Prova de Direitos Humanos 2 - Questões e Simulados | CONCURSO
📚 Simulado Direitos Humanos gratuito | cód.680
Um bom desempenho começa com preparação. Faça o simulado . Concursos Diversos agora mesmo! 📊
🔗 Vejam mais simulados . Concursos Diversos
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado . Concursos Diversos foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: . Concursos Diversos
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Direitos Humanos
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 15
- ⏱️ Tempo do Simulado: 45 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado . Concursos Diversos e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões . Concursos Diversos
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso . Concursos Diversos
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso . Concursos Diversos. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre . Concursos Diversos
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso . Concursos Diversos.
Ver apostilas para . Concursos Diversos
📢 Concursos Abertos para . Concursos Diversos
Veja os concursos abertos da instituição . Concursos Diversos. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para . Concursos Diversos
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #4845
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Direitos Humanos
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 1 -
A Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem, também conhecido como Pacto de San Jose da Costa Rica, estabelece que
- a) os direitos essenciais do homem derivam do fato de ele ser nacional de um determinado Estado e, por isso, merecem proteção no âmbito interno de cada país respectivamente.
- b) os Estados-Partes, signatários da Convenção, obrigam-se a respeitar os direitos e liberdades nela reconhecidos e a garantir seu livre e pleno exercício, sem discriminação alguma, aos seus cidadãos nacionais.
- c) os países que ainda não aboliram a pena de morte somente poderão impô-la aos delitos mais graves, tais como os crimes políticos, em cumprimento de sentença final de tribunal competente.
- d) toda pessoa tem direito a ser indenizada por erro judiciário, no caso de haver sido condenada em sentença passada em julgado, conforme a lei estabelecer.
- e) toda pessoa que for acusada de um delito tem direito a que se presuma sua inocência enquanto não se comprove legalmente sua culpa, mas, quando o delito em questão disser respeito à segurança nacional, a acusação formulada permanecerá sob sigilo, tendo acesso a ela apenas o Ministério Público.
- #4846
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Direitos Humanos
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 2 -
Com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos é CORRETO afirmar que
- a) tal Declaração constitui um ideal comum a ser atingido por todos os povos e nações ocidentais.
- b) muito embora todas as pessoas nasçam livres e iguais em dignidade e direitos, nem todas são dotadas de razão e consciência.
- c) toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.
- d) a proteção aos direitos assegurados através da Declaração não impede que a pessoa sofra interferências na sua vida privada ou em seu lar, sempre que tais interferências se mostrarem adequadas para resguardar os interesses do Estado.
- e) toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos na Declaração, salvo aquelas pessoas que ostentem condição especial, tal como os portadores de deficiência.
- #4847
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Direitos Humanos
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 2
(1,0) 3 -
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, estabelece uma série de direitos a toda a pessoa. Dentre eles, é possível citar os seguintes, EXCETO
- a) toda pessoa tem direito, em plena igualdade, a uma audiência justa e pública por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusação criminal contra ele.
- b) toda pessoa tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.
- c) toda pessoa tem o direito de tomar parte no governo de seu país, diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos.
- d) toda pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.
- e) toda pessoa, que puder por ela pagar, tem direito à instrução nos diferentes níveis. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.
- #4848
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Direitos Humanos
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Assinale a alternativa CORRETA.
- a) No Brasil, diversos artigos da declaração dos direitos humanos foram incorporados ao texto constitucional, deixando clara a intenção do legislador de atingir, com a maior amplitude possível, a defesa dos direitos do homem.
- b) O direito à liberdade de locomoção foi mantido na Constituição Federal de forma absoluta, sem nenhum tipo de restrição.
- c) Toda pessoa tem direito a uma nacionalidade, cuja perda poderá ser declarada, apenas, em caso de atividades nocivas ao país.
- d) A tortura é crime imprescritível e inafiançável.
