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Prova de Administração Pública 9 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Administração Pública 9 - Questões e Simulados

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#10065
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(1,0) 1 - 

Um dos objetos de grande atenção do pensamento e da teoria política moderna é a constituição da ordem política. Sobre essa temática, uma das tradições de reflexão mais destacadas sustenta que a ordem tem origem contratual. Todos os elementos abaixo são comuns a todos os pensadores da matriz contratualista da ordem política, exceto:

  • a) o estado de natureza.
  • b) a existência de direitos previamente à ordem política.
  • c) a presença de sujeitos capazes de fazer escolhas racionais.
  • d) um pacto de associação.
  • e) um pacto de subordinação.
#10066
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Administração Pública
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(1,0) 2 - 

Embora não seja a única abordagem sobre a origem do Estado moderno, o contratualismo tem destacada importância para a refl exão sobre a ordem democrática. Examine os enunciados abaixo sobre essa corrente da ciência política e marque a resposta correta. 1. Todos os contratualistas vêem no pacto um instrumento de emancipação do indivíduo e de sua transformação de súdito em cidadão. 2. Todos os contratualistas apontam a obediência como elemento central para a manutenção da ordem política, mas também reconhecem o direito de rebelião contra o poder tirânico. 3. Do mesmo modo que consideram o contrato uma relação obrigatória entre as partes, todos os contratualistas também indicam as sanções para quem o infringe. 4. Para os contratualistas, a constituição da ordem política não altera a estrutura social, nem a racionalidade individual, nem a sociabilidade da sociedade civil.

  • a) Todos os enunciados estão corretos.
  • b) Somente o enunciado 4 está correto.
  • c) Somente o enunciado 1 está correto.
  • d) Somente o enunciado 2 está correto.
  • e) Estão corretos os enunciados 1, 3 e 4.
#10067
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(1,0) 3 - 

Poder e dominação são alguns conceitos centrais da Ciência Política. Analise os enunciados abaixo sobre tais conceitos e assinale a resposta correta. 1. Todas as qualidades imagináveis de uma pessoa e todas as espécies de constelações possíveis podem pôr alguém em condições de impor sua vontade, em uma dada situação. 2. Dominação é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, entre determinadas pessoas indicáveis. 3. A situação de dominação está ligada à presença efetiva de alguém mandando eficazmente em outros, mas não necessariamente à existência de um quadro administrativo nem à de uma associação. 4. Uma associação de dominação política ocorre quando a sua subsistência e a vigência de suas ordens, dentro de determinado território, estão garantidas de modo contínuo mediante ameaça e aplicação de coação física por parte do seu quadro administrativo.

  • a) Todos os enunciados estão corretos.
  • b) Estão incorretos os enunciados 1 e 3.
  • c) Estão incorretos os enunciados 1, 3 e 4.
  • d) Somente o enunciado 1 está incorreto.
  • e) Todos os enunciados estão incorretos.
#10068
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Administração Pública
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(1,0) 4 - 

Assinale a opção correta.

  • a) Por determinação constitucional, o orçamento participativo, como instrumento de soberania popular, visa à ampliação da democracia direta.
  • b) O objeto da Administração Pública Gerencial é o desenvolvimento dos processos participativos de gestão pública.
  • c) O exercício da Governança Pública, a exemplo do que ocorre no orçamento participativo, implica o aumento da importância do uso de critérios técnicos nos processos de decisão.
  • d) A ascensão de valores neoliberais e o chamado esvaziamento do Estado são considerados forças propulsoras do movimento da Governança Pública.
  • e) Os processos participativos de gestão pública representam uma completa ruptura em relação ao modelo tradicional burocrático.
#10069
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(1,0) 5 - 

Acerca dos modelos de gestão patrimonialista, burocrática e gerencial, no contexto brasileiro, é correto afirmar:

