Com relação ao conceito de distância de visibilidade, é INCORRETO afirmar que
As propriedades cartográficas são divididas em quatro variedades. Existe uma propriedade cartográfica que é caracterizada pela conservação dos ângulos, ou seja, conserva rigorosamente a forma das figuras infinitamente pequena. Esta propriedade cartográfica é denominada:
A cartografia Web vem evoluindo constantemente em consonância com a evolução dos conceitos, serviços e recursos disponibilizados na internet. Um dos conceitos mais promissores para a cartografia Web é o que utiliza centros de dados distribuídos na internet e também aplicativos diretamente na Web. Esse conceito é denominado
Para o projeto do perfil longitudinal da estrada (greide) é necessário que, inicialmente seja levantado o perfil do terreno sobre o eixo do traçado escolhido. Como as diferenças de altitude são pequenas em relação às distâncias horizontais, sempre é adotada uma escala vertical ..I.. a horizontal, a fim de possibilitar uma boa visualização do perfil. Assim, quando for adotada escala horizontal 1:1.000, a escala vertical deverá ser ..II.. .
As lacunas I e II são, correta e respectivamente, preenchidas por
Antes da implantação de qualquer obra de engenharia é obrigatório uma etapa essencial, que é dos serviços preliminares, sem esta, podemos cometer até mesmo erro de locação. Nesse sentido assinale a alternativa corresponda à sequência correta de cinco atividades que precisam estar nos Serviços Preliminares.
A BOG elaborada pela equipe do IBGE armazena informações históricas coletadas pelo órgão, permitindo, por exemplo, a representação cartográfica da evolução político-administrativa e censitária do Brasil. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, uma forma de análise e de representação cartográfica adequada para tal aplicação.
No que se refere a atos infralegais editados pela administração pública federal, para regulamentar a aplicação de normas sobre licitação e contratos, julgue o próximo item.
Os parâmetros de painel de preços e de pesquisa com fornecedores deverão ser priorizados, durante a pesquisa de preços, para a aquisição de bens.
Quanto às noções de administração, a seus conceitos fundamentais e à administração de recursos materiais, julgue o item.
A pesquisa e a seleção de fornecedores é uma das atribuições típicas do almoxarifado.
No que se refere ao Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF), julgue o item a seguir.
O fornecedor aprovado pela consulta feita ao SICAF antes da emissão de determinada nota de empenho estará habilitado para receber pagamentos relativos à referida nota de empenho, ainda que eventos posteriores o tornem impedido de contratar com a administração pública.
Com relação a compras, julgue o item que segue.
Fornecedores de produtos farmacêuticos que forem consultados de maneira constante em razão da qualidade dos produtos vendidos serão considerados fornecedores habituais.
Acerca do mercado fornecedor de materiais, equipamentos e serviços, julgue o seguinte item.Procurement consiste em procurar bons fornecedores no momento em que um determinado material ou serviço se faz presente.
Por muitos anos, a astronomia tem sido a conexão entre o conhecimento humano e o espaço. Observar os astros é a busca por entendimento da consciência humana; Platão cita: “A astronomia obriga a nossa alma a olhar para cima e a levar-nos do nosso mundo para outro”. A astronomia foi base para, posteriormente, na geodésia, estudarmos as observações geodésicas por meio de satélites artificiais. Referente aos dados oriundos e aos sistemas de coordenadas das observações geodésicas, é INCORRETO afirmar que:
Para se realizar o levantamento de populações o engenheiro agrônomo utiliza algumas práticas entomológicas, para se determinar as densidades de flutuações e migrações das populações de insetos nas lavouras. Relacione as colunas.1- Redes Entomológicas.2- Funil de Berlese.3- Armadilha para insetos de solo.4- Armadilha de impacto para insetos em florestas.5- Armadilha de sucção.6- Armadilha de Malaise.( ) São utilizadas para insetos de pequeno porte, tanto nos períodos diurnos, quanto noturnos. São usadas principalmente para pulgões, tripés, microlepidópteros, dípteros, etc.( ) São utilizados para insetos pequenos e ácaros, que tem hábitos de viver sobre os vegetais, como no solo.( ) Utiliza-se de um vidro transparente preso em um cavalete e os insetos que estão em voo batem contra este vidro e caem no recipiente.( ) São utilizadas para o levantamento, principalmente de percevejos, cigarrinhas, abelhas, borboletas, mamangavas, entre outros.( ) São armadilhas, colocadas em buracos no chão, para capturar os insetos que caminham no solo.( ) São armadilhas para insetos de hábitos diurnos. Esta é colocada no solo, e os insetos que voam sobre a cultura são aprisionados.Assinale a alternativa que apresenta a associação correta dos parênteses de cima para baixo:
Em um levantamento topográfico, o ponto de estação foi orientado à ré em 75°15’20” NE; a leitura angular a ré foi de 253°18’45” e a leitura angular de um ponto irradiado foi de 24°52”35”.Qual o rumo do segmento estação irradiado?
Assinale o alinhamento cujo RUMO AB está no quadrante SE.