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Quanto à morfologia, à classificação, ao estadiamento e à patologia do câncer, julgue o item que se segue.Pela sistema TNM de estadiamento dos tumores, o estádio 3 de um tumor sempre é operável, pois não apresenta metástases, apesar da invasão local de estruturas mais profundas.
Além da cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia são a base do tratamento em oncologia. Com relação a esses tratamentos, julgue o seguinte item.A radioterapia pode gerar efeitos colaterais sistêmicos temporários, como fadiga, indisposição e anorexia, e efeitos crônicos irreversíveis, como alterações fibróticas.
Além da cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia são a base do tratamento em oncologia. Com relação a esses tratamentos, julgue o seguinte item.A quimioterapia em repetidas doses visa destruir o máximo de células do tumor, mas não afeta células não comprometidas, como o epitélio ou os espermatozoides.
Além da cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia são a base do tratamento em oncologia. Com relação a esses tratamentos, julgue o seguinte item.A radioterapia pode ser administrada por meio da teleterapia, com emprego de feixes externos de radiação, e da braquiterapia, por aplicação de fontes radioativas diretamente em contato com o tumor.
Além da cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia são a base do tratamento em oncologia. Com relação a esses tratamentos, julgue o seguinte item. A quimioterapia pode ser administrada de forma neoadjuvante, antes da terapia locorregional, ou adjuvante, para destruir metástases ocultas.
A avaliação emancipatória destina-se à avaliação de programas educacionais ou sociais. Situa-se em uma vertente político-pedagógica. O compromisso principal dessa avaliação é o de fazer que as pessoas direta ou indiretamente envolvidas em uma ação educacional escrevam a sua própria história e gerem as suas próprias alternativas de ação.
E. M. Rico. Avaliação de políticas sociais: uma questão em debate. São Paulo: Cortez: Instituto de Estudos Especiais, 2006, p. 105 (com adaptações).
Julgue o item que se segue, a respeito da avaliação emancipatória.
São pressupostos metodológicos dessa modalidade de avaliação: o antidogmatismo, a autenticidade e o compromisso, a restituição sistemática e o ritmo e equilíbrio da reflexão-ação.
Na avaliação emancipatória, os dados quantitativos são desprezados, considerando que a ótica de análise é eminentemente quantitativa.
Nos diversos processos de educação permanente, vem-se consolidando uma metodologia baseada em concepções problematizadora, crítica e participativa da educação e que toma como objeto central da pedagogia o mesmo dos serviços de saúde, ou seja, as necessidades de saúde da população. Por meio das situações idealizadas e(ou) reais, a matéria-prima sob a qual atua o trabalhador em saúde é tomada como interação necessária para demandar a articulação dos saberes e técnicas em ações intencionais, que visam à conformação de cuidados demandados por essas necessidades no âmbito da saúde coletiva, o que, em última análise, significa o saber fazer no plano das habilidades e competências cognitivas. Nessa perspectiva, considerando o educando como sujeito e o educador como mediador, julgue o item a seguir.Os educadores têm de assumir a função de verdadeiros condutores do processo de aprendizagem do educando.
Nos diversos processos de educação permanente, vem-se consolidando uma metodologia baseada em concepções problematizadora, crítica e participativa da educação e que toma como objeto central da pedagogia o mesmo dos serviços de saúde, ou seja, as necessidades de saúde da população. Por meio das situações idealizadas e(ou) reais, a matéria-prima sob a qual atua o trabalhador em saúde é tomada como interação necessária para demandar a articulação dos saberes e técnicas em ações intencionais, que visam à conformação de cuidados demandados por essas necessidades no âmbito da saúde coletiva, o que, em última análise, significa o saber fazer no plano das habilidades e competências cognitivas. Nessa perspectiva, considerando o educando como sujeito e o educador como mediador, julgue o item a seguir.O educando assume a tarefa do fazer sob mediação e interage com as necessidades das pessoas, procurando, nessa relação, compreender tais necessidades, significá-las, buscar ferramentas/instrumentos e saber que operam sobre o objeto.
Nos diversos processos de educação permanente, vem-se consolidando uma metodologia baseada em concepções problematizadora, crítica e participativa da educação e que toma como objeto central da pedagogia o mesmo dos serviços de saúde, ou seja, as necessidades de saúde da população. Por meio das situações idealizadas e(ou) reais, a matéria-prima sob a qual atua o trabalhador em saúde é tomada como interação necessária para demandar a articulação dos saberes e técnicas em ações intencionais, que visam à conformação de cuidados demandados por essas necessidades no âmbito da saúde coletiva, o que, em última análise, significa o saber fazer no plano das habilidades e competências cognitivas. Nessa perspectiva, considerando o educando como sujeito e o educador como mediador, julgue o item a seguir.Os educadores, ao longo do processo educativo, mediam os ganhos de autonomia, no âmbito do saber fazer, no plano das habilidades e competências cognitivas.
Paciente masculino, 45 anos, iniciou quadro de paraparesia progressiva que evoluiu com paralisia em 5 semanas. Tomografia computadorizada de coluna vertebral evidenciou lesão intramedular de 2 cm de diâmetro com áreas necróticas. Foi realizada biópsia da lesão, que exibia hipercelularidade com pleomorfismo intenso, infiltrando tecido nervoso medular. O perfil imuno-histoquímico da lesão foi: GFAP negativo, citocertinas pool negativo, HMB45 negativo. Tirosinase e S100 positivos.Qual a provável histogênese da lesão?
Uma peça cirúrgica possui dimensão de 10,0 cm X 8,0 cm X 8,0 cm, e foi acondicionada em frasco com formol, onde aguardou fechada até o exame macroscópico, 10 dias após a cirurgia. Na clivagem, o centro apresentava-se amolecido e avermelhado, e as reações imuno-histoquímicas resultaram todas negativas para os anticorpos utilizados, em todas as lâminas analisadas.Os processos que ocorreram, respectivamente, na periferia e no centro da peça foram
Paciente feminina, 50 anos, transplantada renal há 3 anos, iniciou quadro de deficit focal motor que evoluiu com piora em 3 semanas. Ressonância nucelar magnética craniana mostrou três lesões intraparenquimatosas cerebrais, variando entre 1,5 cm e 2,5 cm, todas com captação de contraste em anel. Biópsia de uma das lesões evidenciou tecido necrótico somente, sendo necessário novo procedimento.Quais diagnósticos diferenciais são os mais frequentes em casos dessa natureza?
Paciente feminina, 29 anos, inicia quadro de paraparesia de instalação lenta e progressiva. Previamente hígida. Exame de ressonância nuclear magnética mostra duas lesões captantes de contraste de localização profunda, periventriculares (ventrículos laterais), bilateralmente. Biópsia estereotáxica exibe células espumosas sem atipia e aumento de oligodendrócitos focalmente.Quais as colorações especiais que devem ser solicitadas para avaliar integridade axonal e distribuição de mielina na amostra, respectivamente?
Os seguintes medicamentos podem ser obtidos gratuitamente nas farmácias participantes do programa “Saúde não tem Preço”:
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