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Prova de CAIXA (CEF) - Português 2 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de CAIXA (CEF) - Português 2 - Questões e Simulados

📚 Simulado CAIXA-CEF | CESPE | cód.1194

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🧪 Este Simulado CAIXA-CEF foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Concurso
  • 🏛️ Instituição: CAIXA-CEF
  • 👔 Cargo: . Cargos Diversos
  • 📚 Matéria: Português
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: CESPE
  • ❓ Quantidade de Questões: 10
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos

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#18909
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
CAIXA-CEF
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Múltipla escolha
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médio

(1,0) 1 - 

Assinale a opção correta no que se refere a aspectos gramaticais e à tipologia do texto.

 

  • a) Na oração 'é preciso ensinar as crianças a pensar e a se adequar a novas realidades' (L.18-19), o sujeito é indeterminado.
  • b) O texto caracteriza-se, essencialmente, como dissertativo, uma vez que há exposição de argumentos que sustentam a ideia nele defendida.
  • c) Na linha 8, a supressão dos dois-pontos e a inserção do termo se após a forma verbal "é" mantêm a correção gramatical do período e o seu sentido.
  • d) O emprego da primeira pessoa do plural no pronome "nossas" (L.8) prejudica a objetividade do texto e deve, portanto, ser evitado em textos dissertativos.
  • e) O vocábulo 'segmentado' (L.14) apresenta dupla grafia, podendo ser grafado também seguimentado, tal como ocorre com segmento e seguimento.
#18910
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
CAIXA-CEF
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 2 - 

Considerando que as opções abaixo apresentam propostas de reescrita de trechos do texto indicados entre aspas, assinale a opção que, além de estar gramaticalmente correta, mantém o sentido original do texto.

  • a) 'as escolas são desmotivadoras, oferecendo conteúdos específicos para que os alunos estejam preparados para o vestibular' (L.37-39): as escolas de ensino médio desestimulam os alunos porque não priorizam tão somente a preparação para o vestibular.
  • b) 'Todos os profissionais precisam saber resolver problemas, falar em público e trabalhar em equipe' (L.44-45): São necessários aos profissionais saber resolver problemas, falar em público e trabalhar em equipe.
  • c) "Então, a dúvida que permanece é: nossas escolas de fato cumprem essa tarefa?" (L.8-9): Sendo assim, permanece a dúvida em relação ao cumprimento efetivo dessa tarefa por parte das escolas.
  • d) 'Nosso modelo educacional é muito segmentado, e os conhecimentos de línguas e matemática, por exemplo, são muito diferentes dos valores compreendidos durante a vida profissional' (L.13-16): Nosso modelo educacional é deveras, fragmentado e os conhecimentos diferem bastante do que encontra-se na vida profissional.
  • e) "O despreparo dos jovens, portanto, é patente" (L.17): Entretanto, o despreparo dos jovens é patente.
#18911
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
CAIXA-CEF
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Múltipla escolha
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médio

(1,0) 3 - 

No que tange à concordância e ao emprego do sinal indicativo de crase no texto, assinale a opção correta.

 

  • a) Em "conjunto de normas que dá o norte ao sistema educacional brasileiro" (L.27-28), o verbo dar pode ser flexionado tanto no singular, concordando com "conjunto", quanto no plural, concordando com "normas".
  • b) A oração "tal tarefa cabe a todos os níveis do ensino básico" (L.29) poderia ser corretamente reescrita da seguinte forma: a todos os níveis do ensino básico cabem tal tarefa.
  • c) Caso fosse empregado o sinal indicativo de crase em 'as', no trecho 'ensinar as crianças a pensar' (L.18), seriam mantidos a correção gramatical do período e seu sentido original.
  • d) Em 'abertas a novas tecnologias' (L.21), se o termo 'a' fosse flexionado no plural, o emprego do sinal indicativo de crase seria obrigatório.
  • e) O uso do sinal indicativo de crase em "com vistas à sua colocação" (L.25) é obrigatório.
#18912
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
CAIXA-CEF
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1
médio

(1,0) 4 - 

Com relação ao vocabulário empregado no texto e à grafia de palavras desse texto, assinale a opção correta.

 

  • a) O termo "patente" (L.17) significa, no texto, questionável.
  • b) Na linha 18, o acento que distingue a forma verbal 'é' da conjunção 'e' estabelece diferença morfológica, gráfica e fonética, tal como ocorre com pôr e por.
  • c) A forma verbal "empreender" (L.6) poderia ser substituída por realizar, preservando-se a ideia original do texto e sua correção gramatical.
  • d) Os vocábulos "negócio", 'matemática' e 'acadêmico' recebem acento gráfico com base na mesma regra de acentuação.
  • e) No texto, os vocábulos "abismo" (L.12) e "norte" (L.28) estão empregados em sentido literal.
#18913
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
CAIXA-CEF
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Múltipla escolha
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médio

(1,0) 5 - 

Em relação ao sentido do texto e aos seus aspectos linguísticos, assinale a opção correta.

