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Prova CAIXA (CEF) - Atendimento ao Público 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova CAIXA (CEF) - Atendimento ao Público 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso CAIXA (CEF).

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Cesgranrio, para nível Médio do cargo de Técnico Bancário. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes CAIXA (CEF).

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Atendimento ao Público 1 do concurso CAIXA (CEF).

  1. Questões de Legislação: Lei n°. 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor); Resolução CMN/Bacen nº. 3.694/ e alterações posteriores.
  2. Questões de Marketing em empresas de serviços: Marketing de relacionamento.
  3. Questões de Satisfação, valor e retenção de clientes.
  4. Questões de Propaganda e promoção.
  5. Questões de Telemarketing.
  6. Questões de Vendas: técnicas, planejamento, motivação para vendas, relações com clientes.


  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Atendimento ao Público 1.

#26246
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Atendimento ao Público - Habilidades no Atendimento
Concurso
CAIXA-CEF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 1 - 

Atualmente, as estratégias mercadológicas dos bancos consideram que os clientes compram para satisfazer suas necessidades

Nesse sentido, deve-se levar em consideração que, na venda de produtos bancários, essas necessidades serão satisfeitas por

  • a) conhecimento dos produtos ofertados
  • b) número de visitas dos clientes à agência
  • c) procedimentos técnico-operacionais
  • d) benefícios proporcionados aos correntistas
  • e) apresentações eficientes dos serviços
#26247
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Atendimento ao Público - Habilidades no Atendimento
Concurso
CAIXA-CEF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 2 - 

Nos termos da normatização editada pelo Conselho Monetário Nacional, sobre as relações do consumidor bancário com as instituições financeiras, sabe-se que os(as)

  • a) recibos e demais documentos comprobatórios das transações bancárias devem ficar sob a guarda da instituição, sem acesso ao consumidor por conta do sigilo bancário.
  • b) clientes devem receber cópias impressas ou por meio eletrônico dos contratos firmados com as instituições financeiras.
  • c) números da Central de Atendimento ao público do Banco Central do Brasil ficarão de posse dos gerentes e serão acessados pelos clientes, caso solicitados.
  • d) contratos devem possuir clareza e formato que permitam fácil leitura, não havendo necessidade de especificação de prazos, valores negociados, taxas de juros, de mora e de administração
  • e) instituições financeiras devem ter serviço de ouvidoria para receber as reclamações dos clientes, vedada a reclamação na agência do correntista.
#26248
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Atendimento ao Público - Habilidades no Atendimento
Concurso
CAIXA-CEF
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 3 - 

Caio realiza contrato de empréstimo bancário com a instituição financeira WW e torna-se inadimplente, sendo o seu nome inscrito em cadastro de proteção ao crédito. Dez anos após o evento, Caio dirige-se à instituição financeira YY para obter empréstimo bancário e é surpreendido pela informação de que seu nome estava inscrito como devedor pelo não pagamento do empréstimo à instituição financeira WW, realizado dez anos antes. 

Consoante às normas do Código de Defesa do Consumidor, o tempo máximo de permanência de informações negativas do consumidor em cadastro de proteção ao crédito corresponde, em anos, a

  • a) dez
  • b) seis
  • c) cinco
  • d) quatro
  • e) três
#26249
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Atendimento ao Público - Habilidades no Atendimento
Concurso
CAIXA-CEF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 4 - 

O nível de satisfação dos correntistas de uma agência bancária será alto quando o serviço oferecido estiver de acordo com a(s)

  • a) atuação da concorrência
  • b) localização da agência
  • c) motivação dos bancários
  • d) exigências da legislação
  • e) expectativas dos clientes
#26250
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Atendimento ao Público - Habilidades no Atendimento
Concurso
CAIXA-CEF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 5 - 

São exemplos de ferramentas de promoção de vendas no setor bancário:

  • a) anúncios em rádio e incentivo aos caixas para incrementar as vendas.
  • b) bonificação, amostra grátis e merchandising em novelas e filmes.
  • c) colocação de displays nas agências, vendas casadas e propaganda dirigida.
  • d) descontos, brindes, prêmios e recompensas para os correntistas.
  • e) testes gratuitos, demonstrações e anúncios em revistas de economia.
#26251
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Atendimento ao Público - Habilidades no Atendimento
Concurso
CAIXA-CEF
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 6 - 

Em um treinamento interno para a equipe de atendimento de uma agência bancária, um consultor afirmou que uma etapa importante na realização de uma venda é a pré-abordagem, que consiste na(o)

