Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

#264358
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Agente Técnico de Defesa Civil - Técnico em Informática
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Acerca dos conceitos de Internet e intranet e dos aplicativos e procedimentos associados à Internet, julgue o item.
O dropbox é um serviço de armazenamento em nuvem amplamente utilizado, que permite aos usuários sincronizar, compartilhar e fazer backup de arquivos e de documentos pela Internet.

#264357
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor - Física
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Carl Ransom Rogers, um psicólogo norte-americano, desenvolveu uma terapia centrada no cliente, enfatizando a importância da relação de confiança para que o paciente alcance autonomia em seu processo de cura. Para Rogers, o que é ensinado difere do que é aprendido, devido à complexidade das necessidades dos alunos e à evolução da sociedade. Para ele, as relações interpessoais são mais relevantes do que materiais ou domínio de conteúdo, e o professor deve ser autêntico e acolhedor, aceitando cada aluno como único. Analise as seguintes assertivas a respeito dos princípios na teoria de Rogers, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A aprendizagem significante (modificações no comportamento, na orientação da ação, nas atitudes ou na personalidade) ocorre quando a matéria de ensino é percebida pelo aluno como relevante para seus próprios objetivos.

( ) A aprendizagem que envolve mudança na organização do eu e na percepção de si mesmo é libertadora e tende a gerar aceitação.

( ) As aprendizagens que ameaçam o eu são mais facilmente percebidas e assimiladas quanto maiores forem as ameaças externas.

( ) A aprendizagem socialmente mais útil, no mundo moderno, é a do próprio processo de aprender, uma contínua abertura à experiência e à incorporação, dentro de si mesmo, do processo de mudança.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#264356
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor - Física
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Gaston Bachelard, filósofo francês do século XIX, dedicou-se à filosofia da descoberta científica. Para ele, o historiador da ciência deve considerar ideias como fatos, enquanto o epistemólogo deve encarar fatos como ideias em um sistema de pensamento. No ensino elementar, Bachelard (2002) destaca a importância de extrair o abstrato do concreto, utilizando experiências para ilustrar teorias. Ele alerta que fenômenos interessantes podem envolver afetividade, prejudicando a objetividade científica. A ciência busca delinear e ordenar fenômenos, encontrando um equilíbrio entre concreto e abstrato, matemática e experiência, leis e fatos. Para isso, Bachelard valoriza experiências que fogem do comum, levando a contradições e discussões que resultam na criação de leis. Para Bachelard, o espírito científico proíbe que tenhamos uma opinião sobre:

#264355
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor - Física
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A BNCC é um documento normativo que estabelece as aprendizagens essenciais para a Educação Básica, buscando garantir a qualidade da educação no país. Na área de Ciências da Natureza, no ensino médio, a BNCC promove o letramento científico, envolvendo Biologia, Física e Química, com competências que vão além dos conteúdos conceituais. Ela valoriza a contextualização social, cultural e ambiental dos conhecimentos, bem como a contextualização histórica da ciência e tecnologia. O objetivo é desenvolver o pensamento científico dos estudantes, estimulando o protagonismo, a abordagem investigativa e a apropriação de linguagens próprias da área para que se tornem cidadãos críticos e responsáveis em relação a questões científicas e tecnológicas. Sobre a BNCC para a etapa do Ensino Médio, analise as assertivas abaixo:
I. A competência específica 1 trata da análise de fenômenos naturais e processos tecnológicos com base nas interações entre matéria e energia, buscando propor ações que aprimorem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.
II. A competência específica 2 trata da construção de argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis visando negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
III. A competência específica 3 trata da investigação de situações-problema e avaliação de aplicações do conhecimento científico e tecnológico no mundo, propondo soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicando suas descobertas e conclusões a públicos variados, utilizando procedimentos e linguagens próprias das Ciências da Natureza.

Quais estão corretas?

#264354
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor - Física
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

No estudo da física, diferentes teorias científicas têm sido desenvolvidas para explicar fenômenos físicos em escalas diversas desde o macroscópico ao subatômico. Entre elas, destacam-se a mecânica newtoniana, a teoria da relatividade e a mecânica quântica. Cada uma dessas teorias tem seus princípios e fundamentos próprios, possibilitando uma compreensão profunda dos fenômenos em seus respectivos domínios de aplicação. Entretanto, é importante destacar que essas teorias também têm limites em suas aplicações. A respeito do assunto abordado, analise as assertivas a seguir:
I. A mecânica clássica não apresenta os mesmos resultados experimentais quanto à detecção, a nível do mar, dos múons, oriundos de interações da radiação cósmica com os constituintes da alta atmosfera, sendo necessário recorrer à relatividade para obter a concordância com os dados.
II. Na mecânica clássica, os resultados são determinísticos, enquanto na mecânica quântica, são estatísticos. A incerteza nas medidas dos fenômenos microscópicos ocorre devido ao colapso da função de onda causado pelo processo de observação, estabelecendo o limite entre as duas teorias, tornando ambas válidas para descrever o sistema.
III. Na teoria da relatividade desenvolvida por Einstein, que utiliza as transformadas de Lorentz, foi necessário alterar a definição do momento linear clássico de partículas em um sistema isolado, pois ele não se conservava.
Quais estão corretas?