- e) A defesa dos refugiados está entre os princípios constitucionais dirigidos às relações internacionais do Brasil.
- #4849
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Direitos Humanos
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 3
(1,0) 5 -
A Constituição Federal permite a recepção de tratados internacionais que versem sobre direitos humanos, tratados esses, que, uma vez aprovados pelo legislativo, se equiparam às (aos)
- a) leis ordinárias.
- b) emendas constitucionais.
- c) decretos legislativos.
- d) medidas provisórias.
- e) leis federais.
- #4850
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Direitos Humanos
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 3
(1,0) 6 -
NÃO faz parte dos princípios que regem as relações internacionais na República Federativa do Brasil a(o)
- a) defesa da paz.
- b) solução pacífica dos conflitos.
- c) oncessão de extradição.
- d) repúdio ao terrorismo.
- e) não-intervenção.
- #4851
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Direitos Humanos
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 4
(1,0) 7 -
Toda pessoa tem direito, em plena igualdade, a uma audiência justa e pública por parte de um tribunal independente e imparcial para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusação criminal contra ele'. Este artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, na legislação pátria é garantido através do princípio da
- a) legalidade.
- b) igualdade.
- c) ampla defesa e do contraditório.
- d) universalidade.
- e) publicidade.
- #4852
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Direitos Humanos
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 8 -
Na história dos Direitos Humanos, o momento mais importante ocorreu após a 2ª guerra mundial, quando os países uniram-se, buscando restabelecer a paz mundial. Assim, no dia 10 de dezembro de 1948, durante reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas, foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que, dentre outros tópicos, consagrou, EXCETO:
- a) liberdade de pensamento, consciência e religião.
- b) o direito à alimentação e habitação.
- c) o direito ao trabalho e à educação.
- d) o direito a fazer parte de um governo.
- e) o direito ao transporte gratuito e à previdência social.
- #4853
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Direitos Humanos
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 9 -
Possui legitimidade para o ajuizamento da Ação Popular:
- a) o cidadão brasileiro e as pessoas jurídicas.
- b) o cidadão brasileiro e os estrangeiros com residência fixa no país.
- c) o cidadão brasileiro, nato ou naturalizado.
- d) somente o cidadão brasileiro nato.
- e) o cidadão brasileiro e o Ministério Público.
- #4854
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Direitos Humanos
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 10 -
O Estatuto da Criança e do Adolescente aplica-se, apenas, a pessoas
- a) entre 12 e 18 anos.
- b) até 16 anos e, nos casos expressos em lei, até 18 anos.
- c) até 12 anos incompletos.
- d) até 18 anos e, nos casos expressos em lei, até 21 anos.
- e) ntre 12 e 16 anos.
- #4855
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Direitos Humanos
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 2
(1,0) 11 -
Considere: I. Retificação de dados quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. II. Defesa de direitos, contra ilegalidade ou abuso de poder e obtenção de certidões. Tais situações são protegidas, respectivamente, pelo
- a) habeas data e direito de petição.
- b) mandado de injunção e mandado de segurança.
- c) ação popular e mandado de injunção.
- d) habeas data e habeas corpus.
- e) direito de petição e mandado de segurança.
- #4856
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Direitos Humanos
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 12 -
São princípios fundamentais proclamados no artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948:
- a) igualdade entre homens e mulheres e a liberdade de pensamento e religião.
- b) a presunção de inocência e a inviolabilidade da vida privada.
- c) o amplo acesso à educação e ao trabalho.
- d) a liberdade de ir e vir e o direito de buscar asilo em outros países.
- e) a liberdade, a igualdade e a fraternidade.
- #4857
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Direitos Humanos
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Os direitos humanos na CF têm como função a limitação do poder e a promoção da dignidade da pessoa humana. Nesse contexto, assinale a opção correta a respeito dos direitos consagrados na CF à luz do texto constitucional e da jurisprudência do STF.
