Prova da ANATEL - Arquivologia 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
📚 Simulado ANATEL | CESPE | cód.1114
Faça parte dos aprovados! Comece pelo simulado ANATEL hoje! ✅
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado ANATEL foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: ANATEL
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Arquivologia
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: CESPE
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado ANATEL e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões ANATEL
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso ANATEL. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre ANATEL
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso ANATEL.
📢 Concursos Abertos para ANATEL
Veja os concursos abertos da instituição ANATEL. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #18210
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- ANATEL
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 - Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a seguir. Os documentos de arquivo são considerados autênticos quando foram produzidos, recebidos, armazenados e conservados de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados.
- #18211
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- ANATEL
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 - Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a seguir. O princípio da proveniência territorial estabelece que os documentos acumulados em uma região podem ser transferidos para outra região, desde que o recolhimento desses documentos seja previsto em um edital.
- #18212
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- ANATEL
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 - Com base no que dispõe a norma brasileira de descrição arquivística, julgue os itens a seguir. A data de acumulação é a identificação cronológica por meio da qual se indica a data em que o documento foi produzido.
(1,0) 4 - Com base no que dispõe a norma brasileira de descrição arquivística, julgue os itens a seguir. Ponto de acesso é um código de identificação das unidades de arquivamento.
(1,0) 5 - Julgue os próximos itens, no que se refere à gestão documental. Na tabela de temporalidade, o campo que indica a destinação final dos documentos apresenta as possibilidades de eliminação, de guarda eventual e de guarda permanente.
- #18215
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- ANATEL
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 - Julgue os próximos itens, no que se refere à gestão documental. Constituem objetivos da etapa de avaliação de documentos a redução da massa documental e a liberação de espaço físico.
(1,0) 7 - Com relação às políticas de acesso aos documentos de arquivo, julgue os itens subsequentes. O grau de sigilo ultrassecreto de documentos pode ser estabelecido por servidores civis com cargo de direção nos órgãos e entidades da administração pública federal.
- #18217
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- ANATEL
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 - Julgue os itens a seguir, relativos a políticas públicas de arquivo e a legislação arquivística. O sistema arquivístico é um modelo de gerenciamento, entre outros, que pode ser entendido como instrumento na condução de políticas públicas de arquivo.
- #18218
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- ANATEL
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 - Com referência às resoluções do Conselho Nacional de Arquivos, julgue os próximos itens. A publicidade da eliminação de documentos é feita a partir da publicação de edital de ciência dessa eliminação em periódicos oficiais.
- #18219
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- ANATEL
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 - Desde o desenvolvimento da arquivologia como disciplina, a partir da segunda metade do século XIX, talvez nada a tenha revolucionado tanto quanto a concepção teórica e os desdobramentos práticos da gestão ou a administração de documentos estabelecidos após a Segunda Guerra Mundial. Para alguns, trata-se de um conceito emergente, alvo de controvérsias e ainda restrito, como experiência, a poucos países. José Maria Jardim. O conceito e a prática da gestão de documentos. Rio de Janeiro: Acervo, v. 2, n.º 2, p. 35-42, jul.-dez./1987 (com adaptações). Tendo como referência inicial o texto acima e a respeito da gestão de documentos, julgue os itens que se seguem. A gestão de documentos surgiu com o objetivo de resolver os problemas de preservação dos documentos de valor primário dos arquivos permanentes das organizações públicas e privadas.