Processando...

Exame-Prova de OAB - Direito do Trabalho 2 - Questões e Simulados | OAB

Exame-Prova de OAB - Direito do Trabalho 2 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da OAB, tanto para nível médio como superior da matéria Direito do Trabalho. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Abono Salarial
  2. Adicionais
  3. Alterações no Contrato de Trabalho
  4. Aviso Prévio
  5. Comissões de Conciliação Prévia
  6. Contrato de Aprendizagem e de Estágio
  7. Contrato Individual de Trabalho
  8. Contrato por Prazo Determinado
  9. Contratos de Trabalho Especiais
  10. Convenções Coletivas
  11. Dano Moral
  12. Direito Coletivo: Generalidades
  13. Direito do Trabalho - Geral
  14. Direito Sociais dos Trabalhadores
  15. Emprego Doméstico
  16. Equiparação Salarial
  17. Estabilidade e Reintegração
  18. Extinção do Contrato de Trabalho
  19. Férias
  20. FGTS
  21. Gratificação de Natal
  22. Greve
  23. Grupo, Sucessão e Responsabilidade dos Empregadores
  24. Horas extras
  25. Horas In Itinere
  26. Identificação Profissional
  27. Indenização
  28. Intervalos Inter e Intrajornada
  29. Jornada de Trabalho
  30. Normas Gerais de Tutela do Trabalho
  31. Organização Sindical
  32. Prescrição e Decadência - Direito do Trabalho
  33. Princípios, Fontes e Generalidades do Direito do Trabalho
  34. Processo de Multas Administrativas
  35. Reclamação
  36. Relação de Trabalho e de Emprego
  37. Remuneração e Salário
  38. Salário in natura
  39. Salário Mínimo
  40. Salário-Família, Salário-Educação e Salário-Maternidade
  41. Segurança e Medicina do Trabalho
  42. Seguro Desemprego
  43. Súmulas e Jurisprudência do TST
  44. Suspensão e Interrupção no Contrato de Trabalho
  45. Terceirização - Direito do Trabalho
  46. Trabalhador Rural
  47. Trabalho da Mulher
  48. Trabalho do Idoso
  49. Trabalho do Menor
  50. Trabalho Noturno

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#15707
Banca
FGV
Matéria
Direito do Trabalho
Concurso
OAB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 1 -  O sindicato dos empregados de empresa de transporte e o sindicato das empresas de transporte firmaram convenção coletiva, na qual foi estipulado aviso prévio de 60 dias por tempo de serviço, no caso de dispensa sem justa causa. Dois meses depois de esse instrumento normativo estar em vigor, o motorista Sílvio de Albuquerque foi despedido imotivadamente pela Transportadora Carga Pesada Ltda. Em virtude de não ter a CTPS assinada e de não terem sido pagas suas verbas rescisórias, Sílvio ajuizou ação trabalhista, pleiteando o reconhecimento do vínculo de emprego, assim como o pagamento das verbas rescisórias, observando-se o aviso prévio de 60 dias, bem como a projeção de 2/12 nas suas férias proporcionais, 13º proporcional e FGTS, além da contagem desse período no registro do termo final do contrato em sua CTPS. Em contestação, a transportadora impugnou a pretensão de Sílvio, sob o argumento de que ele era autônomo e, ainda que não o fosse, o instituto do aviso prévio, tal como previsto no art. 7º, XXI, da CRFB, é de trinta dias, inexistindo lei que o regulamente. Argumentou, ainda, que convenção coletiva não é lei em sentido formal e que, portanto, seria inválida a regulamentação da Constituição por meio da autonomia coletiva sindical. Com base na situação acima descrita, é correto afirmar que Sílvio

  • a) não faz jus ao aviso prévio de 60 dias, uma vez que o art. 7º, XXI, da CRFB é norma de eficácia limitada, inexistindo lei que a regulamente.
  • b) faz jus ao aviso prévio de 60 dias, uma vez que o art. 7º, XXI, da CRFB não é empecilho para a ampliação do período de 30 dias por meio de norma coletiva.
  • c) não faz jus ao aviso prévio de 60 dias, uma vez que não teve a CTPS assinada.
  • d) faz jus ao aviso prévio de 60 dias, uma vez que era trabalhador autônomo.
#15708
Banca
FGV
Matéria
Direito do Trabalho
Concurso
OAB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 2 -  Para equiparação salarial, é necessário que