- a) O art. 5. o da CF prevê que ninguém pode ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante. Entretanto, esse dispositivo não tem aplicabilidade imediata devido ao fato de não ter sido regulamentado no plano infraconstitucional.
- b) Os direitos à intimidade e à própria imagem formam a proteção constitucional à vida privada. Essa proteção da vida privada não abrange as pessoas jurídicas.
- c) O preceito constitucional que consagra a inviolabilidade do domicílio não admite hipóteses de exceção e invasão da cabana dos mais frágeis.
- d) A possibilidade de quebra de sigilo bancário diretamente por parte do MP, quando se tratar de envolvimento de dinheiro ou verbas públicas, foi aceita pelo STF com base no poder de requisição ministerial e na publicidade dos atos governamentais.
- e) A interceptação telefônica para captação e gravação de conversa telefônica por terceira pessoa, sem o conhecimento de quaisquer dos interlocutores ou da justiça, não afronta o texto constitucional.
- #4858
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Direitos Humanos
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 14 -
Após as conseqüências devastadoras da Segunda Guerra Mundial, os países resolveram criar uma organização multi e supranacional para regular as relações entre os povos. Nesse marco, surgiu, em 1945, a Carta das Nações, cujos fundamentos visavam, essencialmente, à manutenção da paz internacional, que incluía a proteção da integridade territorial dos Estados frente à agressão e à intervenção externa; ao fomento entre as nações de relações de amizade, levando em conta os princípios de igualdade, soberania e livre determinação dos povos; e à realização de cooperação internacional para solução de problemas internacionais de caráter econômico, social, cultural e humanitário, incluindo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais, sem fazer distinção por motivos de raça, sexo, idioma ou religião. A Carta das Nações deu origem à ONU, que, posteriormente, criou uma carta de direitos - a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) - adotada e proclamada pela Resolução 217-A (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. Acerca dos direitos fundamentais previstos no documento mencionado no texto acima, assinale a opção incorreta.
- a) A DUDH surgiu para atender ao clamor de toda a humanidade e buscou realçar alguns princípios básicos fundamentais para a compreensão da dignidade humana, entre eles, a liberdade e a igualdade.
- b) A DUDH protege o genoma humano como unidade fundamental de todos os membros da espécie humana e também reconhece como inerentes sua dignidade e sua diversidade. Em um sentido simbólico, a DUDH reconhece o genoma como a herança da humanidade.
- c) A DUDH afirma que o desrespeito aos direitos humanos é causa da barbárie.
- d) A DUDH assegura o direito de resistência.
- e) A DUDH assegura o direito de resistência. E A DUDH correlaciona o estabelecimento de uma compreensão comum dos direitos humanos com o seu pleno cumprimento.
- #4859
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Direitos Humanos
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 9
(1,0) 15 -
Tendo em conta a Emenda Constitucional nº 45, de 2004, em relação à incorporação ao direito interno e à respectiva posição hierárquica dos tratados internacionais de direitos humanos ratificados pelo Brasil, é correto afirmar:
- a) Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que haviam sido aprovados pelo Congresso Nacional previamente à edição da Emenda Constitucional nº 45 foram equiparados às emendas constitucionais.
- b) O Supremo Tribunal Federal firmou jurisprudência entendendo que os tratados internacionais de direitos humanos ratificados pelo Brasil previamente à edição da Emenda Constitucional nº 45 possuem natureza materialmente constitucional.
- c) Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que vierem a ser aprovados por três quintos dos votos dos membros de cada Casa do Congresso Nacional terão força de emendas constitucionais.
- d) Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos ratificados pelo Brasil previamente à edição da Emenda Constitucional nº 45 deixaram de integrar o direito interno.
- e) O Supremo Tribunal Federal firmou jurisprudência entendendo que os tratados internacionais de direitos humanos ratificados pelo Brasil nos termos da Emenda Constitucional nº 45 possuem natureza supralegal e infraconstitucional.