(1,0)
Em conformidade com a Resolução CAU/BR nº 52/2013, que aprovou o Código de Ética e Disciplina do CAU/BR, assinale a alternativa correspondente a uma conduta que esteja de acordo com os preceitos ético-profissionais.
Com base na Resolução CAU/BR nº 143/2017, que dispõe quanto às normas para condução de processo ético-disciplinar no âmbito dos CAU/UF e do CAU/BR, assinale a alternativa correta.
Com relação à Resolução CAU/BR nº 153/2017, que dispõe a respeito do parcelamento de multas aplicadas por infração às disposições do exercício profissional ou da ética e da disciplina, assinale a alternativa correta.
No que concerne às anuidades previstas na Resolução CAU/BR nº 121/2016, assinale a alternativa correta.
A Resolução CAU/RO nº 154/2017 aprovou a regulamentação da aplicação de sanções de natureza ético-disciplinar às sociedades de prestação de serviços com atuação nos campos da arquitetura e do urbanismo. Com relação a esse normativo, assinale a alternativa correta.
Com base na Lei nº 12.378/2010, assinale a alternativa correta.
A respeito da criação e da organização do CAU/BR e dos CAUs, previstas na Lei nº 12.378/2010, assinale a alternativa correta.
No que tange à cobrança de valores pelos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos estados e do Distrito Federal, disposta na Lei nº 12.378/2010, assinale a alternativa correta.
Mercado de arquitetura e urbanismo cresce 5% no primeiro semestre de 2018[15/8/2018] O mercado de atividades realizadas por arquitetos e urbanistas esta em ascensão, de acordo com o censo realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). O documento revela que, nos primeiros seis meses de 2018, foram registrados 5% a mais de serviços prestados pela área em relação ao mesmo período do ano passado,totalizando 734 mil atividades. Tal crescimento, segundo o estudo divulgado na ultima sexta-feira, 10 de agosto, acontece em quase todo o Brasil. Das 27 unidades da Federação, 25 registraram crescimento, oito delas com taxas acima de 10%, com destaque para São Paulo (12%), Acre (32%), Sergipe (26%) e Rondônia (24%). Os estados nos quais houve maior aumento da demanda foram Acre (32%), Sergipe (26%), Rondônia (24%), Distrito Federal (13%) e Pernambuco (12,5%). [...] O conselho também ressalta a importância de conscientizar a população do País a respeito das vantagens da contratação de arquitetos e urbanistas tanto em obras de reforma quanto de construção, pois os_ serviços desses profissionais resultam em uma série de vantagens aos clientes, como economia, segurança, planejamento, conforto e valorização do imóvel. No que concerne aos aspectos sintáticos e semânticos do texto, é correto afirmar que, na linha
É oficial: Dia do Arquiteto e Urbanista, comemorado em 15 de dezembro,virou lei[17/1/2018] O Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, comemorado no dia 15 de dezembro, virou lei. A Lei n° 13.627/2018, que coloca a data no calendário oficial brasileiro, foi sancionada pela Presidência da Republica no dia 16 de janeiro. Trata-se de uma importante etapa do processo de valorização profissional iniciado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e pelos conselhos de arquitetura e urbanismo das unidades da Federação (CAU/UF) desde a respectiva criação, em 2011. O CAU/BR começou a funcionar justamente no dia 15 de dezembro, para que a implementação do conselho coincidisse com a data de nascimento do maior arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer. “A instituição do Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista explicita, para a sociedade brasileira, a importância fundamental de nossa profissão na construção do habitat humano; no planejamento e desenvolvimento das cidades brasileiras, tornando-as inclusivas e sustentáveis; e na organização do território nacional. Trata-se de um momento histórico, coincidindo três datas: o reconhecimento aos arquitetos, a data de fundação do CAU/BR e o nascimento de Oscar Niemeyer, que tornou a arquitetura brasileira referência para todo o mundo”, afirma o presidente do CAU/BR. “De nossa parte, vamos seguir promovendo campanhas de valorização profissional para que a sociedade requisite e aproveite cada vez mais os nossos serviços profissionais”’.[...] A celebração já havia sido instituída normativamente por meio da Resolução CAU/BR nº 8/2011. Agora, virou lei e vale para todo o Brasil. Não se trata de um feriado, mas de uma oportunidade para que arquitetos e urbanistas mostrem a sociedade seu trabalho e sua importância para a segurança, a economia, o conforto e a qualidade de vida nas cidades brasileiras. A respeito das informações do texto, assinale a alternativa correta.
Paulo é arquiteto com registro regular no CAU/RO e pretende solicitar, em março de 2019, a interrupção do registro. Com base nessa situação hipotética e considerando a Resolução CAU/BR no 18/2012, assinale a alternativa correta.
Considerando a Resolução CAU/BR no 26/2012, que dispõe acerca do registro de arquitetos e urbanistas, brasileiros ou estrangeiros portadores de visto permanente, diplomados por instituições de ensino superior estrangeiras, assinale a alternativa correta.
Com base na Resolução CAU/BR nº 28/2012, que dispõe a respeito do registro e da alteração e da baixa de registro de pessoa jurídica de arquitetura e urbanismo nos CAU/UF, assinale a alternativa correspondente à condição que obriga a pessoa jurídica registrada no referido conselho a solicitar a baixa do respectivo registro.
Determinada arquiteta nascida nos Estados Unidos, sem domicílio no Brasil, que fez o curso de arquitetura no Canadá, teve o respectivo diploma revalidado por uma instituição de ensino nacional credenciada e recebeu uma proposta de contrato temporário de trabalho no estado de Rondônia, sendo orientada a fazer o registro no CAU/RO.
Com base nessa situação hipotética e considerando-se a Resolução CAU/BR nº 35/2012, é correto afirmar que a mencionada arquiteta poderá solicitar o registro
A Resolução CAU/BR nº 67/2013 trata dos direitos autorais em arquitetura e urbanismo e estabelece normas e condições para o registro de obras intelectuais no CAU. Com base nessa resolução, é correto afirmar que os direitos autorais patrimoniais sobre uma obra perduram por
Recuperar senha