#264353
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor - Física
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

De Broglie postulou em 1924 que todas as partículas apresentam um comportamento ondulatório associado a um comprimento de onda, conhecido como o comprimento de onda de De Broglie, o qual é proporcional à massa e velocidade da partícula. Esse fenômeno foi experimentalmente confirmado por Davisson-Germer, em 1927, ao observarem a difração de elétrons ao atravessarem uma fina camada de níquel, cuja distância intermolecular é de 0,254 nm. Em nosso universo cotidiano, objetos macroscópicos não exibem comportamento de difração, pois seus comprimentos de onda de De Broglie são extremamente pequenos para situações do dia a dia. Vamos supor que estejamos em um universo fictício no qual a constante de Planck possui um valor diferente, denotada por h ′ = 1,25 × 10−17 Js. Nesse universo fictício, um objeto de massa m = 90 mg e velocidade v = 0,55 mm/s difrataria ao atravessar uma fina camada de níquel?

#264352
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A Luz da Lei nº 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as assertivas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

( )A criança e o adolescente têm o direito a educação, bem como o direito de serem respeitados por seus educadores.
( )A criança e o adolescente podem contestar critérios avaliativos, podendo ainda recorrer às instâncias escolares superiores.
( )É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:

#264351
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O aspartame é encontrado em versões de alimentos diet e sem açúcar, pois o produto químico dá um sabor duzentas vezes mais doce que o açúcar, acrescentando poucas calorias.
Fonte:(in: https://www.bbc.com/portuguese... cv2nrlv2we5o. Adaptado)

Em relação à frase, é CORRETO afirmar que:

#264350
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

As evidências não 'eram' de qualidade suficientemente alta ou convincentes o suficiente.

Fonte:(in: https://www.bbc.com/portuguese... articles/cv2nrlv2we5o. Adaptado)

O verbo destacado encontra-se conjugado no:

#264349
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A Comissão Nacional da Verdade - CNV foi criada em 2011 e oficialmente instalada em 2012 no Brasil, já existindo em vários outros países a mais tempo. Com qual função essa comissão foi criada no Brasil?

#264348
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Ao longo das últimas décadas, os biomas brasileiros vêm sofrendo com o processo de desmatamento, mas felizmente já é visto com maus olhos por uma grande parcela da população que luta para revertê-lo por meio do replantio de árvores nativas. Esse trabalho, que vem sendo executado cada vez mais, inclusive por produtores rurais que antes desmatavam para cultivar suas lavouras é chamado de:

#264347
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor de Educação Básica dos anos iniciais
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A respeito dos métodos de alfabetização mais disseminados no Brasil, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Métodos predominantemente sintéticos. (2) Métodos predominantemente analíticos.

( ) O ensino da leitura deve ser iniciado pelo todo, para depois se proceder ao estudo de suas partes constitutivas.
( ) Palavração, sentenciação, historieta e global de contos.
( ) O ensino da leitura deve ser iniciado com a apresentação das letras e de seus nomes, ou de seus sons, ou das famílias silábicas, sempre de acordo com certa ordem crescente de dificuldade.

#264346
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor de Educação Básica dos anos iniciais
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Para superar dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, é necessária uma avaliação sistemática e com diferentes finalidades. Sobre as práticas avaliativas que visam priorizar os aspectos qualitativos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, analisar os itens abaixo:

I. Permitem que os professores comparem os saberes alcançados pelos estudantes em diferentes momentos da trajetória vivenciada.
II. É dispensável a elaboração de instrumentos e procedimentos de observação, de registro e de reflexão permanente sobre o processo de ensino-aprendizagem.
III. Devem ser processuais, participativas, formativas, cumulativas, diagnósticas e, portanto, redimensionadoras da ação pedagógica.

Está(ão) CORRETO(S):

#264345
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor de Educação Básica dos anos iniciais
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Nos primeiros anos escolares, é essencial propor aos estudantes situações de leitura e escrita em diversos momentos. Considerando-se as situações de aprendizagem da leitura e da produção de textos no âmbito escolar, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) É necessário pôr à disposição dos estudantes materiais escritos variados, assim como ler para eles muitos e bons textos, para que tenham a oportunidade de conhecer diversos gêneros.
( ) É preciso prática e orientação adequadas para desenvolver uma postura de leitor crítico.
( ) As habilidades de leitura e produção de textos envolvem o conhecimento de elementos que compõem os textos escritos, seus estilos e a identificação do autor, da finalidade e do contexto de circulação do texto.
( ) No primeiro ciclo da escolarização, deve-se apresentar exclusivamente textos de determinados gêneros (mais acessíveis à leitura) e reservar outros para o segundo ciclo.

#264344
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor de Educação Básica dos anos iniciais
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O princípio alfabético é uma das habilidades básicas que compõem o processo de alfabetização. Sobre o princípio alfabético, analisar os itens abaixo:

I. O nível silábico-alfabético representa que o estudante se apropriou do princípio alfabético, sendo capaz de fonetizar a escrita.
II. A consciência lexical é um dos níveis de consciência fonológica e é necessária para que o estudante desenvolva o princípio alfabético.
III. A consciência semântica, um dos níveis da consciência fonológica, avança à medida que a professora atua nas zonas de desenvolvimento proximal, resultando, portanto, na relação do conteúdo com o contexto e na apropriação do princípio alfabético.
IV. As escritas espontâneas devem ser propostas a partir do momento em que o estudante já adquiriu o nível de conceitualização de escrita adequado para a atuação em sua zona de desenvolvimento proximal (silábico-alfabético).

Está(ão) CORRETO(S):