(1,0)
Dizer que “Se Aroldo ´e diretor, então Júlio não ´e chefe” ‘e do ponto de vista lógico, o mesmo que dizer que:
José, Antônio e Adílson são amigos. Um deles é militar, outro é empresário e o outro é jornalista. Sabe-se que:
1) Ou Jose é militar, ou Adilson ´e militar;
2) Ou Jose é empresário, ou Antônio é jornalista;
3) Ou Adilson é jornalista, ou Antônio é jornalista;
4) Ou Antônio é empresário, ou Adilson é empresário.
Portanto, as profissões de Jose, Antônio e Adilson são respectivamente:
Em um determinado horário do dia, um prédio projeta uma sombra sobre o solo de 10m de comprimento.
Qual o tamanho da sombra projetada no solo por uma estaca paralela a altura do prédio no mesmo horário do dia. Sabe-se que a altura da estaca corresponde a 5% da altura do prédio.
A negação da afirmação “Se Roberta estiver estudando, então Jose levará um presente” é:
“A Comissão da Verdade passa por um processo interno de debate para definir qual seu verdadeiro objetivo: se promover uma catarse nacional para superar os traumas causados pela ditadura militar, como querem alguns de seus membros, ou preparar um relatório que deixe registrado para a História o que foram os tempos da ditadura, além de documentos que possam ser consultados na internet pelos interessados. Além da discordância de fundo entre seus membros, há discordância também sobre os procedimentos a serem adotados. (Merval Pereira. Em busca da verdade. O Globo. 31/3/2013)
No trecho “qual seu verdadeiro objetivo” (l.1-2), retirado do fragmento de Merval Pereira, o pronome possessivo reporta-se:
“Somos apenas uma raça avançada de macacos em um planeta menor que uma estrela média. Mas podemos compreender o universo. Isso nos faz muito especiais.” (Stephen Hawking. Revista Veja, de 26 de março de 2014. p. 118)
Marque a alternativa correta: o termo “isso” refere-se:
“A porta da verdade estava aberta / mas só deixava passar / meia pessoa de cada vez.” (Carlos Drummond de Andrade)
Assinale o item em que se indica corretamente a função sintática dos termos destacados.
“Mesmo que você fuja de mim/ por labirintos e alçapões/ saiba que os poetas/ como os cegos/ podem ver na escuridão.” (Chico Buarque e Edu Lobo. Choro Bandido)
Assinale o item em que aparece, pela ordem, a identificação das conjunções (ou locuções conjuntivas) subordinativas presentes no texto.
“ Cristiano Ronaldo pode ser o craque decisivo que Portugal tanto precisa.”
Esse enunciado foi publicado na imprensa carioca. O desvio normativo que nele se identifica enquadra-se no âmbito da:
Assinale a frase correta quanto `a correspondência de pessoa e número entre os verbos:
“Não quero ser pessimista, mas n´os - como indivíduos e como sociedade - temos muitos problemas críticos para enfrentar. Criamos um padrão de vida que ´e incompatível com os recursos do planeta, um padrão predatório. Nossa ideia de progresso ´e materialista, individualista e insaciável. Tornamo-nos escravos das tecnologias que criamos para tornar nossas vidas mais fáceis. A maioria das coisas a que chamamos de trabalho se resume ao preenchimento de modelos e repetições. Com poucas exceções, os processos se tornaram mais importantes do que as pessoas.” (Charles Bezerra. Cultura e inovação. Jornal do Brasil on line. 23/01/2014.)
Considere as afirmativas abaixo para, em seguida, assinalar a resposta correta sobre elas:
I. As tecnologias foram criadas para tornar a vida humana mais fácil.
II. Os problemas críticos a serem enfrentados são em pequeno número.
III. As tecnologias criadas pelo homem atingiram totalmente seu objetivo.
“ Os turcos veem a si mesmo de forma diferente.”
Esse enunciado apresenta desvio gramatical que se encaixa no domínio da:
“A manutenção do emprego urbano tem dependido principalmente do setor de serviços, com a oferta de ocupações de baixa produtividade e com exigências muito limitadas de qualificação. Ainda assim, a massa de rendimentos continuou a crescer. O consumo foi sustentado pela combinação de salários, de financiamentos de fácil acesso - restrições ao crédito são muito recentes - e de estímulos por meio da redução temporária de tributos.” (Rolf Kuntz. Sem muitas opções, que tal uma política séria? - O Estado de S. Paulo - 18/01/2014
A forma composta “tem dependido” (l.1) foi empregada com o objetivo de denotar:
“O primeiro de maio é o único dia verdadeiramente universal da humanidade inteira, o ´único dia no qual coincidem todas as histórias e todas as geografias, todas as línguas e as religiões e as culturas do mundo; mas, nos Estados Unidos, o primeiro de maio ´e um dia como qualquer outro.”
(Eduardo Galeano. A Desmemoria. s.n.b. adaptado)
Marque a alternativa que contém o termo que poderá substituir a conjunção “mas” sem alterar o sentido da frase em que ela ocorre no texto.
“Minha vida com Giselle era uma partitura. Muito mimimi, ela falando de si e eu ouvindo de dó. No fim, nem eu estava lá, nem ela era meu sol.” (Nelson Moraes. Amor, Tocata e Fuga. Disponível em www.revistabula.com )
Assinale o item incorreto em relação ao que se expressa no período acima.
Recuperar senha