Processando...

Questões comentadas UFCSPA de Matérias Diversas | 151920

#151920
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFCSPA
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

Diversas empresas têm recorrido à utilização de modelos de gestão baseados em conceitos como competências e desempenho para estruturação das políticas e práticas relativas aos subsistemas de gestão de pessoas. De acordo com Brandão e Guimarães (2001), as ações da primeira etapa do modelo de gestão por competências compreendem a definição de

Comentários da questão

  • - 08/11/2025 às 09:07

    Vamos analisar cuidadosamente a questão.

    O enunciado fala sobre gestão por competências segundo Brandão e Guimarães (2001) e pede o que compreendem as ações da primeira etapa do modelo.

    Na gestão por competências, a primeira etapa normalmente envolve definir o que a organização quer e precisa em termos de resultados e capacidades, ou seja:

    Missão e visão de futuro: descrevem o propósito e a direção da organização.

    Macro-objetivos: metas estratégicas de longo prazo.

    Competências organizacionais: habilidades, atitudes e capacidades que a organização precisa para atingir seus objetivos.

    Indicadores de desempenho organizacional: formas de medir se os objetivos estão sendo alcançados.

    Outros itens, como remuneração, captação de competências externas ou planos de gestão individuais, normalmente aparecem em etapas posteriores do modelo, não na primeira.

    Comparando com as alternativas:

    a) missão, visão de futuro, macro-objetivos da organização, competências organizacionais e indicadores de desempenho organizacional. ✅ — Está totalmente alinhada com a primeira etapa.

    b) e c) incluem itens relacionados a remuneração ou planos de gestão, que são posteriores.

    d) fala de captação de competências externas, também etapa posterior.

    e) mistura itens da primeira e de etapas seguintes, então não é correta.

    ✅ Resposta correta: a)