 

  • a) A expressão "tal tarefa" (L.29) refere-se a "o dever das escolas" (L.24).
  • b) O sujeito de 'preparam' (L.40) refere-se a "as escolas de ensino infantil e fundamental" (L.32).
  • c) O sujeito de "Requer" (L.6) retoma "o processo de formação dos futuros profissionais" (L.3-4).
  • d) O pronome "lhes" (L.6) refere-se a "jovens estudantes" (L.5).
  • e) O vocábulo 'isso' (L.20) retoma "O despreparo dos jovens" (L.17).
#18914
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
CAIXA-CEF
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médio

(1,0) 6 - 

No que concerne à pontuação empregada no texto, assinale a opção correta.

 

  • a) Na linha 37, o emprego da vírgula é obrigatório na primeira ocorrência e facultativo na segunda.
  • b) O emprego da vírgula imediatamente após o vocábulo 'aprendizado' (L.46) preserva o sentido e a correção gramatical do texto.
  • c) O emprego de vírgulas imediatamente antes e depois da expressão "por exemplo", em ambas as suas ocorrências, nas linhas 7 e 15, é facultativo.
  • d) A substituição da vírgula logo após o vocábulo 'segmentado' (L.14) por ponto e vírgula não prejudica a correção gramatical e a coerência do texto.
  • e) O emprego de dois-pontos na linha 20 justifica-se por introduzir, no período, uma explicação.
#18915
Banca
CESPE
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Português
Concurso
CAIXA-CEF
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fácil

(1,0) 7 - 

No que se refere a aspectos linguísticos do texto, assinale a opção correta.

 

  • a) Na linha 28, o emprego da preposição a, em "ao", é exigência sintática do substantivo "norte".
  • b) No texto, há elipse do objeto direto exigido pela forma verbal "oferecem" (L.32).
  • c) O vocábulo "jovens" (L.5) é empregado, no texto, como substantivo.
  • d) O sujeito da forma verbal "identifica" (L.12) é "Carlos Alberto Ramos" (L.10).
  • e) A expressão "a despeito de" (L.23) é sinônima de apesar de.
#18916
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
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médio

(1,0) 8 - 

Seriam mantidos o sentido original do texto e sua correção gramatical caso fosse

 

  • a) substituída a preposição "a" por em logo após a forma verbal "cabe" (L.29).
  • b) substituído o termo "aos" (L.33) por para os.
  • c) substituída a expressão "com o" (L.3) por ao.
  • d) inserida a preposição em imediatamente após a forma verbal "implica" (L.4).
  • e) suprimida a preposição 'a' que aparece logo após a conjunção 'e', na linha 18.
#18917
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
CAIXA-CEF
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Múltipla escolha
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médio

(1,0) 9 - 

No que se refere à concordância e à regência verbal e nominal das estruturas linguísticas do texto, assinale a opção correta.

 

  • a) A forma verbal "alimentam" (L.7) pode ser flexionada no singular, já que os núcleos de seu sujeito são expressões sinônimas.
  • b) A forma verbal "torna" (L.13) deve ser flexionada no plural caso se deseje enfatizar a expressão "agregado ao preconceito" (L.12).
  • c) Na expressão "do sistema penitenciário" (L.26-27), o vocábulo "do" pode ser substituído por pelo sem que isso acarrete prejuízo ao sentido original do texto e à correção gramatical.
  • d) Em "sensibilizar a população para a necessidade da recolocação" (L.30-31), a substituição de "para" por com mantém a correção gramatical e o sentido original do texto.
  • e) A flexão de plural no vocábulo "veio" (L.34) prejudicaria a correção gramatical e a coerência do texto.
#18918
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
CAIXA-CEF
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Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 10 - 

Assinale a opção correta no que tange a aspectos linguísticos do texto.

 

  • a) O termo "isso" (L.8) refere-se a "altas taxas de delinquência e criminalidade" (L.7).
  • b) A expressão "Esse fato" (L.12) refere-se à ideia de que o sistema carcerário brasileiro acolhe 470 mil pessoas, embora só tenha capacidade para 299 mil detentos.
  • c) A expressão "Tal fato" (L.23-24) refere-se a "ações do Estado em conjunto com a iniciativa privada" (L.23).
  • d) A expressão "uma das primeiras ações" (L.33) retoma "uma parceria entre o setor privado e os governos estaduais" (L.25).
  • e) Ao se substituir o termo "esse" (L.35) por aquele, a correção gramatical e a coerência do texto são mantidas.