  • a) haja identidade de funções, trabalho de igual valor para o mesmo empregador, na mesma localidade, com contemporaneidade na prestação dos serviços na mesma função e a qualquer tempo, inexistindo quadro de carreira organizado.
  • b) haja identidade de funções, trabalho com a mesma produtividade e perfeição técnica, para o mesmo empregador, na mesma região metropolitana, com contemporaneidade na prestação de serviços na mesma função e a qualquer tempo, e quadro de carreira homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
  • c) haja identidade de funções, trabalho de igual valor para o mesmo empregador, na mesma região metropolitana, sendo a prestação de serviços entre o empregado e o modelo contemporânea na mesma função, mas com diferença não superior a 2 anos, inexistindo quadro de carreira organizado.
  • d) os empregados comparados tenham a mesma função, pois todo trabalho deve ser igualmente remunerado de acordo com o princípio da isonomia consagrado constitucionalmente.
#15709
Banca
FGV
Matéria
Direito do Trabalho
Concurso
OAB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 -  João da Silva ajuizou reclamação trabalhista em face da empresa Alfa Empreendimentos Ltda., alegando ter sido dispensado sem justa causa. Postulou a condenação da reclamada no pagamento de aviso prévio, décimo terceiro salário, férias proporcionais acrescidas do terço constitucional e indenização compensatória de 40% (quarenta por cento) sobre os depósitos do FGTS, bem como na obrigação de fornecimento das guias para levantamento dos depósitos do FGTS e obtenção do benefício do seguro-desemprego. Na peça de defesa, a empresa afirma que o reclamante foi dispensado motivadamente, por desídia no desempenho de suas funções (artigo 482, alínea “e”, da CLT), e que, por essa razão, não efetuou o pagamento das verbas postuladas e não forneceu as guias para a movimentação dos depósitos do FGTS e percepção do seguro-desemprego. Considerando que, após a instrução processual, o juiz se convenceu da configuração de culpa recíproca, assinale a alternativa correta.

  • a) A culpa recíproca é modalidade de resilição unilateral do contrato de trabalho.
  • b) O reclamante tem direito a 50% do valor do aviso prévio, do décimo terceiro salário e das férias proporcionais.
  • c) O reclamante não poderá movimentar a conta vinculada do FGTS.
  • d) O reclamante não tem direito ao pagamento de indenização compensatória sobre os depósitos do FGTS.
#15710
Banca
FGV
Matéria
Direito do Trabalho
Concurso
OAB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 4 -  Assinale a alternativa correta em relação ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS.

  • a) Durante a prestação do serviço militar obrigatório pelo empregado, ainda que se trate de período de suspensão do contrato de trabalho, é devido o depósito em sua conta vinculada do FGTS.
  • b) Na hipótese de falecimento do empregado, o saldo de sua conta vinculada do FGTS deve ser pago ao representante legal do espólio, a fim de que proceda à partilha entre todos os sucessores do trabalhador falecido.
  • c) Não é devido o pagamento de indenização compensatória sobre os depósitos do FGTS quando o contrato de trabalho se extingue por força maior reconhecida pela Justiça do Trabalho.
  • d) A prescrição da pretensão relativa às parcelas remuneratórias não alcança o respectivo recolhimento da contribuição para o FGTS, posto ser trintenária a prescrição para a cobrança deste último.
#15711
Banca
FGV
Matéria
Direito do Trabalho
Concurso
OAB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 5 -  José Antônio de Souza, integrante da categoria profissional dos eletricitários, é empregado de uma empresa do setor elétrico, expondo-se, de forma intermitente, a condições de risco acentuado. Diante dessa situação hipotética, e considerando que não há norma coletiva disciplinando as condições de trabalho, assinale a alternativa correta.

  • a) José Antônio não tem direito ao pagamento de adicional de periculosidade, em razão da intermitência da exposição às condições de risco.
  • b) José Antônio tem direito ao pagamento de adicional de periculosidade de 30% (trinta por cento) sobre o seu salário básico.
  • c) José Antônio tem direito ao pagamento de adicional de periculosidade de 30% (trinta por cento) sobre a totalidade das parcelas salariais.
  • d) José Antônio tem direito ao pagamento de adicional de periculosidade de forma proporcional ao tempo de exposição ao risco.
#15712
Banca
FGV
Matéria
Direito do Trabalho
Concurso
OAB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 6 -  A respeito do regime de compensação de jornada do banco de horas, assinale a alternativa correta.

