Prova de Administração Pública 9 - Questões e Simulados | CONCURSO
📚 Simulado ESAF | . Cargos Diversos | cód.350
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- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: . Concursos Diversos
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Administração Pública
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: ESAF
- ❓ Quantidade de Questões: 15
- ⏱️ Tempo do Simulado: 45 minutos
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- #10065
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(1,0) 1 -
Um dos objetos de grande atenção do pensamento e da teoria política moderna é a constituição da ordem política. Sobre essa temática, uma das tradições de reflexão mais destacadas sustenta que a ordem tem origem contratual. Todos os elementos abaixo são comuns a todos os pensadores da matriz contratualista da ordem política, exceto:
- a) o estado de natureza.
- b) a existência de direitos previamente à ordem política.
- c) a presença de sujeitos capazes de fazer escolhas racionais.
- d) um pacto de associação.
- e) um pacto de subordinação.
- #10066
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(1,0) 2 -
Embora não seja a única abordagem sobre a origem do Estado moderno, o contratualismo tem destacada importância para a refl exão sobre a ordem democrática. Examine os enunciados abaixo sobre essa corrente da ciência política e marque a resposta correta. 1. Todos os contratualistas vêem no pacto um instrumento de emancipação do indivíduo e de sua transformação de súdito em cidadão. 2. Todos os contratualistas apontam a obediência como elemento central para a manutenção da ordem política, mas também reconhecem o direito de rebelião contra o poder tirânico. 3. Do mesmo modo que consideram o contrato uma relação obrigatória entre as partes, todos os contratualistas também indicam as sanções para quem o infringe. 4. Para os contratualistas, a constituição da ordem política não altera a estrutura social, nem a racionalidade individual, nem a sociabilidade da sociedade civil.
- a) Todos os enunciados estão corretos.
- b) Somente o enunciado 4 está correto.
- c) Somente o enunciado 1 está correto.
- d) Somente o enunciado 2 está correto.
- e) Estão corretos os enunciados 1, 3 e 4.
- #10067
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(1,0) 3 -
Poder e dominação são alguns conceitos centrais da Ciência Política. Analise os enunciados abaixo sobre tais conceitos e assinale a resposta correta. 1. Todas as qualidades imagináveis de uma pessoa e todas as espécies de constelações possíveis podem pôr alguém em condições de impor sua vontade, em uma dada situação. 2. Dominação é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, entre determinadas pessoas indicáveis. 3. A situação de dominação está ligada à presença efetiva de alguém mandando eficazmente em outros, mas não necessariamente à existência de um quadro administrativo nem à de uma associação. 4. Uma associação de dominação política ocorre quando a sua subsistência e a vigência de suas ordens, dentro de determinado território, estão garantidas de modo contínuo mediante ameaça e aplicação de coação física por parte do seu quadro administrativo.
- a) Todos os enunciados estão corretos.
- b) Estão incorretos os enunciados 1 e 3.
- c) Estão incorretos os enunciados 1, 3 e 4.
- d) Somente o enunciado 1 está incorreto.
- e) Todos os enunciados estão incorretos.
- #10068
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(1,0) 4 -
Assinale a opção correta.
- a) Por determinação constitucional, o orçamento participativo, como instrumento de soberania popular, visa à ampliação da democracia direta.
- b) O objeto da Administração Pública Gerencial é o desenvolvimento dos processos participativos de gestão pública.
- c) O exercício da Governança Pública, a exemplo do que ocorre no orçamento participativo, implica o aumento da importância do uso de critérios técnicos nos processos de decisão.
- d) A ascensão de valores neoliberais e o chamado esvaziamento do Estado são considerados forças propulsoras do movimento da Governança Pública.
- e) Os processos participativos de gestão pública representam uma completa ruptura em relação ao modelo tradicional burocrático.
- #10069
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(1,0) 5 -
Acerca dos modelos de gestão patrimonialista, burocrática e gerencial, no contexto brasileiro, é correto afirmar:
- a) cada um deles constituiu-se, a seu tempo, em movimento administrativo autônomo, imune a injunções políticas, econômicas e culturais.
