(1,0)
A espectrofotometria visível e ultravioleta é um método analítico amplamente utilizado em diversas áreas. A respeito deste método, é correto afirmar que a
A difratometria de raios X é uma técnica de caracterização microestrutural de materiais cristalinos, com aplicações em diversos campos do conhecimento. A respeito dessa técnica, é correto afirmar que
Um indicador ácido/ base a ser empregado em volumetria de neutralização possui valor de pKa igual a 5. Desse modo, é correto afirmar que, na titulação, a mudança de cor ocorrerá em valor(es)
Na cromatografia quiral, as interações responsáveis pela discriminação entre os enantiômeros de um analito e o seletor quiral podem exibir diferentes intensidades. A partir dessa informação, assinale a alternativa que apresenta o tipo de interação mais fraca.
As titulações por oxirredução (volumetria de oxirredução) baseiam-se em reações de oxidação-redução, ou seja, reações de transferência de elétrons. Numa reação de oxirredução sempre há perda e ganho de elétrons, pois os elétrons que são perdidos por um átomo, íon ou molécula são imediatamente recebidos por outros. A espécie responsável por causar a oxidação de um dos compostos da reação é chamada de agente oxidante. Esse agente oxidante possui o elemento que vai ganhar elétrons, ou seja, sofrerá redução; já o agente redutor é a substância que age causando a redução de um dos compostos da reação, sendo a fonte dos elétrons perdidos liberados na reação. A respeito da volumetria de oxirredução, é correto afirmar que, na
Durante a análise de alimentos são empregados diversos métodos químicos instrumentais. Assinale a alternativa correta.
Dentre os métodos analíticos está a cromatografia, que tem sido usada para detecção de substâncias químicas. Assinale a alternativa que contém uma afirmação correta sobre cromatografia.
A respeito dos polissacarídeos (haptenos) utilizados nas reações de conjugação, assinale a afirmativa incorreta.
Ainda sobre a Metodologia da Carbodimida, assinale a afirmativa incorreta.
A forma tautomérica mais comum das bases de purina e pirimidina nos ácidos nucleicos é a:
Carbocátions são, com frequência, intermediários em reações envolvendo alquenos, álcoois e outros, em meio ácido. Considere as seguintes afirmativas sobre os carbocátions:I. Podem sofrer rearranjo, formando um carbocátion mais estável.II. Podem perder um próton, formando um alqueno.III. Podem combinar-se com um nucleófilo.Está CORRETO o que se afirma em:
Considere a reação entre o ácido metanoico e o álcool etílico, catalisada por ácido inorgânico. É correto afirmar que o produto desta reação será o(a).
Com relação à quiralidade de fármacos, assinale a alternativa incorreta.
Em 1998, utilizando a mesma rota sintética, o ritonavir passou a apresentar graves problemas de solubilidade devido ao aparecimento de um segundo polimorfo, que influenciava suas características originais. Estima-se que cerca de 35% dos fármacos possuam mais do que uma forma polimórfica. Com relação ao polimorfismo, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.( ) Polimorfismo é a habilidade de uma substância química de existir em duas ou mais formas moleculares, porém com a mesma conformação cristalina.( ) Embora com composições químicas idênticas, os polimorfos podem apresentar propriedades físico- químicas distintas, como solubilidade, taxa de dissolução, estabilidade química, cor e ponto de fusão.( ) A importância do controle do polimorfismo no desenvolvimento de compostos bioativos de uso terapêutico está relacionada principalmente às suas diferenças de solubilidade, que podem afetar a biodisponibilidade e, portanto, sua eficácia.( ) A determinação de polimorfismo pode ser realizada por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC ou CLAE); por esse motivo, tais equipamentos estão presentes em todas as indústrias farmacêuticas.( ) A determinação da presença de polimorfos, o conhecimento de como eles podem ser monitorados e como afetarão a formulação são fundamentais no desenvolvimento de medicamentos genéricos.
Considerando a reação entre o ácido etanoico e o álcool etílico, catalisada por ácido inorgânico, assinale a alternativa que apresenta o produto dessa reação.
Recuperar senha