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Prova de Finanças Pública 2 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Finanças Pública 2 - Questões e Simulados

📚 Simulado CESGRANRIO | . Cargos Diversos | cód.142

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(1,0) 1 - 

A Lei Complementar nº 101/2000 institui a obrigatoriedade de apresentação, no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), de um Anexo de Metas, o qual NÃO contém

  • a) evolução do patrimônio líquido, também nos três anos anteriores.
  • b) uma avaliação do cumprimento das metas relativas ao ano anterior.
  • c) demonstrativo de metas anuais, instruído com memória e metodologia de cálculo que as justifiquem.
  • d) emonstrativo das despesas financiadas com transferências do Banco Central e do Banco do Brasil.
  • e) demonstrativo da receita e da margem de expansão das despesas obrigatórias continuadas.
#6873
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(1,0) 2 - 

A participação intensa do setor privado, em parceria com o setor público, nos investimentos de infra-estrutura, por exemplo, depende, em grande parte, das condições listadas abaixo, EXCETO uma. Indique-a.

  • a) Credibilidade do governo.
  • b) Marco regulatório estável.
  • c) Facilidades ou subsídios fiscais.
  • d) Mercado de capitais desenvolvido.
  • e) Estabilidade macroeconômica.
#6874
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(1,0) 3 - 

A paulatina redução da dívida do setor público no Brasil, em relação ao PIB do país, tende a

  • a) encurtar o prazo médio para vencimento da dívida pública.
  • b) reduzir a participação percentual das despesas com juros nos gastos totais do governo.
  • c) aumentar a taxa de juros paga pelos títulos públicos.
  • d) aumentar a arrecadação fiscal obtida com o Imposto de Renda sobre as aplicações financeiras.
  • e) aumentar os lucros do setor bancário.
#6875
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(1,0) 4 - 

No estabelecimento de um sistema tributário, o clássico Princípio da Equidade sugere que

  • a) um imposto que incida mais de uma vez sobre uma atividade produtiva não é adequado.
  • b) os tributos devem incentivar os investimentos e o crescimento da economia.
  • c) os impostos devem corrigir as distorções na alocação de recursos causadas pelas imperfeições de mercado.
  • d) a capacidade individual de contribuição é um critério importante para a escolha dos tributos.
  • e) a política fiscal deve ser usada para a estabilização da economia.
#6876
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(1,0) 5 - 

No caso do projeto de investimento P, o período necessário para recuperar os recursos dispendidos na sua implantação é de 4 anos. No caso do projeto Q, o mesmo período é de 5 anos. Logo, afirma-se que

  • a) P tem maior valor presente líquido do que Q.
  • b) P tem maior taxa interna de retorno do que Q.
  • c) Q será preferível a P, se a taxa de juros de mercado aumentar.
  • d) se o payback mínimo aceitável for de sete anos, ambos os projetos são inviáveis.
  • e) a comparação entre P e Q, usando estas informações, é incompleta, por desconsiderar o valor dos recursos no tempo.
#6877
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(1,0) 6 - 

Uma pessoa que compra uma opção de venda de um determinado bem

  • a) vai exercê-la, se o preço do bem no mercado se mantiver acima do preço de exercício, até o vencimento.
  • b) comprou um seguro contra uma alta excessiva do preço do bem no mercado.
  • c) deve exercer a opção, se o preço do bem no mercado cair abaixo do preço de exercício.
  • d) eve também comprar uma opção de compra para limitar seu risco.
  • e) paga um prêmio pela opção bem maior que o seu preço de exercício.
#6878
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(1,0) 7 - 

Na escolha entre projetos de investimento alternativos, pode-se afirmar que

  • a) o Valor Presente Líquido (VPL) é o único critério válido.
  • b) o custo de capital para o projeto deve incorporar os prêmios de risco relevantes.
  • c) omparar a Taxa Interna de Retorno (TIR) com o custo de capital é o critério mais importante.
  • d) os dois critérios, TIR e VPL, sempre sugerem a mesma escolha.
  • e) não há como considerar, objetivamente, os benefícios sociais de cada alternativa.
#6879
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(1,0) 8 - 

O prêmio ou preço de mercado de uma opção de venda de certo ativo

  • a) igual a 10% de seu preço de exercício.
  • b) aumenta se o prazo para exercício aumentar.
  • c) aumenta se o preço de mercado do ativo aumentar.
  • d) iminui se o preço de exercício aumentar.
  • e) não é influenciado pela volatilidade do preço do ativo.
#6880
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(1,0) 9 - 

Uma pessoa investiu R$ 1000,00 no início do mês e recebeu R$ 30,00 no início de cada um dos seis meses subseqüentes. No começo do sétimo mês recebeu R$ 1050,00. A taxa de juros compostos de sua aplicação foi

  • a) maior que 3% a. m..
  • b) maior que 5% a. m..
  • c) 3% a. m..
  • d) 18% ao semestre.
  • e) 21% ao semestre.
#6881
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(1,0) 10 - 

Uma pessoa tem uma dívida no início do mês de R$ 120,00 e vai saldá-la integralmente, com pagamentos no início dos três meses seguintes, usando o Sistema de Amortização Constante (SAC). Os juros compostos são de 1% a. m.. Quais são os valores, em reais, dos três pagamentos?

