus colaboradores é o desafio das organizações que desejam destacar-se.
- #32424
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Português
- Concurso
- FUNDAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Considere as afirmações.
I. Poder associa-se a eficácia, pois implica gerar mudanças de comportamento.
II. A comunicação é utilizada nas organizações para convencer e persuadir, o que faz pressupor a prática da argumentação.
III. A comunicação adotada nas organizações é responsável pela imagem que estas têm na sociedade.
IV. A imagem é o ponto de partida sem o qual não se afirma a identidade das organizações.
Encontram fundamento nas ideias do texto apenas as afirmações
- a) I e II.
- b) I e III.
- c) I, II e III.
- d) I, III e IV.
- e) II, III e IV.
- #32425
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Português
- Concurso
- FUNDAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Segundo o texto, a prática do poder no âmbito das organizações pode ser caracterizada como
- a) forma de arbítrio para atingir os fins, independentemente dos meios.
- b) estratégia para conseguir a adesão de seus membros a padrões de comportamento nelas adotados.
- c) atitude complacente da empresa com a vontade do indivíduo, em nome do bem de ambos.
- d) emprego de força física e de pressão psicológica para moldar comportamentos coletivos.
- e) manipulação das informações ao público que possam prejudicar a organização.
- #32426
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Português
- Concurso
- FUNDAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Assinale a alternativa em que se encontram, correta e respectivamente, o sinônimo de cerne (1.º parágrafo) e o antônimo de congruência (4.º parágrafo).
- a) Íntimo e divergência.
- b) Âmago e propriedade.
- c) Recurso e incompatibilidade.
- d) Natureza e agrupamento.
- e) Constituição e ingerência.
- #32427
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Português
- Concurso
- FUNDAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Assinale a alternativa que apresenta a passagem do texto redigida na voz ativa.
- a) ... uma parcela ponderável daquilo que se conceitua como poder.
- b) Poder, portanto, tem sido definido como a capacidade...
- c) ... a probabilidade dos resultados a se obterem...
- d) Por imagem, deve-se entender aquilo que...
- e) Por meio da comunicação, uma organização estabelece uma tipologia....
- #32428
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Português
- Concurso
- FUNDAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Observe as expressões destacadas no seguinte trecho:
“O consentimento refere-se (I) basicamente a uma relação em que um indivíduo se comporta (II) de acordo com a diretriz apoiada pelo poder de outro indivíduo (III) bem como se refere à orientação do subordinado em face do poder empregado.”
Essas expressões introduzem nos contextos informações com sentido de
- a) I. modo; II. conformidade; III. adição.
- b) I. conformidade; II. modo; III. retificação.
- c) I. meio; II. conformidade; III. concessão.
- d) I. lugar; II. concessão; III. condição.
- e) I. modo; II. comparação; III. restrição.
- #32429
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Português
- Concurso
- FUNDAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas da frase seguinte, apresentando conjugação e concordância verbal de acordo com a norma culta.
Poder, portanto,___________ como a capacidade de alterar a probabilidade dos resultados _____________ .
- a) vêm-se definindo ... que se obteram.
- b) pode ser definido ... obtido.
- c) vem-se definindo ... que se obtiverem.
- d) têm-se definido ... que se obteve.
- e) pode ser definido ... que se obterem.
- #32430
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Português
- Concurso
- FUNDAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Observe a frase – “... a capacidade de fazer com que aconteçam coisas, como a produção de uma mudança na distribuição dos acontecimentos” – e assinale a alternativa que substitui corretamente o verbo em destaque.
- a) Houvessem.
- b) Exista.
- c) Pudesse existir.
- d) Possam haver.
- e) Possa haver.
- #32431
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Português
- Concurso
- FUNDAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Observe a substituição das expressões destacadas por pronomes.
I. Acima de tudo, o poder consiste em comandar a natureza e os homens. (comandá-los)
II. As organizações usam o poder para obter o consentimento. (usam-no)
III. As organizações usam o poder para obter o consentimento. (obter-lhe)
IV. A comunicação também exerce um formidável poder. (exerce-o)
A substituição e a colocação do pronome estão de acordo com a norma culta
- a) em I, II, III e IV.
- b) apenas nos itens I e II.
- c) apenas nos itens I e III.
- d) apenas nos itens II e IV.
- e) apenas nos itens II, III e IV.
- #32432
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Português
- Concurso
- FUNDAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Observe as expressões destacadas.
“Por imagem, deve-se entender aquilo que a empresa deseja projetar. Diferencia-se, portanto, da identidade. A identidade é o caráter, o conceito básico, a personalidade da organização. A imagem é a extensão (a sombra) dessa identidade.”
Assinale a alternativa em que a substituição dessas expressões por pronomes e a nova pontuação dada ao trecho preservam o sentido do original.
- a) Por imagem, deve-se entender: aquilo que a empresa deseja projetar. Diferencia-se, portanto, da identidade que é o caráter, o conceito básico, a personalidade da organização; ela é a extensão, a sombra, dessa identidade.
- b) Deve-se entender, por imagem, aquilo, que a empresa, deseja projetar. Diferencia-se, portanto, da identidade. Esta é o caráter, o conceito básico, a personalidade da organização, essa é a extensão, a sombra dessa identidade.
- c) Por imagem, deve-se entender o que a empresa deseja projetar. Portanto diferencia-se, da identidade; uma é: o caráter, o conceito básico, a personalidade da organização, e a outra é: a extensão – a sombra dessa identidade.
- d) Deve-se entender por imagem aquilo que a empresa deseja projetar, que se diferencia, portanto, da identidade: esta é o caráter, o conceito básico, a personalidade da organização; aquela é a extensão – sombra – dessa identidade.
- e) Por imagem, deve-se entender o que a empresa deseja projetar: diferencia-se, portanto, da identidade a qual é o caráter (o conceito básico, a personalidade) da organização; esta é a extensão – a sombra – dessa identidade.