- b) com a burocracia, o patrimonialismo inicia sua derrocada, sendo fi nalmente extinto com a implantação do gerencialismo.
- c) o caráter neoliberal da burocracia é uma das principais causas de sua falência.
- d) fruto de nossa opção tardia pela forma republicana de governo, o patrimonialismo é um fenômeno administrativo sem paralelo em outros países.
- e) com o gerencialismo, a ordem administrativa se reestrutura, porém sem abolir o patrimonialismo e a burocracia que, a seu modo e com nova roupagem, continuam existindo.
- #10070
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(1,0) 6 -
A correta análise da modernização da Administração Pública brasileira, havida nas últimas décadas, permite chegar às seguintes conclusões, exceto:
- a) despeito de tudo, a administração pública ainda carrega tradições seculares de características semifeudais e age como um instrumento de manutenção do poder tradicional.
- b) não obstante as qualidades das medidas em prol da profi ssionalização do serviço público, previstas na Constituição de 1988, parte dessa legislação resultou, na verdade, em aumento do corporativismo estatal.
- c) uma das ações mais signifi cativas na gestão pública foi a incorporação do governo eletrônico.
- d) constituiu-se uma coalizão em torno do Plano Purianual - PPA e da ideia de planejamento, com a retomada e o reforço de sua versão centralizadora e tecnocrática adotada no regime militar.
- e) os programas de renda mínima acoplados a instrumentos criadores de capacidade cidadã, política das mais interessantes na área social, tiveram origem nos governos subnacionais e não na União.
- #10071
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(1,0) 7 -
Sobre as experiências de reformas administrativas em nosso país, é correto afirmar:
- a) implantação do DASP e a expedição do Decreto-Lei n. 200/67 são exemplos de processos democráticos de reformismo baseados no debate, na negociação e em um modelo decisório menos concentrador.
- b) ainda que o formalismo e a rigidez burocrática sejam atacados como males, alguns alicerces do modelo weberiano podem constituir uma alavanca para a modernização, a exemplo da meritocracia e da clara distinção entre o público e o privado.
- c) o caráter 'neoliberal' do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado foi a mola propulsora de seu amplo sucesso e da irrestrita adesão pelo corporativismo estatal.
- d) já nos anos 1980, o Programa Nacional de Desburocratização propunha uma engenharia institucional capaz de estabelecer um espaço público não-estatal, com a incorporação das Organizações Sociais.
- e) desde os anos 1990, a agenda da gestão pública tem sido continuamente enriquecida, sendo hoje mais importante que as agendas fiscal ou econômica.
- #10072
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(1,0) 8 -
Para ser eficaz, uma política de promoção da ética no serviço público deve enfocar as seguintes ações, exceto:
- a) identificação pormenorizada de padrões éticos a serem observados por detentores de cargos de confiança.
- b) criação de regras de quarentena extremamente rígidas.
- c) riação de instrumentos institucionais pedagógicos de esclarecimento sobre o conteúdo de normas éticas.
- d) acompanhamento sistemático, por meio de instrumentos próprios de auditoria e da observância de regras de conduta.
- e) stabelecimento de regras flexíveis para o trato de transgressões de menor potencial.
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(1,0) 9 -
A compreensão adequada do ciclo de gestão do governo federal implica saber que:
- a) no último ano de um mandato presidencial qualquer, à lei de diretrizes orçamentárias compete balizar a elaboração do projeto de lei do plano plurianual subsequente.
- b) a função controle precede à execução orçamentária.
- c) a não-aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias impede o recesso parlamentar.
- d) a votação do plano plurianual segue o rito de lei complementar.
- e) com o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o orçamento de investimento das empresas estatais passou a integrar o plano plurianual.
- #10074
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(1,0) 10 -
No âmbito da administração pública, o empreendedorismo pressupõe a incorporação dos seguintes comportamentos, exceto:
- a) participação dos cidadãos nos momentos de tomada de decisão.
- b) substituição do foco no controle dos inputs pelo controle dos outputs e seus impactos.
- c) riação de mecanismos de competição dentro das organizações públicas e entre organizações públicas e privadas.