  • a) 40,80 - 40,80 - 40,80
  • b) 41,00 - 42,00 - 43,00
  • c) 41,20 - 40,80 - 40,40
  • d) 41,20 - 41,20 - 41,20
  • e) 43,00 - 42,00 - 41,00
#6882
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(1,0) 11 - 

Um pesquisador de mobilidade social tem acesso a um grande banco de dados com informações, num certo ano, sobre a escolaridade do filho(a), do pai, da mãe e sobre o sexo do filho(a). Decide estimar uma regressão linear na qual a variável dependente é a escolaridade do filho(a), as demais sendo as variáveis independentes. A respeito dessa regressão, marque a afirmativa INCORRETA.

  • a) provável que haja multicolinearidade, devido às variáveis escolaridade do pai e da mãe.
  • b) A variável sexo do filho(a) é binária.
  • c) Com dados transversais, como estes, os resíduos não serão autocorrelacionados.
  • d) Ainda que o coeficiente de determinação R² seja baixo (digamos R² < 0,2), a influência das variáveis independentes na escolaridade do filho(a) pode ser estatisticamente significante (rejeição da hipótese nula de que os coeficientes das variáveis independentes sejam zero).
  • e) Uma transformação logarítmica dos dados pode ser adequada, se houver autocorrelação dos resíduos.
#6883
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(1,0) 12 - 

A Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade da gestão fiscal. A Seção II, Subseção I, Art. 19 define que a despesa total com pessoal não poderá exceder, em cada período de apuração, percentuais da receita corrente líquida. No caso da União, esse percentual é de:

  • a) 40%
  • b) 50%
  • c) 55%
  • d) 60%
  • e) 70%
#6884
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(1,0) 13 - 

O ciclo orçamentário compreende diversas fases, contempladas na Constituição Brasileira e em leis ordinárias, que definem cada uma de suas etapas. Em relação ao processo do ciclo orçamentário, é INCORRETO afirmar que:

  • a) o Plano Plurianual é a lei que define as prioridades do governo pelo período de quatro anos.
  • b) os orçamentos fiscal, da Seguridade Social e de investimento das empresas estatais são partes integrantes da Lei Orçamentária Anual.
  • c) a Lei Orçamentária Anual disciplina os programas e ações do governo federal.
  • d) a Lei de Diretrizes Orçamentárias define as metas e prioridades em termos de programas a serem executados pelo governo.
  • e) as despesas que têm duração continuada não fazem parte do Plano Plurianual, mas somente da Lei Orçamentária Anual.
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(1,0) 14 - 

A Constituição Brasileira de 1988 trouxe uma nova forma de classificar os gastos públicos. Atualmente, utilizam-se os conceitos de função e subfunção como base para a consolidação das contas nacionais. Em relação a funções, é correto afirmar que:

  • a) o pagamento de juros da dívida pública está contido nas despesas de capital.
  • b) a função dos municípios é pagar a dívida da União, através de transferências aos Estados e ao Distrito Federal.
  • c) as despesas com investimentos públicos contemplam as que se referem ao planejamento e à execução de obras públicas.
  • d) as despesas de transferências a instituições privadas sem fins lucrativos estão contidas na amortização da dívida pública.
  • e) as despesas de pessoal e encargos sociais contêm as que se referem às inversões financeiras e às transferências a estados e municípios.
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(1,0) 15 - 

A Constituição Brasileira de 1988 introduziu uma série de mudanças no planejamento do orçamento público no Brasil. Uma dessas mudanças se deve ao(à):

  • a) envolvimento do Legislativo na fixação de metas e prioridades para a administração pública e na formulação das políticas públicas de arrecadação e de alocação de recursos.
  • b) desdobramento da Lei Orçamentária Anual em três orçamentos distintos: de curto, médio e longo prazos.
  • c) separação do orçamento plurianual em orçamentos anuais, para que não haja decisões orçamentárias e de planejamento que envolvam períodos acima de um ano.
  • d) necessidade de correspondência entre as determinações do Plano Plurianual do Executivo com as votações da Lei Orçamentária Anual, de responsabilidade dos governos estaduais.
  • e) alocação de recursos para os municípios, determinada pelo Poder Judiciário através da Lei de Diretrizes Orçamentárias.