Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Pedagogia x
#43938
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Auxiliar de Desenvolvimento da Educação
Banca
IOBV
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Uma instituição de educação infantil deve ter os chamados “brinquedos de afeto". Isso porque tais brinquedos:

#40118
Concurso
SAP-SP
Cargo
Analista Sociocultural - Pedagogia
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Considera-se que todos os homens nascem iguais no que se refere aos direitos, o que inclui a liberdade de ir e vir, de ter projetos pessoais e realizar sua liberdade ao procurar realizar seus projetos, que todos são iguais perante as leis, etc. Para viver democraticamente em uma sociedade, é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. Nesse sentido, é correto afirmar que

#40117
Concurso
SAP-SP
Cargo
Analista Sociocultural - Pedagogia
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A democracia constitui-se em característica fundamental de sociedades e grupos centrados na prática dos direitos humanos. Direito e dever são conceitos que se desdobram e se transformam de forma contínua e recíproca pela própria prática democrática, assim, pode-se afirmar que a participação 

I. se constitui em uma expressão de responsabilidade social e valores compartilhados; 

II. se constitui em uma forma significativa de, ao promover maior aproximação entre os membros da escola, reduzir desigualdades entre eles; 

III. pressupõe que haja a necessária preparação e organização da comunidade; 

IV.envolve capacidade de tomar decisões de forma compartilhada e o comprometimento com a implementação das decisões tomadas. 

São verdadeiras as afirmações contidas em

#40116
Concurso
SAP-SP
Cargo
Analista Sociocultural - Pedagogia
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A noção de cidadania normalmente está associada, de maneira incorreta ou insuficiente, à ideia de ter direitos, entretanto, em termos legais, os direitos não são privilégios de determinadas classes sociais, grupos sociais ou dos indivíduos. Portanto, a concepção de cidadania ultrapassa a postulação de direitos humanos, correspondendo a 

I. prover os indivíduos de instrumentos para a plena realização da participação motivada e competente; 

II. garantir a associação entre interesses pessoais e sociais; 

III. ter convicção de seus direitos sociais estabelecidos pela Constituição Federal; 

IV. relacionar-se com a disseminação de valores e a sua articulação entre os projetos individuais e coletivos. 

São verdadeiras apenas as afirmações contidas em

#40115
Concurso
SAP-SP
Cargo
Analista Sociocultural - Pedagogia
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Os pressupostos e teorias pedagógicas que estão presentes nas atividades de ensino e aprendizagem sempre dizem respeito à compreensão dos papéis do professor e do aluno, da metodologia, da função social da escola e dos conteúdos trabalhados. 
Em relação à pedagogia crítico-social dos conteúdos, é correto afirmar que

#40114
Concurso
SAP-SP
Cargo
Analista Sociocultural - Pedagogia
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Planejar é antecipar mentalmente uma ação, ou um conjunto de ações, a ser realizada e agir de acordo com o previsto. 

Então, é correto afirmar que o planejamento

#40113
Concurso
SAP-SP
Cargo
Analista Sociocultural - Pedagogia
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A escola é transmissora do saber sistematizado acumulado historicamente, ela deve ser fonte de apropriação da herança social pelos que estão em seu interior. Acerca da escola, é correto afirmar que

#40112
Concurso
SAP-SP
Cargo
Analista Sociocultural - Pedagogia
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Os critérios utilizados para conduzir a ação são os mesmos que se usam para os juízos sobre ela, e estão sempre ligados a interesses específicos de cada organização social. Assim, numa perspectiva de um juízo crítico, próprio da filosofia, que busca compreender o sentido da ação, que procura o fundamento do valor que norteia o comportamento diz respeito à

#40111
Concurso
SAP-SP
Cargo
Analista Sociocultural - Pedagogia
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

O costume, criado e conferido pelo ser humano, decorre do estabelecimento de um valor para a ação humana nas relações entre os indivíduos. Nesse sentido, um conjunto de normas e regras destinadas a regular as relações dos indivíduos numa determinada comunidade refere-se à

#40110
Concurso
SAP-SP
Cargo
Analista Sociocultural - Pedagogia
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Currículo significa as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos estudantes; associa-se, assim, ao conjunto de esforços 
pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. Por outro lado, a palavra currículo também tem sido empregada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, o chamado currículo oculto, que envolve 

I. os rituais e práticas; 

II. as relações hierárquicas; 

III. as regras e procedimentos; 

IV. os planos institucionais. 

São verdadeiras as afirmações contidas em

#40071
Concurso
SAP-SP
Cargo
Analista Sociocultural - Pedagogia
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

No dizer de Paulo Freire, ao ser produzido, o conhecimento novo supera outro que antes foi novo e se fez velho, por essa razão, é importante perceber o conhecimento existente bem como saber que o indivíduo está sempre aberto e apto à produção do conhecimento ainda não existente. Assim, a importância do papel do educador consiste em

#40070
Concurso
SAP-SP
Cargo
Analista Sociocultural - Pedagogia
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A organização do sistema educacional pode ser considerada em três grandes instâncias: o sistema de ensino como tal, as escolas e as salas de aula. As escolas situam-se entre as políticas educacionais, as diretrizes, as formas organizativas do sistema e as ações pedagógico-didáticas na sala de aula. Nesse sentido, é correto afirmar que a autonomia da escola pública

#40069
Concurso
SAP-SP
Cargo
Analista Sociocultural - Pedagogia
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A Constituição Federal determina que o direito à educação abrange a garantia não só do acesso e da permanência no ensino fundamental, mas também a garantia de padrão de qualidade como um dos princípios segundo o qual se estruturará o ensino. A qualidade da educação e do ensino significa, entre outras coisas, a

#40068
Concurso
SAP-SP
Cargo
Analista Sociocultural - Pedagogia
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A relação pedagógica na escola e na sala de aula é sempre algo em construção, e depende da confluência de diferentes fatores presentes no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, é correto afirmar que o fenômeno educativo é sempre um processo

#40067
Concurso
SAP-SP
Cargo
Analista Sociocultural - Pedagogia
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

O projeto político-pedagógico deve ser entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola, assim, trata-se de uma ação intencional, com sentido explícito. Nesse sentido, pode-se afirmar que o projeto político-pedagógico