- d) adoção de uma postura reativa, em detrimento da proativa, e elaboração de planejamento estratégico, de modo a antever problemas potenciais.
- e) aumento de ganhos por meio de aplicações financeiras e ampliação da prestação de serviços remunerados.
- #10075
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(1,0) 11 -
Sob o ponto de vista do cidadão, podemos afirmar que os seguintes mecanismos, todos acessíveis pela Internet, são mantidos pelo governo federal como instrumentos de transparência, exceto:
- a) ComprasNet.
- b) SIAFI.
- c) Portal Brasil.
- d) Portal da Transparência.
- e) Portal de Convênios.
- #10076
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(1,0) 12 -
Sobre o tema 'governabilidade, governança e accountability', assinale a opção incorreta.
- a) A accountability visa a fortalecer o controle social e político, em detrimento do controle burocrático.
- b) Governança pode ser entendida como um modelo horizontal de relação entre atores públicos e privados no processo de elaboração de políticas públicas.
- c) O conceito de governança possui um caráter mais amplo que o conceito de governabilidade.
- d) As parcerias público-privadas (PPPs) constituem um exemplo de coordenação de atores estatais e não estatais, típico da governança.
- e) A governabilidade refere-se mais à dimensão estatal do exercício do poder.
- #10077
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(1,0) 13 -
Uma correta análise da adoção da chamada Nova Gestão Pública, pelo Brasil, revela que:
- a) em sua forma original, a Constituição Federal de 1988 já disponibilizava a base legal sufi ciente para a implementação daquele novo modelo de gestão, sem a necessidade de reformas.
- b) toda a máquina pública passou a adotar o controle por resultados, razão pela qual foram descontinuados alguns mecanismos de controle financeiro e orçamentário até então existentes.
- c) om o aumento da descentralização, visava-se reduzir o nível de accountability a que se submeteriam os órgãos reguladores.
- d) no plano federal, a implementação das Organizações Sociais sagrou-se vitoriosa, havendo, hoje, milhares delas espalhadas pelo país, prestando serviços públicos essenciais.
- e) o Estado tinha por objetivo atuar mais como regulador e promotor dos serviços públicos, buscando, preferencialmente, a descentralização, a desburocratização e o aumento da autonomia de gestão.
- #10078
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(1,0) 14 -
O estudo das experiências de reformas administrativas havidas em nosso país permite concluir, acertadamente, que:
- a) retórica da reforma dos anos 1930 avançou do ponto de vista dos princípios políticos que a orientaram, a sa- ber: participação, accountability e controle social.
- b) a tentativa de modernização do aparelho de Estado, especialmente a da década de 1960, teve como consequência o fortalecimento da administração direta, em detrimento da administração indireta.
- c) no sentido weberiano do termo, o Brasil nunca chegou a ter um modelo de burocracia pública consolidada.
- d) ao contrário de outros países, o modelo de nova gestão pública, adotado a partir dos anos 1990, possuiu inspiração autóctone e em nada se valeu das experiências britânica e estadunidense.
- e) a partir da década de 1990, caminhamos rumo a uma nova administração pública, de caráter gerencialista, visando consolidar o ideário keynesiano e o estado do bem-estar social.
- #10079
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(1,0) 15 -
Considerando os modelos teóricos de Administração Pública, é incorreto afirmar que, em nosso país:
- a) o maior trunfo do gerencialismo foi fazer com que o modelo burocrático incorporasse valores de eficiência, eficácia e competitividade.
- b) o patrimonialismo pré-burocrático ainda sobrevive, por meio das evidências de nepotismo, gerontocracia e designações para cargos públicos baseadas na lealdade política.
- c) a abordagem gerencial foi claramente inspirada na teoria administrativa moderna, trazendo, para os administradores públicos, a linguagem e as ferramentas da administração privada.
- d) no Núcleo Estratégico do Estado, a prevalência do modelo burocrático se justifica pela segurança que ele proporciona.
- e) tal como acontece com o modelo burocrático, o modelo gerencial adotado também se preocupa com a função controle.