  • a) utilização da técnica AIDA (despertar atenção, manter o interesse, aumentar o desejo e motivar para a ação).
  • b) aprendizagem sobre a empresa ou grupo de consumidores que se constituem em clientes potenciais.
  • c) prospecção dos clientes potenciais, definindo as indicações por níveis de interesse e capacidade financeira.
  • d) reconhecimento dos sinais de compra emitidos pelos clientes potenciais, como gestos e comentários positivos.
  • e) acompanhamento da satisfação dos clientes potenciais, observando se os mesmos repetem a compra.
#26252
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Atendimento ao Público - Habilidades no Atendimento
Concurso
CAIXA-CEF
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 7 - 

Um grande Banco brasileiro acaba de lançar um pacote de produtos financeiros para atender a jovens de alta renda. Nas campanhas internas de orientação à equipe de vendas e atendimento, o público-alvo é descrito da seguinte forma: 

. idade entre 25 e 39 anos, alta renda, profissionais de nível superior; 
. residentes em grandes centros no eixo Norte/Nordeste; 
. apreciam alimentos finos, gostam de viagens ao exterior e participam de eventos ligados a arte e cultura. 

Os três níveis de segmentação do mercado consumidor, respectivamente, são:

  • a) demográfico, geográfico e psicográfico.
  • b) econômico, regional e comportamental.
  • c) estatístico, espacial e psicológico.
  • d) populacional, local e comportamental.
  • e) social, regional e por benefício.
#26253
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Atendimento ao Público - Habilidades no Atendimento
Concurso
CAIXA-CEF
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 8 - 

Ao elaborar o plano de marketing para 2008, os executivos de uma instituição financeira desenvolveram uma série de ações para ampliar o relacionamento com os clientes. Eles esperam que a implantação de estratégias de marketing de relacionamento leve a organização a

  • a) aumentar os custos de transação e tempo, de forma que as negociações sejam discutidas a cada vez.
  • b) construir um clima de relacionamento confiável, em curto prazo, com clientes, distribuidores e atendentes.
  • c) desenvolver boas relações com as partes interessadas no negócio, mantendo lucratividade em longo prazo.
  • d) destacar os laços econômicos, técnicos e sociais entre os membros da organização, em suas campanhas de propaganda.
  • e) oferecer aos clientes bons serviços e alta qualidade, a preços elevados, por um prolongado período de tempo.
#26254
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Atendimento ao Público - Habilidades no Atendimento
Concurso
CAIXA-CEF
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 9 - 

Acerca dos contratos de adesão destinados a regular relações de consumo, são feitas as afirmações a seguir. 

I - As cláusulas contratuais serão interpretadas de maneira mais favorável ao consumidor. 
II - As cláusulas contratuais que exonerem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza são nulas de pleno direito. 
III - As cláusulas contratuais que implicarem limitação de direito do consumidor deverão ser redigidas com destaque, permitindo sua imediata e fácil compreensão. 
IV - As cláusulas contratuais que estabeleçam inversão do ônus da prova em prejuízo do consumidor são nulas de pleno direito. 

Estão corretas as afirmativas

  • a) I, II e III, apenas.
  • b) I, II e IV, apenas.
  • c) I, III e IV, apenas.
  • d) II, III e IV, apenas.
  • e) I, II, III e IV.
#26255
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Atendimento ao Público - Habilidades no Atendimento
Concurso
CAIXA-CEF
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 10 - 

Acerca dos procedimentos que as instituições financeiras devem adotar no atendimento aos seus clientes e ao público em geral, é INCORRETO afirmar que elas estão obrigadas a:

  • a) comprovar, sempre que solicitado por seus clientes ou usuários, a veracidade e a exatidão da publicidade veiculada.
  • b) dar cumprimento a toda publicidade que veicularem referente a contratos, operações ou serviços.
  • c) estabelecer, em suas dependências, alternativas técnicas, físicas ou especiais que garantam o atendimento prioritário para pessoas portadoras de deficiência física.
  • d) fornecer aos seus clientes e usuários, nas dependências em que se efetivarem as operações, os respectivos comprovantes de sua realização.
  • e) transferir automaticamente os recursos de conta de depósitos à vista, na hipótese de clientes que já possuam investimento junto à instituição financeira, para a principal modalidade de investimento mantida pelo cliente.
#26256
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Atendimento ao Público - Habilidades no Atendimento
Concurso
CAIXA-CEF
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 11 - 

Nos termos da Lei no 10.048/00, são pessoas que possuem prioridade de atendimento em instituições financeiras:

  • a) portadores de deficiência, lactantes e servidores públicos.
  • b) portadores de deficiência, idosos com idade igual ou superior a sessenta anos e lactantes.
  • c) gestantes, pessoas acompanhadas por criança de colo e profissionais da área médica.
  • d) profissionais da área médica, servidores públicos e gestantes.
  • e) servidores públicos, idosos com idade igual ou superior a sessenta anos e pessoas acompanhadas por criança de colo.