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Concurso: CREF-12ª Região (PE-AL) x
#180348
Concurso
CREF-12ª Região (PE-AL)
Cargo
. Cargos Diversos
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. Bancas Diversas
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Matérias Diversas
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(1,0)

A Lei Federal n° 12.197/2010 fixa os limites para o valor das anuidades devidas ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais de Educação física. A respeito dos dispositivos relacionados na Lei Federal n° 12.197/2010, é incorreto afirmar que:

#180347
Concurso
CREF-12ª Região (PE-AL)
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
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Matérias Diversas
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(1,0)

A capacidade de negociar é hoje um grande trunfo de líderes que conduzem equipes vencedoras. Sobre o perfil de líderes no ambiente de trabalho, aquele que participa o mínimo possível do processo administrativo, dando total autonomia ao grupo para traçar diretrizes, pode ser apontado como um líder:

#180346
Concurso
CREF-12ª Região (PE-AL)
Cargo
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(1,0)

Para a construção de um Gráfico de Pareto (utilizado no ambiente empresarial) é preciso seguir os seguintes passos: projetar a coleta de dados; coletar os dados; tabelamento e cálculo do percentual; e o gráfico de pareto. O planejamento da coleta de dados auxilia a definir o que irá ser medido, de forma que se possam obter as informações adequadas para a análise de Pareto, priorizando assim o tratamento para os problemas. O período da coleta que deve informar o tempo e a periodicidade da coleta é fundamental para o sucesso da análise. Quando já se tem noção de quais são os tipos de problemas, pode-se planejar o início da estratificação que:

#180345
Concurso
CREF-12ª Região (PE-AL)
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(1,0)

Existem várias abordagens da administração e uma delas é a clássica. Nela inclui-se a administração científica que foi idealizada por Frederick Taylor. Para que a execução das tarefas fosse perfeita seria preciso uma absoluta separação das fases de planejamento, concepção e direção das tarefas de execução até a colocação do operário mais adequado a cada função. Mas Henry Fayol avançou com a teoria de Taylor, após pensar na empresa como um todo. Começou a conceber a gestão da empresa a partir de determinadas funções básicas. Leia as definições e assinale a alternativa com as respostas respectivamente corretas, de acordo com a classificação de Fayol.

I. Conhecida como área de produção, relaciona-se aos aspectos de produção de bens e serviços.

II. Corresponde à função do marketing, relaciona-se com a compra, venda e permuta dos bens produzidos e consumidos pela empresa.

III. Insere-se na área de recursos humanos, com o objetivo de assegurar os bens das empresas e as pessoas envolvidas com a empresa (acidentes de trabalho).

#180344
Concurso
CREF-12ª Região (PE-AL)
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Com relação ao funcionamento e à estrutura básica de bancos e cartórios, aponte a alternativa incorreta.

I. O Banco Central não regulamenta o tempo de espera em filas. Há leis estaduais e municipais que tratam do assunto. E cabe aos órgãos de defesa do consumidor (como Procon, por exemplo) a orientação sobre o tema.

II. Não são considerados dias úteis, para fins de operações praticadas no mercado financeiro e de prestação de informações ao Banco Central do Brasil, os sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval, o dia dedicado a Corpus Christi e o dia 02 de novembro.

III. Aos notários compete: formalizar juridicamente a vontade das partes; intervir nos atos e negócios jurídicos a que as partes devam ou queiram dar forma legal ou autenticidade, autorizando a redação ou redigindo os instrumentos adequados, conservando os originais e expedindo cópias fidedignas de seu conteúdo; e autenticar fatos.

IV. Serviços notariais e de registro são os de organização técnica e administrativa destinados a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos.

Está correto o que se afirma em:

#180343
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A principal função da administração é atingir o objetivo estabelecido pela empresa, devendo para tal utilizar os recursos humanos, materiais e financeiros numa ação ordenada pelas chamadas funções administrativas, o dinamismo e as necessidades do mercado atual obrigam a administração a ter respostas cada vez mais rápidas às suas exigências. Para obter sucesso frente aos novos desafios a função administrativa deve ser utilizada pelo gestor por meio do conjunto de sete funções, sendo uma delas a da supervisão. Qual definição, a seguir, exprime melhor seu significado?

#180342
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CREF-12ª Região (PE-AL)
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Conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), acerca do aviso prévio, não havendo prazo estipulado, a parte que, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato deverá avisar a outra da sua resolução com a antecedência mínima de:

#180341
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(1,0)

Redação oficial é o meio utilizado para o estabelecimento de relações de serviço na administração pública e corresponde ao modo uniforme de redigir atos normativos e comunicações oficiais. Para que se alcance a efetividade dessas relações, são traçadas normas de linguagem e padronização no uso de fórmulas e estética para as comunicações escritas, as quais são revestidas de certas peculiaridades restritas ao meio. Sobre normas e padronização, leia as afirmativas a seguir.

I. Foi abolido o uso dos tratamentos Digníssimo e Ilustríssimo, sendo suficiente o uso do tratamento Senhor para as autoridades que recebem tratamento de Vossa Senhoria.

II. Os títulos Doutor e Professor são sempre relativos à pessoa e, por isso, não devem se referir a um cargo ou uma função.

III. Doutor, que é um título acadêmico, não deve ser utilizado como forma de tratamento. Como regra geral, empregue-o apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concluído curso universitário de doutorado.

Está correto o que se afirma em

#180340
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A gestão de documentos arquivísticos é um procedimento fundamental na vida de uma empresa pública ou privada. Para tomar decisões, recuperar a informação e preservar a memória institucional é preciso estabelecer um conjunto de práticas que garanta a organização e preservação dos arquivos. Os métodos adotados, assim como os cuidados de conservação e os procedimentos de eliminação, transferência e recolhimento, quando for o caso, devem ser repassados para todas as unidades administrativas, para que estas fiquem cientes, possam se adequar ao método e efetivamente implantá-lo. Leia as afirmativas a seguir e assinale a correta.

#180339
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Um documento em formato digital é considerado arquivístico quando produzido (elaborado ou recebido) no curso de uma atividade, ou seja, de um processo de trabalho, como instrumento ou resultado de tal atividade, e retido para ação ou referência. Quando um documento digital é produzido e depois impresso, qual deles é o original?

I. Depende do contexto em que se dá a produção do documento: se o documento digitado em processador de texto é impresso e assinado, tramita e é arquivado em papel, ele será considerado original. Nesse caso, o computador foi utilizado como uma ferramenta para apoiar a produção do documento em papel.

II. Depende do contexto em que se dá a produção do documento: se o documento é produzido em sistema informatizado e, após a assinatura e a tramitação, é arquivado em meio digital, a impressão em papel será eventual, e o documento dela resultante será considerado uma cópia.

Com base nas afirmativas acima, é correto afirmar que: