Prova de Administração Financeira e Orçamentária 7 - Questões e Simulados | CONCURSO
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🧪 Este Simulado Banca CESGRANRIO foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: . Concursos Diversos
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Administração Financeira e Orçamentária
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: CESGRANRIO
- ❓ Quantidade de Questões: 15
- ⏱️ Tempo do Simulado: 45 minutos
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Os créditos abertos durante o exercício para amparar novos programas e despesas que não figuram no orçamento são:
- a) suplementares, somente
- b) especiais, somente
- c) extraordinários, somente
- d) suplementares e extraordinários
- e) todos os créditos adicionais
- #6184
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(1,0) 2 -
Dentre as várias áreas que proporcionam o funcionamento das organizações governamentais, o orçamento configura-se como aquela que pode gerar uma melhora qualitativa da gestão pública. Contudo, segundo Cunha e Rezende (in Cavalcanti, Ruediger e Sobreira, 2005), a lógica que caracteriza a elaboração do orçamento obedece:
- a) distribuição eqüitativa de recursos federais a estados e municípios, eliminando assimetrias na disponibilidade de recursos orçamentários por habitante.
- b) a mecanismos financeiros que suportam a ação coordenada entre governo federal, estados e municípios, atendendo às demandas sociais.
- c) a um processo participativo que envolve a sociedade e os agentes públicos, formando um quadro de referência para as decisões orçamentárias.
- d) ao princípio do incrementalismo, pelo qual o orçamento de um ano é sempre elaborado com base no do ano anterior, reforçando a rigidez.
- e) ao equilíbrio entre o longo e o curto prazos e a processos capazes de manter permanente o foco em problemas da sociedade.
- #6185
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Os estágios da receita pública são:
- a) deliberação, estruturação, recebimento e utilização.
- b) previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.
- c) fixação, empenho, arrecadação e recebimento.
- d) fixação, aprovação, recolhimento e liquidação.
- e) provisão, alocação, recolhimento e distribuição.
- #6186
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A dívida pública pode ser dividida em flutuante e fundada. A dívida flutuante compreende os seguintes itens:
- a) restos a pagar, serviço da dívida a pagar, depósitos e débitos de tesouraria.
- b) restos a pagar, créditos de tesouraria, consignações e transferências correntes.
- c) inventários físicos, imóveis sem uso, créditos de financiamento e fluxos dominiais.
- d) ébitos bancários, refluxo de caixa, débitos de funcionamento e créditos suplementares.
- e) débitos de tesouraria, serviço da dívida a pagar, débitos de funcionamento e empenhos transferidos.
- #6187
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(1,0) 5 -
O prazo para a Lei Orçamentária Anual ser encaminhada pelo Poder Executivo ao Poder Legislativo é de:
- a) quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro (31 de agosto).
- b) cinco meses antes do encerramento do mandato presidencial (31 de julho).
- c) seis meses antes do encerramento do exercício financeiro (30 de junho).
- d) oito meses e meio antes do reinício das funções legislativas (15 de junho).
- e) nove meses após a aprovação da Lei orçamentária em vigor (30 de setembro).
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(1,0) 6 -
O Brasil utiliza, atualmente, modelo orçamentário denominado Orçamento-Programa. Esse modelo orçamentário pode ser definido como um:
- a) plano de trabalho constituído de sistema rígido de fixação de metas traduzidas em termos financeiros que deverão ser cumpridas pelo gestor de recursos, segundo o estabelecido em lei.
- b) plano de trabalho expresso por um conjunto de ações a realizar e pela identificação dos recursos necessários à sua execução.
- c) processo ascendente de objetivos estabelecidos pelos órgãos inferiores da hierarquia que são analisados e aprovados pela cúpula.
- d) processo que indica as unidades operacionais e programas de trabalho a serem desenvolvidas, discriminando: funções, subfunções, programas, projetos, atividades e operações especiais.
- e) instrumento de consolidação de propostas setoriais nas quais são formuladas as propostas que serão aprovadas pelo Chefe do Poder Executivo.
- #6189
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(1,0) 7 -
O orçamento público determina as diretrizes de despesas e investimentos públicos. Sobre o orçamento público, é correto afirmar que a(o):
- a) votação do orçamento pelos deputados federais pode ser substituída por medida provisória de competência do Poder Judiciário.
- b) função alocativa do orçamento determina como o governo deve tornar menos desigual a distribuição de renda e riqueza dentro da sociedade.
- c) determinação dos gastos no orçamento é feita pelo Poder Judiciário, para impedir que o Executivo detenha excessivo poder discricionário.
- d) orçamento público envolve não somente previsões de receita e despesas, mas é, também, parte do processo de planejamento público.
- e) orçamento público determina qual a participação dos investimentos privados e públicos no total dos investimentos da sociedade.
- #6190
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A Constituição de 1988 trouxe diversas mudanças na formulação do orçamento público. Em relação às novas leis que surgiram para definir planejamento e execução do orçamento público, é correto afirmar que o(a):
- a) plano plurianual contém as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes.
- b) Lei Orçamentária anual determina que as despesas de juros da dívida pública não devem ultrapassar 5% das despesas correntes.
- c) Lei de Diretrizes Orçamentárias surgiu em 1988 para substituir a Lei Orçamentária na execução e planejamento do orçamento plurianual.
