Processando...

Questões comentadas Instituto de Previdência Social dos Servidores de Valinhos-Valiprev de Matérias Diversas | 142972

#142972
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Instituto de Previdência Social dos Servidores de Valinhos-Valiprev
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

Território e territorialização são conceitos fundantes no ordenamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Trata-se de entender o lugar de intervenção da política pública, não como um espaço de implantação de um trabalho social territorializado, mas tendo no território, prioritariamente, o ponto de partida para esse trabalho. Significa também a superação da visão de território apenas como cenário de acontecimentos ou dos agenciamentos nele presentes, identificando as dinâmicas sociais, econômicas, políticas e culturais que o caracterizam. Trata-se de reconhecer o chão da intervenção da política pública em suas demandas e potencialidades, vinculado à condição de seus atores, como território

Comentários da questão

  • - 22/11/2025 às 19:52

    A alternativa correta é a letra C – território usado.

    ✔ Justificativa

    No campo das políticas públicas — especialmente no SUAS — o conceito de território usado (de Milton Santos) é fundamental. Ele compreende o território não apenas como espaço físico, mas como espaço vivido, onde se expressam:

    • dinâmicas sociais,
    • relações econômicas,
    • práticas culturais,
    • disputas políticas,
    • demandas e potencialidades dos sujeitos.

    Ou seja, o território é entendido como mediador da intervenção social, o “chão da vida”, moldado pelo uso que as pessoas fazem dele.

    As demais alternativas não expressam esse conceito estruturante.

    ✔ Gabarito: C