Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular
- #40118
- Concurso
- SAP-SP
- Cargo
- Analista Sociocultural - Pedagogia
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Considera-se que todos os homens nascem iguais no que se refere aos direitos, o que inclui a liberdade de ir e vir, de ter projetos pessoais e realizar sua liberdade ao procurar realizar seus projetos, que todos são iguais perante as leis, etc. Para viver democraticamente em uma sociedade, é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. Nesse sentido, é correto afirmar que
- #40117
- Concurso
- SAP-SP
- Cargo
- Analista Sociocultural - Pedagogia
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
A democracia constitui-se em característica fundamental de sociedades e grupos centrados na prática dos direitos humanos. Direito e dever são conceitos que se desdobram e se transformam de forma contínua e recíproca pela própria prática democrática, assim, pode-se afirmar que a participação
I. se constitui em uma expressão de responsabilidade social e valores compartilhados;
II. se constitui em uma forma significativa de, ao promover maior aproximação entre os membros da escola, reduzir desigualdades entre eles;
III. pressupõe que haja a necessária preparação e organização da comunidade;
IV.envolve capacidade de tomar decisões de forma compartilhada e o comprometimento com a implementação das decisões tomadas.
São verdadeiras as afirmações contidas em
- #40116
- Concurso
- SAP-SP
- Cargo
- Analista Sociocultural - Pedagogia
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
A noção de cidadania normalmente está associada, de maneira incorreta ou insuficiente, à ideia de ter direitos, entretanto, em termos legais, os direitos não são privilégios de determinadas classes sociais, grupos sociais ou dos indivíduos. Portanto, a concepção de cidadania ultrapassa a postulação de direitos humanos, correspondendo a
I. prover os indivíduos de instrumentos para a plena realização da participação motivada e competente;
II. garantir a associação entre interesses pessoais e sociais;
III. ter convicção de seus direitos sociais estabelecidos pela Constituição Federal;
IV. relacionar-se com a disseminação de valores e a sua articulação entre os projetos individuais e coletivos.
São verdadeiras apenas as afirmações contidas em
- #40115
- Concurso
- SAP-SP
- Cargo
- Analista Sociocultural - Pedagogia
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Os pressupostos e teorias pedagógicas que estão presentes nas atividades de ensino e aprendizagem sempre dizem respeito à compreensão dos papéis do professor e do aluno, da metodologia, da função social da escola e dos conteúdos trabalhados.
Em relação à pedagogia crítico-social dos conteúdos, é correto afirmar que
- #40114
- Concurso
- SAP-SP
- Cargo
- Analista Sociocultural - Pedagogia
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Planejar é antecipar mentalmente uma ação, ou um conjunto de ações, a ser realizada e agir de acordo com o previsto.
Então, é correto afirmar que o planejamento
- #40113
- Concurso
- SAP-SP
- Cargo
- Analista Sociocultural - Pedagogia
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
A escola é transmissora do saber sistematizado acumulado historicamente, ela deve ser fonte de apropriação da herança social pelos que estão em seu interior. Acerca da escola, é correto afirmar que
- #40112
- Concurso
- SAP-SP
- Cargo
- Analista Sociocultural - Pedagogia
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Os critérios utilizados para conduzir a ação são os mesmos que se usam para os juízos sobre ela, e estão sempre ligados a interesses específicos de cada organização social. Assim, numa perspectiva de um juízo crítico, próprio da filosofia, que busca compreender o sentido da ação, que procura o fundamento do valor que norteia o comportamento diz respeito à
- #40111
- Concurso
- SAP-SP
- Cargo
- Analista Sociocultural - Pedagogia
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
O costume, criado e conferido pelo ser humano, decorre do estabelecimento de um valor para a ação humana nas relações entre os indivíduos. Nesse sentido, um conjunto de normas e regras destinadas a regular as relações dos indivíduos numa determinada comunidade refere-se à
- #40110
- Concurso
- SAP-SP
- Cargo
- Analista Sociocultural - Pedagogia
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Currículo significa as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos estudantes; associa-se, assim, ao conjunto de esforços
pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. Por outro lado, a palavra currículo também tem sido empregada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, o chamado currículo oculto, que envolve
I. os rituais e práticas;
II. as relações hierárquicas;
III. as regras e procedimentos;
IV. os planos institucionais.
São verdadeiras as afirmações contidas em
- #40071
- Concurso
- SAP-SP
- Cargo
- Analista Sociocultural - Pedagogia
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
No dizer de Paulo Freire, ao ser produzido, o conhecimento novo supera outro que antes foi novo e se fez velho, por essa razão, é importante perceber o conhecimento existente bem como saber que o indivíduo está sempre aberto e apto à produção do conhecimento ainda não existente. Assim, a importância do papel do educador consiste em
- #40070
- Concurso
- SAP-SP
- Cargo
- Analista Sociocultural - Pedagogia
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
A organização do sistema educacional pode ser considerada em três grandes instâncias: o sistema de ensino como tal, as escolas e as salas de aula. As escolas situam-se entre as políticas educacionais, as diretrizes, as formas organizativas do sistema e as ações pedagógico-didáticas na sala de aula. Nesse sentido, é correto afirmar que a autonomia da escola pública
- #40069
- Concurso
- SAP-SP
- Cargo
- Analista Sociocultural - Pedagogia
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
A Constituição Federal determina que o direito à educação abrange a garantia não só do acesso e da permanência no ensino fundamental, mas também a garantia de padrão de qualidade como um dos princípios segundo o qual se estruturará o ensino. A qualidade da educação e do ensino significa, entre outras coisas, a
- #40068
- Concurso
- SAP-SP
- Cargo
- Analista Sociocultural - Pedagogia
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
A relação pedagógica na escola e na sala de aula é sempre algo em construção, e depende da confluência de diferentes fatores presentes no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, é correto afirmar que o fenômeno educativo é sempre um processo
- #40067
- Concurso
- SAP-SP
- Cargo
- Analista Sociocultural - Pedagogia
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
O projeto político-pedagógico deve ser entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola, assim, trata-se de uma ação intencional, com sentido explícito. Nesse sentido, pode-se afirmar que o projeto político-pedagógico