- d) Lei de Diretrizes Orçamentárias tem o papel de determinar o percentual de impostos a serem cobrados de empresas estrangeiras no exercício atual.
- e) Comissão Mista de Orçamentos e Planos é responsável pela redação do orçamento que é, então, encaminhado para o veto do Ministro da Fazenda.
- #6191
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Segundo o sítio do Ministério da Fazenda: 'Receitas Públicas são todos os ingressos de caráter não devolutivo auferidas pelo poder público, em qualquer esfera governamental, para alocação e cobertura das despesas públicas'. Sobre o conceito de receitas públicas são feitas as afirmações a seguir. I - Os ingressos extra-orçamentários, por não fazerem parte do orçamento, não podem ser recebidos legalmente por entes públicos. II - No orçamento público são determinadas as expectativas de receitas públicas. III - O fluxo financeiro de ingressos das receitas públicas contém o pagamento de taxas e tributos. Pode-se afirmar que é(são) correta(s), apenas, a(s) afirmação(ões):
- a) I
- b) II
- c) I e II
- d) I e III
- e) II e III
- #6192
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As receitas de capital do setor público envolvem receitas derivadas da obtenção de recursos mediante a constituição de dívidas, amortização de empréstimos e financiamentos e/ou alienação de componentes do Ativo Permanente. Em relação às receitas de capital, assinale a afirmação correta.
- a) A categoria Serviços é parte das receitas de capital e se refere ao recebimento de parcelas de empréstimos ou financiamentos concedidos em títulos ou contratos.
- b) A categoria Transferências de Capital é parte das receitas de capital e inclui o ingresso proveniente da amortização e do recebimento de juros.
- c) A categoria Alienação de Bens é parte das receitas de capital e constitui o ingresso proveniente da alienação de componentes do Ativo Permanente.
- d) A categoria Receitas Industriais é parte das receitas de capital e constitui a alienação patrimonial para subsídio direto às indústrias.
- e) As receitas de capital podem ser divididas em receitas tributárias, industriais e de serviços.
- #6193
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O orçamento-programa foi introduzido no Brasil através da Lei nº 4.320/64 e do Decreto Lei nº 200/67. Do orçamentoprograma faz parte o(a):
- a) plano de trabalho operacional e não financeiro, cabendo o planejamento da parte financeira ao grupo de trabalho da Lei de Responsabilidade Fiscal.
- b) orçamento-programa trianual, que define as despesas continuadas, como obras rodoviárias, que não podem ultrapassar os três anos máximos determinados.
- c) discriminação das despesas públicas, mas não das receitas, dado que existem várias diferentes fontes de receita pública.
- d) ligação entre o processo de planejamento e de finanças públicas, além da manutenção do aspecto legal do orçamento.
- e) determinação do limite a ser dispendido pelo governo nas esferas federal e estadual, sendo o orçamento participativo o plano de orçamento dos municípios.
- #6194
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O conjunto de créditos orçamentários contém as seguintes categorias de créditos:
- a) iniciais, especiais, ordinários e de autógrafos.
- b) iniciais, especiais, extraordinários e de antecipação da LDO.
- c) especiais, industriais, de serviços e informais.
- d) especiais, municipais, extraordinários e industriais.
- e) formais, informais, iniciais e extraordinários.
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O orçamento do governo consiste num sumário dos planos de receita e gastos para determinado exercício financeiro. O processo orçamentário envolve quatro fases distintas, caracterizando o denominado ciclo orçamentário. Aponte o item NÃO pertencente ao processo orçamentário governamental brasileiro.
- a) Execução orçamentária.
- b) Exposição das técnicas da análise custo-benefício.
- c) Elaboração da proposta orçamentária.
- d) Controle de avaliação da execução orçamentária.
- e) Discussão, votação e aprovação da lei orçamentária.
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As receitas correntes do setor público são recursos financeiros oriundos das atividades operacionais do setor público. Fazem parte do conjunto de receitas correntes as receitas: (A) tributárias, de juros e alocativas.
- a) tributárias, de juros e alocativas.
- b) tributárias, de contribuições e patrimoniais.
- c) de juros, industriais e de operações de crédito.
- d) e alienação de bens, patrimoniais e transferências de capital.
- e) de contribuições, amortização de empréstimos e industriais.
- #6197
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(1,0) 15 -
Na formulação do orçamento-programa, a fase de apreciação, adequação e autorização legislativa subdivide-se em diversas etapas. Fazem parte dessas etapas:
- a) recepção e divulgação do projeto; votação do projeto pela comissão de orçamento; e votação das emendas redigidas pelo Poder Judiciário.
- b) apreciação pelas relatorias parciais e setoriais; compatibilização e consolidação dos relatórios setoriais; e decisão pelo Congresso Nacional.
- c) execução dos orçamentos; estabelecimento de objetivos e metas; e definição do orçamento de base zero.
- d) iscussão e votação do projeto e dos destaques pelos congressos estaduais; montagem do projeto de lei pelo plenário municipal; e remessa do projeto de lei à Chefia do Poder Executivo.
- e) laboração, apreciação e aprovação do parecer preliminar; votação para escolha do deputado a ser apontado como Relator-Setorial do Decreto Orçamentário Plurianual; e apreciação pelas relatorias parciais e setoriais.