(1,0)
Assinale a opção correta acerca dos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal.
Assinale a opção correta relativa ao sistema tributário nacional.
Sobre teoria geral da Constituição e princípio hierárquico das normas, marque a única opção correta.
Sobre controle de constitucionalidade das leis e dos atos normativos, no direito brasileiro, julgue os itens a seguir e assinale a opção correta.
Sobre os princípios fundamentais e a organização dos Poderes na Constituição Brasileira, julgue os itens a seguir e assinale a opção correta.
Sobre a organização do Estado brasileiro, julgue os itens a seguir e assinale a opção correta.
Sobre conceito e tipos de constituição e sobre princípios fundamentais, na Constituição de 1988, marque a única opção correta.
Sobre direitos e garantias fundamentais, na Constituição de 1988, marque a única opção correta.
Sobre administração pública, marque a única opção correta.
Sobre processo legislativo e fiscalização contábil, financeira e orçamentária, marque a única opção correta.
Sobre o Poder Judiciário, marque a única opção correta.
Sobre a ordem social, marque a única opção correta.
A Constituição acolhe uma sociedade conflitiva, de interesses contraditórios e antagônicos, na qual as opiniões não ortodoxas podem ser publicamente sustentadas, o que conduz à poliarquia, um regime onde a dispersão do Poder numa multiplicidade de grupos é tal que o sistema político não pode funcionar senão por uma negociação constante entre os líderes desses grupos (SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo, 25. ed. São Paulo: Malheiros, 2005, pp. 143-145, com adaptações). Assinale a opção que indica com exatidão o fundamento do Estado brasileiro expressamente previsto na Constituição, a que faz menção o texto transcrito.
Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei. Assinale a opção que indica com exatidão a objeção que legitimamente pode ser oposta ao Estado para eximir-se de obrigação legal a todos imposta.
Recuperar senha