Processando...

Questões comentadas UFGD de Geografia Diversas | 121282

#121282
Banca
UFGD
Matéria
Geografia Diversas
Concurso
UFGD
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

“Diferentes projeções cartográficas foram desenvolvidas para permitir a representação da esfericidade terrestre num plano (mapas e cartas), cada uma priorizando determinado aspecto da representação (dimensão, forma, etc.)”. Fonte: Disponível em http://biblioteca.ibge.gov.br/... em 14/out;2016.

Na imagem a seguir é possível visualizar um mapa-mundi segundo a projeção de Mercator. Sobre a Projeção de Mercator, argumenta-se que se trata de uma:


Comentários da questão

  • - 14/11/2025 às 10:06

    Vamos analisar a Projeção de Mercator:

    • É uma projeção cilíndrica conforme, ou seja, mantém os ângulos e a forma dos continentes, mas distorce áreas, principalmente em altas latitudes (ex.: Groenlândia aparece enorme).
    • É amplamente utilizada em navegação, pois mantém as direções constantes.

    Analisando as alternativas:

    a) Projeção policônica: … ❌ Não é policônica. b) Projeção cartográfica equivalente: … ❌ Não mantém áreas (não é equivalente). c) Projeção cartográfica conforme: … ✅ Correta. Mantém ângulos, distorce áreas em altas latitudes. d) Projeção equivalente: … ❌ Não mantém áreas nem distorce apenas ângulos. e) Projeção azimutal: … ❌ Azimutal é projetada a partir de um ponto, não é Mercator.

    Resposta correta: c) Projeção cartográfica conforme: não há deformação dos ângulos, porém, apresenta grande distorção das áreas em altas latitudes e poucas em baixas latitudes.