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Harold Garfinkel buscava compreender as práticas ordinárias da interação cotidiana a partir da relação entre o ator e a situação vivenciada. A compreensão de tais práticas não busca promover uma ruptura com o senso comum e baseia-se nas propriedades indiciais do intercâmbio linguístico, que revelam a existência de um saber social comum. A corrente teórico-metodológica que corresponde a essa descrição é
O princípio teórico de que o antropólogo deve interpretar “teias de significado”, comuns a determinados indivíduos, baseia-se em um conceito semiótico de cultura formulado por
... há um fio condutor no Ensaio: a noção de “aliança”. O argumento central do Ensaio é de que a dádiva produz a aliança, tanto as alianças matrimoniais como as políticas, religiosas, econômicas, jurídicas e diplomáticas (incluindo-se aqui as relações pessoais de hospitalidade). Posteriormente, as pesquisas de inúmeros antropólogos revelaram a amplitude − já intuída por Mauss − das noções de dádiva e de aliança. Entre eles, ..I.. fez dessas noções o fundamento das estruturas elementares do parentesco; ..II.. , da sociedade contra o Estado.
(LANNA, Marcos. Notas sobre Marcel Mauss e o Ensaio da Dádiva. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, v. 14, 2000, p. 175)
Preenchem respectiva e corretamente as lacunas I e II:
A teoria antropológica de Claude Lévi-Strauss (1908-2009) envolve as seguintes categorias:
Em Os argonautas do Pacífico Ocidental (Abril Cultural, 1978), Bronislaw Malinowski introduz a observação participante como método de pesquisa. No livro, ele descreve sua chegada à ilha Trobriand e discorre sobre geografia deste arquipélago. Sua obra foi importante tanto para a antropologia como para a sociologia por conta do método proposto para entender a troca ritual chamada kula entre os ilhéus. Seu método de observação ficou conhecido como:
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