  • a) cada um deles constituiu-se, a seu tempo, em movimento administrativo autônomo, imune a injunções políticas, econômicas e culturais.
  • b) com a burocracia, o patrimonialismo inicia sua derrocada, sendo fi nalmente extinto com a implantação do gerencialismo.
  • c) o caráter neoliberal da burocracia é uma das principais causas de sua falência.
  • d) fruto de nossa opção tardia pela forma republicana de governo, o patrimonialismo é um fenômeno administrativo sem paralelo em outros países.
  • e) com o gerencialismo, a ordem administrativa se reestrutura, porém sem abolir o patrimonialismo e a burocracia que, a seu modo e com nova roupagem, continuam existindo.
#10070
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(1,0) 6 - 

A correta análise da modernização da Administração Pública brasileira, havida nas últimas décadas, permite chegar às seguintes conclusões, exceto:

  • a) despeito de tudo, a administração pública ainda carrega tradições seculares de características semifeudais e age como um instrumento de manutenção do poder tradicional.
  • b) não obstante as qualidades das medidas em prol da profi ssionalização do serviço público, previstas na Constituição de 1988, parte dessa legislação resultou, na verdade, em aumento do corporativismo estatal.
  • c) uma das ações mais signifi cativas na gestão pública foi a incorporação do governo eletrônico.
  • d) constituiu-se uma coalizão em torno do Plano Purianual - PPA e da ideia de planejamento, com a retomada e o reforço de sua versão centralizadora e tecnocrática adotada no regime militar.
  • e) os programas de renda mínima acoplados a instrumentos criadores de capacidade cidadã, política das mais interessantes na área social, tiveram origem nos governos subnacionais e não na União.
#10071
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(1,0) 7 - 

Sobre as experiências de reformas administrativas em nosso país, é correto afirmar:

  • a) implantação do DASP e a expedição do Decreto-Lei n. 200/67 são exemplos de processos democráticos de reformismo baseados no debate, na negociação e em um modelo decisório menos concentrador.
  • b) ainda que o formalismo e a rigidez burocrática sejam atacados como males, alguns alicerces do modelo weberiano podem constituir uma alavanca para a modernização, a exemplo da meritocracia e da clara distinção entre o público e o privado.
  • c) o caráter 'neoliberal' do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado foi a mola propulsora de seu amplo sucesso e da irrestrita adesão pelo corporativismo estatal.
  • d) já nos anos 1980, o Programa Nacional de Desburocratização propunha uma engenharia institucional capaz de estabelecer um espaço público não-estatal, com a incorporação das Organizações Sociais.
  • e) desde os anos 1990, a agenda da gestão pública tem sido continuamente enriquecida, sendo hoje mais importante que as agendas fiscal ou econômica.
#10072
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(1,0) 8 - 

Para ser eficaz, uma política de promoção da ética no serviço público deve enfocar as seguintes ações, exceto:

  • a) identificação pormenorizada de padrões éticos a serem observados por detentores de cargos de confiança.
  • b) criação de regras de quarentena extremamente rígidas.
  • c) riação de instrumentos institucionais pedagógicos de esclarecimento sobre o conteúdo de normas éticas.
  • d) acompanhamento sistemático, por meio de instrumentos próprios de auditoria e da observância de regras de conduta.
  • e) stabelecimento de regras flexíveis para o trato de transgressões de menor potencial.
#10073
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(1,0) 9 - 

A compreensão adequada do ciclo de gestão do governo federal implica saber que:

  • a) no último ano de um mandato presidencial qualquer, à lei de diretrizes orçamentárias compete balizar a elaboração do projeto de lei do plano plurianual subsequente.
  • b) a função controle precede à execução orçamentária.
  • c) a não-aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias impede o recesso parlamentar.
  • d) a votação do plano plurianual segue o rito de lei complementar.
  • e) com o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o orçamento de investimento das empresas estatais passou a integrar o plano plurianual.
#10074
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(1,0) 10 - 

No âmbito da administração pública, o empreendedorismo pressupõe a incorporação dos seguintes comportamentos, exceto:

  • a) participação dos cidadãos nos momentos de tomada de decisão.
  • b) substituição do foco no controle dos inputs pelo controle dos outputs e seus impactos.
  • c) riação de mecanismos de competição dentro das organizações públicas e entre organizações públicas e privadas.
  • d) adoção de uma postura reativa, em detrimento da proativa, e elaboração de planejamento estratégico, de modo a antever problemas potenciais.
  • e) aumento de ganhos por meio de aplicações financeiras e ampliação da prestação de serviços remunerados.
#10075
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(1,0) 11 - 

