(1,0)
Sobre a identificação dos perfis e fatores de risco utilizados através da epidemiologia nos serviços de saúde, analise: I. Desenvolvem programas de saúde eficientes que permitem maior impacto das ações implementadas, voltadas a assistência integral à saúde. II. Identificam fatores de risco em grupos de população mais vulnerável a certos agravos à saúde. III. Buscam avaliações mais pertinentes capazes de responder a desafios que permeiam os condicionantes do processo saúde/doença. Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s):
Entre os princípios e as diretrizes do SUS, estão a
Analise abaixo algumas características do Sistema de Vigilância:I. São úteis para a identificação de fatores de risco e das populações vulneráveis à exposição ao risco, de forma a tornar mais efetivas as medidas de controle. II. Os sistemas de vigilância apresentam três componentes: • coleta de dados. • análise. • ampla distribuição das informações analisadas a todos que delas necessitem tomar conhecimento. III. Os sistemas de vigilância de específicos eventos adversos à saúde incluem o acompanhamento dos respectivos programas de controle com o objetivo de avaliar o impacto deles decorrente. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Com relação à vacina contra a gripe (vacina influenza), é correto afirmar que
Num programa de saúde contra o uso de drogas, voltado para indivíduos que já são dependentes, são desenvolvidas ações que incluem diagnóstico precoce, tratamento imediato e limitação da incapacidade. Essas medidas são classificadas como
A expressão de que todos têm o mesmo direito de obter as ações e os serviços de saúde de que necessitam, independentemente da complexidade, custo e natureza dos serviços envolvidos, diz respeito à
Identifique com V ou F, conforme o caso, as afirmativas verdadeiras e falsas. I - A direção do SUS, em cada esfera de governo, é composta pelo órgão setorial do Poder Executivo e pelo respectivo Conselho de Saúde, nos termos das Leis nos 8.080/90 e 8.142/90. II - Os Conselhos de Saúde são órgãos de controle do Sistema Único de Saúde pela sociedade, nos níveis municipal, estadual e federal, criados para permitir que a população possa interferir na gestão da saúde, defendendo os interesses da coletividade, para que sejam estes atendidos pelas ações governamentais. III - A municipalização da saúde, estabelecida pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei Federal nº 8.080/90, compreende: a) a habilitação dos Municípios para assumir a responsabilidade parcial pela gestão do sistema de saúde em seu território (Sistema de Gestão Plena, anterior à criação do Pacto pela Saúde, firmado em 2006); b) a centralização da gerência das ações e serviços de saúde para os Municípios. IV - A Carta Magna não prevê que a execução do serviço de saúde deva ser diretamente feita pelo Estado, ainda que mantido o dever de prestá-lo. V - A Constituição Federal dispõe que a assistência à saúde é livre à iniciativa privada. A alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo, é a:
O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Uma dessas prioridades é o fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, sendo solicitada ênfase nas seguintes doenças, EXCETO:
Recentemente, o Ministério da Saúde editou a Portaria/GM nº 2.472/2010 que atualiza a relação de doenças, agravos e eventos em saúde pública de notificação compulsória em todo território nacional. A inclusão de doenças nesta lista é decidida mediante a consideração conjunta de alguns critérios, descritos abaixo. Assinale a opção que apresenta a correta definição do critério pontuado.
Em 01/01/08 existiam 110.000 pacientes hipertensos em um grande município. Até 31/12/08 foram cadastrados 5.000 novos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica – HAS – no Sistema de Gestão Clínica de Hipertensão Arterial e da Atenção Básica (SISHIPERDIA). A população residente, estimada para 2008, era de um milhão de habitantes. Com base na si tuação anter iormente apresentada, responda às questões.
As doenças do aparelho circulatório responderam por 31,8% das mortes no ano de 2008 (DATASUS, 2010) . Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que NÃO representa um fator comportamental de risco para este grupo de doenças.
Com base na Lei nº 8.080/90, assinale a afirmativa INCORRETA acerca do financiamento do Sistema Único de Saúde – SUS.
Leia as afirmações a seguir. I. A política salarial de um país é um dos determinantes de saúde da população. II. No Brasil, a mortalidade proporcional por doenças infectocontagiosas é maior do que a por doenças cardiovasculares. III. Segundo a OMS, a prática regular de atividade física reduz o risco de mortes prematuras. Está correto o contido em
Em relação a imunizações, assinale a alternativa correta.
Os primeiros casos de uma epidemia, em uma determinada área, devem ser submetidos à investigação minuciosa. A magnitude, extensão, natureza do evento, forma de transmissão e tipo de medidas de controle indicadas (individuais, coletivas ou ambientais) são alguns elementos que orientam os profissionais sobre a necessidade de investigar todos ou apenas uma amostra dos casos.
A investigação de uma epidemia ou surto de determinada doença tem como objetivo prioritário:
No atendimento ao paciente, muitas vezes não é possível identificar com segurança e rapidez se ele é portador de doenças e as probabilidades de transmiti-las, o que demanda, por parte dos trabalhadores de saúde, a adoção de medidas de
Recuperar senha