  • a) Pode ser instituído mediante acordo, verbal ou por escrito, entre empresa e empregado, facultando-se a participação dos sindicatos representantes das categorias.
  • b) Não admite compensação de jornada que ultrapassar o limite máximo de 10 horas diárias.
  • c) Pode ser compensado após a rescisão do contrato de trabalho, se houver crédito em favor do trabalhador, respeitado o limite de validade do acordo.
  • d) O excesso de jornada a ser compensada não pode exceder, no prazo legal máximo de um semestre, a soma das jornadas semanais previstas para o período.
#15713
Banca
FGV
Matéria
Direito do Trabalho
Concurso
OAB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 7 -  No contexto da teoria das nulidades do contrato de trabalho, assinale a alternativa correta.

  • a) Configurado o trabalho ilícito, é devido ao empregado somente o pagamento da contraprestação salarial pactuada.
  • b) Os trabalhos noturno, perigoso e insalubre do menor de 18 (dezoito) anos de idade são modalidades de trabalho proibido ou irregular.
  • c) O trabalho do menor de 16 (dezesseis) anos de idade, que não seja aprendiz, é modalidade de trabalho ilícito, não gerando qualquer efeito.
  • d) A falta de anotação da Carteira de Trabalho e Previdência Social do empregado invalida o contrato de trabalho.
#15714
Banca
FGV
Matéria
Direito do Trabalho
Concurso
OAB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 8 -  Com relação ao Direito Coletivo do Trabalho, assinale a alternativa correta.

  • a) Acordo coletivo do trabalho é o acordo de caráter normativo pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho.
  • b) Na greve em serviços ou atividades essenciais, ficam as entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas da paralisação.
  • c) As centrais sindicais, por força de lei, podem celebrar acordos e convenções coletivos de trabalho.
  • d) O recolhimento da contribuição sindical obrigatória (“imposto sindical”) somente é exigido dos empregados sindicalizados, em face do princípio da liberdade sindical.
#15715
Banca
FGV
Matéria
Direito do Trabalho
Concurso
OAB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 9 -  O empregado João foi contratado para trabalhar como caixa de um supermercado. No ato de admissão, foi-lhe entregue o regulamento da empresa, onde constava a obrigatoriedade do uso do uniforme para o exercício do trabalho. Entretanto, cerca de cinco meses após a contratação, João compareceu para trabalhar sem o uniforme e, por isso, foi advertido. Um mês depois, o fato se repetiu e João foi suspenso por 3 dias. Passados mais 2 meses, João compareceu novamente sem uniforme, tendo sido suspenso por 30 dias. Ao retornar da suspensão foi encaminhado ao departamento de pessoal, onde tomou ciência da sua dispensa por justa causa (indisciplina – art. 482, h da CLT). Diante deste caso concreto

  • a) está correta a aplicação da justa causa, uma vez que João descumpriu reiteradamente as ordens genéricas do empregador coni das no regulamento geral.
  • b) está incorreta a aplicação da justa causa, uma vez que João cometeu ato de insubordinação e não de indisciplina.
  • c) está incorreta a aplicação da justa causa, uma vez que João cometeu mau procedimento.
  • d) está incorreta a aplicação da justa causa, uma vez que o empregador praticou bis in idem, ao punir João duas vezes pelo mesmo fato.
#15716
Banca
FGV
Matéria
Direito do Trabalho
Concurso
OAB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 10 -  Com relação ao regime de férias, é correto afirrmar que:

  • a) as férias devem ser pagas ao empregado com adicional de 1/3 até 30 dias antes do início do seu gozo.
  • b) salvo para as gestantes e os menores de 18 anos, as férias podem ser gozadas em dois períodos.
  • c) o empregado que pede demissão antes de completado seu primeiro período aquisitivo faz jus a férias proporcionais.
  • d) as férias podem ser convertidas integralmente em abono pecuniário, por opção do empregado.