Prova EBSERH - Legislação Aplicada ao SUS 2 - Questões e Simulados (Edital 2013) | CONCURSO
Questões ou Simulados conforme Edital do Concurso EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES 2013
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior/Médio do concurso EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca Diversas, para nível Superior/Médio do cargo de Vários. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Legislação Aplicada ao SUS 2 do concurso EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES.
- Questões de Evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) – princípios, diretrizes e arcabouço legal. 
 - Questões de Controle social no SUS. 
 - Questões de Resolução 453/2012 do Conselho Nacional da Saúde. 
 - Questões de Constituição Federal, artigos de 194 a 200. 
 - Questões de Lei Orgânica da Saúde ? Lei no 8.080/1990, Lei no 8.142/1990 e Decreto Presidencial no 7.508, de 28 de junho de 2011. 
 - Questões de Determinantes sociais da saúde. 
 - Questões de Sistemas de informação em saúde.
 
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Legislação Aplicada ao SUS 2.
 
- #25163
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Legislação Aplicada ao SUS
 - Concurso
 - EBSERH
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 1 -
Identifique com V ou F, conforme o caso, as afirmativas verdadeiras e falsas.
I  - A direção do SUS, em cada esfera de governo, é composta pelo órgão setorial do Poder Executivo e pelo respectivo Conselho de Saúde, nos termos das Leis nos 8.080/90 e 8.142/90. 
II - Os Conselhos de Saúde são órgãos de controle do Sistema Único de Saúde pela sociedade, nos níveis municipal, estadual e federal, criados para permitir que a população possa interferir na gestão da saúde, defendendo os interesses da coletividade, para que sejam estes atendidos pelas ações governamentais. 
III - A municipalização da saúde, estabelecida pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei Federal nº 8.080/90, compreende: a) a habilitação dos Municípios para assumir a responsabilidade parcial pela gestão do sistema de saúde em seu território (Sistema de Gestão Plena, anterior à criação do Pacto pela Saúde, firmado em 2006); b) a centralização da gerência das ações e serviços de saúde para os Municípios. 
IV - A Carta Magna não prevê que a execução do serviço de saúde deva ser diretamente feita pelo Estado, ainda que mantido o dever de prestá-lo. 
V  - A Constituição Federal dispõe que a assistência à saúde é livre à iniciativa privada. 
A alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo, é a:
- a) V V F F V.
 - b) V V V V F.
 - c) F V F V F.
 - d) V V F V V.
 - e) V F F F V.
 
- #25164
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Legislação Aplicada ao SUS
 - Concurso
 - EBSERH
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - 1
 
(1,0) 2 -
Conforme estabelece a Lei Federal nº. 8080/1990, existem critérios que deverão ser utilizados pelos Estados, Distrito Federal e Municípios, para que sejam estabelecidos os valores que serão aplicados em programas e projetos. Dos diversos critérios citados na Lei, após análise técnica, identifique o INCORRETO:
- a) Perfil demográfico da região.
 - b) Perfil epidemiológico da população a ser coberta.
 - c) Níveis de participação do setor de saúde, nos orçamentos estaduais e municipais.
 - d) Desempenho técnico, econômico e financeiro no período anterior.
 - e) Previsão de despesas no plano mensal, após investimentos através de bens de capital.
 
- #25165
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Legislação Aplicada ao SUS
 - Concurso
 - EBSERH
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - 1
 
(1,0) 3 -
A Lei Federal nº. 8080/1990 estabelece os objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS); nas alternativas abaixo, marque V para as verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes de saúde. 
( ) A formulação de políticas de saúde destinadas a promover, nos campos econômico e social a observância do dever do Estado. 
( ) A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realidade integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas. 
( ) As normas complementares das ações no âmbito global sem enfoque de atuação imediata. 
A sequência está correta em:
- a) V, V, F, V
 - b) V, F, V, F
 - c) V, V, F, F
 - d) V, V, V, F
 - e) V, V, V, V
 
- #25166
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Legislação Aplicada ao SUS
 - Concurso
 - EBSERH
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - 1
 
(1,0) 4 -
O Conselho de Saúde, instância colegiada do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990, é composto por representantes,
- a) do governo e dos profissionais de saúde, que atuam na execução da política de saúde em hospitais públicos.
 - b) dos profissionais de saúde que trabalham no Ministério da Saúde que controlam e executam a política de saúde.
 - c) do governo, dos usuários e dos profissionais da área de saúde e meio ambiente, que formulam e executam a política de saúde.
 - d) do governo, dos prestadores de serviço, dos profissionais da saúde e dos usuários, que formulam estratégias e controlam a execução da política de saúde.
 - e) nenhuma das alternativas anteriores.
 
