(1,0) 1 -
Uma entidade assinou um contrato para exploração de uma área pública por 5 anos, sem cláusula de renovação, no valor de R$ 500.000,00. Os gestores dessa entidade acreditam que, pela localização, a utilização dessa área pode gerar benefícios futuros de fortalecimento de marca por, no mínimo, 8 anos. Considerando essas informações, o contrato deverá ser registrado na contabilidade como um
A chave para resolver a questão é lembrar como funciona o reconhecimento e a amortização de ativos intangíveis segundo as normas contábeis (CPC 04 / IAS 38).
Um ativo intangível é amortizado com base no período em que a entidade tem o direito de utilizá-lo, e não pela expectativa de geração de benefícios que vai além do contrato.
Aqui:
👉 Logo, a vida útil do intangível é limitada ao prazo contratual: 5 anos.
Recuperar senha