Sob o ponto de vista do cidadão, podemos afirmar que os seguintes mecanismos, todos acessíveis pela Internet, são mantidos pelo governo federal como instrumentos de transparência, exceto:

  • a) ComprasNet.
  • b) SIAFI.
  • c) Portal Brasil.
  • d) Portal da Transparência.
  • e) Portal de Convênios.
#10076
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(1,0) 12 - 

Sobre o tema 'governabilidade, governança e accountability', assinale a opção incorreta.

  • a) A accountability visa a fortalecer o controle social e político, em detrimento do controle burocrático.
  • b) Governança pode ser entendida como um modelo horizontal de relação entre atores públicos e privados no processo de elaboração de políticas públicas.
  • c) O conceito de governança possui um caráter mais amplo que o conceito de governabilidade.
  • d) As parcerias público-privadas (PPPs) constituem um exemplo de coordenação de atores estatais e não estatais, típico da governança.
  • e) A governabilidade refere-se mais à dimensão estatal do exercício do poder.
#10077
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(1,0) 13 - 

Uma correta análise da adoção da chamada Nova Gestão Pública, pelo Brasil, revela que:

  • a) em sua forma original, a Constituição Federal de 1988 já disponibilizava a base legal sufi ciente para a implementação daquele novo modelo de gestão, sem a necessidade de reformas.
  • b) toda a máquina pública passou a adotar o controle por resultados, razão pela qual foram descontinuados alguns mecanismos de controle financeiro e orçamentário até então existentes.
  • c) om o aumento da descentralização, visava-se reduzir o nível de accountability a que se submeteriam os órgãos reguladores.
  • d) no plano federal, a implementação das Organizações Sociais sagrou-se vitoriosa, havendo, hoje, milhares delas espalhadas pelo país, prestando serviços públicos essenciais.
  • e) o Estado tinha por objetivo atuar mais como regulador e promotor dos serviços públicos, buscando, preferencialmente, a descentralização, a desburocratização e o aumento da autonomia de gestão.
#10078
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(1,0) 14 - 

O estudo das experiências de reformas administrativas havidas em nosso país permite concluir, acertadamente, que:

  • a) retórica da reforma dos anos 1930 avançou do ponto de vista dos princípios políticos que a orientaram, a sa- ber: participação, accountability e controle social.
  • b) a tentativa de modernização do aparelho de Estado, especialmente a da década de 1960, teve como consequência o fortalecimento da administração direta, em detrimento da administração indireta.
  • c) no sentido weberiano do termo, o Brasil nunca chegou a ter um modelo de burocracia pública consolidada.
  • d) ao contrário de outros países, o modelo de nova gestão pública, adotado a partir dos anos 1990, possuiu inspiração autóctone e em nada se valeu das experiências britânica e estadunidense.
  • e) a partir da década de 1990, caminhamos rumo a uma nova administração pública, de caráter gerencialista, visando consolidar o ideário keynesiano e o estado do bem-estar social.
#10079
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(1,0) 15 - 

Considerando os modelos teóricos de Administração Pública, é incorreto afirmar que, em nosso país:

  • a) o maior trunfo do gerencialismo foi fazer com que o modelo burocrático incorporasse valores de eficiência, eficácia e competitividade.
  • b) o patrimonialismo pré-burocrático ainda sobrevive, por meio das evidências de nepotismo, gerontocracia e designações para cargos públicos baseadas na lealdade política.
  • c) a abordagem gerencial foi claramente inspirada na teoria administrativa moderna, trazendo, para os administradores públicos, a linguagem e as ferramentas da administração privada.
  • d) no Núcleo Estratégico do Estado, a prevalência do modelo burocrático se justifica pela segurança que ele proporciona.
  • e) tal como acontece com o modelo burocrático, o modelo gerencial adotado também se preocupa com a função controle.