- #25167
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Legislação Aplicada ao SUS
 - Concurso
 - EBSERH
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 5 -
A Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde. Para receberem os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS), os Municípios, os Estados e o Distrito Federal deverão contar com:
- a) Fundo de Saúde, Conselho de Saúde e Epidemiológico, plano de saúde coletiva, relatórios de gestão, recursos para a saúde no orçamento estadual e Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS).
 - b) Fundo de Saúde, Conselho de Saúde, plano de saúde, relatórios de gestão, contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento e Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS).
 - c) Fundo de Saúde e Educação, Conselho de Saúde, plano de saúde individual, relatórios de gestão, recursos para a saúde no respectivo orçamento e Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS).
 - d) Fundo de Saúde, Meio ambiente, Conselho de Saúde e Educação, plano de saúde individual, relatórios de gestão, recursos para a saúde no respectivo orçamento e Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS).
 - e) Fundo de Saúde, Meio ambiente, Conselho de Saúde e Educação, plano de saúde individual e coletivo, relatórios de gestão, recursos para a saúde no respectivo orçamento e Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS).
 
- #25168
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Legislação Aplicada ao SUS
 - Concurso
 - EBSERH
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - 1
 
(1,0) 6 -
Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:
- a) descentralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento integral, com prioridade para as atividades assistenciais, sem prejuízo das ações de prevenção, e participação da comunidade.
 - b) descentralização, com direção única na esfera federal; atendimento integral, com prioridade para as atividades assistenciais, sem prejuízo das ações de prevenção, e participação da iniciativa privada, complementarmente aos serviços públicos.
 - c) descentralização, com direção única na esfera federal; atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais, e participação da iniciativa privada, complementarmente aos serviços públicos.
 - d) descentralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais, e participação da comunidade.
 - e) descentralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento integral, com prioridade para as atividades assistenciais, sem prejuízo das ações de prevenção, e participação da iniciativa privada, complementarmente aos serviços públicos.
 
- #25169
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Legislação Aplicada ao SUS
 - Concurso
 - EBSERH
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 7 -
Na busca de uma política de qualidade para humanização do SUS, tendo como diretriz uma política transversal entendida como uma construção coletiva, a estratégia de alcance deverá ser
- a) Ações pautadas em índices e metas.
 - b) Aplicação e operacionalização de normas descontextualizadas.
 - c) Operação no conjunto das relações entre profissionais e usuários de forma metódica e individualizada.
 - d) Atenção integral, equânime, com responsabilização e vínculo.
 - e) Controle social como forma de democratização, independente da gestão compartilhada.
 
- #25170
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Legislação Aplicada ao SUS
 - Concurso
 - EBSERH
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 8 -
Maria e João são empregados da empresa X. Maria possui três dependentes enquanto João não possui dependentes. Na qualidade de segurada Maria recebe o benefício salário-família enquanto João apesar de segurado não recebe. Neste caso específico está sendo aplicado o princípio constitucional da
- a) distributividade na prestação dos benefícios.
 - b) equidade na forma de participação no custeio.
 - c) universalidade do atendimento.
 - d) diversidade da base de financiamento.
 - e) seletividade da prestação dos benefícios.
 
- #25171
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Legislação Aplicada ao SUS
 - Concurso
 - EBSERH
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 9 -
São objetivos inspiradores na organização da Seguridade Social, a serem observados pelo Poder Público, conforme previsão constitucional:
- a) Atendimento com prioridade para atividades preventivas.
 - b) Universalidade da cobertura e particularidade do atendimento.
 - c) Caráter democrático e centralizado da administração.
 - d) Dissemelhança dos benefícios às populações urbanas e rurais.
 - e) Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.
 
- #25172
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Legislação Aplicada ao SUS
 - Concurso
 - EBSERH
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 10 -
Sobre o financiamento da seguridade social, assinale a opção incorreta.
- a) A sociedade financia a seguridade social, de forma indireta, entre outras formas, por meio das contribuições para a seguridade social incidentes sobre a folha de salários.
 - b) O financiamento da seguridade social por toda a sociedade revela, entre outros, seu caráter solidário.
 - c) A seguridade social conta com orçamento próprio, que não se confunde com o orçamento fiscal.
 - d) O custeio da seguridade social também ocorre por meio de imposições tributárias não vinculadas previamente a tal finalidade.
 - e) O financiamento da seguridade social também pode ensejar a instituição, pela União, no exercício de sua competência residual, de contribuição específica.